Física

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753599P6

Secretário do Curso: Alexandro Abdon El Guedr

Telefone: (46) 3543-8300  Ramal 8373

Sala da Coordenação: 207

Ato Autorizativo: PORTARIA Nº 427, DE 28 DE JULHO DE 2014, publicada no DOU seção 1 p. 22 no dia 31 de julho de 2014.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

O curso de licenciatura em física, noturno, forma docentes para atuarem na Educação Básica (níveis médio e fundamental) nas áreas de física e ciências naturais. O curso está estruturado para oferecer uma formação científica, pedagógica e humanista com ênfase em uma formação sólida nos princípios da física clássica e contemporânea, nas questões acerca da Natureza das Ciências (NdC) e nas práticas pedagógicas associadas ao seu ensino. Além disso, uma compreensão mais abrangente da natureza é proporcionada por discussões interdisciplinares envolvendo as áreas de química e ciências biológicas, organizadas de acordo com a proposta dos PCN. A integralização curricular prevê o mínimo de 5 anos de estudos, dos quais apenas os estágios supervisionados contam com carga horária no período matutino ou vespertino. São oferecidas 30 vagas anuais.

Perfil do egresso:

Estima-se ao egresso do curso de licenciatura em física possuir conhecimentos teóricos e práticos necessários para a compreensão dos princípios da física clássica, física moderna, ciências naturais e suas relações com fatores educacionais, sociais, políticos, econômicos, tecnológicos. O licenciado estará apto para atuar na Educação Básica, tanto em nível de ensino médio quanto fundamental (anos finais). Poderá desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da física, do ensino de física e do ensino de ciências naturais. Estará capacitado para planejar e desenvolver materiais didáticos, conduzir atividades laboratoriais e exercer liderança pedagógica e intelectual nos ambientes formativos formais e, eventualmente, não formais. O licenciado que optar por dar continuidade aos seus estudos poderá ingressar em um programa de pós-graduação nas diversas áreas da física, incluindo seu ensino, ou ainda nas áreas de educação, astronomia, matemática, engenharias, geofísica espacial, oceanografia física, meteorologia, física médica, ciências biológicas, química e energias renováveis.

PPC Física