Coordenação: Prof. Vitor de Moraes

Secretária do curso: Janaine Zdebski da  Silva

Telefone: (42) 3635 8667

Sala da Coordenação: 122

Ato Autorizativo: Portaria nº 728 - SERES/MEC de 19/12/2013, publicado em 20/12/13.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, tem como objeto a escola de educação básica do campo, com ênfase na construção da educação escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Pretende graduar e habilitar profissionais na Educação Fundamental e Média que ainda não possuem a titulação mínima exigida pela legislação educacional em vigor, quer estejam em exercício das funções docentes ou atuando em outras atividades educativas não escolares junto as populações do campo. Sendo assim, o curso tem a intenção de preparar educadores para uma atuação profissional que vai além da docência, dando conta da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e no seu entorno.

Objetivo do curso:

Formar educadores comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico dos povos do campo, para atuação prioritária em escolas do campo nas áreas de Ciências Sociais e Humanas. Os licenciados nesta área estarão capacitados para promover a relação entre o ensino das ciências sociais e humanas no contexto (físico, geográfico, cultural e econômico) do campo brasileiro, especificamente suas configurações relacionada à concepção da Educação do Campo.

Área de atuação (perfil do egresso):

Após formado, o profissional poderá atuar na docência nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, ministrando conteúdo das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio atuando prioritariamente nas Escolas do Campo.

Dados Gerais: Curso de Licenciatura

Turno: Integral

Duração: 9 semestres (4 anos e meio)

Modalidade: presencial e em alternância (Tempo Universidade e Tempo Comunidade)

Número de vagas anuais: 120 vagas

Forma de ingresso: processo seletivo especial, conforme Edital n° 2, de 31/08/2012/PRONACAMPO/SECADI/MEC.

PPC Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas