Curso de Graduação em Geografia Licenciatura

Sala da coordenação: 237

Coordenação  Adjunta: Prof. Marlon Brandt

Secretária do Curso: Silvana Lúcia Rodrigues

Ato Autorizativo: Portaria MEC Nº 1.096, de 24 de dezembro de 2015, D.O.U. de 30 de dezembro de 2015.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do curso:

O Curso de graduação em Geografia – Licenciatura tem como propósito a formação de profissionais da área de Geografia, voltados ao desempenho das tarefas ligadas ao universo da educação, relativas à programação, à implementação, à pesquisa científica e à avaliação do processo ensino-aprendizagem no ensino Fundamental e no ensino Médio. O curso justifica-se, por um lado, pela alta demanda – nas regiões de abrangência da Universidade – de professores de Geografia com formação específica e de qualidade. Por outro lado, a importância do curso reside na sua proposta formativa, subsidiando reflexões e ações de cunho teórico e prático, relativas à problemática socioambiental e ao contexto cultural, econômico, político, científico e acadêmico em que está inserido. Assim, os objetivos do Curso de graduação em Geografia - Licenciatura estão em sintonia com os princípios filosóficos que orientam a Universidade Federal da Fronteira Sul:

a) Garantir a formação de licenciados em Geografia que pensem, pratiquem e trabalhem o ensino de Geografia;

b) Tornar disponível aos graduandos um referencial teórico, metodológico e instrumental que lhes garanta condições de obter uma visão geral em Geografia e trabalhá-la no âmbito do ensino e da pesquisa;

c) Formar profissionais em Geografia para práticas de ensino e de pesquisa com as bases teóricas e práticas para reflexão;

d) Promover a formação sociocultural e política dos acadêmicos para aplicação em sua vida pessoal e profissional;

e) Desenvolver reflexão e competência crítica propositiva;

O profissional formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) deverá compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, bem como dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico, sendo-lhe assim característicos:

a) o pensamento reflexivo e crítico na construção coletiva do conhecimento;

b) o conhecimento generalista nas áreas complementares e interligadas ao seu campo específico de trabalho;

c) a criatividade, iniciativa e flexibilidade nas relações interpessoais e profissionais;

d) a comunicação oral e escrita de forma competente, clara e precisa;

e) a capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares com postura ética e responsabilidade social;

f) a disposição para o aprendizado contínuo e autônomo;

g) a busca pela ampliação das experiências extracurriculares através de trabalhos de pesquisa e de extensão;

l) a adequação às novas tecnologias disponíveis no mercado, entendendo-as como instrumentos para o desenvolvimento de um trabalho reflexivo e crítico na relação Sociedade - Natureza.

Dessa forma, o licenciado terá em sua formação o domínio do conhecimento instrumental teórico-metodológico para o exercício da profissão.

PPC Geografia 2010

PPC Geografia 2014