Coordenação: Prof. Marcio Freitas Eduardo (Lattes)

Coordenação Adjunta: Prof. João Paulo Peres Bezerra (Lattes)

E-mail da Coordenação: geografia.er@uffs.edu.br

Secretária do Curso: Cristiana Paula Girotto

Telefone:(54) 3321 7047

Sala da Coordenação: 201/B

Ato Autorizativo: Resolução nº 11/2012 - CONSUNI.

GRADE E CORPO DOCENTE

PERFIL DO CURSO:

O Curso de Licenciatura em Geografia da UFFS tem como propósito a formação de profissionais da área de Geografia voltados ao desempenho das tarefas ligadas ao universo da educação, relativas à programação, implementação, pesquisa científica e avaliação do processo ensino-aprendizagem no ensino Fundamental e no ensino Médio. O curso justifica-se, por um lado, pela alta demanda - nas regiões de abrangência da Universidade - de professores de Geografia com formação específica e de qualidade. Por outro lado, a importância do curso reside na sua proposta formativa, subsidiando reflexões e ações de cunho teórico e prático, relativas à problemática socioambiental e ao contexto cultural, econômico, político, científico e acadêmico em que está inserido. O currículo abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais. Tal currículo é composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo, e deve ser cumprido integralmente pelo estudante a fim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma. Além disso, o currículo é composto por um núcleo comum de disciplinas de formação básica e geral, denominado “Tronco Comum”; por um conjunto de disciplinas de formação pedagógica, comum a todas os cursos de licenciatura, denominado “Domínio Conexo”; e por um grupo de disciplinas de formação profissional específicas da Geografia. Além das disciplinas de caráter obrigatório, o estudante deverá cursar algumas disciplinas optativas de sua livre escolha e de acordo com seus interesses, e deverá também realizar atividades curriculares complementares (ACCs), de acordo com o exposto neste PPC. Por fim, os objetivos do Curso de Licenciatura em Geografia estão em sintonia com os princípios filosóficos que norteiam a Universidade Federal da Fronteira Sul.

Na UFFS Campus Erechim são oferecidas 50 vagas anuais, com aulas no turno da noite e com ingresso no primeiro semestre de cada ano.

PPC Geografia 2010

Núcleo Docente Estruturante