Engenharia de Aquicultura - Bacharelado

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6271467373029461

Secretária do curso: Marize Helena da Rosa

Sala da Coordenação: 226

Ato Autorizativo: Portaria nº 289- SERES/MEC de 14/04/2015, publicado em 16/04/2015.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

O curso de Graduacao em Engenharia de Aquicultura, bacharelado presencial diurno, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul (PR) iniciou suas atividades em marco de 2010. Sao ofertadas 50 vagas/ano e a carga horaria total e de 3.765 horas.

O curso atua de maneira prioritaria para o desenvolvimento cientifico e tecnologico regional integrado no ambito da Aquicultura no combate as desigualdades sociais e regionais, tendo na agricultura familiar um setor estruturador e dinamizador do processo de desenvolvimento. Possui tambem uma forte integracao das atividades de ensino, pesquisa e extensao, de maneira comprometida com o avanco da ciencia e tecnologia e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O curriculo do curso de graduacao em Engenharia de Aquicultura esta organizado em torno de um dominio comum, do dominio conexo, e do dominio especifico. Tal forma de organizacao curricular tem por objetivo assegurar que os estudantes recebam uma formacao ao mesmo tempo cidada, interdisciplinar e profissional.

O curso tem compromisso com o desenvolvimento do espirito cientifico e com a formacao de sujeitos autonomos, com atuacao profissional critica e criativa na identificacao e resolucao de problemas.

Perfil do Egresso

Apto a montar fazendas de água doce ou salgada para a criação de organismos aquáticos.

Pode atuar em empresas de produção de organismos aquáticos, como consultor para associações e cooperativas de produtores, prefeituras, secretarias de agricultura, empresas públicas e privadas.

Empresário na produção de organismos aquáticos e seu beneficiamento. Na indústria, o profissional acompanha o beneficiamento do pescado.

Na universidade, trabalha no ensino e pesquisa da aquicultura em instituições públicas e privadas em nível superior ou técnico.

Áreas de Atuação

O acadêmico deste curso poderá atuar nas diversas áreas que envolvem a produção de organismos aquáticos, tais como:

piscicultura, ranicultura, ostreicultura, mitilicultura, carcinicultura, cultivo de plantas aquáticas e peixes ornamentais,dentre outros;

No gerenciamento do processo produtivo aquícola: sendo capaz de elaborar, executar, supervisionar e avaliar programas, projetos, planos e ações aquícolas no setor público ou privado;

Em instituições públicas ou privadas de pesquisa, gerando tecnologias e contribuindo para a produção eficiente e sustentável de alimentos e derivados de origem aquática.

Caraterização do Curso

Tipo de curso: Bacharelado

Turno : Integral;

Duração : 10 semestres;

Carga horária total : 3765 HORAS;

Vagas : 50 vagas a cada ano;

Forma de Ingresso : Com base no Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) ; Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Objetivo Geral Do Curso

Formar um profissional de nível superior que vai se valer das ferramentas conceituais, metodológicas, técnicas e científicas da área de Aquicultura para projetar, planificar e avaliar metodologias e técnicas aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos; visando a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, a serviço do desenvolvimento regional integrado.

PPC Engenharia de Aquicultura

Ato Deliberativo nº 01/2016