Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2813811759847194

Secretária do Curso: Letiane Peccin

Sala da Coordenação: 104D - Bloco A

Ato Autorizativo: Resolução Nº 11/2012 – CONSUNI de 07 de agosto de 2012, com nomenclatura alterada pela Resolução Nº 2/2012 CONSUNI-CGRAD de 07 de novembro de 2012.

GRADE E CORPO DOCENTE

Dados gerais do curso:

-Turno: Integral

-Duração mínima: 5 anos (10 fases)

-Modalidade: Presencial

-Número de vagas anuais: 50 vagas

Perfil do curso:

O curso consiste em um conjunto de componentes curriculares, que partem de uma formação básica, progredindo para a consolidação de conhecimentos profissionalizantes (formação profissionalizante) no qual os diferentes componentes curriculares se articulam em conteúdos específicos ligados a quatro áreas de formação bem definidas: (i) gestão ambiental; (ii) saneamento ambiental; (iii) recursos hídricos e; (iv) energias renováveis (formação específica).

O enfoque nas quatro linhas de formação tem como função dar aos acadêmicos uma visão integrada dos principais aspectos de infraestrutura necessários para o desenvolvimento humano (Saneamento, Água e Energia). O conhecimento das inter-relações entre esses aspectos é fundamental para que ações práticas, no sentido da sustentabilidade, possam ser estabelecidas. A elaboração da matriz curricular contou com a participação de uma comissão de professores de diferentes áreas do conhecimento, agregando experiências de diversos profissionais, tais como: biólogos; físicos; químicos; matemáticos; geólogos; cientistas sociais; engenheiros ambientais, químicos, sanitaristas, civil, agrônomos, entre outros.

A formação generalista do egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS procura atender uma demanda da sociedade por profissionais de engenharia comprometidos com o desenvolvimento sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente em que se insere. Dessa forma, o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária mantêm um forte liame com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, porque, ao se comprometer a formar cidadãos preocupados com as questões ambientais e energéticas – temáticas fundamentais para o desenvolvimento humano e social – assume, em determinada medida, a missão da Universidade Federal da Fronteira Sul no sentido de promover a redução das desigualdades sociais, a emancipação humana, o respeito à pluralidade e, em especial, um novo sentido de Educação Superior preocupada em devolver à sociedade, que lhe legitimou, uma esperança de um mundo melhor, mais justo e sustentável.

O currículo do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária apresenta uma carga horária total de 4080 horas, distribuídas em componentes curriculares obrigatórios (3900 horas) e optativos (180 horas), organizados em uma seriação recomendada de 10 semestres. Neste conjunto de componentes curriculares obrigatórios estão contempladas atividades de caráter prático na esfera acadêmica e profissionalizante, como elaboração e desenvolvimento de um projeto de caráter científico a ser apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (60 horas), Estágio Supervisionado (165 horas), bem como a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão caracterizadas como Atividades Curriculares Complementares (150 horas).

Perfil do Egresso:

O currículo do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS, Campus Cerro Largo, foi concebido de forma a possibilitar a formação de engenheiros ambientais com sólida formação técnico-científica e profissional geral, bem como uma formação ética e humanística. Desta forma, espera-se uma atuação profissional crítica e reflexiva, de caráter inter e multidisciplinar, tanto científica como tecnológica ou sociológica, em relação ao meio ambiente. Foram garantidas condições para a articulação das atividades de ensino com pesquisa e extensão, visando contribuir com a qualidade dos profissionais a serem formados.

O engenheiro ambiental egresso da UFFS deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos para projetar, operar, gerir e modelar sistemas de controle da poluição (atmosférica, hídrica e do solo), de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e urbanização. Além disso, o formando/egresso deverá ser capaz de periciar a adequação à legislação ambiental quando da execução de uma obra e atuar em sistemas de alta complexidade tecnológica sem desconsiderar as habilidades necessárias ao trabalho em equipe, à gestão interdisciplinar dos projetos de engenharia e ao desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica. Dessa forma, o formando/egresso estará não somente e exclusivamente preparado para lidar com as questões ambientais, mas acima de tudo, apto a exercer suas competências com pleno conhecimento das suas responsabilidades no contexto da sociedade, e das ações necessárias ao desenvolvimento socioeconômico e da melhoria da qualidade de vida de forma segura da população.

Composição do Colegiado

Núcleo Docente Estruturante