Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Coordenação: Prof. Leandro Carlos Ody (Lattes)

Coordenação Adjunta: Prof. Iloir Gaio (Lattes)

Secretárias do Curso: Fabiula Cátia Capeletto de Freitas e Veronica da Silva Salvador

Telefone: (54) 3321 7048

Sala da Coordenação: 221 - Bloco dos Professores

Ato Autorizativo: Resolução nº 11/2012.

GRADE E CORPO DOCENTE

Apresentação:

O profissional formado no curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza, poderá atuar em escolas do campo ou do espaço urbano, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas da área de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química), bem como na Educação de Jovens e Adultos e/ou em outros espaços educativos formais e não-formais.

Perfil do Egresso:
O egresso do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, com foco em Ciências da Natureza, deverá ter uma sólida formação acadêmica generalista, humanística e específica. Esta perspectiva inclui a necessidade da formação de professores conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, das habilidades e dos valores adquiridos na vida universitária. Também, o docente egresso deste curso deverá inserir-se em seus respectivos contextos profissionais de forma: autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

Pretende-se, também, que os futuros professores tenham além de uma formação sólida, que aprendam como se trabalha e se pesquisa em Ciências, Biologia, Física e Química, quais procedimentos, experiências e cálculos, enfatizando conteúdos atuais que podem ser utilizados como instrumentos para a compreensão do mundo contemporâneo. Aliado a tais conhecimentos, tem-se a perspectiva de fornecer as ferramentas necessárias para que o professor tenha condições de elaborar metodologias de ensino contextualizadas e entrelaçadas ao cotidiano do educando, desenvolvendo recursos didáticos experimentais na área de Ciências da Natureza, como uma maneira de difusão dos conhecimentos teórico-práticos desta área do saber.

O profissional formado neste curso poderá atuar em escolas, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza para a qual estará sendo preparado, bem como na Educação de Jovens e Adultos e/ou em outros espaços educativos formais e não-formais. Para tanto, o curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza - Licenciatura, para atender as demandas das comunidades camponesas e da educação dos seus cidadãos, necessita firmar-se nos pilares: da docência como uma maneira de articular teoria e prática; da responsabilidade ética e social consigo e com o outro; da educação continuada como forma de permanente atualização.

Ainda, o licenciado neste curso deverá atuar atento aos processos educativos necessários às comunidades do campo, preparando sujeitos capazes de organizarem-se coletivamente com as famílias e/ou com grupos sociais de origem, implantando iniciativas e/ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável, incluindo a participação ativa da escola. Nesse sentido, enfatiza-se que o egresso deste curso precisa ser capaz de utilizar os conhecimentos das Ciências da Natureza construídos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para compreender e transformar o contexto sociopolítico do seu meio, entendendo as relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia e sociedade.

Objetivo do curso:

Desenvolver o processo de formação inicial do educador do campo com ênfase em Ciências da Natureza, de modo que esteja capacitado para engajar-se aos desafios que se enlaçam à educação e à vida do e no campo, dialogando e mobilizando os sujeitos para que se assumam consciente e politicamente como sujeitos históricos e de direitos.

Público alvo:

Por ordem de prioridade: 1º) docentes que atuam em escolas do campo sem habilitação; 2º) docentes que atuam em escolas do campo com graduação em outra área do conhecimento; 3º) educadores que atuam em processos formativos desenvolvidos em espaços educativos não-formais (sindicatos, movimentos sociais e outros); 4º) demais interessados na temática do campo e nas Ciências da Natureza.

Funcionamento:

- Regime de alternância: aulas quinzenais às quintas-feiras (tarde e noite); às sextas-feiras (manhã e tarde); aos sábados (manhã e tarde); períodos intensivos: julho (2ª quinzena) e janeiro/fevereiro (4 semanas) – aulas manhã e tarde.

- Os estudantes que residirem numa distância superior a 30 km da cidade de Erechim (sede do curso) terão direito ao auxílio-alimentação e hospedagem.

Duração do curso: Oito semestres (4 anos)

Carga horária: 3.390 horas (226 créditos)

PPC Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza

Ato Deliberativo nº 01/2015