Curso de Graduação em Matemática Licenciatura

Secretária do Curso: Cassiane Anghinoni

Telefone: (49) 2049 6446

• Sala da Coordenação: 336

Ato Autorizativo: RESOLUÇÃO Nº 25/2013 – CONSUNI.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

A Universidade precisa traduzir os desafios de seu tempo, revisar o que está posto e ter a coragem para propor um mundo melhor, e o ponto de partida deste processo é a concretude do mundo presente. Diante disso e da necessidade urgente de formação de professores que nosso país enfrenta, a UFFS apresenta o Curso de Licenciatura em Matemática.

Um dos princípios básicos seguidos na concepção do Curso de Licenciatura em Matemática da UFFS volta-se para a formação do Educador Matemático e à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que deve ocorrer não somente na sala de aula, mas também em atividades extraclasse, onde a prática, a investigação e a descoberta fazem parte do universo do professor em formação.

A formação do professor de Matemática, nesta perspectiva, pressupõe a construção de uma atitude cotidiana de busca, investigação e de compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, dos processos sociais, culturais e políticos que perpassam as práticas, as relações no âmbito das escolas e o desenvolvimento da autonomia na interpretação da realidade. Enquanto as disciplinas específicas previstas no programa garantem uma consistente construção dos conhecimento matemáticos, as disciplinas de educação matemática aprofundam estudos sobre as questões de aprendizagem, de metodologias de ensino, educação e atuação profissional, e as disciplinas práticas estão previstas na forma de estágios no Ensino Fundamental e Médio. Paralelamente à formação disciplinar, o licenciando terá a oportunidade de participar como bolsista em projetos de Iniciação Científica, Extensão e Iniciação à Docência. Na Iniciação à Docência irá conhecer e interagir com a realidade escolar; na Iniciação Científica, participará de pesquisas e investigações sobre questões relativas à Matemática Pura ou Aplicada e Educação Matemática; e, na Extensão, o acadêmico poderá se envolver com atividades voltadas para a comunidade regional.

Perfil do egresso:

O curso de Licenciatura em Matemática da UFFS pretende capacitar o egresso para exercer sua profissão de forma crítica e responsável, frente às diversas situações do meio social, visando ao desenvolvimento e à qualificação da educação. Tais profissionais serão habilitados para exercer a docência da disciplina de Matemática na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), bem como apresentarão sólido conhecimento relacionado à Educação Matemática e também à Matemática, estando apto para a docência, assim como para dar continuidade aos estudos em nível de Pós-Graduação, lato e stricto sensu, podendo realizar mestrado e doutorado nas áreas de Educação Matemática, Matemática Pura ou Matemática Aplicada.

Nesse sentido, espera-se que o profissional formado na Licenciatura em Matemática da UFFS apresente as seguintes características:

• Capacidade de inserção em diversas realidades educacionais com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
    • Formação consistente em Matemática como recurso fundamental para ensinar de forma precisa na escola básica;
    • Capacidade de identificar situações concretas, formular modelos e resolver os problemas matemáticos deles decorrentes;
    • Capacidade de interpretação e comunicação através da Linguagem Matemática;
    • Aptidão para o trabalho coletivo, tanto como participante quanto como gestor da educação;
    • Capacidade de criar e buscar novas metodologias para o processo de ensino da Matemática, utilizando e avaliando a inserção e os efeitos das diferentes e inovadoras tecnologias da informação no processo de ensino e aprendizagem;
    • Capacidade de compreensão da evolução dos currículos escolares, relacionados com as características da sociedade e dos estágios de desenvolvimento da Matemática.

PPC Matemática

Ato Deliberativo nº 03/2015