Orientações para Cadastro de Fornecedores no SICAF e Portal de Compras do Governo Federal
Você sabe o que é o SICAF?
O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF é um sistema automatizado de informações através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para o governo. O cadastro é realizado sem ônus, diretamente no sistema, possui validade anual em todo o território nacional e todo ano ele deve ser renovado.
O SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais – SISG, é regido pelas seguintes Instruções Normativas:
Benefícios para o fornecedor
• Cadastramento único na Administração Pública Federal;
• Desburocratização do processo de cadastramento e habilitação parcial;
• Divulgação em nível nacional e maior velocidade na atualização de seus dados cadastrais e de habilitação parcial;
• Seleção do fornecedor com base na linha de fornecimento de material/serviço;
• Redução dos custos de manutenção do cadastro de sua empresa junto aos órgãos/entidades do Governo Federal;
• Maior transparência e oportunidade de participação em processos licitatórios.
O cadastro no SICAF é realizado no link https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/sicaf-digital e abrange os níveis:
I – credenciamento;
II – habilitação jurídica;
III – regularidade fiscal federal e trabalhista;
IV – regularidade fiscal estadual, distrital e municipal;
V – qualificação técnica; e
VI – qualificação econômico-financeira.
Seguem maiores orientações para o cadastro junto ao SICAF e Portal de Compras do Governo Federal
1 – Orientações cadastro SICAF e Portal de Compras do Governo Federal
Dúvidas para realizar o cadastramento entrar em contato com a Central de atendimento ao usuário, através do 0800 978 9001.