Perguntas Frequentes - Registro de Matrícula
1. As matrículas serão presenciais ou online?
R. Para ingresso no semestre letivo de 2021/2 a realização da pré-matrícula e da matrícula é online. É importante acompanhar os editais de chamada pois eles trazem os detalhes de todo o procedimento, incluindo os prazos.
Orientamos o acompanhamento diário no site da UFFS, em especial a página do processo seletivo disponível em https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/ingresso/sisu/como-funciona . Na página do processo seletivo selecione a edição 2021 do SiSU e localize a opção Editais do Processo Seletivo.
2. Como tenho acesso ao meu login e senha para matrícula?
R. O login e a senha são enviados pela UFFS para o e-mail informado no momento da inscrição no SiSU, a todos os candidatos convocados, após a publicação do edital de chamada. Por isso é importante monitorar o endereço eletrônico diariamente incluindo a caixa de spam.
3. Meu nome está no edital de chamada mas não recebi o login e a senha, o que faço?
R. Se o nome está no edital vigente e você não recebeu o login e a senha é necessário notificar de imediato a UFFS por meio do e-mail ps.uffs@uffs.edu.br. Na mensagem informar o nome completo, número do CPF, curso e campus de inscrição. A equipe técnica da UFFS repassará as orientações e verificará a questão.
4. Informei o e-mail errado, o que eu faço?
R. É preciso notificar a UFFS por meio do e-mail ps.uffs@uffs.edu.br. Na mensagem informar o nome completo, número do CPF, curso, campus de inscrição e o endereço de e-mail correto. A equipe técnica da UFFS repassará as orientações e verificará a questão.
5. É possível enviar os documentos depois do prazo definido no edital?
R. Não. Caso o candidato não encaminhe os documentos exigidos para registro de matrícula dentro do prazo definido no edital de chamada não há mais possibilidade de envio. Neste caso a vaga será disponibilizada na próxima chamada.
6. Não encaminhei os documentos no prazo. Serei reclassificado no processo seletivo?
R. Não. Se os documentos não foram encaminhados no prazo o candidato é desclassificado do processo seletivo e a vaga disponibilizada em nova chamada.
7. Em quais casos posso ser reclassificado?
R. É reclassificado o candidato que encaminhar os documentos no prazo e não comprovar os requisitos para matrícula exigidos pela modalidade de inscrição.
8. Qual o endereço para acessar o sistema de pré-matrículas da UFFS.
R. O sistema de pré-matrícula é acessado por meio do link https://spm.uffs.edu.br/login
9. Qual a diferença entre pré-matrícula e registro de matrícula?
R. A pré-matrícula é o procedimento em que o candidato submete seus documentos para a análise das equipes de matrícula e das comissões que atuam no processo seletivo, por meio do sistema de pré-matricula (Portal do Candidato), acessado por meio do link https://spm.uffs.edu.br/login .
Se todos os requisitos da modalidade de inscrição forem comprovados a Secretaria Acadêmica realiza o registro de matrícula e o candidato se torna aluno regular da UFFS. Após o registro o novo aluno terá acesso a todos os serviços que a UFFS disponibiliza aos discentes.
10. Como funcionam as matrículas online/como envio a documentação?
R. Na pré-matrícula o candidato selecionado deve, no prazo estipulado no edital de chamada, encaminhar cópia digitalizada dos documentos de matrícula (inclusive os exigidos para atendimento das cotas), por meio do Portal do Candidato. Os documentos podem ser enviados em pdf, imagem e, no caso da autodeclaração, por meio de vídeo.
É possível enviar os documentos até o último dia determinado para o procedimento no edital de chamada.
Após o encaminhamento no sistema o candidato deve acompanhar a análise da documentação no sistema diariamente. Em caso de parecer desfavorável é possível regularizar a pendência no prazo estipulado pela equipe/comissão que realizou a análise dos documentos. O resultado do recurso também é emitido no Portal do Candidato.
11. São aceitos documentos por e-mail?
R. Os documentos devem ser encaminhados por meio do Portal do Candidato. Se for necessário o encaminhamento de documentos por e-mail, em algum caso excepcional, a equipe de matrículas fará a solicitação diretamente para o candidato.
12. Em qual formato os documentos devem ser enviados no Portal do Candidato?
R. O Portal do Candidato aceita documentos no formato PDF, imagem e vídeo (este último a ser enviado para quem necessita homologar a autodeclaração).
13. Quais os documentos necessários para cada modalidade?
R. A relação de documentos exigidos para registro de matrícula está disponível nos anexos do Edital 653/GR/UFFS/2021 que rege o processo seletivo, separados por modalidade de inscrição. É recomendado também a leitura completa do edital.
Caso, após a leitura do edital e verificação da relação de documentos, persistirem as dúvidas você pode encaminhar um e-mail para ps.uffs@uffs.edu.br informando nome completo, curso e campus de inscrição.
14. É necessário autenticar a documentação para a matrícula online?
R. Não é necessário autenticar a documentação para a matrícula online. Contudo o candidato deve manter a guarda de todos os documentos originais para apresentá-los à Secretaria Acadêmica, quando solicitados.
15. Não tenho o título de eleitor, como proceder?
R. A UFFS não solicita o Título de Eleitor, mas sim a Certidão de Quitação Eleitoral (obtida por meio do link https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral) para maiores de 18 anos. A certidão é emitida para todo cidadão que já fez o título eleitoral.
Se você for maior de 18 anos e não fez o título deverá providenciar este documento junto ao Cartório Eleitoral de sua região. Neste caso o sistema não emitirá de imediato a certidão, sendo necessário a apresentação do título de eleitor.
A Certidão de Quitação Eleitoral é exigida também para candidato menor de 18 anos que tenha feito o título de eleitor.
O documento é dispensado se o candidato for menor de 18 anos e ainda não tenha feito o documento.
16. Não tenho certificado de reservista, como proceder?
R. Se você não tem o comprovante de estar em dia com as obrigações militares em mãos deverá procurar a junta militar do município e providenciar o documento.
Para candidato que está em prazo de alistamento militar o documento a ser apresentado é o certificado de alistamento militar. Atualmente o alistamento é realizado pela internet.
17. Não estou com as vacinas em dia, vou perder minha matrícula?
R. A única vacina que a UFFS exige comprovação é a vacina da rubéola, para mulheres até 40 anos, nos campi de Chapecó (SC), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), mediante apresentação da carteira de vacinação e/ou outro documento que comprove a realização da vacina. Se não for possível apresentar no momento do envio dos documentos no sistema, a apresentação pode ser realizada para a Secretaria Acadêmica até o primeiro dia de aula referente ao semestre de ingresso na UFFS.
O documento deve ser até o primeiro dia de aula sob pena de perder a vaga.
18. Esqueci de mandar um documento e agora?
R. Neste caso acompanhe o Portal do Candidato pois a equipe que analisar seus documentos provavelmente emitirá parecer desfavorável e abrirá prazo para recurso. Durante o período de recurso você poderá encaminhar o documento faltante.
Fique atento pois, após o encerramento do prazo de recurso, não é mais possível encaminhar os documentos pelo sistema.
19. Pré-matrícula é a matrícula? Quando sei que está tudo certo?
R. Não. A pré-matrícula é o procedimento em que o candidato submete seus documentos para a análise das equipes de matrícula e das comissões que atuam no processo seletivo, por meio do sistema de pré-matricula (Portal do Candidato). Para saber se todas as comprovações da pré-matricula estão certas, acompanhe o procedimento por meio do Portal do Candidato. Se todos os status estiverem aprovados, sua matrícula será realizada pela Secretaria Acadêmica.
Após o registro da matrícula a Secretaria Acadêmica notificará o novo aluno por e-mail e repassará as primeiras instruções.
20. Fiz a pré-matrícula e está tudo aprovado, estou matriculado?
R. Não. O registro da matrícula será realizado posteriormente pela Secretaria Acadêmica e você será notificado por meio de e-mail pelo setor.
21. Tenho menos de 18 anos, posso fazer matrícula sozinho? Meus pais precisam enviar documentos online também?
R. Neste caso é recomendado que o candidato envie seus documentos pelo Portal do Candidato supervisionado por seu responsável legal (pai, mãe ou tutor). Em caso de comparecimento presencial será necessário que o candidato esteja acompanhado por um dos responsáveis legais.
22. Como funciona a cota para pardos e a autodeclaração fenotípica?
R. Os candidatos inscritos em modalidade que exige a apresentação de autodeclaração, inclusive autodeclarados pardos, precisam observar os procedimentos constantes no documento “Orientações para postagem da documentação autodeclaração”, disponível no link https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/repositorio-prograd/formularios-sisu/orientacoes-para-postagem-da-documentacao-autodeclaracao.
Após o envio dos documentos necessários para comprovar a cota por meio do Portal do Candidato, os mesmos são submetidos à análise da Comissão de Homologação da Autodeclaração do campus. A Comissão faz a análise do fenótipo do candidato emitindo parecer: favorável ou desfavorável. Em caso de parecer desfavorável é possibilitado ao candidato prazo para recurso.
Todo o procedimento deve ser acompanhado pelo interessado no Portal do Candidato.
O conceito de fenótipo pode ser verificado pelo candidato no edital de abertura de inscrições, sendo que o candidato autodeclarado pardo deve possuir o fenótipo oriundo do grupo racial negro.
23. Quando começam as aulas? Serão presenciais?
R. A data de início das aulas pode ser acompanhada no calendário acadêmico da graduação, acessado por meio do link https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/calendario-academico
Para o segundo semestre de 2021 a data de início das atividades letivas, para os campi Chapecó, Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo e Erechim é 8 de novembro de 2021. Já para o campus Passo Fundo o início das aulas do segundo semestre letivo de 2021 é 23 de agosto de 2021.
Até o momento as aulas da graduação estão sendo realizadas de modo remoto. Este formato permanecerá até que os protocolos de biossegurança decorrentes da Pandemia Covid 19 considerarem os ambientes seguros.