Objetos de Aprendizagem


Este trabalho teve origem em uma pesquisa voltada para as contribuições de objetos virtuais de aprendizagem e argumentos matemáticos na discussão de conceitos geométricos tendo em vista os processos de compreensão e construção de conceitos e habilidades em situações de ensino e aprendizagem, utiliza-se do software GeoGebra. O estudo teve início em agosto de 2016 e término em julho de 2018, considera a elaboração e aplicação de objetos virtuais de aprendizagem, suas contribuições para o ensino e aprendizagem de conceitos geométricos tais como: linha reta e linha curva, linha aberta e linha fechada, polígonos côngruos e não côngruos dos anos finais da Educação Básica.

Possibilidades de representação:

Representação escrita, representação figural, representação gráfica, linguagem matemática;

 

Objeto de aprendizagem 01

Classificação de linhas

Introdução:

Nesta atividade são apresentadas diversas linhas distintas, abertas e fechadas, curvas e retas, consecutivas e não consecutivas, linha poligonal e não poligonal para que o estudante faça a classificação de acordo com as principais características.

Objetivo:

Classificar as linhas de acordo com o critério estabelecido.

Desenvolvimento:

Selecionar a linha com um clique e arrasta-la à respectiva correspondência, como linha que contêm curvas ou somente linhas retas.

Figura 1: Classificação de figuras quanto às linhas

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questão exploratória:

O que você entende por linha curva e linha reta?

Contribuições:

Com essa atividade pode-se proporcionar ao aluno a reflexão e discussão dos conceitos de linhas reta e curva.

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Objeto de aprendizagem 02:

Classificação quanto a formação de ângulos em linhas abertas e fechadas

Introdução:

Nesta atividade trabalha-se apenas com as linhas retas, abertas e fechadas que foram selecionadas na atividade anterior. É proposta uma nova classificação, que separe estas linhas em, linhas que formam ângulos e linhas que não formam ângulos.

Objetivo:

Investigar os elementos necessários à formação de ângulo.

Desenvolvimento:

Selecionar a linha aberta ou fechada que forma ângulos agudos, retos ou obtusos e arrastar à sua respectiva correspondência.

Figura 2: Classificação quanto aos ângulos

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questão exploratória:

O que é necessário para formar ângulo?

Contribuições:

A partir desta atividade pode-se dizer que o aluno teve a possibilidade de classificar as linhas de acordo com a formação de ângulos, e a partir disso observa-se que algumas das figuras selecionadas no item “contêm somente linhas retas” que não se cruzam, ou seja, não formam ângulos.

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Objeto de aprendizagem 03:

Classificação de figuras quanto aos segmentos e a formação de ângulos

Introdução:

Nesta atividade os educandos deverão diferenciar as figuras que contém segmentos consecutivos e não consecutivos na formação de ângulos.

Objetivo:

Conceituar o que são segmentos consecutivos e não consecutivos, e em quais ocorre a formação de ângulos.

Desenvolvimento:

Selecionar as figuras, considerando as que possuem segmentos consecutivos e não consecutivos, e arrastar às suas correspondências.

Figura 3: Classificação quanto aos ângulos

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questões exploratórias:

O que são segmentos de reta?

O que você entende por segmento consecutivo? E não consecutivo?

Somente segmentos consecutivos formam ângulos? Por quê?

Contribuições:

Com esta atividade o aluno poderá ter a capacidade de distinguir em figuras segmentos que são consecutivos e segmentos que não são consecutivos, observando em quais terá formação de ângulos.

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Objeto de aprendizagem 04:

Partes de um polígono

Introdução:

Esta atividade se desenvolve em duas etapas. Primeiramente o aluno deve observar a imagem e responder algumas perguntas entregues no início das atividades, onde argumentam sobre o que entendem por ângulo, lado, vértice. Em seguida essa atividade é posta na tela, em que ao selecionar o botão indicado, os elementos aparecem com suas breves definições.

Objetivo:

Esclarecer conceitos de lado, ângulo e vértice.

Desenvolvimento:

O aluno após responder as atividades entregues, poderá clicar no botão para conferir as definições.

Figura 4: Parte do polígono

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Contribuições:

Com esta atividade, pode-se dizer que aluno terá maior clareza quanto as definições de lado, ângulo e vértice.

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Objeto de aprendizagem 05:

Classificação em linhas poligonais e polígonos

Introdução:

Esta atividade busca desenvolver ideias de linhas poligonais abertas e fechadas, e polígonos.

Objetivo:

Discutir a ideia de linha aberta e fechada, polígono e linha poligonal.

Desenvolvimento:

Nesta atividade cada grupo de alunos deverá selecionar a linha correspondente a: linha poligonal ou polígonos, observando as respectivas características.

Figura 5: Linhas poligonais e polígonos

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questões exploratórias:

O que são linhas abertas? E linhas fechadas?

Como as linhas abertas e fechadas são enquadradas em linhas poligonais e polígonos?

Contribuições:

Com esta atividade pode-se proporcionar ao aluno o desenvolvimento e percepção das linhas poligonais abertas e/ou fechadas e a definição de polígono considerando linhas poligonais fechadas.

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Objeto de aprendizagem 06:

Classificação de polígonos quanto a regularidade dos lados

Introdução:

Nesta atividade são apresentados diversos polígonos onde se trabalha a regularidade dos lados de cada figura.

Objetivo:

Conceituar polígonos quanto a medida dos lados.

Desenvolvimento:

Os educandos deverão selecionar cada polígono e arrastá-lo de acordo com a regularidade dos lados, classificando em polígono com medidas iguais e diferentes, isto é, côngruos e não côngruos.

Figura 6: Polígonos com lados côngruos e não côngruos

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questões exploratórias:

O que significa polígonos possuir lados regulares?

Contribuições:

Com esta atividade o aluno poderá compreender o que são polígonos com lados regulares (de mesma medida), e lados não côngruos (medidas diferentes).

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Objetos de aprendizagem 07:

Classificação dos polígonos pela quantidade dos lados

Introdução:

Esta atividade apresenta diversos polígonos e propõe que os alunos descubram os nomes dos polígonos de acordo com a quantidade de lados.

Objetivo:

Classificar e nomear os polígonos de acordo com a quantidade de lados.

Desenvolvimento:

Os alunos deverão arrastar cada polígono a sua correspondência, observando a quantidade de lados que ele apresenta. Em seguida, poderá clicar nos quadradinhos que acompanham cada classificação para verificar o nome correspondente do polígono.

Figura 7: Polígonos e a quantidade de lados

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questões exploratórias:

Qual é o mínimo de lados para formar um polígono?

Existe um número máximo de lados para formar um polígono?

Contribuições:

Com esta atividade o aluno poderá nomear polígonos de acordo com o número de lados.

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Objeto de aprendizagem 08:

Conceituação de ângulos internos e externos

Introdução:

Nesta atividade são apresentados dois polígonos, triângulo e quadrado, com o intuito de desenvolver conceitos de ângulo interno e externo.

Objetivo:

Conceituar ângulos internos e externos.

Desenvolvimento:

O educando deverá analisar as figuras dos polígonos e escrever o que entende por ângulo interno e ângulo externo. Em seguida, poderá clicar no botão que aparece na tela e verificar as breves definições.

Figura 8: Ângulos de polígonos

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questão exploratória:

Os ângulos internos sempre possuem as mesmas medidas? E o ângulos externos?

Contribuições:

Com esta atividade o aluno poderá distinguir ângulo interno de externo, e verificar se a sua ideia inicial se confirma com as definições matemáticas.

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Objeto de aprendizagem 09:

Classificação de polígonos quanto a regularidade dos ângulos internos

Introdução:

Esta atividade apresenta diversos polígonos com a demarcação dos seus respectivos ângulos internos que deverão ser analisados de acordo com as suas medidas.

Objetivo:

Distinguir ângulos internos côngruos e não côngruos (regularidade).

Desenvolvimento:

Os educandos deverão observar os polígonos e seus ângulos internos que estão marcados, e analisar em quais figuras os ângulos possuem a mesma medida, classificando assim como côngruos, e os não côngruos para ângulos de medidas diferentes.

Figura 9: Regularidade dos ângulos internos de polígonos

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questão exploratória:

Polígonos com ângulos internos côngruos, possuem lados também côngruos?

Contribuições:

Com esta atividade o aluno poderá ser capaz de classificar os polígonos pela regularidade dos seus ângulos internos.

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Objeto de aprendizagem 10:

Classificação de polígonos regulares e não regulares

Introdução:

Nesta atividade estão dispostos diversos polígonos com demarcações coloridas que indicam regularidades de ângulos e de lados, onde será trabalhada polígonos regulares e não regulares.

Objetivo:

Distinguir e conceituar polígonos regulares e polígonos irregulares.

Desenvolvimento:

Os educandos deverão observar os polígonos e classificar as suas respectivas correspondências de acordo com a regularidade dos seus ângulos internos e lados. Em seguida, poderão clicar nos botões para verificar breves definições.

Figura 10: Polígonos regulares e não regulares

Fonte: Elaboração dos autores – Software Geogebra

Questão exploratória:

O que são polígonos regulares?

Contribuições:

Após esta atividade, acredita-se que o aluno tenha clareza do que são polígonos regulares e irregulares e seus principais elementos.

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