NOTÍCIAS/EVENTOS

DEPI em números: Avanços significativos de 2018 a 2024 

          Nos últimos cinco anos, o Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da AGIITEC/UFFS demonstrou um crescimento notável em várias frentes. Entre os principais avanços, destacam-se:

       🎯 Recursos Captados: Foram captados R$ 1.130.000,00 para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação                    (P,D&I), com 8% a 10% desse valor destinados a bolsas de inovação.

      📝 Depósitos de Patentes: O período registrou um aumento de 500% nos depósitos de patentes, totalizando 16           depósitos, dos quais 2 foram deferidos e 12 estão em análise.

       💡Comunicações de Invenção/Criação: Houve um aumento expressivo de quase 6000% nas comunicações de                 invenção/criação, evidenciando o crescente interesse e participação da comunidade acadêmica em inovação.

       🤝Parcerias e Projetos: Foram estabelecidos 12 acordos de parceria, com 3 em tramitação, além da elaboração e              gestão do Edital Nº57/GR/UFFS, que prospecta novas parcerias para o fomento de P,D&I.

     Esses números refletem o compromisso do DEPI em promover a inovação e proteger a propriedade intelectual, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a relevância acadêmica e social da UFFS.

Acesse aqui o documento para maiores informações.


Participação da Agiitec no XVIII Encontro Nacional do FORTEC em Campinas!

    

🗓️ De 3 a 6 de novembro, a Agiitec estará representando a UFFS no XVIII Encontro Nacional FORTEC (Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), que acontece na PUC Campinas! O Tema dessa edição será “Inovação no Brasil: 20 anos de avanços e um olhar para o futuro”, em celebração aos avanços da Lei de Inovação e propõe uma visão sobre os próximos desafios da inovação no país.

🚀 Nesse encontro, contamos com o Me. Ilson dos Santos, chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da Agiitec, que estará em meio a organizações e profissionais da área discutindo temas estratégicos, como Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação Aberta. O evento oferecerá painéis, sessões de troca de experiências e oportunidades de networking com grandes nomes do cenário nacional e internacional no contexto da inovação tecnológica.

💡 Destaque: No dia 6, a presidente da Anprotec, Adriana Faria, participará do painel "Acelerando a Inovação Aberta", trazendo as melhores práticas de interação entre Universidades, ICTs, Empresas e Startups!


AGIITEC promove Programa de Formação em Inovação, com o tema: Patentes de Invenções 

Publicado em 31/10/2024

👉 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) convida estudantes, pesquisadores e empreendedores para o Programa de Formação em Inovação: Patentes de Invenções, um evento voltado ao aprendizado sobre o registro de patentes e os caminhos para proteger invenções e incentivar a inovação tecnológica na região.

🎓 Com o objetivo de capacitar os participantes nos aspectos legais, técnicos e práticos do registro de patentes, o evento abordará questões fundamentais para o desenvolvimento de projetos inovadores e a proteção da propriedade intelectual. Essa é uma oportunidade única para estudantes, profissionais e para a comunidade se aprofundarem no assunto.

👥 O evento contará com a mediação do Me. Ilson dos Santos, chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da UFFS, e terá como convidada especial a Doutora Salete Oro Boff, renomada especialista em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos e membra do Comitê Assessor de Inovação (CAI).

🚀 Inscreva-se agora e garanta sua participação: https://www.youtube.com/watch?v=yH5D3af7hbI

 


O NOVO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 

 

                     

Um marco da ciência para o desenvolvimento do país.

🎯O Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é um documento criado para estimular que o conhecimento gerado nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação seja melhor aproveitado pelo setor empresarial e pela sociedade de forma a contribuir fortemente para o desenvolvimento econômico e social do país.

⚠️Entre os principais objetivos do Novo Marco Legal, pode-se destacar:

✔️Desenvolvimento de Atividades científicas e tecnológicas para promoção de desenvolvimento econômico e social;
✔️Cooperação e interação entre as entidades públicas, privadas e entre empresas;
✔️Estímulo à promoção de atividades de inovação nas empresas e nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
✔️Simplificação de processos relacionados à gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação e adoção de controle por resultados em sua avaliação.

🎯O Novo Marco Legal tem como base a a Lei Nº 13.243/2016 e o Decreto Nº 9.283/2018.

⚠️Seguimentos beneficiados:

✔️Agências de fomento, empresas privadas, órgãos de administração pública direta, ICT's Privadas, ICT's públicas, Serviços Sociais autônomos. 

 


Membros da Rede NIT SC se Reúnem para Discutir Busca de Recursos Financeiros junto à FAPESC

Publicado em: 27/08/2024

👉 Na terça-feira, 27 de agosto, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Santa Catarina (Rede NIT SC) se reuniu para discutir a captação de recursos financeiros junto à FAPESC. O encontro, realizado às 14h, contou com a presença de representantes de NITs de todo o estado, incluindo Ilson Santos, chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e Milton Kist, secretário especial da AGIITEC.

🎯 A reunião destacou a importância da colaboração entre os NITs catarinenses para fortalecer as iniciativas de inovação tecnológica e propriedade intelectual.

🚀A participação ativa do DEPI foi crucial para alinhar estratégias que visam o desenvolvimento de novos projetos e a ampliação da inovação em Santa Catarina.


VISITA TÉCNICA DE MEMBRO DO CAI AO ESPAÇO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO MULTIUSUÁRIO DA AGIITEC

Publicado em: 02/08/2024

👉Nesta quinta-feira (01/08/2024), o membro do CAI André Zabott (UFFS Campus Realeza/PR) realizou uma visita técnica ao espaço do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) e do Laboratório de Inovação da AGIITEC, no campus Chapecó. A visita foi guiada pelo Secretário Especial da AGIITEC, Professor Milton Kist, e pelo Chefe do DEPI, Me. Ilson dos Santos. Também participaram servidores da AGIITES, estagiários e bolsistas da agência. O principal objetivo foi de discutir e promover a inovação e a consolidação da cultura de propriedade intelectual na UFFS. O servidor André Zabott, que também é membro do Comitê Assessor de Inovação (CAI), dialogaram com destaques para a disponibilização dos espaços da UFFS para reunião em conjunto com os membros do CAI e o Comitê Municipal de Inovação do município de Realeza/PR, fortalecendo assim, o ecossistema de inovação regional.

🎯O chefe do DEPI ressaltou a relevância dessa interação entre os campi e a importância de fortalecer a rede de inovação dentro da universidade. "A integração e a troca de conhecimentos entre os diferentes departamentos e campi são fundamentais para criar um ambiente propício à inovação. Queremos que nossos servidores e alunos vejam a AGIITEC como uma parceira estratégica no desenvolvimento de suas ideias e projetos", afirmou Ilson dos Santos.

🚀Ao final da visita, os participantes puderam conhecer casos de sucesso de projetos protegidos com o apoio da AGIITEC, bem como os equipamentos que compõe o Laboratório de Inovação Multiusuário da AGIITEC, reforçando a importância de uma cultura de propriedade intelectual robusta. A visita também proporcionou um espaço para a discussão de futuras colaborações entre a AGIITEC e o campus Realeza, buscando impulsionar a inovação na UFFS como um todo. 



Sessão do CAI/AGIITEC-Foca em Fortalecer a Inovação na UFFS

Publicado em: 15/07/2024

👉 No dia 10 de julho de 2024, o Comitê Assessor de Inovação (CAI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou sua segunda reunião extraordinária, sob a presidência do Me. Ilson dos Santos, chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI/UFFS), acompanhado pelos membros do comitê. Este encontro reiterou o compromisso da instituição com o fomento à inovação.

🎯 Os temas em destaque abrangeram desde a redação de patentes até as competências e atribuições estratégicas do CAI, conforme prevê a Politica de Inovação da ICT. Também, a participação nos GT's do PDI(Plano de Desenvolvimento Institucional/UFFS 2024-2028).

🚀 Com a contribuição dos membros do comitê nos respectivos campi, a UFFS busca liderar avanços significativos nas áreas de inovação e propriedade intelectual. 



 

INPI promove 2º Edição concurso  inovação verde 2024 

Publicado em: 05/07/2024

👉   Você tem alguma inovação que contribui para o cuidado com o meio ambiente?
Chegou a hora de brilhar com suas ideias sustentáveis na segunda edição do Concurso Inovação Verde, promovido pela Asipi.

🚀   Preencha o formulário de inscrição gratuito antes de 31 de julho e participe! 

🌐 Mais detalhes e inscrições no site do Concurso: asipi.org/innovacionverde2024

🌱Não perca a oportunidade de fazer parte da mudança para um futuro mais verde! #InovaçãoVerde #Sustentabilidade #PropriedadeIntelectual #MeioAmbiente #Concursos2024

 


 

DEPI da UFFS Realiza Reunião sobre Avaliação de Invenções com Escritório de Propriedade Intelectual 

Publicado em: 27/06/2024

👉 Chapecó, 25 de junho de 2024 - O Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI/AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu uma reunião para discutir a avaliação de invenções. O encontro contou com a participação de especialistas de um escritório de Propriedade Intelectual. A reunião teve como objetivo principal orientar pesquisadores e inventores da UFFS sobre os processos de proteção intelectual, destacando a importância da avaliação criteriosa de invenções. 

🎯Durante a reunião, foram abordados temas como a patenteabilidade das comunicações de invenção: “Minimização de acidez de óleo e produção de biodiesel via método eletroquímico e reator” e “Sistema de direcionamento eólico aplicado em turbina do tipo SAVONIUS”.
Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações práticas sobre como proteger suas inovações, estiveram presentes: o chefe do DEPI, Me. Ilson dos Santos, representante do escritório de propriedade intelectual, bolsista do DEPI, e representantes das inovações. Mais uma vez, o DEPI fortalecendo o a cultura de inovação dentro da UFFS.

🚀Para mais notícias assim, siga nossas redes e acompanhe nosso site: https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/agiitec/nit/comunicarinvencao

 


 

UFFS e SUSTENTEC Firmam Parceria para Avançar na Pesquisa sobre Benefícios da Erva-Mate para a Saúde

 

Publicado em: 13/06/2024

👉A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a organização SUSTENTEC anunciaram uma nova parceria estratégica focada na pesquisa dos benefícios do consumo de erva-mate para a saúde humana. Este acordo de cooperação técnica e científica tem como objetivo central ampliar o conhecimento sobre os efeitos metabólicos da erva-mate em adultos e idosos.

🎯A erva-mate, conhecida por suas propriedades antioxidantes e potenciais benefícios para o metabolismo e a saúde cardiovascular, será o foco de estudos avançados conduzidos pelas equipes multidisciplinares das duas instituições. Na UFFS, a Professora Eloá Angelica Koehnlein quem coordena o projeto e está a frente das investigações.

🚀Espera-se que os resultados da pesquisa não apenas ampliem o entendimento científico sobre os benefícios da erva-mate, mas também contribuam para promover seu consumo consciente e sustentável. Esta parceria exemplifica o compromisso das instituições envolvidas com a inovação e a melhoria da qualidade de vida através da ciência.



 

UFFS RECEBE VISITA TÉCNICA DE REPRESENTANTES DA FIESC

Publicado em: 07/05/2024

👉 No dia 28 de maio de 2024, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve a honra de receber representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Sr. Nelson Akimoto, e do Dr. Ricardo Oliveira, para uma visita cujo enfoque ocorre em entes envolvidos no ecossistema de inovação da região do oeste de Santa Catarina. A visita foi organizada pela Agência de Inovação e Internacionalização (AGIITEC) junto ao Gabinete da Reitoria da UFFS. Chapecó tem se destacado como um polo de desenvolvimento tecnológico e industrial, oferecendo um ambiente propício para a colaboração entre empresas, centros tecnológicos e universidades. Portanto, a visita foi teve o intuito de explorar oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas na região, que tem se destacado como um polo de desenvolvimento tecnológico e industrial.
🎯 A comitiva foi recebida pelo Reitor, Professor João Alfredo Braida, e pela Diretora do Campus Chapecó, Professora Adriana Remião Luzardo. Também estiveram presentes o Secretário Especial da Agência de Inovação e Internacionalização (AGIITEC), membros do Comitê Assessor de Inovação (CAI), membros da AGIITEC e professores pesquisadores da UFFS. Durante a visita, foram discutidas várias iniciativas e projetos que poderiam beneficiar tanto a universidade quanto as indústrias locais.
🚀 Identificação de novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas com a FIESC.
Estabelecimento de contatos valiosos no ecossistema de inovação de Chapecó, visando aprofundar a colaboração com a FIESC.
Inspiração e aprendizado com as práticas inovadoras adotadas pelas empresas e instituições locais, como exemplos da Neoindustrialização catarinense.
Durante a visita, a UFFS teve o prazer de receber o Sr. Nelson Akimoto e o Dr. Ricardo Oliveira, que se juntaram a esta enriquecedora troca de experiências e conhecimentos. A presença dos representantes da FIESC reafirma o compromisso da UFFS em fortalecer laços e promover o desenvolvimento tecnológico e industrial da região.


 

DEPARTAMENTO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARTICIPA DE PALESTRA DO PPGDPP

Publicado em: 27/05/2024

👉No dia 21 de maio de 2024, o Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI/AGIITEC) atendeu ao convite enviado pela Profª. Dra. Enise Barth de realizar uma palestra sobre a Política de Inovação para a turma que está cursando o CCR: Gestão de redes colaborativas, inteligência circular e ecossistemas de inovação, na Temática - Políticas Públicas e Regulação do Doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas - PPGDPP - UFFS campus Cerro Largo-UFFS.

🎯A palestra, realizada pelo Sr. Me. Ilson dos Santos, chefe do DEPI e vinculado à Agência de Inovação e Internacionalização (AGIITEC) da UFFS, abordou a importância da propriedade intelectual no contexto das políticas públicas e do desenvolvimento regional. Durante a apresentação, Ilson destacou como a proteção das invenções e inovações pode contribuir significativamente para o avanço socioeconômico e cultural, não só em escala global, mas com um foco especial na realidade regional. Também esteve presente na palestra, o bolsista FAPESC, Dilciomar Junior Baldin, que atua no DEPI, contribuindo com sua perspectiva para enriquecer a discussão sobre os temas abordados.

🚀O PPGDPP tem como objetivo formar cientistas sociais qualificados para a docência e a pesquisa, proporcionando uma formação teórica e crítica robusta na área de Desenvolvimento e Políticas Públicas, com uma abordagem interdisciplinar. O programa visa capacitar os alunos a utilizarem conceitos e ferramentas teóricas essenciais para analisar a realidade socioeconômica, político-cultural e ambiental de maneira ampla.

A presença do DEPI neste evento reflete a crescente colaboração entre os diversos setores da UFFS, promovendo um ambiente acadêmico que incentiva a inovação e a integração do conhecimento teórico com a prática aplicada. Este tipo de interação é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes que respondam às necessidades específicas da região.

                             


NOVO PEDIDO DE PATENTE VISA AVANÇOS NO CONTROLE DE PRAGAS NEMATOIDES (patente ainda em sigilo)

Publicado em: 22/05/2024

👉Uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) anunciou o pedido de patente para um novo processo de obtenção de fenoxazinas a partir de fungos. As fenoxazinas são compostos orgânicos conhecidos por suas propriedades biológicas, incluindo atividade antimicrobiana e antiparasitária. O uso dessas fenoxazinas visa o controle de nematoides, pragas microscópicas que vivem no solo e atacam as raízes das plantas, causando grandes prejuízos à agricultura. Esses organismos podem reduzir significativamente a produtividade das culturas ao se alimentar de nutrientes essenciais das plantas. Este avanço pode representar uma importante contribuição para a biotecnologia e o manejo sustentável de culturas agrícolas.

🎯Uma das lideranças frente ao projeto é o pesquisador Dr. Gilmar Franzener, da UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR, que conjuntamente aos demais pesquisadores, colaboram para destacar a excelência e o compromisso das instituições de ciência e tecnologia com a inovação científica e tecnológica.

                             



MÉTODO DE INSERÇÃO DIRETA DO ÓLEO DE SEMENTE DE H.B. COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL (patente ainda em sigilo)

Publicado em: 20/05/2024

👉 Uma nova patente de invenção (ainda em sigilo), desenvolvida em parceria pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e a Kaiser Agro Florest promete transformar a indústria de biodiesel. Esta patente refere-se a um método inovador de fabricação de biodiesel utilizando óleo extraído de sementes de HB. Conversamos com Letiére Cabreira Soares, um dos pesquisadores envolvidos, para entender melhor essa inovação.

🎯Letiére C. Soares nos disse: "a patente que foi depositada é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a UFFS, a UNICENTRO e a Kaiser Agro Florest. A Kaiser é uma empresa que atua na implantação e consultoria de florestas comerciais, sendo um dos seus produtos a comercialização de mudas de seringueiras. Esse projeto nasceu da sinergia entre a pesquisa acadêmica e a aplicação prática no setor florestal. Além de mim, Letiére Cabreira Soares da UFFS, participaram os pesquisadores André Lazarin Gallina da UNICENTRO, Dalila Moter Benvegnú da UFFS, e Fernanda Oliveira Lima da UFFS. Também contamos com a valiosa contribuição dos estudantes de graduação Gabriel Felipe Rohling, do curso de Química Licenciatura no campus Realeza, e Katharine M. Sátiro Braz, da Licenciatura em Ciências Biológicas, também do campus Realeza."

Este novo método representa um passo significativo na produção sustentável de biodiesel, contribuindo para o desenvolvimento de alternativas energéticas mais ecológicas.

 

 



LIVE AGIITEC: CELEBROU O DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Publicado em: 30/04/2024

👉No dia 26 de abril, o Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI/AGIITEC/UFFS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou uma live especial em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, e foi um verdadeiro sucesso! 🎉💼

🎯O evento contou com três especialistas renomados na área, proporcionando insights valiosos sobre o papel da propriedade intelectual na inovação. Me. Ilson dos Santos, chefe do DEPI, o Prof. Dr. Irineu Afonso Frey, Coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual (Ponto Focal Florianópolis/SC), e Volnei Darino Pol, mestrando em Propriedade Intelectual da UFSC, enriqueceram o debate contribuindo para ampliar ainda mais os horizontes do conhecimento nessa área. 

Os participantes tiveram a oportunidade única de aprender sobre a importância estratégica da propriedade intelectual. Foi um momento enriquecedor e inspirador, reafirmando o compromisso da UFFS em promover o conhecimento e a inovação em todas as suas vertentes!

Link da gravação: Assista o evento pelo youtube

                 

 



DEPARTAMENTO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (DEPI) DA UFFS E MEMBROS DO COMITÊ ASSESSOR DE INOVAÇÃO (CAI), PARTICIPAM DE EVENTO FINEP DAY DIA 25 DE ABRIL DE 2024.

Publicado em: 29/04/2024

No último dia 25 de abril, o FINEP Day em Santa Catarina foi palco de grandes discussões e anúncios promissores para o cenário da inovação no estado. Com destaque para a apresentação do Edital 11/2024 - Programa Tecnova III/SC pela FAPESC, o evento promete impulsionar projetos de inovação em micro, pequenas e médias empresas em todas as mesorregiões catarinenses, disponibilizando mais de R$ 30 milhões em fomento.

🚀 Estiveram presentes o chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI/UFFS), Me. Ilson dos Santos e integrantes do Comitê Assessor de Inovação (CAI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que prestigiaram o evento, demonstrando o compromisso da instituição com o fortalecimento da inovação em Santa Catarina.

Ilson comenta que "o FINEP Day foi também um espaço para interações com o meio produtivo e representantes da tríplice hélice de inovação."

👉 O evento, realizado no Pollen Park, reuniu mais de 200 participantes, oferecendo um ambiente propício para debates e reflexões sobre o avanço da ciência, tecnologia e inovação. Líderes de diferentes setores do ecossistema inovador estiveram presentes, compartilhando experiências e ideias para impulsionar o desenvolvimento local.

Prazo para submissão: 26/03/2024 a 27/05/2024
Saiba mais sobre o programa Tecnova III em: Edital de Chamada Pública FAPESC nº 11/2024 – TECNOVA III/SC

 




 
LIVE AGIITEC: " celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual - 26 de abril de 2024"

Publicado em: 15/04/2024

👉No próximo dia 26 de abril, o Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI/AGIITEC/UFFS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoverá uma live especial em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. O evento, que terá início às 10h da manhã, contará com a participação de dois especialistas de renome na área.

🎯A live contará com a presença do Me. Ilson dos Santos, (Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da UFFS), apresentará insights valiosos sobre o papel da propriedade intelectual no contexto da inovação e do progresso humano.
Também participará dessa celebração, o Professor Dr. Irineu Afonso Frey, atual Coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT (Ponto Focal Florianópolis).
Além destes ministrantes, teremos a participação de Volnei Darino Pol, (mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), trazendo sua expertise para enriquecer o debate.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância estratégica da propriedade intelectual, além de terem acesso a certificados de participação, totalizando 2 horas de carga horária.

Link de Inscrição: https://tr.ee/GJzqZhxklX

🚀Assista! O evento será pelo youtube:

 



LIVE AGIITEC: "Como ter projetos acontecendo no Laboratório de Inovação da AGIITEC?"

Publicado em: 01/03/2024

👉No dia 29/02/2024 às 17h00, foi realizada a live híbrida: "Como ter projetos acontecendo no Laboratório de Inovação da AGIITEC?".

🎯A live foi ministrada pelo Dr. Milton Kist (Secretário Especial da AGIITEC), Me. Ilson dos Santos (Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da AGIITEC/UFFS), e Me. Scheyla Maria Cardinal (servidora DEPI).

📌 A live ocorreu também no formato presencial, no Laboratório de Inovação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC.

🚀Assista o workshop pelo youtube:



AGIITEC REALIZA O EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO DA UFFS NA FEIRA DE APRENDIZAGEM 2024 DA BRF

Publicado em: 06/02/2024

⚠️ Você sabia que a AGIITEC realiza o empréstimo de equipamentos, como o Óculos de Realidade Virtual?

🚀 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou no dia 31 de janeiro da Feira de Aprendizagem 2024 da BRF. O principal objetivo foi divulgar os cursos e as oportunidades disponibilizadas pela Instituição para os funcionários da empresa. Além disso, foram disponibilizados óculos de realidade virtual — emprestados pela AGIITEC —, para que os funcionários tivessem conhecimento de alguns equipamentos e tecnologias que a Universidade possui.

👉 Para mais detalhes de como solicitar o empréstimo de equipamentos, entre em contado conosco pelo link: WhatsApp.


DEPÓSITO DE PATENTE: “COMPOSIÇÃO DE NANO INSETICIDA NATURAL E MÉTODO DE PREPARO”

Publicado em: 04/12/2023

🗓️No dia 01/12/2023, foi protocolado junto ao INPI o depósito do pedido de patente intitulada “Composição de nano inseticida natural e método de preparo”, de titularidade da UFFS, sob registro de N° BR 10 2023 025323 7. O escopo da tecnologia refere-se ao desenvolvimento e formulação de composição nanotecnológica de um inseticida natural.

👉A comunicação de invenção foi recebida no Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) no mês de dezembro de 2022, sendo feito a análise inicial sobre o possível registro de propriedade intelectual, apresentação e acompanhamento.

📢A aplicação desse novo inseticida natural, de custo de produção relativamente baixo, se dá através do uso de novas tecnologias que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana para o controle e minimização dos danos causados por pragas nos cultivos agrícolas tradicionais, em particular, as hortaliças folhosas da família Brassicaceae (crucíferas).

📌O presente pedido de patente de invenção refere-se ao desenvolvimento e formulação de composição nanotecnológica de um inseticida natural a base de extrato de algas associado a biopolímeros naturais com a finalidade de controle de pragas, mais especificamente com intuito de combater indivíduos de Plutella xylostella, conhecida como traça das crucíferas.

💡Parabéns às pesquisadoras: Profa. Dra. Adelita Maria Linzmeier, Ma. Alini de Almeida, Profa. Dra. Edinéia Paula Sartori Schmitz e Profa. Dra. Gisele Louro Peres.


PARTICIPAÇÃO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFFS (NIT/AGIITEC/UFFS) NO ERETECH SUMMIT

Publicado em: 25/11/2023

👉Nessa sexta-feira, dia 24/11/2023, o NIT da UFFS esteve presente na edição do EreTech Summit. No Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE).

📌Na oportunidade estiveram presentes o Secretário Especial da AGIITEC/UFFS, Profº Dr. Milton Kist e o Chefe do NIT/ DEPI da AGIITEC/UFFS, Me. Ilson dos Santos.

🎯Na ocasião reuniram-se com a direção do campus Erechim da UFFS, para dialogar sobre trabalho. Pauta:
1. Apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFFS, suas contribuições em inovação, PI e P,D&I para a UFFS;
2. Formulário de diagnóstico da Inovação e PI;
3. Demandas dos campi em relação ao NIT/DEPI da AGIITEC.


15º ENCONTRO DA REDE NITSC

Publicado em: 14/11/2023

📢 No dia 13/11/2023, das 9h ás 13h ocorreu o 15º ENCONTRO DA REDE NITSC. Promovido pela rede dos Núcleos de Inovação e Tecnologia de Santa Catarina (NITSC), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), no Plenarinho da reitoria da UDESC, em Florianópolis.

👉 O encontro teve como foco a escolha do novo Comitê Gestor e uma conversa com o presidente da FAPESC. 

📌 O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFFS - NIT/AGIITEC/UFFS foi representado pelo Chefe do NIT/DEPI/AGIITEC/UFFS, Me. Ilson dos Santos.


WORKSHOP HÍBRIDO: Busca em Bancos de Patentes - Verificação do Estado da Técnica 

Publicado em: 13/11/2023

👉No dia 09/11/2023 às 16h00, foi realizado o workshop híbrido: "Propriedade Intelectual e o estado da técnica para pesquisa, desenvolvimento e Inovação(P,D&I), através da busca de anterioridade em bancos de patentes", com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

🎯Workshop ministrado pelo Me. Ilson dos Santos (Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da AGIITEC/UFFS), e Me. Scheyla Maria Cardinal (servidora DEPI).

📌 No formato presencial, ocorreu no Laboratório de Inovação, Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC.

⚠️ O evento efetuou-se gratuitamente, e com certificação para os participantes.

🚀Assista o workshop pelo youtube:


XVII Encontro Nacional FORTEC & VII Congresso Internacional PROFNIT & XIII ProspeCT&I

Publicado em: 25/10/2023

🗓️ De 23 a 27 de outubro de 2023, em Cuiabá/MT, no centro de eventos do Pantanal, realizou-se o "XVII Encontro Nacional FORTEC & VII Congresso Internacional PROFNIT & XIII ProspeCT&I". Evento organizado pelo Fórum Nacional dos Gestores de inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e o seu mestrado Profissional, PROFNIT. O tema ‘Inovação para o Desenvolvimento Sustentável’ será o fio condutor das discussões, cursos, e atividades de benchmarking.

📌 O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFFS - NIT/AGIITEC/UFFS foi representado pelo Secretário Especial do NIT/AGIITEC/UFFS, Profº Dr. Milton Kist e pelo Chefe do NIT/DEPI/AGIITEC/UFFS, Me. Ilson dos Santos presencialmente.

👉 ICT's, empresas e órgãos governamentais estavam juntos para discutir e apontar soluções para o fortalecimento da geração de conhecimento e inovação no Brasil. Serão 12 mesas de discussão; 6 oficinas temáticas; atividades com parceiros internacionais e atividades tradicionais como ‘Conte-me algo que não sei’, ‘Pitch Invertido’ e ‘Trabalhos acadêmicos dos alunos PROFNIT’.

🚀 Alguns dos palestrantes presentes:

  • Carlos Gadelha: Secretário de CT&I e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde;
  • Julio Cesar Moreira: Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
  • Carlos Eduardo Matsumoto: Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Marcela Flores: Presidente da ANPEI;
  • Debora Carvalho: Coordenadora de Parcerias Estratégicas da Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  • Hulda Giesbrecht: Análise de inovação no SEBRAE.

📢 Propriedade Intelectual, transferência de tecnologia, prospecção tecnológica e gestão de NIT's foram temas transversais a todas as discussões do evento, que pretende gerar conhecimento para o aperfeiçoamento da relação ICT-empresas e para políticas públicas em prol da inovação para o Brasil.

➡️ Saiba mais em: https://fortecprofnit.com.br/programacao/


PUBLICADO NO DOU O NOVO ACORDO DE PARCERIA DE PD&I: "Desenvolvimento de Produtos e Processos a partir do extrato de casca de noz pecã”

Publicado em: 25/10/2023

📢 No dia 16/10/23, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o Acordo de Parceria para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), nº 23205.022353/2023-64, intitulado "Desenvolvimento de Produtos e Processos a partir do extrato de casca de noz pecã”, entre a UFFS e a empresa DIVINUT INDÚSTRIA DE NOZES LTDA. O objeto do acordo de parceria refere-se a processos e produtos desenvolvidos a partir da casca de noz pecã (Carya illinoensis).

🤝🏻 Há cerca de quinze anos a professora e pesquisadora Dalila Moter Benvegnú vem desenvolvendo estudos em parceria com a empresa Divinut, de Cachoeira do Sul-RS, que realiza plantio de mudas de nogueira pecã e processamento do fruto. Após este processamento é gerado um resíduo que é a casca da noz pecã, a qual já tem sido empregada etnofarmacologicamente como chá para diversas enfermidades.

👉 Diante disso, a pesquisadora tem realizado estudos empregando o extrato da casca de noz pecã, no intuito de verificar se existe confirmação científica acerca de suas propriedades terapêuticas, utilizadas de forma popular. Neste sentido, já foram confirmados efeitos antioxidante em animais (LIMA et al., 2017), atividade contra adição por nicotina (RECKZIEGEL et al. 2011), efeito hepatoprotetor contra toxicidade induzida por medicamentos (MÜLLER et al., 2013), efeito cicatrizante sobre feridas cutâneas, efeito neuroprotetor contra toxicidade induzida por antipsicóticos (TREVIZOL et al., 2011) e efeito protetor contra toxicidade múltipla induzida pelo quimioterápico ciclofosfamida (BENVEGNÚ et al., 2010; BENVEGNÚ et al., 2013).

➡️ Além disso, foi desenvolvida uma cerveja artesanal contendo tal extrato, no intuito de aumentar a atividade antioxidante no organismo do consumidor (SUTHOVSKI et al., 2021). Ademais, na área de energias renováveis também foi possível o depósito (2016) e a concessão via INPI (2021) de uma patente (BR 10 2016 024243 6) viabilizando o aumento do tempo de indução da oxidação do biodiesel de soja, melhorando seu tempo de vida útil como combustível (AMARAL et al., 2019).

🚀 Por fim, o novo acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Divinut, visa oficializar esta relação duradoura e de muitos frutos, com a finalidade de dar seguimento aos esforços realizados até então pelos alunos de iniciação científica e pós-graduação, bem como docentes, salientando além da professora Dalila os professores Adalgiza Pinto Neto, Fernanda Oliveira Lima, Letiére Cabreira Soares e Stífani Machado Araujo Borstmann, e promover o desenvolvimento de novos projetos envolvendo a utilização do subproduto destacado, tanto nas áreas de ciências da saúde e biológicas, quanto agrárias e exatas. 


PARTICIPAÇÃO DO NIT/AGIITEC/UFFS NO 1º ENCONTRO DOS NITS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

Publicado em: 05/10/2023

👉 O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFFS - NIT/AGIITEC/UFFS foi representado pelo Secretário Especial do NIT/AGIITEC/UFFS, Profº Dr. Milton Kist e pelo Chefe do NIT/DEPI/AGIITEC/UFFS, Me. Ilson dos Santos.

➡️ No dia 28/09, após a abertura com reitor da UFSC, ocorreu a palestra com Artur de Souza Moret (Ministério da Educação) sobre Perspectivas e Inovação no MEC. E, ao final ocorreu uma apresentação de boas práticas com experiências dos participantes.

🚀 Realizaram no mesmo dia uma visita técnica ao P&D UFSC no Parque Sapiens, parque de inovação que foi concebido para promover o desenvolvimento de importantes segmentos econômicos de Florianópolis, atuando na promoção da ciência, tecnologia, meio ambiente e turismo, a fim de garantir a construção de experiências únicas, criativas e inesquecíveis.

➡️ Já no dia 29/09, aconteceu um bate-papo com Irineu Afonso Frey (UFSC) e Lucas Belem (UFMG), sobre "Valoração da transferência de tecnologia e ferramentas de maturação de projetos: Subsídios para a transformação de pesquisa em inovação". E outra conversa, com Ronaldo David Viana Barbosa (UFSC) e Nathalia dos Reis Santos Almeida (UFMG), "Instrumentação jurídica para transferência de tecnologia e a participação docente em startups de instituições públicas federais de educação superior". Para finalizar, houve propostas de acordos mútuos e agendas do grupo (Plano de trabalho).

📌O Sr. Ilson dos Santos apresentou o NIT/AGIITEC/UFFS, contemplando a estrutura, equipe, conexões e ecossistema, portifólio de PI e P,D&I e desafios, bem como as boas Práticas e oportunidades.

👉Assista em:


1º ENCONTRO DOS NITS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

Publicado em: 28/09/2023

📢 Promovido pelo Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), o encontro tem como foco a aproximação e o compartilhamento de boas práticas que auxiliem na mitigação dos desafios enfrentados pela inovação nas instituições públicas.

👉 O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFFS - NIT/AGIITEC/UFFS será representado pelo Secretário Especial do NIT/AGIITEC/UFFS, Profº Dr. Milton Kist e pelo Chefe do NIT/DEPI/AGIITEC/UFFS, Me. Ilson dos Santos presencialmente.

📌 Acontecerá no auditório Henrique Fontes. Sala 13, Bloco B - CCE na UFSC.


EVENTO REUNI CHALLENGE: "CONFIRMAE" FINALISTA REPRESENTANDO A UFFS

Publicado em: 20/09/2023

🗓️De 14 a 16 de agosto de 2023, no Orion Parque Tecnológico, em Lages/SC, foi realizado o evento REUNI Challenge, maior evento de inovação aberta envolvendo universidades do Brasil, onde as equipes se juntam para resolver problemas reais.

📌Este evento contou com a participação de 24 campi de diferentes universidades da região sul. Os 23 desafios (problemas) foram apresentados na noite de abertura na 4ª feira e cada equipe teve até o início da tarde de sábado para apresentar uma solução validada.

👉A UFFS foi representada pelo Professor Marcos Roberto dos Reis e membro do CAI/AGIITEC/UFFS, e mais oito alunos do campus Chapecó/UFFS. Resultando em uma equipe finalista, em 4º lugar ao final das defesas públicas das propostas de solução. "Confirmae" foi o nome da solução, voltada à redução da taxa de absenteísmo nas consultas e exames realizados pelo SUS.

🚀Os acadêmicos comentaram que foi um experiência muito gratificante, apesar de muita discussão, noites sem dormir, muito café e energético, e além de um frio de 2º C na manhã de sexta-feira. Contudo, desenvolveram um espírito de equipe e produziram um material bem embasado com informações colhidas através de entrevistas junto às Secretarias de Saúde dos municípios de Chapecó e Guatambu.

📢 Professor Marcos afirma que este tipo de evento apresenta aos alunos um conjunto de emoções e desafios que não encontra paralelo em sala de aula. E que todos deveriam, em algum momento da vida acadêmica, participar de eventos com essa pegada mais forte e competitiva.


ENCONTRO DA REDE CATARINENSE DE NITs

Publicado em: 12/09/2023

👉 Na última terça-feira, 05.09.23, ocorreu de forma online via Google Meet, o Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de Santa Catarina.

🚀 No encontro estavam presentes representantes de quinze NITs do estado e ainda um representante da FAPESC, o qual foi responsável pela elaboração do Edital de Chamada Pública de N° 27/2022, que tem como principal objetivo Promover o Apoio à Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica de Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica no Estado de Santa Catarina.

📢 Na reunião deliberou-se sobre os próximos passos da rede, dentre elas: a definição da troca de gestão da Rede NITs e a definição de uma data para realização de encontro presencial que será realizado ainda nesse ano de 2023, de forma a fortalecer cada vez mais a Rede de NITs aqui do estado de Santa Catarina.


AGIITEC PRESENTE NO STARTUP SUMMIT 2023.

Publicado em: 01/09/2023

🗓️De 23 a 25 de agosto de 2023, no Centrosul - Centro de Convenções de Florianópolis, foi realizado a Startup Summit, encontro entre Startups, investidores e grandes nomes do ecossistema de inovação e empreendedorismo. Evento organizado pelo SebraeStartups.

📌A AGIITEC foi representada pelo Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Ilson dos Santos, Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - DEPI/AGIITEC.

👉Nesses 3 dias de evento, a edição contou com mais de 200 palestrantes, sendo divididos em 9 palcos simultâneos. Além disso, o evento recebeu cerca de 10.000 participantes e mais de três mil empresas inovadoras, entre startups expositoras, palestrantes e investidores.

🚀Dentre as 200 palestras ministradas, um destaque especial para "Como ser um empreendedor campeão" do ator e empresário Felipe Titto. E "Unleash your primal brain: Demystifying how we think and why we act" do escritor Best Seller Tim Ash.

👉O Startup Summit vem se destacando como um dos maiores eventos do ecossistema de inovação e empreendedorismo da América Latina. O programa oferece visibilidade, networking, capacitação e oportunidades de captação de investimentos e desenvolvimento de negócios de sucesso.

📢 Ilson comenta da grandeza do evento organizado pelo Sebrae, a oportunidade ímpar de acesso aos diversos temas, em especial destaque para a Inteligência Artificial (IA), parcerias público e privado, marco das Startups e sem dúvida, muito networking. E, também, a necessidade de colocar esses eventos na agenda da AGIITEC/UFFS, e levar um grupo cada vez maior de pessoas nas próximas edições. 


Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da UFFS, Ilson dos Santos, visita o NITT da Unochapecó no Pollen Parque Científico e Tecnológico.

Publicado em: 28/07/2023

📍No dia 27.07.2023, o Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual, Msc. Ilson dos Santos, realizou uma visita no Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), para a retirada do exemplar do livro “A Fapesc e sua jornada de 25 anos: memórias, histórias e perspectivas dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado de Santa Catarina”, de Autoria de Cristiani Fontanela, Tuana Paula Lavall e Andréa de Almeida Leite Marocco.

🎯O livro aborda os aspectos do processo de desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado, identificando a origem e as principais memórias, contribuições, desafios e as perspectivas dessas estruturas, assim como o papel da Fapesc no seu surgimento e consolidação. Cada capítulo apresenta um NIT, e a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS é descrita no capítulo 4.

🤝🏻Ilson foi recepcionado pela Tuana Paula Lavall (uma das autoras do livro), pela equipe do NITT da Unochapecó e por Rodrigo Barrichelo, professor e diretor do Pollen Parque Científico e Tecnológico:

👉🏻Nessa visita, houve uma conversa com os membros do NITT da Unochapecó sobre a Rede Catarinense de NITs, pois é um assunto que também é abordado no livro, segundo as autoras: “Os encontros da Rede Catarinense de NITs, denominada Rede NITSC acontecem periodicamente desde 2019, e são destinados à discussão de temas de interesse dos NITs e à organização dos aspectos formais e operacionais da Rede. Entre as últimas ações, estão a concepção da identidade visual e a definição do modelo jurídico do grupo, para que os próximos passos sejam dados no sentido de sua formalização. A gestão da Rede NITSC é exercida pelas instituições que a compõem (REDE NITSC, 2019, [s.p.]).”.Diante disso, na conversa entre Ilson e os membros do NITT da Unochapecó, destacou-se a importância de dar andamento na sequência do plano de criação de Rede NITSC.

📚Para ter acesso ao livro na íntegra, clique no link: editoraargos.com.br/anexos/1768/64415/a-fapesc-e-sua-jornada-de-25-anos---ebook-portugue770s-pdf


PUBLICAÇÃO DO LIVRO: “A Fapesc e sua jornada de 25 anos: memórias, histórias e perspectivas dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado de Santa Catarina.”

Publicado em: 27/07/2023

🗓️ No mês de março foi publicado o livro “A Fapesc e sua jornada de 25 anos: memórias, histórias e perspectivas dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado de Santa Catarina”, de Autoria de Cristiani Fontanela, Tuana Paula Lavall e Andréa de Almeida Leite Marocco.

🎯O livro aborda os aspectos do processo de desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado, identificando a origem e as principais memórias, contribuições, desafios e as perspectivas dessas estruturas, assim como o papel da Fapesc no seu surgimento e consolidação. 


📍Para criação do capítulo 4, que descreve a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS, o Msc. Ilson dos Santos, Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual, concedeu uma entrevista às autoras Cristiani Fontanela e Tuana Paula Lavall.

📚O capítulo se inicia contextualizando a trajetória acerca da criação da UFFS e sobre os cursos atualmente ofertados. Diante do grande crescimento da universidade ao longo dos anos, desde a sua criação, ocorreu o Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023), que teve como um dos seus objetivos, promover o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnologia e inovação, destacando a importância do NIT. Dessa forma, as autoras abrem um item somente sobre a criação do NIT da UFFS, abordando as portarias, organogramas, portfólio, articulações externas e a proximidade entre a comunidade externa e o setor.

👉🏻Para mais detalhes sobre o conteúdo do livro, acesse: Argos - Editora da Unochapecó - (E-books Gratuitos) - A Fapesc e sua jornada de 25 anos: memórias, histórias e perspectivas dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado de Santa Catarina | Cristiani Fontanela, Tua (editoraargos.com.br)


PUBLICAÇÃO DO PEDIDO DE PATENTE: “Processo de produção de biodiesel empregando extrato a polpa e/ou da casca de semente de seringueira (Hevea brasiliensis) com efeito antioxidante"

Publicado em: 27/06/2023

🗓️ No dia 27/06/23, foi publicado na revista do INPI o pedido de patente intitulado “Processo de produção de biodiesel empregando extrato a polpa e/ou da casca de semente de seringueira (Hevea brasiliensis) com efeito antioxidante”, de cotitularidade da UFFS, UNICENTRO e Kaiser Agro Florest.

🎯O objetivo da presente invenção é a proteção do biodiesel contra o efeito de oxidação lipídica, o qual causa prejuízos aos consumidores do biocombustível e ao meio ambiente.

📍No entanto, vale ressaltar que o pedido de patente passará agora pela etapa de exame técnico, o qual aferirá as condições de patenteabilidade do pedido, emitindo ao fim o parecer se será ou não concedida a patente.

👏 Parabéns a todos os inventores!!


ESTÁ DISPONÍVEL NOVA FERRAMENTA PARA CONTATO COM O NIT/UFFS

Publicado em: 27/06/2023

👉 A partir de hoje você poderá acessar a nova Plataforma de Atendimentos de Chamados e Portal de Serviços do Núcleo de Inovação e Tecnologia da UFFS (NIT/UFFS), referente ao Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da AGIITEC-Agência de Internacionalização e Inovação tecnológica.

⚠️É necessário fazer login para realizar o chamado. Válido para todas as pessoas de qualquer campi da UFFS!

📍Os chamados responderão a diversas dúvidas, como:

  • Comunicação de uma invenção ou criação por servidores da UFFS;
  • Acordos de Parceria em P, D&I com a UFFS;
  • Busca de anterioridade...

ACESSE AQUI para entrar em contato conosco!


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA Sict 2023-2026

Publicado em: 27/06/2023

👉Encontra-se publicado o Planejamento Estratégico 2023-2026 desenhado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS.

📍Baseia-se em três eixos: Incluir, Transformar e Conectar.

  • No primeiro, destaca-se principalmente o trabalho com a educação básica, tão importante para o desenvolvimento social.
  • O desenvolvimento de políticas públicas em prol da saúde, em parceria com os setores acadêmico e empresarial, faz parte do eixo TransformarO desenvolvimento do setor de semicondutores, dentro da estratégia das áreas portadoras de futuro, também compõe o eixo.  
  • Por fim, o eixo Conectar preconiza estreitar relações com o setor público dos municípios, uma vez que a vida acontece, de fato, nas cidades. 

🎯O Planejamento Estratégico será norte para ações futuras, para trabalhar ao encontro das prioridades elencadas pela Sict.

ACESSE AQUI para visualizar detalhadamente os eixos.


PRIMEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA CONJUNTA CAI E CInt

Publicado em: 20/06/2023

🗓️No dia 25/05/2023, às 16h00, foi realizada a primeira reunião extraordinária conjunta do CAI- Comitê Assessor de Inovação da AGIITEC/UFFS e do CInt- Comitê Assessor de Internacionalização da AGIITEC/UFFS.

📍Teve como informe inicial as palestras e eventos a serem realizados envolvendo a Internacionalização e Inovação no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) que será realizado entre os dias 16 e 20 de outubro/2023. Em 2022 a AGIITEC oportunizou palestras de internacionalização e inovação no SEPE, e neste ano não será diferente.

🎯A pauta foi a aprovação da minuta do Regulamento da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC/UFFS), de acordo com a Resolução 101/CONSUNI/UFFS/2022 e Resolução 105/CONSUNI/2022, organizada pelo GRUPO DE TRABALHO (GT) – AGIITEC Portaria Nº 2421/GR/UFFS/2022 e Portaria Nº 2430/ GR/UFFS/2022.

👉Ao final da reunião o Sr. Ilson dos Santos, Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da AGIITEC, deixou uma observação de que não foi abordado de forma ampla, nesse regulamento, e em linhas gerais sobre as formas e modalidades de licenciamentos (com e sem exclusividade) e de transferência de tecnologias, e que futuramente cabe uma revisão do regulamento ou nova instrução normativa, orientando minimamente a matéria apresentada no novo marco legal de inovação, lei 10.973/2004 e regulamento 9283/2018.


EMPRESA ZAGONEL VISITA A REITORIA E CAMPUS CHAPECÓ/UFFS

Publicado em: 19/06/2023

🗓️No dia 06/06/2023, no período vespertino, a Empresa Zagonel veio até a UFFS para ter um diálogo com os professores e para conhecer a estrutura ampla dos laboratórios.

📍Roteiro da visitação:
1. Recepção no Laboratório de Inovação/AGIITEC - Bloco Biblioteca;
2. Espaço maker do Empreende UFFS e INNE (Prof. Julyane);
3. Laboratório do curso de computação - Bloco B (organizadores: Prof. Caimi e Prof. Pavan);
4. Laboratórios do curso de Engenharia Ambiental (organizadores: Prof. Adriana e Prof. Leandro).

🚀Foi delineado possíveis temas a serem realizados pesquisas em parceria:
● Curva IS;
● Reaproveitamento de materiais, como alumínios;
● Tratamento de efluentes;
● Futuros testes de durabilidade (por exemplo, interpretar a característica de montagem e materiais utilizados, e também LEDS).

👉O pesquisador da Empresa, Françoar Ricardi Valdameri, comentou sobre as diversidades de LEDS e seus usos, como na agricultura, refrigeração e saúde.

📢Vale destacar que no edital Nº 57/GR/UFFS/2020 de fluxo contínuo, regido pelos termos estabelecidos e de acordo com a Lei de Inovação nº 10.973/2004, serve para prospectar parcerias para o fomento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) aos programas institucionais de pesquisa, inovação e extensão tecnológica da UFFS. Tendo em vista o ecossistema de inovação e possíveis soluções aos gargalos tecnológicos, as entidades parceiras podem ser as instituições públicas ou privadas que desejem firmar acordo de parceria para o fomento em P,D&I com a UFFS.


AGIITEC PRESENTE NO EVENTO - REPENSANDO A INTERFACE: IA, empreendedorismo e inovação na formação superior

Publicado em: 13/06/2023

🗓️No dia 23/05, no período vespertino foi realizada roda de conversa com a AGIITEC, sobre as experiências exitosas na formação empreendedora.

📍A mesa de conversa foi transmitida on-line pelo canal Youtube Practice_UFFS e presidida pelo mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFSC), Sr. Ilson, Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - DEPI/AGIITEC. Estavam presentes membros do Health Lab Tech/UFFS e professores de diversos cursos do Campus Chapecó/UFFS.

🚀O foco da conversa foi apresentar a estrutura do Núcleo de Inovação Tecnológica- NIT da UFFS, e as oportunidades que o mesmo proporciona dentro da UFFS (ICT - Instituição de Ciência e Tecnologia).

👉Durante o diálogo, Ilson deixou explícito as legislações que abrangem a Propriedade Intelectual e oportunidades de empreendedorismo e inovação na formação superior.

👉No segundo momento, foi ressaltado os pedidos de patentes e patentes concedidas pelo INPI em todos os campi. Destacou que a publicação de artigos em periódicos e depósitos de patentes, pode ocorrer sim! Porém, na seguinte sequência: Pesquisa; Pedido de Patente e Publicações.

📢 Também, foi destacada o importante apoio que o NIT da UFFS vem recebendo da FAPESC, por meio de editais de fomento à criação da rede catarinense de NIT's.

 


Auxílio para viagem: IX ENPI – Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

Publicado em: 05/06/2023

👉Auxílio para viagem de capacitação de Propriedade Intelectual (PI), concedido para a servidora Scheyla Maria Cardinal, com o itinerário de Chapecó/SC a Santa Maria/RS. O evento ocorreu de forma híbrida, dos dias 26 a 28 de Abril de 2023.

💡Essa oportunidade da obtenção de um auxílio de viagem pode ser feita para servidores e acadêmicos, desde que estejam dentro das regras solicitadas pelo Programa de Estruturação da AGIITEC. Neste caso, o objetivo principal foi absorver mais conhecimento sobre propriedade intelectual, para posteriormente disseminar esse conhecimento dentro da AGIITEC/UFFS.

🎯O evento teve como público alvo toda a comunidade científica e tecnológica, envolvendo instituições públicas e privadas, além do setor empresarial.

🗓️ Tópicos do cronograma do curso:
- Quarta-feira, 26 de Abril de 2023 (online): Plenárias sobre Propriedade intelectual e transferência de tecnologia (PITT); Prospecção tecnológica (PT); e Gestão de inovação e empreendedorismo (GIE);
- Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 (presencial): Palestras sobre a propriedade intelectual na Pós-Graduação: formação e desafio; Ecossistema de inovação de lajeado e os resultados que estão alcançando; Papel estratégico, prognósticos e desafios da prática e ensino da gestão, inovação e empreendedorismo; e Lançamento da cartilha de propriedade intelectual para startups;
- Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 (híbrido): Minicursos: Empreendedorismo e inovação nos negócios de impacto (presencial) e Prospecção tecnológica de inovação frugal (híbrido). Palestras: Empreendedorismo e inovação da agricultura familiar: cases de sucesso; Gargalos e desafios da universidade comunitária na implantação de um parque tecnológico; Os ambientes de inovação e o desenvolvimento dos territórios.

💡Durante a palestra sobre "A Propriedade Intelectual na Pós-Graduação: formação e desafio", ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Winter (CAPES), foi destacada a importância da propriedade intelectual na avaliação dos cursos, desde o direito autoral dos artigos publicados até os produtos tecnológicos. A palestra pode ser assistida no link: ENPI 27/04/2023 ABERTURA - YouTube.

📢Durante o evento também ocorreu o lançamento da Cartilha de Propriedade Intelectual para Startups (Acesse a Cartilha). 

 


VISITA TÉCNICA: EMPRESA ZAGONEL

Publicado em: 30/05/2023

🗓️ No dia 18/05, foi realizada uma visita técnica na empresa Zagonel, em Pinhalzinho/SC.

📍Estavam presentes membros do NIT da AGIITEC e também alguns professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação da UFFS/Campus Chapecó.

🚀O foco da visita foi conhecer a estrutura e a linha de produtos da empresa.

👉Na visita foi dialogado sobre as demandas da empresa, a fim de alinhar possíveis parcerias entre Empresa e Universidade.


DEPÓSITO DE PATENTE: “COMPOSIÇÕES ALIMENTÍCIAS HIPOSSÓDICAS”

Publicado em: 18/05/2023

🗓️No dia 15/05/23, foi protocolado junto ao INPI o depósito de registro da patente intitulada “Composições Alimentícias Hipossódicas”, de titularidade da UFFS, sob registro de N° BR 10 2023 009314 0. O escopo da tecnologia refere-se a formulações indicadas para pacientes em diferentes estágios de desenvolvimento de doença renal crônica.

👉 A comunicação de invenção foi recebida no Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) no mês de março de 2022, a qual passou pelo Comitê Assessor de Inovação (CAI), para que fosse referendada a decisão de seguir com o pedido de patente.

💡 Parabéns às pesquisadoras: Profa. Dra. Fernanda Oliveira Lima e Profa. Dra. Jucieli Weber, e às egressas Thaiane da Silva Rios e Jessica Aparecida Saggiorato Chicoski, do curso de Nutrição do Campus de Realeza/PR.


EVENTO: Hope Hour Fortec

A importância da atuação das ICTs na Propriedade Intelectual

Publicado em: 11/05/2023

👉No dia 09/05, às 17 horas, foi realizado o Hope Hour Fortec, com o tema: "A importância da atuação das ICTs na Propriedade Intelectual". No evento discutiu-se sobre a Política de Propriedade Intelectual nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), e o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), responsável pela Política de Inovação, na Transferência de Tecnologia. Como representante da UFFS, teve a participação do chefe do Departamento de Propriedade Intelectual(DEPI/AGIITEC), Ms. Ilson dos Santos.

📢 Foi realizada uma palestra, ministrada pelo Conselheiro Consultivo do Fortec, Newton Frateschi, o qual abordou em sua fala os desafios da P&D, Licenciamento, Empreendedorismo e Inovação Aberta. Em sua fala, Newton destacou os seguintes itens:
A propriedade intelectual (PI) deve estar estruturada para os casos de licenciamento exclusivo bem estabelecido, atração de investimento (SPINOFFs) e parceria com outras ICT (Centros Tecnológicos) para alavancar TRL;
Para uma PI é essencial trabalhar em conjunto com às necessidades de um modelo de negócio estabelecido;
É fundamental criar espaços de incubação, aceleração e treinamento para suporte em PI e contato com investidores e agências de fomento.

🎯Nesse sentido, comenta Ms. Ilson, a importância de se ter clareza nas ICT’s quanto as fases iniciais do financiamento, tais como o suporte em PI e empreendedorismo; Incubadoras; Política de inovação atualizada; Investimento anjo e outros.

💡O evento propiciou debates após a palestra, que foram moderados por Gesil Amarante, presidente da FORTEC, e os participantes. Portanto, possibilitando uma troca de experiências e aprendizados sobre propriedade intelectual.


Auxílio para viagem: Workshop Regional para Países da América Latina sobre Negociação de Acordos de Colaboração para o Desenvolvimento Tecnológico no Setor Agropecuário

Publicado em: 19/04/2023

👉Auxílio para viagem de realização de capacitação OMPI, concedido para o servidor Fernando Zatt Schardosin, com o itinerário de Laranjeiras do Sul até Rio de Janeiro. O curso possui duas fases, sendo uma online de seis a nove de fevereiro de 2023, e a presencial nos dias vinte e oito de fevereiro a dois de março de 2023. Se trata de um Workshop Regional para Países da América Latina sobre Negociação de Acordos de Colaboração para o Desenvolvimento Tecnológico no Setor Agropecuário, organizado pela OMPI em cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o apoio do Governo do Japão.

🎯Foram apresentados as regras para concessão do auxílio, e dispostas Fernando aceitou-as e encaixou-se nos requisitos mínimos: Servidor público, com interesse a representar a UFFS e a AGIITEC em eventos sobre inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, sendo assim, obteve mais conhecimento para difundir dentro desses locais.

🗓️ Tópicos do cronograma do curso:
Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 (online): Mapeamento do conhecimento prévio dos participantes;
Terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 (online): Propriedade Intelectual, Comércio e Colaboração Tecnológica; Experiência do Japão com Colaboração Tecnológica no Setor Agrícola; Visão geral e resultados do curso: Estrutura OMTT: objetivos, modelos, termos e táticas; Revisão das Apostilas (Questionário de Objetivos);
Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 (online): Exercício em Pequeno Grupo: Combinando Objetivos com Modelos; A experiência brasileira e chilena no desenvolvimento de um profissional de gestão de tecnologia e modelos de contrato; Ferramentas de PI da OMPI e Comercialização;
Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023 (online): Cenário da PI na Agricultura: Quem é o dono do quê e onde?; Termos: Assunto, o “Quem e o “O quê?”; Termos: Propriedade de IP e Concessões de Licença, o “Quanto?”; Termos: Termos Financeiros;
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 (presencial): Sessão de Abertura da OMPI; A Experiência Japonesa no Setor Agrícola com Contratos de Transferência de Tecnologia; Guia de Licenciamento e Transferência de Tecnologia; Revisão do questionário: os resultados são devolvidos em particular aos participantes e o painel discute as respostas corretas; Preparação para Negociação, Pequenos Grupos – Identificar Termos e Preparar Term Sheet Interno;
Quarta-feira, 1º de março de 2023 (presencial): Preparação para Negociação (3), Ficha de Intenções Interna de Finalização; Início da Negociação (1); A negociação (2); A negociação (3);
Quinta-feira, 2 de março de 2023 (presencial): Apresentação dos Resultados da Negociação; Avaliação de PI no Contexto das Relações Contratuais Acadêmicas - Prática; Desafios à frente e próximos passos (Painel de Discussão); Avaliação e encerramento: Recolher recomendações, formulários de avaliação e sugestões de acréscimos ao glossário.

💡Essa oportunidade da obtenção de um auxílio de viagem pode ser feita para servidores, acadêmicos, desde que estejam dentro das regras solicitadas pelo Programa de Estruturação da AGIITEC. Neste caso, o objetivo principal foi absorver mais conhecimento sobre tecnologia no setor agropecuário, para posteriori disseminá-lo, e representar a AGIITEC/UFFS. Assim como possuir contato com pesquisadores e pessoas com cargo de liderança de diversos países, como EUA, Suíça e Chile.


RESULTADO FINAL DO EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA- EDITAL Nº 100/GR/UFFS/2023

Bolsista para atuar junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS

Publicado em: 27/03/2023

👉O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, e por intermédio da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), torna pública a divulgação do resultado final, de classificação e seleção, de acordo com EDITAL Nº 100/GR/UFFS/2023, de seleção de bolsista para atuar junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS, Departamento de Propriedade Intelectual DEPI/AGIITEC.

🔉Candidatos classificados:

  • 1º: Aline Perin Dresch;
  • 2º: Dilciomar Junior Baldin;
  • 3º: João Pedro Zarth Ferreira.

📌A bolsa de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora - SET - G., será fornecida com recursos do Edital de Chamada Pública Fapesc nº 27/2022, que tem por objetivo apoiar propostas de implementação, manutenção e consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das ICTI e da Rede Catarinense de NITs catarinense. E, respectivas atividades de inovação tecnológica, propriedade intelectual, gestão da política de inovação e acordos de parceria para P, d&I. 


SEGUNDA PATENTE DA UFFS DE BIODIESEL RECEBE SELO PATENTE VERDE

Invenção do processo de produção de biodiesel a partir do óleo da semente de seringueira Hevea Brasiliensis

Publicado em: 27/03/2023

🗓️ Após tramitação junto ao INPI, o pedido de Patente da UFFS, intitulado: Processo de produção de biodiesel a partir do óleo da semente de seringueira Hevea Brasiliensis. Foi deferido pelo programa Patente Verde do INPI, o trâmite prioritário de tecnologia verde, selo Patentes Verdes.

👉 A Patente Verde (PV) é um título expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a criações tecnológicas e inovações voltadas para soluções sustentáveis de problemas nas áreas de Energias alternativas, Transportes, Conservação, Gerenciamento de Resíduos e Agricultura sustentável.

📌 O Selo Verde é uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em realizar suas atividades com o menor impacto ambiental possível. 

✅ A patente é resultado de acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). A invenção foi depositada em cotitularidade entre a Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e Empresa Kaiser Agro Florest.

💡A invenção amplia o ecossistema de inovação e processos na área de biocombustíveis e energias renováveis, desenvolvidos a partir de demandas da indústria, resultando em benefícios a todos, principalmente no âmbito do meio ambiente com a sustentabilidade.


TOP 100 REVISTA NATURE 

Acordo de Parceria UFFS e Empresa Kaiser Agro resulta em artigo A1. Além de patentes é claro! 

Publicado em: 16/03/2023

👉 Pesquisadores da UFFS publicaram em 2022 com apoio do EDITAL 498/GR/UFFS/2021- AUXÍLIO FINANCEIRO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS, o artigo científico A1: “In vitro antioxidant extracts evaluation from the residue of the Hevea brasiliensis seed”, na renomada revista científica Scientific Reports do grupo Nature, e após um ano o mesmo teve o mérito de ser um dos 100 artigos de química mais baixados.

🔉 “Com o fomento disponibilizado pelo Edital 498, temos a satisfação de saber que a todo momento estão surgindo novos resultados promissos em inovação e publicação internacional”, destaca Ilson, chefe do NIT/AGIITEC.  

📌Os autores são: Giovanna Oleinik, Priscila Paola Dario, Katiane de Morais Gasperin, Dalila Moter Benvegnú, Fernanda Oliveira Lima, Letiére Cabreira Soares e André Lazarin Gallina. Essa publicação foi decorrente do resultado de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em parceria entre os pesquisadores da UFFS, Unicentro e Empresa Kaiser Agropecuária, acordo de parceria sob gestão do NIT-Núcleo de Inovação Tecnológica -  Agência de internacionalização e inovação tecnológica (AGIITEC/UFFS). 

✅ Assim como este, esperamos que muitos trabalhos de P, D&I ampliem o ecossistema de inovação dentro da UFFS.

🌐 Artigo científico: https://www.nature.com/articles/s41598-021-04017-w#Tab2 


DESAFIOS E OPORTUNIDADES, PARCERIA EMPRESA SAINT GERMAIN E UFFS

Publicado em: 06/03/2023

📍O Núcleo de Inovação Tecnológica(NIT) da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica-AGIITEC/UFFS, convida a todos para participar da live via youtube: Desafios e oportunidades, parceria empresa Saint Germain e UFFS.

🎯 A live tem como objetivo contar um pouco da história da formalização do Acordo de Parceria para P,D&I e desafios na condução do projeto nesse período (inclusive no contexto pandêmico - Covid-19). Buscando motivar outros pesquisadores e fomentar projetos na UFFS a seguir esse caminho de acordos de parceria e, dando visibilidade à instituição junto ao comunidade acadêmica e regional.

📍O evento contará com apoio da FAPESC.

📍O evento é gratuito e tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica e regional.

🗣️ PARTICIPANTES:
✔️Profª. Dr. Leoni Terezinha Zenevicz (UFFS)
✔️Prof. Dr. Leonardo Barbosa Leiria (UFFS)
✔️Empresária Talita Margonari Lazzuri (Florais de Saint Germain)
✔️Mediador: Me. Ilson dos Santos (NIT/AGIITEC/UFFS)

📆 A live ocorrerá no dia 30 de março de 2023.
⏰ Às 18h30.
🌐A Transmissão será realizada pelo canal do youtube AGIITEC-UFFS – link: https://www.youtube.com/watch?v=9Bq0Px_cM7g

📢📢 Aproveitamos esse momento para convidá-los a se inscreverem no canal do YouTube da AGIITEC, bem como curtirem e comentarem os vídeos disponíveis!

💡Juntos iremos potencializar o ecossistema de inovação da UFFS.

📧 Dúvidas podem ser tratadas pelo e-mail: coord.nits@uffs.edu.br


Apresentação de um Sistema de Chamados para gestão de demandas do NIT na reunião ordinária

Publicado em: 01/03/2023

👉 Na tarde da última quinta-feira, no dia 23/02/2023, durante a reunião ordinária foi apresentado pelo servidor Volnei Darino Pol, Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (UFSC), o Detalhamento dos Serviços no Âmbito no NIT aos membros do CAI, que serão otimizados com o uso do novo sistema de chamados.

🎯 Nesta pauta, foram apresentados os seguintes pontos:
● Serviços do NIT: Proteção de PI, gestão da política de inovação, gestão de negócio em PI, prospecção de PI e gestão de PI;
Competências e indicadores: Perante a Lei 10973, no Art. 16 esclarece as dez competências dos NIT's, que são exercidas através dos serviços.
Objetivos dos serviços: Se especificam para cada serviço. Por exemplo, na Prospecção de PI seria o atendimento, registros de estudo realizados, pedidos de estudos relativos a prospecção e inteligência competitiva, avaliação econômica dos inventos;
Tipos de demanda: Se distinguem conforme o pedido de serviço. No caso da proteção de PI, seria orientar pesquisadores, inventor, triagem inicial e tramitação do assunto;

ÂmbitoInicialmente os serviços envolverão mais um público interno, o acesso ao portal de chamados se dará pelos servidores internos e do NIT. Entretanto, com a procura de serviços para proteção de PI será disponibilizado um portal de serviços para o público externo.


💡Essa oportunidade da obtenção de um sistema de chamados e serviços para o NIT - UFFS, possibilitará que as demandas cheguem diretamente ao e-mail da AGIITEC, e conforme os pedidos de serviços e processos ocorrerá a geração estatística de cada ação demandada.


EDITAL Nº 141/GR/UFFS/2023: Alteração do Cronograma do Edital Nº 100/GR/UFFS/2023 de Seleção de bolsista para atuar junto ao núcleo de inovação tecnológica da UFFS

Publicado em: 28/02/2023

👉 Seleção de bolsista ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS, Departamento de Propriedade Intelectual-DEPI/AGIITEC com recursos do edital de chamada pública FAPESC nº 27/2022 - Programa de apoio à consolidação de núcleos de inovação tecnológica de instituições de pesquisa científica e tecnológica no estado de Santa Catarina - 2ª edição. 

📍 Objetivo: Selecionar bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora - SET - G; Apoiar propostas de implementação, manutenção e consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das ICTI e da Rede Catarinense de NITs catarinense, para atividades de pesquisa e macro ações que levem à realização, aprimoramento, desenvolvimento e difusão de boas práticas dos NITs.

🎯 Alguns dos critérios de seleção:
✔️
Experiência em atividades de iniciação tecnológica (projetos, bolsista, voluntário), peso 10;
✔️
Experiência em iniciativas juniores, incubadoras tecnológicas, startup, spin-off, peso 10;
✔️
Experiência de trabalho em empresa ou organização na área de propriedade intelectual e inovação, peso 10;
✔️
Possuir graduação na área ou com disciplinas que abordem o tema de propriedade intelectual e ou inovação, peso 20. [...]


⚠️ Atenção:

  • Prazo de inscrições: até 10/03/2023.
  • Carga horária: 30 horas semanais.
  • Área: Inovação e PI.
  • Remuneração: R$ 2.500,00.


👉 Confira o edital em:
https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/edital/gr/2023-0100


4º Edição: Mulheres na Ciência e Inovação - Selecionada: Kauane Andressa Flach - Selecionada como pesquisadora da UFSM e bolsista técnica da AGIITEC - DEPI (UFFS)

Programa de formação para pesquisadoras no Brasil

Publicado em: 25/01/2023

👉 O Programa “Mulheres na Ciência e Inovação” fornece mais conhecimento para a formação de pesquisadoras brasileiras que desejam inovar e empreender. Realizado pelo Museu do Amanhã e British Council, com o patrocínio da Shell.

🎯 O programa ocorreu de forma on-line, nos dias 03, 10, 17, 24 de setembro, e 01 de outubro de 2022. Fornecendo a certificação com a carga horário de 20 horas totais.  Neste período, a Kauana ainda atuava dentro do DEPI, atualmente se dedica ao doutorado em Engenharia Ambiental (UFSM).

📆 Programação:

  • Dia 01/09: Abertura com Bruna Baffa, Museu do Amanhã; Diana Daste, Conselho Britânico no Brasil e Maria Angert, Shell; Palestra Ciência e gênero com Helena Nader, Academia Brasileira de Ciências; Palestra Tecnologia, gênero e raça: oportunidades e desafios para séc. 21 com Silvana Bahia, Olabi;
  • Dia 07/09: Palestra O que é inovação e como é o seu ecossistema no Brasil com Sílvia Guterres, UFRGS; Palestra Legislação para a inovação no Brasil com Tatiana Campello, Demarest; Bate papo Conexões Academia x Empresa: o caso da Shell com Camila Farias, Shell;
  • Dia 17/09: Palestra A inovação pelo olhar de gênero com Alice Abreu, UFRJ; Palestra O mercado de trabalho pelo olhar de raça com Grazi Mendes, Consultora Global de Tecnologia;
  • Dia 24/09: Oficinas Modelos de negócios: teoria e prática e Modelo de negócios: empreendedorismo para
    pesquisadoras com Adriana Vale, Comarc Marketing Group e Leonardo José, CIEDS;
  • Dia 01/10: Oficinas O que é um pitch e como preparar o seu e Pitch na prática com Mônica Assis, ConverGente e
    Leonardo José, CIEDS.

📍 Parabenizamos por ser uma entre somente as 12 mulheres selecionadas de Santa Catarina. Viva a ciência, a pesquisa, a tecnologia e a inovação!


PRÊMIO CAROLINA BORI - Vencedora: Sara Luneburger - Pesquisadora do Acordo de Parceria de PD&I com a Kaiser Agropecuária LTDA 

Prêmio na área de ciências Exatas e da Terra

Publicado em: 24/01/2023

👉 O Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) às cientistas destacadas e às jovens pesquisadoras brasileiras com notório talento para uma carreira científica promissora. Atualmente, mesmo com todos os avanços que temos assistido em todo o planeta, as mulheres, que representam um pouco mais de 50% da população mundial, são apenas 30% dos cientistas

🎯 O projeto vencedor é o Produção de biodiesel a partir da semente de seringueira. Projeto que teve como orientadores: André Lazarin Gallina e Letiére Cabreira Soares, em conjunto com a parceria da empresa agropecuária Kaiser Agro. 

📍 Parabenizamos e desejamos muitos prêmios futuros! Viva a ciência, a pesquisa, a tecnologia e a inovação!


INPI e Finep firmam Acordo de Cooperação 

Acordo possui foco na comercialização de ativos de PI

Publicado em: 13/12/2022

👉 O fomento à comercialização de ativos de Propriedade Industrial (PI) é um dos eixos principais do acordo de cooperação assinado nesta sexta-feira, dia 11 de novembro de 2022, pelo presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, e pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Waldemar Barroso Magno Neto. A cerimônia, realizada na sede da Finep, no Rio de Janeiro, contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, que destacou a importância do INPI para o estímulo à inovação no Brasil.

🎯  Neste acordo, foram salientadas as ações:

  • Em junho, a Finep lançou uma chamada pública de fluxo contínuo para comercialização de ativos de PI, com um total de R$ 75 milhões em recursos. Para prover apoio financeiro para empresas testarem a viabilidade de produtos, processos e serviços inovadores baseados em PI;
  • Inserção do INPI nos programas de financiamento da Finep;
  • Oferta de mentorias às empresas e ICTs apoiadas pela Financiadora;
  • Utilização pela Finep e seus parceiros dos cursos oferecidos pelo INPI e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI);
  • Disponibilização de informações oriundas da Base de Dados Estatísticos sobre Propriedade Industrial (BADEPI), do Instituto.  

📍 O presidente da Finep mencionou o avanço do Brasil no Índice Global de Inovação e destacou a relevância de gerar produtos e serviços para a sociedade a partir das patentes. Com este foco, um dos objetivos centrais é internalizar a cultura de PI na instituição.


Apresentação Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) em Colegiado do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis

Publicado em: 28/11/2022

👉Representantes do NIT da UFFS, Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), participaram de forma on-line da sessão do colegiado de Mestrado em Ambiente e Tecnologias sustentáveis, no dia 28/11/2022, às 9h.

🎯 Nesta pauta, foram apresentados os seguintes pontos:
● Principais competências da AGIITEC e do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica);
● O que são acordos de parceria, e como consegui-los, foi divulgado o edital onde consta este passo;
● Como realizar um comunicado de invenção;
● Requisitos para patenteabilidade;
● Busca de Anterioridade;
● Mostra do novo laboratório de inovação e minuta da gestão de seu uso.

📢 Agradecemos a oportunidade! AGIITEC-DEPI, trabalhando na disseminação da cultura de inovação e Propriedade Intelectual junto a comunidade acadêmica da UFFS. Para mais informações, entre em contato conosco!


FRINAPE 2022 - Erechim: Propriedade Intelectual e as possibilidades de parceria

Publicado em: 16/11/2022

👉A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participa da maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai gaúcho: A FRINAPE 2022 ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro, em Erechim.

🎯 A equipe do Departamento de Propriedade Intelectual participou na última segunda-feira, dia 14/11, de uma roda de conversa no estande da UFFS no Salão da Inovação, que debateu a Propriedade Intelectual e as possibilidades de parcerias. Como convidado especial, tivemos o Gestor de Projetos da Indústria do Sebrae - Gladistom Deliberali.

Você pode conferir essa conversa na íntegra aqui, na página da TV FRONTEIRA.

O restante da programação da UFFS na feira pode ser conferida aqui.

 


INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL NA IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA CANTU

Publicado em: 24/10/2022
👉 A IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS é uma atividade direcionada para estudantes, docentes e técnicos vinculados a Instituições de Ensino Fundamental (anos finais), Médio e Superior e técnicos e profissionais vinculados a empresas, localizadas na Cantuquiriguaçu e região do campus Larajeiras do Sul no estado do Paraná.
🎯 Uma excelente oportunidade para inovação, também, a feira tem estreita relação com a disseminação da  cultura de inovação e propriedade intelectual na UFFS e comunidade de abrangência do campus, sendo de grande interesse para a comunidade universitária e regional.
📆 Com extensa programação, a feira aconteceu no dia 20 de outubro de 2022 das 08 as 18 horas. Além de completa programação em ciência, contou na programação a  palestra com tema “Cultura de inovação e propriedade intelectual na UFFS”, e  também, no dia 21.10.2022 na parte da manhã, o assunto foi aberto para docentes e técnicos do campus, ampliando o diálogo a respeito da inovação e empreendedorismo abordados durante o evento, comenta Me. Ilson, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica(NIT) da AGIITEC.


CERIMÔNIA DE ABERTURA DO XI SEPE E DA I MOSTRA DA UFFS

Publicado em: 18/10/2022

📆 No dia 17/10 ocorreu a cerimônia de abertura do XI SEPE: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e da I Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (I Mostra UFFS). A transmissão ocorreu pelo Youtube no canal da PROPEPG e pode ser acessada pelo link abaixo. A AGIITEC foi representada pela Profª Drª Adriana Dervanoski e pelo Me. Ilson dos Santos do Departamento de Propriedade Intelectual, os quais participaram da mesa virtual de abertura do evento.

👉 Assim como a cerimônia, ocorreu a apresentação do Prof. Dr. Douglas Alves dos Santos, pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sobre o tema "Conceitos de Propriedade Intelectual para a Universidade: Suas Aplicações e sua Importância na Proteção do Conhecimento no Ambiente Acadêmico". Exposições como essa fortalecem a temática da inovação e da tecnologia, bem como a disseminação da propriedade intelectual na UFFS.

📢 Agradecemos a oportunidade e esperamos ver esse tema sendo conhecido e compartilhado cada vez mais! Para ter acesso a cerimônia de abertura acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=f9XqK2U2cIw e não deixe de conferir a programação do XI SEPE e da I Mostra UFFS.


EVENTO CONJUNTO: XVI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC, VI CONGRESSO INTERNACIONAL PROFNIT E XII PROSPECT&I

Publicado em: 10/10/2022
📆 Sob a organização da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC e  seu Programa de Pós graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação (ProfNIT), ocorreu o evento conjunto: XVI Encontro Anual do FORTEC, VI Congresso Internacional Profnit e XII ProspeCT&I, com o tema: Construindo Independência com Ciência, Tecnologia e Inovação, na cidade de Maceió, Alagoas.
📌O Encontro teve como objetivo fortalecer ainda mais as interfaces do Sistema Brasileiro de Inovação, com uma programação repleta de conteúdo e interação que ocorreu entre os dias 03 e 08 de outubro de 2022, com atividades no modelo híbrido, online e presencial. Com apoio da FAPESC e da AGIITEC/UFFS, o servidor e mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Ilson dos Santos, participou desse importante evento para o ecossistema de inovação.
👉 A programação completa está no site do evento, https://fortecprofnit2022.com/apresentacao/ que entre outras atividades, teve debates e reflexões voltadas à inovação, empreendedorismo científico e tecnológico, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, prospecção, gestão e políticas públicas para CT&I, dentre outros; capacitações; sessões de apresentação de cases de sucesso e insucesso na resolução de problemas (Conte-me algo que não sei);  sessões de apresentação de demandas e oferta de tecnologias, tanto advindas das ICTs quanto advindas de empresas e outros atores do ecossistema de inovação (Pitch invertido);  sessões de Matchmaking, espaço de encontro de oferta e demanda entre os atores do ecossistema de inovação;  Networking.
✅ Em relação ao tema desse ano “Construindo Independência com Ciência, Tecnologia e Inovação”, nas palavras do Presidente FORTEC 2021-2022, Professor Gesil Sampaio Amarante Segundo: O FORTEC e o PROFNIT por meio de ações e capacitações são protagonistas desta jornada. Participar dos NITs e Ambientes de Inovação é, implicitamente, participar dessa construção sustentável e independente de futuro.


 

 


LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO: ATUALIZAÇÕES

Publicado em: 09/10/2022

📢 O Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/AGIITEC) vem recebendo, desde a última semana de setembro, diferentes tecnologias para compor o Laboratório de Inovação da AGIITEC, localizado no bloco da biblioteca, campus Chapecó. 

O Laboratório atenderá a comunidade acadêmica da UFFS e diponibilizará equipamentos como: impressora 3D, máquina de corte à laser, óculos de realidade virtual, scanners, entre outros.

🎯 A expectativa é de que até o fim do ano o Laboratório de Inovação já esteja disponível para uso.  Somado a isso, o NIT irá providenciar diferentes cursos de operacionalização dessas tecnologias em breve.

👉 Estamos ansiosos para vê-lo em ação e esperamos vocês para desfrutarem de mais uma conquista no cenário da inovação e da tecnologia na UFFS!

 

 


INPI DEFERE O PRIMEIRO PEDIDO DE REGISTRO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR DA UFFS

 Publicado em: 20/09/2022
📆 No dia 20 de setembro de 2022, a UFFS teve seu primeiro pedido de Registro de Programa de Computador (RPC), deferido junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Sendo que toda a tramitação e encaminhamentos foram realizados pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/AGIITEC) da UFFS.
 O processo teve início pela procura da pesquisadora idealizadora do projeto ao NIT. Seguiu com uma assessoria individual para compreender seu produto e a melhor forma de protegê-lo. Na sequência, a Universidade proporcionou a hospedagem do programa no Data Center da UFFS e deu inicio a tramitação junto ao INPI.
👉 O Programa de Computador “EstimuGAME”, é um software que nasceu de uma pesquisa, visando à reflexão em busca de metodologias que favorecessem a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens que apresentam distúrbios de leitura definidos como dislexia, nas palavras da autora do programa, Profª Jeize de Fátima Batista.
O programa já está sendo utilizada em escolas de Cerro Largo- RS e tem trazido ótimos resultados para os usuários. A tecnologia consiste em jogos voltados para aumentar a consciência fonêmica dos participantes, a partir de atividades de identificação e reconhecimento de letras, sílabas, palavras, frases, parágrafos, rimas e sons, explica ainda a autora.
📌 A titularidade da tecnologia em nome da UFFS, trás consigo benefício e possibilidades de transferência tecnológica via licenciamentos, doação ou cedência. Importante destacar que o  registro de programa de computador é válido por 50 anos a partir da sua criação ou de 1º de janeiro do ano seguinte à sua publicação. O registro tem validade no Brasil e em outros 176 países que assinaram a Convenção de Berna (1886), comenta Ilson dos Santos, Chefe do DEPI/AGIITEC.
✅ A UFFS conquistou seu primeiro registro de programa de computador, adicionando em seu portfólio mais uma  forma de proteção da Propriedade Intelectual. A AGIITEC fica muito feliz com mais uma conquista e parabeniza a Profª Jeize de Fátima Batista pelo trabalho de excelência!


TCU: REUNIÃO DE FINALIZAÇÃO DA AUDITORIA NAS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES

Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica representa a Universidade Federal da Fronteira Sul  

📆 Na tarde da última quarta-feira, 14 de setembro de 2022, aconteceu remotamente via Plataforma Teams a reunião de finalização da Auditoria nas Políticas de Inovação implementadas pelas Universidades a partir do novo MLCTI presidida pela Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto, 4ª Diretoria Técnica – Educação Superior/Universidades.

📍 OBJETIVO: feedback dos trabalhos realizados nas 69 Universidades federais referente ao Processo TC 014.856/2021-2, Acórdão 1832/2022-Plenário, bem como esclarecimentos sobre a decisão do TCU e próximos passos;

🎯 Avaliar e identificar oportunidades para melhoria do desempenho e efetividade das ICT’s quanto ao Novo Marco Legal de Inovação, segundo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual, Ilson dos Santos está sendo o grande objetivo do TCU nessa auditoria. Dessa forma, reuniões como essas são muito importantes para atualizações e a maior inserção da universidade no cenário nacional de tecnologia e inovação.


REUNIÃO DA CGU REFERENTE A DEVOLUTIVA DA AUDITORIA REALIZADA

Universidade Federal da Fronteira Sul marca presença através da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica

📆 Na tarde da última sexta-feira, 12 de agosto de 2022, aconteceu por meio de videoconferência, via Plataforma Teams a reunião presidida pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

📍 OBJETIVO: apresentar os resultados da auditoria "Economia da Inovação nas IFES", realizado com 69 IFES, resultante de amplo levantamento de informações sobre o tema junto às universidades e outros atores do ecossistema de inovação nacional.

📢 Na oportunidade esteve presente o Secretário Federal de Controle Interno, Sr. Antônio Carlos Bezerra Leonel.

🎯 A Universidade Federal da Fronteira Sul marcou presença através da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), com a Secretária Geral da AGIITEC Adriana Dervanoski, o Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) Ilson dos Santos, a Servidora do DEPI Scheyla Maria Cardinal e as bolsistas do DEPI Kauane Andressa Flach e Júlia Leão Batista Simões.

 

 


CONSULTA PÚBLICA

POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PNCTI e o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação -SNCTI

🎯 Está sendo realizada consulta pública sobre a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – PNCTI e o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – SNCTI que está sendo realizada com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE.

📍 OBJETIVO: O objetivo da consulta é promover um canal de interação entre o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e os cidadãos, a fim de permitir a participação da sociedade na gestão pública.

📆  Disponível até: 09 de outubro de 2022.

⚠️ Link para acessar o formulário: https://isurvey.cgee.org.br/pncti

📍 O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) é o relator dos trabalhos do conselho e o responsável pela disponibilização da plataforma de consulta pública.


POLÍTICA DE INOVAÇÃO DA UFFS É APROVADA

CONSUNI DA UFFS REALIZOU A APROVAÇÃO

📆 Foi aprovado  em 29 de junho pelo Conselho Universitário da universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Política de Inovação que tem por objetivo regulamentar a Inovação na UFFS.

📍 A política visa em linhas gerais o fortalecimento e valorização da inovação no âmbito da UFFS. 

📍 A política pode ser acessada em: RESOLUÇÃO Nº 101/CONSUNI/UFFS/2022

📍 Confira a matéria completa na página da UFFS: https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria


SEBRAE REALIZA 1 ° WORKSHOP: PLANEJAMENTO DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

AGIITEC PARTICIPAR ATRAVÉS DE MEMBROS DO CMCTI

📆Na última quinta-feira, 30 de junho de 2022, ocorreu o 1° Workshop realizado pelo SEBRAE/SC, tendo como tema principal o Planejamento de Ecossistemas de Inovação de Santa Catarina. Esse workshop marcou uma etapa do projeto de Mapeamento do ecossistema local de inovação idealizado pelo SEBRAE/SC em parceria com Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Chapecó- SC.

🚀A Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou do workshop, através da servidora Adriana Dervanoski membra titular do  CMCTI de Chapecó- SC, bem como pelo servidor Ilson dos Santos membro suplente do conselho.

📍 O OBJETIVO do workshop foi a construção de uma rota para o futuro alicerçado na tecnologia e inovação. Além desse, mais três workshops estão sendo programados, sendo que ao final o SEBRAR/SC entregará o plano de ação do ecossistema, do plano de ação setorial e feita a definição dos projetos estruturantes. 

 


ACORDO DE PARCERIA PARA P,D&I APLICADO A PROBLEMAS DO MERCADO E SEUS RESULTADOS

📆Na última terça-feira, 28 de junho de 2022, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) promoveram uma  Live que tratou de Acordo de Parceria para P,D&I aplicado a problemas do mercado e seus resultados 

📍 A Live teve sua moderação realizada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da AGIITEC: Me. Ilson dos Santos.

🎤🎤 Essa iniciativa da AGIITEC em parceria com o UNICENTRO, trouxe os pesquisadores: professor Dr. André Lazarin Gallina (UNICENTRO), professor Dr. Letiére Cabreira Soares (UFFS), professora Dra. Dalila Moter Benvegnú (UFFS), além da Sra. Cláudia Crisostimo (NOVATEC- UNICENTRO) para discutirem sobre as pesquisas executadas, seus resultados e as parcerias fechadas.

🚀🚀 Houve uma ótima interação entre o público que estava acompanhando a Live e os palestrantes, sendo que as dúvidas foram encaminhadas pelo chat e ao final das falas, aconteceu bate-papo para os pesquisadores interagirem com o público. 

🌐 A Live está disponibilizada na plataforma do YouTube da AGIITEC, podendo ser assistida  em qualquer momento e de qualquer lugar. É só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=5tDQ7pKoy8I

📢📢 Aproveitamos esse momento para convidá-los a se inscreverem no canal do YouTube da AGIITEC, bem como curtirem e comentarem os vídeos disponíveis!

💡Juntos iremos potencializar o  ecossistema de inovação da UFFS. 


 EDITAL FINEP/MCTI EM FLUXO CONTÍNUO 

AGIITEC conta com apoio do Comitê Assessor de Inovação (CAI) para mapear, divulgar e fomentar o ecossistema de inovação através desse edital

 📆 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) tornam público o edital de fluxo contínuo, ou seja, estará sempre aberto a propostas e funcionará da seguinte forma: a empresa interessada identifica, em uma universidade ou institutos de pesquisa, a patente tecnológica ou outro ativo de PI de que necessita e que deseja testar e encaminha a proposta à Finep/MCTI

💰 RECURSO FINANCEIRO: A chamada vai destinar R$ 75 milhões, em recursos de Subvenção Econômica, para empresas que se interessem por patentes de inovações tecnológicas, entre outros ativos de PI, e desejem testar sua eficácia.

  • O financiamento por proposta vai de um mínimo de R$ 1,5 milhão a R$ 5 milhões.

⚠️ A empresa interessada identifica, em uma universidade ou institutos de pesquisa, a patente tecnológica ou outro ativo de PI de que necessita e que deseja testar e encaminha a proposta à Finep/MCTI, nos termos do Edital.

✍️ EDITAL pode ser acessado em: http://www.finep.gov.br


COMITÊ ASSESSOR  DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO  DA AGIITEC

Encontros mensais do CAIE são realizados para tratar dos assuntos envoltos ao ecossistema de inovação e empreendedorismo da UFFS

📆 Aconteceu na última quinta-feira, 23 de junho de 2022, a 5ª Reunião Ordinária do Comitê Assessor de Inovação e Empreendedorismo (CAIE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Essas reuniões são presididas pela Secretária Especial da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) Adriana Dervanoski, assessorada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) Ilson dos Santos

🎯 O CAIE criado por meio da portaria 2073/GR/UFFS/2022, é formado por 20 membros, nomeados via portaria, sendo professores e técnicos administrativos, com representantes de todos os campi da UFFS. Segundo Ilson dos Santos, "o Comitê atua na articulação das demandas oriundas da comunidade acadêmica e demais instituições que objetivam o fomento, o fortalecimento e gestão da política de Inovação da UFFS, a Transferência de Tecnologia e do Empreendedorismo nos variados espaços institucionais e em parcerias com empresas e instituições externas a UFFS".

🎯 Nesse sentido, mensalmente são realizadas reuniões, em que temas envolvendo o ecossistema da inovação  e empreendedorismo estão em pauta. São competências do Comitê, entre outras:

I - promover o fortalecimento de parcerias interinstitucionais devidamente institucionalizadas, que sejam relevantes para a missão institucional da UFFS;
II - fomentar ações e iniciativas com vistas a capacitação da comunidade universitária e regional, para o fortalecimento do ecossistema de inovação tecnológica, valorização da propriedade intelectual e empreendedorismo na UFFS;
III - auxiliar na simplificação e organização de fluxos para o estabelecimento de parcerias que envolvam projetos de inovação, transferência tecnológica;
IV - fomentar parcerias junto ao ecossistema de inovação, desenvolvimento de empreendimentos promotores de desenvolvimento econômico ou social;
V - propor atualizações da Política de Inovação da UFFS;
VI - deliberar sobre o interesse institucional quanto a comunicação de Invenção/Criação e pedido de proteção a Propriedade Intelectual ou equivalente;
VII - fomentar o fortalecimento e implementação da política de Inovação da UFFS e a Transferência de Tecnologia;
VIII - fomentar parcerias interinstitucionais e a cultura do empreendedorismo na UFFS;
IX - aprovar seu regimento interno e suas alterações.

👉 A Portaria que designa os membros do CAIE pode ser acessada em: PORTARIA Nº 2223/GR/UFFS/2022


ACORDO DE PARCERIA PARA P,D&I APLICADO A PROBLEMAS DO MERCADO E SEUS RESULTADOS

📍  A Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) convida toda a comunidade para participar do Webinário:  Acordo de Parceria para P,D&I aplicado a problemas do mercado e seus resultados 

🎯 O evento tem como objetivo fortalecer espaços de diálogo, promoção de conhecimento e disseminar a cultura de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). 

📍 O evento é gratuito e tem como público- alvo a comunidade acadêmica em geral: servidores, estudantes e terceirizados e a comunidade regional. 

📍 PALESTRANTES
  • Professor Dr. André Lazarin Gallina (UNICENTRO)
  • Sra. Cláudia Crisostimo (NOVATEC- UNICENTRO)
  • Professor Dr. Letiére Cabreira Soares (UFFS)
  • Professora Dra. Dalila Moter Benvegnú (UFFS)
📆  O evento ocorrerá no dia 28 de junho de 2022
⏰ Às 15h00
✍️ Não é necessária inscrição prévia

🎯 A Transmissão será realizada pelo canal do youtube AGIITEC-UFFS – link https://www.youtube.com/watch?v=5tDQ7pKoy8I 

 📧 Dúvidas podem ser tratadas pelo e-mail: coord.nits@uffs.edu.br


4ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROCESSOS INOVATIVOS NA AMAZÔNIA É REALIZADO COM SUCESSO

Universidade Federal da Fronteira Sul membro do FORTEC marcou presença

📆Aconteceu nos dias 14 e 15 de junho de 2022 a 4ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROCESSOS INOVATIVOS NA AMAZÔNIA, promovido pelo AMOCI INPA.

📌Representante do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) marcou presença nos dois dias. O evento promoveu discussões relevantes em prol do ecossistema de inovação da região Norte e do país, assim como capacitou alunos e profissionais das áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

🎤🎤As palestras contaram com profissionais internacionais e representantes de instituições renomadas, muito gabaritados na área e que reforçaram o compromisso de disseminar a cultura de inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo em todo Brasil. 

🚀 O evento se traduziu em um importante momento pois criou um ambiente de interação aos participantes do evento, fortalecendo a conexão entre os diversos atores do Sistema Nacional de Inovação, além do que, trouxe as boas práticas desenvolvidas em diversas instituições e empresas não só do Brasil, mas do mundo para fortalecer a inovação no país.


26 DE ABRIL DE 2022 - DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL 

Propriedade Intelectual (PI) e Juventude: inovar por um futuro melhor

🚀 Este ano, o tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022 tem como foco a PI e os jovens que criam inovações por um futuro melhor.

🌏 Em todo o planeta, há jovens que encaram os desafios da inovação, fazendo uso de sua energia, engenhosidade, curiosidade e criatividade para construir um caminho rumo a um futuro melhor.

💡 Os jovens inventores, criadores e empreendedores podem usar a PI para alcançar suas metas, gerar renda, criar empregos, enfrentar desafios locais e mundiais e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades e de seus países.

 


PROGRAMA DE APOIO À IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NITs) 

Reunião de trabalho para avaliação dos resultados da chamada publica nº 14/2019-FAPESC

📆 Ocorreu na última terça-feira, dia 19 de abril de 2022, a convite da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) sediada no Prédio CELTA, Parque Tecnológico ALFA, em Florianópolis, a Reunião de Avaliação dos Resultados da Chamada Pública nº 14/2019Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

📢Foram recepcionados pelo presidente da instituição, Sr. Fábio Zabot Holthausen, nessa oportunidade, dez Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do estado.

 📌 O coordenador da proposta encaminhada à chamada 14/2019, referente ao NIT da UFFS, Sr. Ilson dos Santos, atual chefe do Departamento de Propriedade Intelectual(DEPI-AGIITEC), representou a UFFS na reunião e apresentou o tema “NIT da UFFS, os desafios e oportunidades da inovação – em uma ICT jovem”.

👉Além disso, foi possível a realização de uma visita técnica à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que constitui a Rede de Inovação Florianópolis, sendo composta por quatro centros de inovação que foram credenciados à Rede com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município de Florianópolis.


 EXPOFEMI 2022 - XANXERÊ/SC

Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó marcará presença

🌽 A Festa Estadual do Milho - FEMI  que ocorrerá entre os dias 30 de abril e 08 de maio de 2022 é uma  feira estadual tradicional na região de Xanxerê/SC e em 2022 surge com mais uma proposta: a de ser a feira da inovação.

📍 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi convidada para participar da Expofemi, no espaço de inovação. Na ocasião, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), estará expondo junto ao stand da UFFS, mostrando para a comunidade protótipos e tecnologias desenvolvidas dentro da Instituição em matéria de inovação.

🎥 O vídeo de divulgação da feira pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=1JZu_384RyE


PRIMEIRO INOVA EXPERIENCE ERECHIM

📢 Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, por meio da Incubadora Tecnológica e da Coordenadoria de Empreendedorismo Jovem, o Primeiro Inova Experience Erechim ocorrido entre os dias 06 e 07 de abril.

📆No primeiro dia decorreu algumas palestras e painéis que articularam a criatividade e a inovação, empreendimentos tecnológicos, busca de novos conhecimentos.

📆No segundo dia de evento, foi realizado o “Desafio Tecnológico 12 horas”, realizado pelo Sebrae. Quatro equipes apresentaram seus planos de negócios, sendo que os mesmos eram baseados na Agenda 2030 – 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e a vencedora foi a equipe chamada AgroBio, na temática da biotecnologia aplicada ao setor agrícola.

💰Os participantes foram acompanhados pelos mentores durante as 12h em que estiveram modelando a ideia e desenvolvendo o plano de negócio. Ao final, ocorreram as apresentações dos pitches e avaliação por parte da banca, com duração de aproximadamente 1h. Às equipes, foram oferecidas premiações em forma de horas de assessoria, utilização de nuvem para processamento e armazenamento, além de troféus e medalhas.

📌A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve representada pelo membro do Comitê Assessor de Inovação e Empreendedorismo (CAIE) da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), Jose Mario Vicensi Grzybowski, representante do campus Erechim, como banca do Desafio Tecnológico 12 horas. Além disso, marcou presença também, Adriana Dervanoski – Secretária Especial da AGIITEC que destacou “a oportunidade que esse evento trás para a disseminação da cultura de inovação, atuando sobre a tríplice hélice da inovação e inserindo as incubadoras tecnológicas no cenário regional”.

Equipe vencedora e diretores da Incubadora durante o discurso do Vice-prefeito. Fonte: Jose Mario Vicensi Grzybowski (2022). 

Palestra de Fabrício de Oliveira, diretor da Incubadora Tecnológica de Erechim. Fonte: Jose Mario Vicensi Grzybowski (2022).

EDITAL FAPERGS 01/2022

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO – PROBIC/PROBITI

📢 A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FAPERGS, torna público o presente edital aos interessados em participar do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO – PROBIC/PROBITI, destinado a estudantes de graduação, por meio da concessão de bolsas, em consonância aos requisitos e condições fixados no edital.

📌OBJETIVOS DO EDITAL

  • Promover, desde a graduação, o interesse pela pesquisa científica, pelo desenvolvimento tecnológico e a inovação e a complementação da formação acadêmica.
  • Estimular pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio Grande do Sul a promoverem:
    • a) o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação e;
    • b) a formação de profissionais altamente qualificados.
  • Estimular a criação e promover o fortalecimento de programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

💰 O valor total do  edital é de R$ R$ 9.600.000,00

  • Totalizando 1.600 bolsas no valor de R$ 500,00 mensais.
  • A duração máxima da bolsa será de até 12 meses e mínima de 30 dias.

📆 Submissão de propostas até 23 de maio de 2022.

👉 As propostas devem ser submetidas no SigFapergs disponível no endereço eletrônico https://sig.fapergs.rs.gov.br/.

🌐 Confira o edital completo em:  https://fapergs.rs.gov.br


INPI DEFERE O PEDIDO DE CESSÃO DA MARCA "UFFS" PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

📆 No último dia 08 de fevereiro de 2022, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  recebeu a comunicação do deferimento do pedido de cessão e direitos sobre a marca “UFFS” junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), publicado na Revista da Propriedade Industrial nº 2666 de 08 de fevereiro de 2022.

📌 O INPI é o órgão do governo responsável pelo registro de marcas e depósito de patentes no Brasil. O registro da marca garante e formaliza a proteção e propriedade sobre uma marca (símbolo ou nome), de acordo com Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996.

🎤 Segundo Sr. Ilson dos Santos, responsável pelo Departamento de Propriedade Intelectual da AGIITEC, a UFFS, foi criada no ano de 2009 e o pedido de registro da marca da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi realizado pela coirmã Universidade Federal de Santa Catarina em função de que a UFFS, à época, não tinha a possibilidade de solicitar tal registro junto ao órgão competente (INPI). Neste momento, uma vez que UFFS já é uma instituição consolidada e possui um órgão competente (AGIITEC) para gerenciamento de propriedade intelectual, fez-se necessária a cessão da marca pela UFSC.

📌Tendo em vista a manifestação da CEDENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC, em ceder à CESSIONÁRIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-UFFS, todos os direitos da propriedade intelectual da marca “UFFS”, cujo número de processo é 901777684, concedida na Revista de Propriedade Intelectual (RPI) nº 2183, de 06 de novembro de 2012, a título gratuito, sem qualquer restrição quanto à forma, tempo ou lugar, conforme as razões expostas no processo número 23080.051869/2020-27.

✅Continuamos nossos trabalhos com o propósito de proporcionar mais ativos intangíveis para UFFS, tornando cada vez mais uma Universidade de ponta e grandiosa.


PROPRIEDADE INTELECTUAL E A PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA REVISTA SCIENTIFIC REPORTS DO GRUPO NATURE 

👉Começando 2022 com muita notícia boa! Pesquisadores da UFFS publicam artigo científico em periódico de altíssima qualidade! Confere aí !!                                                                                                                                           

📆 Foi publicado no dia 10 de janeiro de 2022 um estudo intitulado “In vitro antioxidant extracts evaluation from the residue of the Hevea brasiliensis seed” na renomada revista científica Scientific Reports do grupo Nature, tendo como autores Giovanna Oleinik, Priscila Paola Dario, Katiane de Morais Gasperin, Dalila Moter Benvegnú, Fernanda Oliveira Lima, Letiére Cabreira Soares e André Lazarin Gallina. Essa publicação é decorrente do resultado de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em parceria entre os pesquisadores da UFFS, Unicentro e Empresa Kaiser Agropecuária, acordo de parceria sob gestão da Agência de internacionalização e inovação tecnológica (AGIITEC), que também tem atribuições de Núcleo de Inovação Tecnológica(NIT) na UFFS.     

📌Antes mesmo da publicação do artigo no periódico, os pesquisadores, junto a empresa Kaiser, Unicentro e a AGIITEC buscaram a proteção desse novo produto junto ao INPI via pedido de patente. Realizado o trabalho conjunto entre todas as partes envolvidas na pesquisa e a AGIITEC, requisitos de patenteabilidade assegurando a novidade, se ela se enquadra em uma atividade inventiva e se pode ser aplicada industrialmente. Para posteriormente realizar a publicação do texto que aconteceu no último dia 10 de janeiro.                                           

📝No Brasil, o aumento do cuidado entre os pesquisadores e universidades em depositar patentes (propriedade industrial-INPI) antes da publicação em periódicos científicos, é uma cultura que está se formando. Este é o caso dos resultados desse Acordo de Parceria para P,D&I, destaca Ilson dos Santos, Departamento de Propriedade Intelectual da AGIITEC-UFFS.                                                                                                                             

✅ Ficamos muito felizes por mais esse marco da propriedade intelectual e inovação tecnológica que a UFFS conquistou. Esperamos que esse feito seja apenas o primeiro de muitos trabalhos de P, D&I que irão impulsionar ainda mais o ecossistema de inovação dentro dessa instituição pública.                                                                       

🌐Para ter acesso ao artigo científico completo cliquem em: https://www.nature.com/articles/s41598-021-04017-w#Tab2


 RESULTADO DA PARCERIA ENTRE UFFS, KAISER E UNICENTRO GERA PEDIDO DE PATENTE DE ANTIOXIDANTE NATURAL PARA BIODIESEL

📆 No dia 17 de dezembro de 2021, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica-AGIITEC-UFFS, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UNICENTRO, NOVATEC, depositaram um pedido de patente junto ao INPI.

🎯 Esse pedido é resultado de acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) assinado em 2019. A invenção foi depositada em cotitularidade entre a Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e Empresa Kaiser Agro Florest

🎤 A patente se refere a uma invenção que relata o processo de produção de um antioxidante natural para biodiesel. Os inventores são: André Lazarin Gallina, Giuvanna Oleinik, Letiére Cabreira Soares, Dalila Moter Benvegnu, Fernanda Oliveira Lima, Eduarda Carolina Scherer Hagemann, Rafael Theisen, Stephanie Karpinski e Paulo Rogério Pinto Rodrigues.

🎉 O Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da AGIITEC Ilson dos Santos parabeniza todos os pesquisadores da UFFS em parceria com a empresa Kaiser e Unicentro no Acordo de Parceria para P,D&I e também ao Comitê AGIITEC, por sempre estra apoiando as demandas. Ilson salienta que "este soma-se a outros 9 PI's que levam o nome da UFFS".


AGIITEC (UFFS) E NOVATEC (UNICENTRO) DEPOSITAM PEDIDO DE PATENTE INTERNACIONAL VIA PCT

Pedido de patente internacional via PCT diretamente na plataforma da WIPO

📆 No dia 1º de dezembro de 2021, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica-AGIITEC-UFFS, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UNICENTRO, NOVATEC, depositaram um pedido de patente internacional via PCT (Patent Cooperation Treaty), diretamente na plataforma da WIPO-World Intellectual Property Organization (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).

🎤 O PCT é o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, que dispõe sobre o depósito da patente em outros países, facilitando para que um pedido depositado no INPI de um dos países signatários possa ser avaliado na fase de exame internacional e após a avaliação, o titular da patente deverá escolher em quais lugares pretende buscar proteção à patente. Mais informações sobre PCT em: https://www.wipo.int/pct/pt/faqs/faqs.html

🎤O Tratado de Cooperação de Patentes (PCT) auxilia as instituições na busca da proteção internacional de patentes para seus inventos, ajuda os institutos de patentes com decisões à concessão de patentes, e facilita o acesso do público à uma grande quantidade de informações técnicas relativas a essas invenções.

⚠️Mediante a apresentação de um pedido de patente internacional sob o PCT, os inventores podem procurar simultaneamente a proteção de uma invenção em 154 países Contratantes (maioria dos países do mundo).

✍️Esse pedido internacional é resultado de acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). A invenção foi depositada em cotitularidade entre a Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e Empresa Kaiser Agro Florest.  “A cooperação entre Universidade-Empresa tem dinamizado o ecossistema de inovação e   processos desenvolvidos a partir de problemas e demandas da indústria que geram benefícios à sociedade, sendo nesse caso, na área de Biocombustíveis e energias renováveis”, comenta Ilson dos Santos, Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da AGIITEC. Além disso, Ilson agradece o empenho dos parceiros pelo brilhante trabalho desenvolvido, seja no avanço das pesquisas, bem como na visão estratégica em relação ao pedido de proteção internacional, tendo em vista o mercado mundial dessa tecnologia.

📍 Os inventores são os professores Letiére Cabreira Soares, Dalila Moter Benvegnú, Paulo Rogério Pinto Rodrigues e André Lazarin Gallina, e a estudante Sara Lüneburger. De acordo com o Professor André Gallina, esse processo vem sendo desenvolvido desde 2017, “trata-se de um processo de produção de biodiesel, com a semente de HD, que é um resíduo florestal da empresa Kaiser Agro. Nós desenvolvemos o processo, que foi depositado nacionalmente em 2020 e agora foi depositado internacionalmente, ou seja, estamos colhendo os frutos de um trabalho intenso de alunos e professores, que durante todo esse período teve auxílio da empresa Kaiser Agro e das Universidades. A partir dessa parceria com a indústria, orientamos várias iniciações científicas e tecnológicas, além de publicações em eventos e também artigos científicos”.

📍Segundo o professor Letiére Cabreira Soares ... “a parceria entre a KaiserAgro e as IES proporcionou o desenvolvimento de uma metodologia que transforma um resíduo agroflorestal em um biocombustível que atende as especificações da ANP. Esse novo processo pode diminuir a dependência  da matriz energética Brasileira  frente a soja para a produção de biodiesel”.


DECRETO 10.886 DE 7 DE DEZEMBRO DE 2021

Decreto presidencial institui Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual

📆 Foi publicada na última quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, pelo Presidente da Republica, o Decreto 10.886 de 7 de dezembro de 2021, que institui a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), para o período de 2021 a 2030, com o objetivo de:

  • "Definir ações de longo prazo para a atuação coordenada dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, a fim de estabelecer um Sistema Nacional de Propriedade Intelectual efetivo e equilibrado".

📢 São apresentados no decreto, 7 eixos estratégicos:

  1. Propriedade Intelectual para a Competitividade e o Desenvolvimento,
  2. Disseminação, Formação e Capacitação em Propriedade Intelectual,
  3. Governança e Fortalecimento Institucional,
  4. Modernização dos Marcos Legais e Infralegais,
  5. Observância e Segurança Jurídica,
  6. Inteligência e Visão de Futuro,
  7. Inserção do Brasil no Sistema Global de Propriedade Intelectual.

📢Além disso, o documento apresenta metas, indicadores, ações para implementação e monitoramento, e uma lista de 210 ações a serem executadas ao longo dos 10 anos de vigência da Estratégia.

🌐Para ter acesso ao decreto publicado no DOU, acesse: pesquisa.in.gov.br


 12º ENCONTRO DA REDE NITSC

AGIITEC  da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) marcou presença na última reunião de 2021

📆Na última quarta-feira, 01 de dezembro de 2021, ocorreu o 12º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina.

🎤 O evento ocorreu de forma online, via plataforma Google Meet, no formato de reunião interna para últimas deliberações e fechamento do ano de 2021. 

💡 Na ocasião ficou deliberada a nova Identidade Visual da Rede NITSC, que foi elegida através de votação online entre os dias 10 a 30 de novembro.  Essa nova marca estampará a partir do próximo ano a Rede Catarinense de NITs.

🤝O encontro foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Estiveram presentes diversos agentes dos NIT's do Estado de Santa Catarina, bem como a AGIITEC/UFFS através da presença da Bolsista técnica FAPESC Kauane Andressa Flach.

    

    


GESTÃO DA INOVAÇÃO EM ACORDOS DE PARCERIA PARA P,D&I E A VALORIZAÇÃO DA PROPRIEDADE INELECTUAL

Evento do Módulo de Formação em Inovação Tecnológica e Social

📆Na última quarta-feira, 10 de novembro de 2021, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) em conjunto com Campus Laranjeiras do Sul- UFFS promoveram um novo evento do módulo de formação em inovação tecnológica e social. A  Live tratou da Gestão da Inovação em Acordo de Parceria para P,D&I e a Valorização da Propriedade Intelectual.

📍 A  webinar teve sua abertura e moderação realizada pelo Diretor do Campus Laranjeiras do Sul (UFFS) - Martinho Machado Júnior.

🎤🎤 A primeira palestra foi  proferida por Ilson dos Santos: atual chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da UFFS/AGIITEC. Administrador, mestre em Propriedade Intelectual (FORTEC). Ilson abordou de maneira abrangente as questões voltadas à Gestão da Inovação em AP para P,D&I e Valorização da Propriedade Intelectual, falando também sobre as atividades da AGIITEC quanto núcleo de inovação tecnológico.

🎤🎤 A segunda palestra da noite foi realizada pela Dra. Rochele Vanzin Bigolin: atual Procuradora-Chefe Adjunta da Procuradoria Federal na UFFS. Membro permanente da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Departamento de Consultoria da Procuradoria-Geral Federal - PGF/AGU. Rochele falou sobre Acordo de Parceria para P,D&I.

                

💡 O evento teve como objetivo propagar e estimular a cultura de inovaçãovalorização da propriedade intelectual e empreendedorismo na UFFS e parceiros.

📢A Live completa encontra-se disponível no canal do YouTube da AGIITEC: Gestão de Inovação em AP para P,D&I e a Valorização da Propriedade Intelectual


 11º ENCONTRO DA REDE NITSC

AGIITEC  da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) marcou presença

📆Na última quarta-feira, 10 de novembro de 2021, ocorreu o 11º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina.

🎤 O evento ocorreu de forma online, via plataforma Google Meet, com a palestra:  Estratégias de fornecimento de dados dos NITs,  ministrada pelo:

  • Dr. Vinicius Farias Campos - Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e
  • Dr. Felipe de Souza Marques -  Coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo, na INOVA - Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Coordenador da Incubadora de Base Tecnológica Conectar  e Vice-Presidente do Conselho Administrativo do Pelotas Parque Tecnológico.

💡 Na ocasião ficou deliberada a votação para a nova Identidade Visual da Rede NITSC, que acontece do dia 10 de novembro até 30 de novembro de 2021. Os sete projetos seguem por essa votação interna da Rede NIT para a definição do projeto vencedor.  

🤝O encontro foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Estiveram presentes diversos agentes dos NIT's do Estado de Santa Catarina, bem como a AGIITEC/UFFS através da presença do Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - Ilson dos Santos, membro do Comitê AGIITEC - Alexandre Manoel dos Santos e Bolsista FAPESC Kauane Andressa Flach.

     

     


AGIITEC MARCA PRESENÇA NA AGRODAY PTI

Conectividade e Conexão do Ecossistema de Inovação no Agronegócio

📆🌱Na última sexta-feira, 05 de novembro de 2021, aconteceu o AGRODAY PTI .  O evento aconteceu no Centro de Eventos da Lar, na cidade de Medianeira - PR e é resultado da parceria entre a cooperativa e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

📍🤝Os membros do Comitê da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dr. Fernando Zatt Schardosin e professor Dr. Ernesto Quast estiveram presentes representando a AGIITEC - UFFS no evento.

🚀🎤 Na ocasião, o ministro de Tecnologia, Ciência e Inovações, Marcos Pontes, marcou presença de forma remota saudando a existência do evento, enfatizando que "O agronegócio faz parte do desenvolvimento econômico e social do país”.

📍🌱 O tema o encontro foi centrado na Conectividade e Conexão do Ecossistema de Inovação do Agronegócio.

Andres Lens (SENAI), Eduardo Garrido (PTI), Ernest Quast e Fernando Zatt (UFFS).


AGIITEC - NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT) DA UFFS DEPOSITA MAIS UM PEDIDO DE PATENTE

BIOSSENSOR - Uma composição para detecção de agroquímicos na água

📆 No dia 29 de outubro de 2021, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS, dentro da estrutura Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) realizou mais um pedido de depósito de patente de invenção junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI),  com apoio de recursos da FAPESC.

💧 O pedido junto ao INPI diz respeito a um produto que se aplica no campo do monitoramento da qualidade da água através de um Biossensor, uma composição para detecção de agroquímico em água. Esse pedido materializa  os excelentes trabalhos que vêm sendo realizados pelos pesquisadores da UFFS que trabalham diariamente na perspectiva de solucionar problemas ora instaurados na sociedade.

📍 Cabe destacar que se trata de um pedido de patente resultante de uma pesquisa interna da UFFS realizada pelos pesquisadores do campus Realeza – PR, tendo a Professora Dra. Gisele Louro Peres – coordenadora da pesquisa, e os pesquisadores colaboradores: Dra. Edineia Paula Sartori Schmitz – técnica de laboratório de química da UFFS campus Realeza, Dr. Hudison Loch Haskel – técnico de laboratório de física da UFFS campus realeza e Alini de Almeida – bióloga formada pela UFFS.

⚠️O próximo passo é esperar as avaliações do INPI e atender as exigências que forem solicitadas pelo Instituto, caso hajam. Posteriormente aos trâmites cabíveis, garantir a carta patente do referido pedido, pois a mesma garante todos os diretos de propriedade intelectual.

🚀A AGIITEC parabeniza aos pesquisadores pelos trabalhos realizados e reitera que deste 2014 trabalha intensamente para que a inovação aconteça no âmbito da UFFS, fortalecendo o ecossistema da inovação. Além disso, a Agência trabalha na proteção do patrimônio intangível criado, que é da UFFS e precisa ter os devidos cuidados para a garantia de todos os direitos das ideações, produtos e processos assegurados.


ACORDO DE PARCERIA PARA P, D&I - FOMENTO À INOVAÇÃO

Projeto: Biodiesel de H.B

⚠️🚙 Esse projeto trás uma solução para o mercado do biodiesel que atualmente conta com a adição de 10% de biodiesel ao diesel comercial. Entretanto essa porcentagem é altamente dependente da cultura da soja, que é uma commoditie. 

♻️🚀 O projeto trás uma alternativa para a matéria prima da produção de biodiesel, que é a semente de H.B, sendo esse, um resíduo florestal com uma porcentagem elevada de óleos (34 %). É  considerado entre outros fatores, uma boa alternativa para a produção de biodiesel, uma vez que não compete com o ramo alimentício. Nesse sentido, o objetivo do projeto é produzir e caracterizar biodiesel de uma nova matéria prima, a semente de H.B.

💡🌱 O projeto "Biodiesel de H.B" tem sua equipe formada pelo professor Dr. André Lazarin Gallina (UNICENTRO)professor Dr. Leiére Cabreira Soares (UFFS), professora Dra Dalila Moter Benvegnú (UFFS) e a aluna Sara Lüneburger (UFFS).

🤝🎤 O Acordo de Parceria foi assinado entre UFFS, UNICENTRO e a empresa Kaiser Agro. Na sequência houve a concessão de bolsa de Iniciação Científica (2018-2019) pela Fundação Araucária, possibilitando o desenvolvimento do projeto que consistiu na Produção e Caracterização do Biodiesel de H.B e otimização do processo.

🏆📈 Esse projeto possibilitou o Pedido de Patente depositado em 2020 junto ao INPI, bem como na participação do programa PRIME - Programa de Aceleração de Negócios Acadêmicos. Atualmente, o projeto está em contato com empresas para testes de escalabilidade.   

                                       

 


AGIITEC - NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT) DA UFFS DEPOSITA SEU PRIMEIRO PEDIDO DE PATENTE DE INVENÇÃO JUNTO AO INPI

Um marco dos trabalhos do NIT- AGIITEC da UFFS

🎤📆 A UFFS, tem vários pedidos de patente depositados em parceria com outros NIT’s junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Nessa última sexta-feira, dia 15 de outubro de 2021, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS, dentro da estrutura Agência Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) realizou mais um depósito de pedido de patente de invenção junto ao INPI.

🚀📄 Essa data é registrada como um grande marco dos trabalhos do NIT- AGIITEC da UFFS, pois é o primeiro processo junto ao INPI realizado totalmente pelo NIT- AGIITEC da UFFS. Essa conquista impulsiona ainda mais o setor de propriedade intelectual e inovação da UFFS e enaltece o importante trabalho que vem sendo realizado por todos quanto a estruturação de fluxos e processos no tocante aos Acordos de Parceria para P,D&I e o resultado dessas pesquisas com a possibilidade de gerar uma propriedade intelectual via depósito de patente.

🎤📄 O pedido de patente junto ao INPI, diz respeito a um produto que se adequa ao campo de aplicação industrial de alimentos funcionais e/ou fitoterápicos tendo por objetivo a inibição da fome e/ou redução do apetite.

💡🤝 Cabe destacar que se trata de um pedido de patente resultado de um Acordo de Parceria para P,D&I entre a UFFS (pesquisadores do campus Realeza) e a empresa no ramo de alimentos-Gum’s Diet. Brilhante trabalho dos pesquisadores e coordenadores da pesquisa, a Professora Dalila Moter Benvegnu e Professor André Gallina.

📍🔒 Em linhas gerais, ter a patente de um produto ou de um processo, significa ter o direito de propriedade intelectual. Nesse sentido, fazer-se girar a tríplice-hélice, alimentando o ecossistema de inovação, objetivando a transferência de tecnologia que poderá ocorrer via licenciamento, com ganhos econômicos e financeiros.

*Fonte da Imagem meramente ilustrativa: Google

🎤🎤 A AGIITEC está muito feliz pela conquista, e trabalha diariamente para que novos pedidos sejam depositados junto ao INPI.


ACONTECEU A LIVE DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA RADAR DE INOVAÇÃO 

Transforme sua ideia em um negócio em Cascavel

📆 Na noite da última quarta-feira, 13 de outubro de 2021, aconteceu a live de divulgação do Programa Radar de Inovação 2021, uma parceria entre Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDETEC). A mediação da live foi realizada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da AGIITEC - Ilson dos Santos. 

🎤🎤As explicações foram realizadas por Rafael Amaral, diretor técnico da FUNDETEC do município de Cascavel, apresentando o Edital de Inovação nº  01/2021 que está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro para o Programa Radar de Inovação 2021.

💡🤝 Rafael explicou que a proposta do Programa Radar de Inovação é a união de um ecossistema de inovação do município de Cascavel, através de uma parceria entre a tripla hélice presente no município em prol do empreendedorismo. 

🎤🎤 A segunda fala da noite foi realizada por Gustavo  Müller Rachi Faria, representante da MackWare, apoiadora do Programa Radar de Inovação.

💡🚀 Na oportunidade, Gustavo enfatizou que o Programa trabalha com a vertente de ideação e que poucas regiões do país proporcionam experiências como essa, ou seja, investir na base do empreendedorismo.

🚀📄 O objetivo dessa live foi tirar as dúvidas da comunidade acadêmica perante o edital, trazendo também muitas informações sobre o ecossistema da inovação e empreendedorismo.

📢A live completa encontra-se disponível no canal do YouTube da AGIITEC: Oportunidades de empreendedorismo inovador no Radar de Inovação 2021


ACONTECEU A 2ª LIVE DO EVENTO PROMOVIDO PELA AGIITEC EM PARCERIA COM PROPEPG E  PROEC SOBRE FORMAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL 

Extensão Inovadora: oportunidades e desafios

📍 Na noite da última quarta-feira, 06 de outubro de 2021, aconteceu a 2ª live do evento promovido pela Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), em parceria com a Pró- Reitoria de Pesquisa e pós- Graduação (PROPEPG)  e também com a Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) sobre Formação em Inovação Tecnológica e Social. 

📍 A  webinar teve sua abertura e moderação realizada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - Ilson dos Santos. 

🎤🎤 A primeira palestra foi  proferida por Renato Tannure Rotta de Almeida, Pró- Reitor de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo. Renato falou sobre a Extensão Tecnológica,  temática bastante emergente e que precisa ser cada vez mais difundida.

🎤🎤 A segunda palestra da noite foi realizada por Araken Alves de Lima, representante do INPI-SC e Professor/Pesquisador em Propriedade Intelectual e Inovação. Sua fala foi direcionada à Propriedade Intelectual (PI) na academia.

🚀📄 O objetivo dessa webinar foi trazer mais informações institucionais no âmbito da  extensão inovadora  e a propriedade intelectual, suas oportunidades e desafios. 

📢A live completa encontra-se disponível no canal do YouTube da AGIITEC: Webinar - Extensão Inovadora oportunidades e desafios


 10º ENCONTRO DA REDE NITSC

AGIITEC  da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) marcou presença

📆Na última quarta-feira, 6 de outubro de 2021, ocorreu o 10º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina.

🚀O evento ocorreu de forma online, via plataforma Google Meet, com a palestra: Valoração no Cenário de Transferência de Tecnologia entre Universidade e Empresas no Brasil: O TVT como Ferramenta de Valoração, ministrada pelo professor João Leandro, Pró-reitor de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), sendo professor efetivo do IFNMG desde 2013, possui vasto currículo acadêmico e profissional na área de Empreendedorismo e Inovação.

💡 Na ocasião ocorreu a apresentação dos projetos referentes a nova marca da Rede NITSC. Os projetos foram elaborados por aluno do Módulo de Projeto de Branding do curso de desing da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob coordenação da professora Marília Matos Gonçalves. Ao todos foram sete projetos apresentados, onde cada grupo apresentou um pitch de três minutos e disponibilizou o brand book que contém todos os detalhes do projeto. Os sete projetos seguem para uma avaliação interna da Rede NIT para a definição do projeto vencedor.  

🤝O encontro foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Estiveram presentes diversos agentes dos NIT's do Estado de Santa Catarina, bem como a AGIITEC/UFFS através da presença do Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - Ilson dos Santos e Bolsistas FAPESC Kauane Andressa Flach e Keoma Reis de Sá.


 ACONTECEU A 1ª LIVE DO EVENTO PROMOVIDO PELA AGIITEC EM PARCERIA COM PROPEPG E  PROEC SOBRE FORMAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL 

A propriedade Intelectual e os desafios no âmbito da Lei da Biodiversidade no sistema nacional de gestão Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen)

📍 Na noite da última quinta-feira, 30 de setembro de 2021, aconteceu a 1ª live do evento promovido pela Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), em parceria com a Pró- Reitoria de Pesquisa e pós- Graduação (PROPEPG)  e também com a Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) sobre Formação em Inovação Tecnológica e Social. 

📍 A  webinar teve sua abertura realizada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - Ilson dos Santos, seguida da fala do Reitor da UFFS - Marcelo Recktenvald. Após as boas- vindas, assumiu a moderação das palestras a professora Adelita Maria Linzmeier, representante da PROPEPG e presidente da Comissão de Apoio e Orientação quanto à Lei da Biodiversidade. 

🎤🎤 A primeira palestra foi  proferida por Francine Leal Franco, diretora executiva da GSS Inovação que falou sobre a Biodiversidade e Inovação, abordando de forma ímpar uma temática bastante emergente que se refere sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético - SisGen.

🎤🎤 A segunda palestra da noite foi realizada por Luiz Eduardo Kaercher, representante do INPI-SC e Pesquisador em Propriedade Industrial. Sua fala foi direcionada à Propriedade Intelectual (PI) e Biodiversidade.

🌱📄 O objetivo dessa webinar foi trazer mais informações institucionais no âmbito da pesquisa com potencial de gerar PI, bem como esclarecer de modo gerar como acontece o cadastro e os trâmites institucionais ao que tange o SisGen e a Lei da Biodiversidade.

📢A live completa encontra-se disponível no canal do YouTube da AGIITEC: Webinar - A Propriedade Intelectual e a Lei da Biodiversidade


 Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Chapecó- SC

📌 Na tarde da última quinta-feira, 30 de setembro de 2021, de forma virtual via Google Meet, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Chapecó- SC, com a participação do servidor Ilson dos Santos, cuja representação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS se dá como Titular e Suplente o servidor Moacir Francisco Deimling.

🤝 Os membros do conselho foram nomeados para biênio 2021 e 2022, a partir do  Decreto nº 40.555, de 16 de abril de 2021. Nesse conselho, há representantes do Poder Público e Privado.

📌 O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI, de caráter consultivo e deliberativo, tem por objetivo incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade e em apoio ao planejamento e à gestão da Administração Pública do Município de Chapecó. De acordo com a  Lei nº 6476, de 15 de outubro de 2013, que dispõe sobre a Instituição da Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica, cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


 ACORDO DE PARCERIA PARA P, D&I - FOMENTO À INOVAÇÃO

Projeto em andamento: Produção de extratos nanoencapsulados com propriedade antitumoral

⚠️Os resultados desse P, D&I, além do potencial de inovação, tem grandes possibilidades de gerar Propriedade Intelectual, como por exemplo, patentes.

📌O projeto "Produção de extratos nanoencapsulados com propriedade antitumoral" que tem como coordenadora a professora doutora Margarete Dulce Bagatini foi selecionado  pelo edital nº 306/GR/UFFS/2020 que selecionou o projeto em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I), de acordo com todos os critérios do edital 57/GR/UFFS/2020 de fomento e acordos de parceria em P, D&I. 

🤝O Acordo de Parceria foi assinado entre pesquisadorasUniversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a entidade parceria Rota Certa Agência de Viagens Ltda.

📌Essa parceria tem grande relevância para a UFFS como órgão incentivador e fomentador de novos projetos na medida em que gera ciência por meio de novas tecnologias.  Além disso, presta apoio a projetos de desenvolvimento na saúde e recebe reconhecimento e divulgação entre comunidade científica e regional.                                 

                                     

 9º ENCONTRO NIT SC 

AGIITEC  da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) marcou presença

📆Na última quarta-feira, 8 de setembro de 2021, ocorreu o 9º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina.


📍O evento ocorreu de forma online, via plataforma Google Meet, com a palestra: Transferência de Tecnologia (TT) e Acordos de Parceria, ministrada por Juliana Crepalde, Coordenadora Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


🤝O encontro foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Estiveram presentes diversos agentes dos NIT's do Estado de Santa Catarina, bem como a AGIITEC/UFFS através da presença do Secretário Especial da AGIITEC - Moacir Francisco Deimling, do Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - Ilson dos Santos, Servidor AGIITEC - Elvis Roberto Giacomim, Membros do Comitê AGIITEC - Graziela Simone Tonin e Raquel Aparecida Pegoraro e Bolsistas FAPESC Kauane Andressa Flach e Keoma Reis de Sá.


 AMOCI FORTEC Meeting 2021 ACONTECEU COM SUCESSO

Universidade Federal da Fronteira Sul membro do FORTEC marcou presença

📆Aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de setembro o AMOCI FORTEC MEETING 2021, promovido pelo AMOCI, INPA e FORTEC

📌Os integrantes do Departamento de Propriedade Intelectual (DEPI) da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) marcaram presença nos três dias, sendo que o evento contou com mais de 30 atividades diversas, tendo por finalidade a interlocução do Sistema Nacional de Inovação visando a troca de expertises nacionais e internacionais na área de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo com foco na Inovação.

🎤🎤As palestras contaram com profissionais muito gabaritados na área que abordaram temática muito pertinentes para fomentar ainda mais a área estratégica para promover a inovação no Brasil, tais como:

📍Os Desafios dos Arranjos NIT; Inovação para produtos da biodiversidade: desenho, implementação e sustentação;  Perspectivas tecnológicas e econômicas em biodiversidade (Bioeconomia); Políticas Institucionais de Inovação; Modelos internacionais de NIT; Modelos de transferência de tecnologia; Estrutura e fomento a CT&I; Conflito de interesses na gestão da inovação da ICT; Acordos de parceria e prestações de serviços na ICT; Valoração econômica da startup; Encomenda Tecnológica (ETEC) e as estratégias de desenvolvimento de vacinas, dentre outros.

📌O evento se traduziu em um importante momento pois criou um ambiente de interação aos participantes dos eventos tanto do Arranjo AMOCI quanto do FORTEC, fortalecendo a conexão entre os diversos atores do Sistema Nacional de Inovação, além do que, trouxe as boas práticas desenvolvidas em diversas instituições não só do Brasil, mas do mundo para fortalecer a inovação no país.


 FORTEC COMEMORA 15 ANOS

O AMOCI FORTEC Meeting 2021

📆De 01 a 03 de setembro, está ocorrendo o AMOCI FORTEC Meeting 2021, onde Grandes instituições de Inovação se encontrarão presentes. O Encontro tem o objetivo de fortalecer ainda mais as interfaces do Sistema Brasileiro de Inovação.

📌O evento acontece em Manaus, cidade na qual o Arranjo de NIT da Amazônia Ocidental – Arranjo AMOCI e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA serão os anfitriões do Encontro FORTEC que se une à 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia para um encontro que, em 2021, será virtual em razão da COVID-19. 

👏👏A Universidade Federal da Fronteira Sul é membro ao FORTEC e juntamente com os demais membros Comemora os 15 anos da FORTEC, através do XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia que traz por  tema Reposicionamento das Estratégias de Inovação e Autonomia Tecnológica que corrobora com os temas que serão apresentados na 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia.      


 AGIITEC PASSA A INTEGRAR A REDE NIT DO PARANÁ - NITPAR

O NITPAR é a rede de Núcleos de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do Paraná e tem o objetivo de intensificar o repasse da capacidade cientifica e tecnológica existentes nas Instituições da Ciência e Tecnologia Paranaenses para a sociedade em geral.

A Agência De Internacionalização e Inovação Tecnológica da UFFS, está presente no Paraná e é o órgão responsável pelo gerenciamento da propriedade intelectual produzida na Instituição, pautando-se nas diretrizes da Política de Inovação da Instituição (Resolução Nº 9/CONSUNI CPPG/UFFS/2014).

Além da AGIITEC, outros Núcleos de Inovação Tecnológica do Paraná também constituem o NITPAR. Para saber sobre estas instituições e sobre nossas ações conjuntas, acesse nitpar.pr.gov.br. 🖥️


UFFS E EMPRESA ROTA CERTA AGÊNCIA DE VIAGENS CELEBRAM TERMO ADITIVO DE ACORDO DE PARCERIA PARA P,D&I

O acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) celebrado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Empresa Rota Certa Agência de Viagens tem por objeto a cooperação técnica e científica para desenvolver o projeto intitulado "Produção de extratos nanoencapsulados com propriedades antitumorais", sob coordenação da professora Margarete Dulce Bagatini, campus Chapecó. Em face do término da vigência do acordo de parceria no mês de junho de 2021, a empresa e a UFFS sinalizaram de forma positiva a continuar com o P,D&I a ser executado nos termos do Plano de Trabalho. O termo aditivo tem validade agosto de 2021 até julho de 2023.

 


INPI CONCEDE PATENTE DE INVENÇÃO PARA UFFS EM COTITULARIDADE COM A UNICENTRO

A patente é referente a um processo aplicado à produção de biodiesel

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em um acordo de cooperação celebrado com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), originou uma propriedade intelectual em caráter de cotitularidade aplicado ao processo de produção de biodiesel.

A proposta intitulada "Processo de produção de biodiesel empregando resíduo de Carya illinoensis com efeito antioxidante" foi pensada diante da necessidade de mitigar os processos oxidativos decorrentes do uso do biodiesel, que podem gerar prejuízos aos consumidores e ao meio ambiente. Neste sentido, a ideia foi empregar ao processo de produção de biodiesel a noz pecã (Carya illinoensis), a qual possui propriedades antioxidantes e pode contribuir com a estabilidade à oxidação do biodiesel.

Os inventores Andre Gallina, Paulo Ridrigues, Claudia Crissotimo, Dalila Benvegnu, Alexandra Amaral, Geciele Schuster e Nayara Boschen compõem a equipe, o depósito do pedido junto ao INPI foi em 18 de outubro de 2016 e tiveram a concessão da Carta Patente em 09 de março de 2021.


 AGIITEC PARTICIPOU DA 8ª REUNIÃO DA REDE NIT SC

O evento ocorreu online através da plataforma Google Meet na tarde do dia 04 de agosto de 2021. No encontro, estavam presentes diversos agentes representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do Estado de Santa Catarina e também de outros estados.


O objetivo das reuniões mensais da Rede NIT SC é qualificar as equipes dos NIT de SC, bem como incentivar a troca de experiências entre os núcleos, fortalecendo o ecossistema de inovação do Estado.


No encontro esteve presente a palestrante Patricia Leal Gestic, expert em Gestão Estratégica da Inovação, Fomento, Propriedade Intelectual, Novos Negócios, Transferência de Tecnologia, Parceria para Colaboração, Pesquisa & Desenvolvimento e Articulação entre Stakeholders. Na ocasião, a palestrante apresentou sobre a "inovação na prática" e os trâmites envolvidos nos registros de inovação.


A AGIITEC participou do evento através da presença do Secretário Especial da AGIITEC - Moacir Francisco Deimling, do Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual - Ilson dos Santos, Servidor AGIITEC - Elvis Roberto Giacomim e Bolsistas FAPESC (Edital Nº 14/2019) Thuanne Braúlio Hennig e Keoma Reis de Sá.


7º ENCONTRO REDE NIT SC

Na última quarta-feira (07/07/2021) ocorreu o 7º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina. O evento ocorreu online e contou com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Na ocasião, o palestrante Diego Boschetti Musskopf, especialista e servidor público federal na área de Propriedade Intelectual (PI), abordou dois temas emergentes na área:

I) Estratégias de depósito e Trâmite prioritário - incentivos a Instituições de ciência e tecnologia e áreas portadoras de futuro;
II) Vitrine de PI - Projeto de publicação de anúncios de ativos de propriedade industrial para comercialização.

No evento estiveram presentes diversos agentes dos NIT's do Estado de Santa Catarina, além da AGIITEC/UFFS, representada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual da UFFS Ilson dos Santos, apoiando as ações dos NIT's do Estado e capacitando-se frente à atividades relativas ao Edital de chamada pública FAPESC Nº 14/2019, referente ao Programa de apoio à implantação e consolidação de núcleos de inovação tecnológica (NIT's) do Estado de Santa Catarina.


 6º ENCONTRO NITSC OCORREU NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA

 Na última quarta-feira (02/06) ocorreu o 6º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina. O evento foi online e coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participaram da reunião a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e o Fórum Regional Sul de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC-SUL). No evento, foram apresentados cases e atuações da AGIT/FURB – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade de Blumenau, da Plataforma de Inovação do Sistema ACAFE e do Programa de Agroinovação, que é desenvolvido em parceria entre empresas e instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR). O fechamento do evento foi marcado pelas definições futuras da Rede NITSC.

A AGIITEC/UFFS esteve presente no evento, sendo representada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual Ilson dos Santos, apoiando as ações apresentadas pelos NIT's e fomentando a importância do Edital de chamada pública FAPESC Nº 14/2019, referente ao Programa de apoio à implantação e consolidação de núcleos de inovação tecnológica (NIT's) do Estado de Santa Catarina.

 


📌Saiba como foi a programação do evento:

14:00 Abertura do 6º Encontro Rede NITSC
14:15 Participação – FAPESC
14:30 Participação – FORTEC-SUL
15:00 Apresentação do Case – AGIT/FURB
15:30 Apresentação da Plataforma ACAFE
16:00 Agroinovação
16:15 Próximos passos da Rede NITSC
17:00 Encerramento 


 GOVERNO FEDERAL SANCIONA O NOVO MARCO LEGAL DAS STARTUPS E DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Instrumento fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador foi sancionado 

 Foi sancionado na última terça-feira (01/06/2021) o novo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador. A lei que institui o novo Marco Legal das Startups, publicada na quarta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU), traz importantes mudanças nas regras para este tipo de empresa, facilitando a inserção e a competitividade do Brasil no mercado global e impactando positivamente o empreendedorismo inovador no País.


“O Marco Legal das Startups é fruto de quatro anos de trabalho do MCTI e do Governo Federal. Mais de 70 atores públicos e privados colaboraram com o Governo na identificação das dores dos empreendedores brasileiros e na proposição de soluções para facilitar o nascimento e o crescimento de mais startups no Brasil”, destacou o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim.

 

O MCTI acompanhou toda a tramitação inicial do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, o encaminhamento ao Senado Federal, posterior retorno e aprovação definitiva para encaminhamento e sanção presidencial.

 

📌Leia na íntegra em www.gov.br 


 WEBINAR - INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

O evento compõe o "Quartas de Inovação 2021", promovido pelo Parque ZENIT UFRGS

O Quartas de Inovação 2021 é um evento organizado pelo Parque Zenit UFRGS, em forma de webinar, que traz ao público conteúdos de qualidade, com a participação de profissionais e especialistas em temas pertinentes ao nosso contexto atual.
No terceiro webinar, Luis Barrionuevo e Márcio Canedo irão discutir sobre a "Internacionalização de empresas inovadoras: Oportunidades e desafios".

O evento é online e gratuito! Participe! 😉

📆 Data do evento: 26/05/2021, às 17:00h
📌Faça sua inscrição em: www.ufrgs.br/zenit/quartas-de-inovacao-temporada-2021/
🖥️Sala virtual de transmissão: elos.vc/parque-zenit-ufrgs

 EDITAL Nº 430/GR/UFFS/2021

RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 373/GR/UFFS/2021 - SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA ATUAR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFFS E NAS ATIVIDADES LIGADAS A REDE CATARINENSE DE NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, e considerando o EDITAL Nº 373/GR/UFFS/2021 e o EDITAL Nº 405/GR/UFFS/2021, torna público o edital de resultado final, em conformidade com os critérios da Chamada Pública FAPESC nº 14/2019 - Programa de apoio à consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica(NIT) de instituições de pesquisa científica e tecnológica no estado de Santa Catarina.
 
1 CLASSIFICADOS
Nome do candidato
Classificação
Thuanne Braúlio Hennig
Kauane Andressa Flach
Suelen Priscila Buffon
Maria Cristina do Nascimento
Andressa Schardosin
Thiago Yuji Kobayashi
Cleide Trapp
Dalton Adolfo Müller
Daniela Feliciano
 
2 DESCLASSIFICADOS
Nome do candidato
Item edital
Aline Conte
5.2
Amanda Cristina Grotto Silva
5.2
 
 A classificação está em ordem decrescente de pontuação, atendendo aos critérios estabelecidos no EDITAL Nº 373/GR/UFFS/2021 e no EDITAL Nº 405/GR/UFFS/2021.

EDITAL Nº 428/GR/UFFS/2021

RESULTADO PROVISÓRIO DO EDITAL Nº 373/GR/UFFS/2021 - SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA ATUAR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFFS E NAS ATIVIDADES LIGADAS A REDE CATARINENSE DE NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, e considerando o EDITAL Nº 373/GR/UFFS/2021 e o EDITAL Nº 405/GR/UFFS/2021, torna público o edital de resultado provisório. Em conformidade com os critérios da Chamada Pública FAPESC nº 14/2019 - Programa de apoio à consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de instituições de pesquisa científica e tecnológica no estado de Santa Catarina.
 
1 CLASSIFICADOS
Nome do candidato
Classificação
Thuanne Braúlio Hennig
Kauane Andressa Flach
Suelen Priscila Buffon
Maria Cristina do Nascimento
Andressa Schardosin
Thiago Yuji Kobayashi
Cleide Trapp
Dalton Adolfo Müller
Daniela Feliciano
 
2 DESCLASSIFICADOS
Nome do candidato
Item edital
Aline Conte
5.2
Amanda Cristina Grotto Silva
5.2
 
 A Classificação está em ordem decrescente de pontuação, atendendo aos critérios estabelecidos no EDITAL Nº 373/GR/UFFS/2021 e EDITAL Nº 405/GR/UFFS/2021.
📌Para mais informações acesse o edital em https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/edital/gr/2021-0428

Webinar “Propriedade Intelectual e Patentes de Invenção - Case de Sucesso 4 PI da UFPEL”

Se liga nessa oportunidade de aprender mais sobre Propriedade Intelectual e Patentes.
A PROEC e a AGIITEC da UFFS, em parceria com a UFPEL, organizam o Webinar “Propriedade Intelectual e Patentes de Invenção - Case de Sucesso 4 PI da UFPEL”, ministrado por Glenio Jr da Coordenadoria de Inovação Tecnológica - CIT UFPEL , com o objetivo de estimular a cultura da inovação tecnológica na UFFS de modo a contribuir para o aumento da competitividade econômica do Brasil.
🟢Faça a sua inscrição on-line em https://url.gratis/8T4yt
🟢O evento será transmitido no canal da AGIITEC, acesse em https://cutt.ly/qboYFdS
📌Terá certificado de 3 horas.

ENTREPRENEUR

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Venha participar e fazer parte de uma rede de discussão sobre a temática da inovação e empreendedorismo nas organizações!

Um evento com o foco nas demandas e atualidades do mercado em constante mudança!

📌Faça a sua inscrição em https://doity.com.br/entrepreneur 


Dia Mundial da Propriedade Intelectual - PI 

Todos os anos no dia 26 de abril, celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, com vista a determinar o papel que os direitos de propriedade intelectual (PI) desempenham em relação ao estímulo da inovação e da criatividade.

📍Acesse https://trello.com/b/b8KtpI0T/world-ip-day-2021-social-media-kit e tenha materiais sobre o dia da PI.

📌Também acesse https://multimedia.wipo.int/wipo/pt/IP_day/2021 ✅ Este documentário apresenta uma seleção de PMEs interessantes em todo o mundo e explica como elas usam a PI para alcançar suas metas comerciais. Também traz dicas práticas de grandes especialistas da PI.


Webinar Patenteamento em tecnologias verdes 

O Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Rio grande (FURG) tem a satisfação de convidar a comunidade para o Webinar sobre o tema Patenteamento em tecnologias verdes a ser ministrada por Douglas Alves Santos - Pesquisador em propriedade industrial - examinador de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no dia 9 de abril às 10 horas. O público alvo são alunos, professores, técnicos, empresários que atuam ou têm interesse em Tecnologias Verdes em qualquer área do conhecimento.

📌A inscrição para participação no Webinar pode ser realizada no link: http://bit.ly/webinar_epitt_verde


ABPI Cast

O ABPI Cast é o novo canal da ABPI para difusão de informações e debates sobre tudo o que acontece a respeito da Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo. A qualquer hora e de qualquer lugar é possível acompanhar os programas e entrevistas do ABPI Cast e conhecer o impacto que essas ações causam no desenvolvimento econômico global. Siga nosso canal e confira todo o trabalho de guardiã da Propriedade Intelectual promovido pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

📍Conteúdo: Pesquisa, inovação e PI na área da saúde – com Luciany Creado e Maria Inez Abreu

🗓️Data:   Março /2021

📌Ouça os programas através do link https://abpi.org.br


📌Para mais informações acesse https://materiais.brasil.abgi-group.com


VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

No ano de 2021, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) realizam a sexta edição da Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação.

O objetivo é coletar as percepções de vários representantes do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina para, a partir delas, gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento deste ecossistema.

Para isso, serão realizados encontros regionais de análise e comparativo de percepções com o objetivo de compilar novas análises de percepção dos sistemas regionais e verificar o quadro comparativo entre 2015 e 2021 em cada região do Estado.

Em seguida, serão outros seis encontros devolutivos em cada uma das seis regionais. Até que em junho de 2021 acontecerá o encontro de encerramento.

🗓️Abertura: 25/02/2021

🗓️Regionais Análise de Percepção: 06 a 22 de abril de 2021

🗓️Regionais Devolutivas: 11 a 27 de maio de 2021

🗓️Encerramento: 10 de junho

📌Para mais informações acesse http://www.conferenciacti.sc.gov.br/


AGIITEC visita instalações do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@

Na quinta-feira (17) a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica – AGIITEC representada pelo Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual Ilson dos Santos e o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Claunir Pavan em exercício visitaram as instalações do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ para discutir a dinâmica da operacionalização do parque, acompanhados do coordenador do Parque Rodrigo Barichello e Rodrigo Savenhago que também faz parte da Gestão do Parque.

A UFFS também integra o Chapecó@ fortalecendo o sistema de inovação, do empreendedorismo, da tecnologia e da criatividade da região. O Parque está com editais abertos para o Processo de Seleção de Empresas com Projetos Inovadores e Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O Chapecó@ fica localizado no Bairro Efapi, a construção do prédio do Centro de Inovação Tecnológica iniciou ainda em 2014, a obra idealizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e pela Prefeitura de Chapecó. A entrega do Prédio 01 do Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó - Prefeito Ledônio Faustino Migliorini aconteceu no último dia 11 e a expectativa de início das atividades é para o fim de fevereiro de 2021, quando as empresas que forem selecionadas estarão dando início às suas atividades no Centro de Inovação.

           


Webinar: Patenteamento de Tecnologias Ambientalmente Saudáveis: Desafios e Oportunidades do Hidrogênio Verde

Nit - Agiitec da UFFS e o Nitt da Unochapecó, com o apoio da FAPESC (Edital n.º 14/2019 sob o T.O2019TR1219 ; T.O 2012TR1246), trazem o palestrante, Dr. Douglas Alves Santos - Pesquisador e Examinador de Patentes no INPI, e lhe convida a participar conosco:

Webinar: Patenteamento de Tecnologias Ambientalmente Saudáveis: Desafios e Oportunidades do Hidrogênio "Verde"! 

🗓️Nossa webconferência se dará em forma de bate-papo e acontecerá no dia 03/12/2020 (quinta-feira) às 18h pelo Google Meet (azg-gtpt-ejx).

📌Link Inscrições: https://www.sympla.com.br/

📍Link Google Meet: http://abre.ai/h2verdemeet 


UFFS em cotitularidade com a UFSM tem a Primeira Patente Verde deferida

Escopo: A Patente deferida é o estágio anterior à concessão da patente. Oficialmente a concessão é publicada juntamente com a expedição da carta patente pelo INPI

O pedido de Patente Verde feito em julho de 2018, recebe o comunicado de deferimento da Patente. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI) publicou sobre o deferimento da primeira patente verde da UFFS. O trabalho de pesquisa resultou na Propriedade Intelectual(PI) realizado em conjunto com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e a Universidade Federal De Santa Maria – UFSM, tem como inventores Cassiano Rech (UFSM) e Silvio Antonio Teston (UFFS).

A Propriedade Intelectual em cotitularidade, cujo pedido de patente foi deferida pelo INPI sob nº BR 10 2018 015664-0, refere-se ao "INVERSOR MULTINÍVEL COM PORTA CC BIDIRECIONAL SECUNDÁRIA E MÉTODO DE OPERAÇÃO DE INVERSOR MULTINÍVEL COM PORTA CC BIDIRECIONAL SECUNDÁRIA". O deferimento foi publicado na Revista da Propriedade Industrial nº 2600, de 03/11/2020.

A AGIITEC quer parabenizar a todos os envolvidos por essa importante conquista. Esta parceria com o NIT da UFSM tem gerado ótimos resultados. Foi muito importante o trabalho conjunto e a colaboração de todos para a realização desta conquista.

A carta patente será expedida em 60 dias aproximadamente, após o pagamento da taxa correspondente. A Patente deferida é o estágio anterior à concessão da patente. Oficialmente a concessão é publicada juntamente com a expedição da carta patente.

O pedido de patente foi feito pelo programa Patentes Verdes do INPI que tem como objetivo contribuir para as mudanças climáticas globais e visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente. O relatório técnico constata que “A matéria reivindicada apresenta novidade, atividade inventiva e aplicação industrial (Art. 8º e 13 da LPI), e o pedido está de acordo com a legislação vigente, encontrando-se em condições de obter a patente pleiteada.”

A divisão da titularidade da patente ficou como sendo 25% para a UFFS e 75% para a UFSM.

Estes ativos intangíveis (Patentes) são questões estratégicas para UFFS e devem balizar as diretrizes da Política de Inovação e Internacionalização da UFFS. Neste viés de oportunizar capacitações em inovação e conhecer um pouco mais sobre propriedade intelectual e Patente Verde, a AGIITEC convida em conjunto com o Nitt da Unochapecó, com o apoio da FAPESC (Edital nº 14/2019 sob o T.O2019TR1219; T.O 2012TR1246), para a webinar “Patenteamento de Tecnologias Ambientalmente Saudáveis: Desafios e Oportunidades do Hidrogênio ‘Verde’ ”, com o palestrante Douglas Alves Santos (pesquisador e examinador de patentes no INPI). O evento ocorre no dia 03 de dezembro de 2020 (quinta-feira), às 18h, e poderá ser acompanhado pelo Google Meet (azg-gtpt-ejx)."


AGIITEC oportuniza eventos e capacitações on-line à comunidade acadêmica e regional

Eventos têm como objetivo fortalecer a inovação e as relação internacionais da Instituição

A Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), com o objetivo de alcançar a missão institucional de fortalecer a inovação e as relações internacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul, vem oportunizando diversos eventos e divulgando capacitações on-line para toda a comunidade acadêmica e regional. [...]

O ciclo de estudos "Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação: Panorama Atual e Desafios" aconteceu em diversos dias com os seguintes temas: Transferência de Tecnologia, no dia 14 de outubro (o conteúdo está disponível na página da Escola da AGU); Contrato de Prestação de Serviços Técnicos Especializados em Pesquisa e Desenvolvimento, no dia 21 de outubro (com conteúdo disponível no link do YouTube); Ambientes Promotores de Inovação, no dia 04 de novembro (conteúdo disponível na página da Escola da AGU); Núcleos de Inovação Tecnológicas, no dia 11 de novembro (acesse o conteúdo no link do YouTube).
📌Para ler a notícia completa acesse https://www.uffs.edu.br

5º Seminário de Orientações sobre Políticas Institucionais de Inovação para ICT – Edição Sul

Agência de Inovação UFPR e FORTEC promovem seminário sobre Políticas Institucionais de Inovação para ICT

🗓️No dia 20 de novembro, das 17h às 19h, a Agência de Inovação UFPR e o FORTEC (Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), irão promover o 5º Seminário de Orientações sobre Políticas Institucionais de Inovação para ICT – Edição Sul. 

O evento será transmitido ao vivo pela página da Agência de Inovação UFPR no facebook. Serão abordados o Marco Legal e Políticas Institucionais de Inovação e a Estrutura e Metodologias de Construção de Políticas Institucionais de Inovação.

📌Para mais informações acesse http://www.inovacao.ufpr.br


II Fórum da Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, promove o II Fórum do mestrado. 

A partir das 14h30, acontece a palestra “Propriedade Intelectual”, ministrada por Ilson dos Santos, chefe da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS. A palestra é direcionada à comunidade acadêmica da UFFS e demais interessados.

🗓️O evento ocorre na próxima segunda-feira, dia 9.

📌Todas as atividades do II Fórum de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos serão transmitidas pela plataforma Webex, e o link para participação é o seguinte: https://uffs.webex.com/meet/coord.ppgctal.


O objetivo da consulta é disponibilizar mais um canal de interação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e os cidadãos, a fim de permitir a participação popular na gestão pública, especialmente para indicar os temas a serem priorizados no contexto da política de inovação.

Pessoas físicas ou jurídicas podem participar da consulta e preencher ou revisar suas contribuições no período de 19 de outubro até 9 de novembro de 2020. Após este prazo, não serão mais admitidos envios. As contribuições deverão ser realizadas diretamente no formulário eletrônico disponível no site, bastando à pessoa física ou jurídica realizar um cadastro inicial.

📌Para mais informações acesse http://estrategianacionaldeinovacao.mcti.gov.br/ 


Protocolo de Madri completa um ano no Brasil com resultados expressivos

Em seus 50 anos, INPI comemora o sucesso da implantação do projeto para a internacionalização das marcas

Considerada um elemento-chave no estímulo à internacionalização das marcas brasileiras, a adesão ao Protocolo de Madri completou um ano na sexta-feira, dia 2 de outubro, com resultados expressivos. Até o dia 01 de outubro, foram feitos 109 pedidos internacionais de marcas por usuários brasileiros, com o intuito de protegê-las em diversos países e ganhar competitividade em tais mercados. No mesmo período, 7.896 solicitações realizadas no exterior indicaram o Brasil como destino. Atualmente, o Protocolo tem 106 membros, que incluem 122 países e representam mais de 80% do comércio global.

O que é o Protocolo de Madri?

Gerenciado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Protocolo de Madri parte do seguinte princípio: ao se criar um sistema para receber pedidos internacionais de marcas e redirecioná-los para todos os países de interesse do solicitante, o resultado é a simplificação do processo e a redução dos custos. Por exemplo, esse sistema usa apenas um idioma para o pedido inicial, uma só moeda para os pagamentos internacionais e a garantia de uma data de depósito válida para todos os países.

📌Para mais informações acesse https://www.gov.br/inpi


Live do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@

🗓️O evento será dia 06/10 às 19h.

📍Link para acessar a live: https://www.youtube.com


Live - Inovação, Cultura Empreendedora e Conexão

🗓️O evento será dia 02/10 às 14h.
📌Inscrições: http://abre.ai/liveunivali
📍Link para acessar a live: https://youtu.be/d_vKoz_eqNs

FORTEC HOPE HOUR - Webinar sobre a Pesquisa FORTEC de Inovação

A presidente do FORTEC, Shirley Coutinho convida a diretora Profa. Ana Torkomian e o Prof. Thiago Soares do Insper para um bate papo sobre a pesquisa anual que amplia o conhecimento acerca da PI e TT nas ICT brasileiras, e mede seu impacto na promoção da inovação tecnológica.

🗓️ O evento será no dia 29 de setembro de 2020, 17h>18h30
📍Evento online via Youtube
📌Para mais informações acesse https://www.sympla.com.br/fortec-hope-hour 

Brasil e Dinamarca lançam projeto de cooperação em inovação

Impulsionar a geração de novos ativos de Propriedade Industrial e convertê-los em ativos econômicos, para serem usados e comercializados. Este é o objetivo do projeto de cooperação entre Brasil e Dinamarca na área de inovação.

No âmbito desta cooperação, a próxima atividade será uma série de webinários sobre tecnologias no agronegócio, a ser realizada entre os dias 17 e 23 de setembro. 

Durante o evento, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, ressaltou a importância da parceria entre os dois países, além de acrescentar que a criação de espaços para cooperação e troca de ideias é fundamental para gerar um ambiente favorável à inovação.

📌Para mais informações acesse www.gov.br/inpi


Curso Digital de Planejamento e Implantação de Ambientes de Inovação

OBJETIVO: Planejar a implantação de um ambiente ou mecanismo de inovação (incubadora, aceleradora, coworking etc.) para gerar um efeito positivo em sua região de atuação. Ao final, cada participante terá um plano de implantação definido do ambiente ou mecanismo de inovação, construído a partir da interação com os demais atores do ecossistema de inovação e avaliado pela equipe da Anprotec.

🗓️Período: 06 a 20 de outubro de 2020

🕒 Horário: Sempre no período da noite, das 18h às 21h.

📌Para mais informações acesse anprotec.org.br


FORTEC Hope Hour - Direitos de autor em atividades de ensino face á transformação digital acelerada

A presidente do FORTEC, Shirley Coutinho, convida Miguel Carvalho, da Secretaria   Executiva do GIPI / SEPEC / Ministério da Economia, Rodrigo Salinas, Consultor em Direitos Autorias contratado pelo ME com a parceria da OMPI e Priscila Cantuário da Sdapi do Ministério do Turismo, para um debate sobre o avanço da Transformação Digital, acelerada pela COVID-19, e os impactos para os atores da acadêmia.
 
🗓️Quando: 08 de setembro, às 17 horas
📍Evento online

Webinar UV - Captação de investimento: experiências e o olhar do investidor

 

O grupo Unicamp Ventures e a Agência de Inovação da Unicamp trazem mais um webinar gratuito com a intenção de compartilhar boas experiências no mundo dos negócios, como alguns caminhos para captação de investimento.

🗓️Quando: 24 de setembro de 2020 às 10:00 horas
📍Evento online

Proposta da UFFS é selecionada em fase final do Programa de Pesquisa e Inovação em Design

Proposta institucional atendeu exigências de chamada pública lançada pela Fundação Araucária – PR

A Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica – AGIITEC, lançou internamente, em junho de 2020, o Edital Nº 378/GR/UFFS/2020, para seleção de proposta em resposta à Chamada Pública da Fundação Araucária-10/2020 - Programa de Pesquisa e Inovação em Design.

A proposta institucional selecionada foi "Desenvolvimento de Equipamento e Matérias-primas para Produção de Embalagens Biodegradáveis”, coordenada pela professora Vania Zanella Pinto, conforme divulgado no Edital nº 395/GR/UFFS/2020. A chamada dispõe de até R$ 600.000,00 para apoiar projetos de até R$ 200.000,00.

A proposta da UFFS foi uma das 12 propostas elegíveis do Programa de Pesquisa e Inovação em Design. A partir do dia 28 de setembro serão divulgadas as propostas selecionadas que terão os resultados de mérito.

O Programa de Pesquisa e Inovação em Design tem como objetivo geral aproximar a comunidade científica das instituições do ensino superior ao setor comercial e industrial da sociedade, objetivando a produção de soluções, por meio de serviços e estabelecendo produtos inovadores no mercado que possam ser disponibilizados à sociedade através de modelos de negócio que viabilizem oferecê-los dentro de padrão de qualidade e usabilidade.

A proposição do programa consiste em fomentar e oferecer produtos em perspectiva de provocar o aperfeiçoamento em termos de usabilidade e criar soluções de inserção do produto no mercado, envolvendo a construção de modelos de negócios e de mercado. Essa ação se constitui da articulação entre as agências de inovação ou núcleos de inovação tecnológica, enquanto instituições de ensino superior e setor empreendedor, visando apoiar a pesquisa e a inovação em design.


IFFar realiza lançamento da construção da Política de Inovação

Na quarta-feira, 26 de agosto, às 16 horas, o Instituto Federal Farroupilha - IFFar realiza o lançamento do processo de construção da Política de Inovação da instituição. Para marcar o início do processo, será realizada uma live com o Prof. Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS) sobre Políticas de Inovação nas Instituições Científicas e Tecnológicas.

A equipe do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica do IFFar (NIT) destaca que a Política de Inovação é “um passo importante para a qualificação e o fortalecimento da atuação da instituição, incentivando o Empreendedorismo Inovador e, principalmente, o desenvolvimento da pesquisa aplicada em parceria com o setor produtivo para o desenvolvimento de soluções inovadoras”.

📌A transmissão da live de lançamento será feita pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube neste link https://www.youtube.com/watch?v=gdtjtimomtk.


SMART TCC: Transformando trabalhos de conclusão de cursos em negócios inovadores

Capacitação de professores orientadores para que estes utilizem metodologias que possam transformar trabalhos de conclusão de curso de qualquer área do conhecimento em negócios inovadores.
 
Público Alvo:
Professores da UFFS , orientadores de TCCs.
 
Resultados Esperados:
Uma mudança no modelo mental de professores orientadores, estudantes e universidades que vai aproximar ainda mais a teoria da prática, proporcionando aos estudantes possibilidades reais de transformar ideias em negócios inovadores. 
 
🗓️Dia 14 de setembro de 2020, 14h - 17 de setembro de 2020, 17h
📍Evento online

Webaula A Importância da Propriedade Intelectual para Inovação

A webaula A Importância da Propriedade Intelectual para Inovação, trazida pela Universidade Federal do Ceará em parceria com INPI  e faz parte da disciplina de empreendedorismo e será mediado pelo professor Renato Furtado. 

🗓️Dia 28 de agosto às 10 horas.

📍Link para assistir ao vivo https://www.youtube.com/watch?v=hH5J1Ru01MM


Semana SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020

O SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020, é o evento da Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (SINOVA/UFSC), que busca promover o empreendedorismo inovador em todos os campi da universidade. O projeto visa selecionar 08 ideias/startups inovadoras de cada campus da UFSC (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville), que passarão por uma banca de mentores e escolherão as 02 melhores de cada campus para uma apresentação final. O objetivo do programa é a conexão das pesquisas produzidas na UFSC com o mercado, além de selecionar as melhores ideias para compor o mapa de startups da UFSC.

A Semana de capacitações para a preparação das ideias, será realizada do dia 17 ao dia 20 de Agosto às 17 horas e será transmitida através do canal da SINOVA no Youtube.

📌Para mais informações e fazer a inscrição acesse https://www.sympla.com.br/semana-sinova-ufsc-startup-mentoring-2020__927884

🗓️ 17 de agosto de 2020, 17h até 20 de agosto de 2020, 17h

📍 Evento online


Webinar - Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) - CESFI UDESC

Na próxima semana, teremos um evento promovido pelo NIT/ CESFI para entender melhor esse contexto e quais as práticas que fazem acontecer a relação de conhecimento entre empresa e universidade. O Pedro Shioga e a Carla Roczanski falarão um pouco sobre a sua experiência nessa interface com a mediação da professora Bruna Fraga e professor José Carlos.

📌Para assistir acesse https://www.youtube.com/watch?v=myNcDLnnesA&feature=youtu.be


SINOVA divulga Live sobre “Empreendedorismo e Inovação em Santa Catarina”

A Secretaria de Inovação da UFSC realizará no dia 11/08, às 17h30, a live “Empreendedorismo e Inovação em Santa Catarina”, em uma transmissão ao vivo pelo YouTube da SINOVA.

O evento fará o lançamento do edital do SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020 e será uma prévia da Semana SINOVA UFSC Startup Mentoring, realizada em parceria com o Projeto Academy UFSC e o SEBRAE/SC. Durante a Semana, serão realizadas capacitações abertas a todos os interessados, com o objetivo de qualificar as ideias para inscrição no projeto de mentorias do SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020.

📌Para mais detalhes acesse https://sinova.ufsc.br/2020/08/04/sinova-divulga-live-sobre-empreendedorismo-e-inovacao-em-santa-catarina/


Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)

AGIITEC passa a integrar a rede NITs do RS

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) são estruturas instituídas por uma ou mais Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que tenha por finalidade a gestão de políticas institucionais de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas na Lei da Inovação (Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016).

Os Núcleos de Inovação Tecnológica possuem um papel estratégico para a economia, uma vez que contribuem para que os resultados oriundos da pesquisa realizada nas ICTs sejam consolidados em negócios inovadores, por meio da transferência tecnológica, agregando valor ao sistema produtivo e ampliando a competitividade e a modernidade da matriz econômica.

No presente mapeamento, contemplamos os NITs do Estado do RS, considerados como os setores responsáveis pela gestão da inovação, da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia das ICTs gaúchas, muitas sendo representadas por essas distintas estruturas de apoio aos pesquisadores.

📌Leia a matéria em https://inova.rs.gov.br/nucleos-de-inovacao-tecnologica


AGIITEC assina acordos para fomento em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação(P,D&I)

A Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul foi criada no primeiro semestre de 2020 com o objetivo de unir as áreas de Internacionalização , Inovação, valorização da propriedade intelectual e transferência tecnológica em um único setor, ligado diretamente ao Gabinete do Reitor.

Os primeiros Acordos de Parceria em P,D&I foram firmados no ano de 2018. Tratativas entre os pesquisadores e as empresas com vistas a resolver demandas do meio produtivo fez com que ocorresse a aproximação entre a UFFS e a empresa Gum’s Diet, Microempresa Individual de Realeza-PR na área de fitoterápicos e das ciências nutricionais. E, a empresa Kaiser Agropecuária Ltda, de São José do Rio Preto-SP, em conjunto com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) na área de bioenergia, possibilitando a parceria e a aplicação da Lei de Inovação ou Novo Marco Legal de Inovação.

Com vistas de padronizar os fluxos, simplificar e estimular as oportunidade na área de inovação, a UFFS publicou o Edital nº 57/GR/UFFS/2020, de fluxo contínuo, que tem como objetivo fomentar Acordos de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Dessa forma e formato, foi possível a consolidação do primeiro Acordo de Parceria através do Edital nº 57/GR/UFFS/2020, financiado pela iniciativa privada para P,D&I. O caso mais recente foi o acordo de parceria entre a Empresa Rota Agência de Turismo Ltda. e a UFFS, por meio da AGIITEC. Por essa parceria, foi possível viabilizar o pagamento de uma bolsa de inovação para desenvolvimento de projeto de P,D&I, financiado parte pela iniciativa privada e parte pela UFFS, para um período de 12 meses.

📌Leia a matéria completa em uffs.edu.br 


UFFS publica proposta selecionada em edital da Fundação Araucária – Programa de Pesquisa e Inovação em Design

A análise das propostas foi conduzida pela Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica da UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou, na quarta-feira (15), o Edital nº 395/GR/UFFS/2020, com o resultado do processo de seleção para submissão da proposta institucional à Chamada Pública da Fundação Araucária (FA) 10/2020 - Programa de Pesquisa e Inovação em Design, que tem como objetivo selecionar proposta(s) na Linha Temática Design para Inovação

O Programa de Pesquisa e Inovação em Design da Fundação Araucária busca aproximar a comunidade científica das Instituições do Ensino Superior ao setor comercial e industrial da sociedade, objetivando a produção de soluções, por meio de serviços e produtos inovadores que possam ser disponibilizados à sociedade, por meio de modelos de negócio viabilizando refletir e oferecer produtos dentro da qualidade de usabilidade.

A proposta selecionada por meio Edital nº 378/GR/UFFS/2020, para participar da Chamada Pública da Fundação Araucária 10/2020 - Programa de Pesquisa e Inovação em Design, foi “Desenvolvimento de Equipamento e Matérias-Primas para Produção de Embalagens Biodegradáveis” a qual se encaixa no subtema Construção de Soluções na Forma de Produtos e Serviços Inovadores.

O processo de seleção da proposta foi conduzido pela Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS.


 

Políticas de Inovação das ICTs

O recente processo de reforma no arcabouço legal que regulamenta a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil, conhecido por Marco Legal de CT&I (MLCTI – envolvendo em particular a Emenda Constitucional 85/2015, a Lei 13.243/16 e o Decreto 9.283/18), criou novas oportunidades para a aproximação entre as Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs), as empresas, órgãos governamentais e demais agentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). O MLCTI também procurou impulsionar as ações de empreendedorismo inovador no país, além de tratar de aspectos específicos do trabalho dos cientistas que sofriam restrições com raízes na legislação. Para que os avanços do MLCTI possam de fato ser aproveitados é imprescindível que as ICTs estabeleçam sus Políticas de Inovação. Esta página tem como objetivo dispor de material para auxiliar nos debates e processos de planejamento de cada instituição acerca da atualização das suas políticas, bem como facilitar na comparação entre as políticas já adaptadas à nova legislação.

📌Para mais informações acesse http://fortec.org.br/politica-institucional-de-inovacao-das-icts/


A Proteção e a transferência do conhecimento: abordagem metodológica no contexto universitário


Live com dicas de como escrever um projeto

No dia 19-06-2020 teremos a Live da Tecnova RS com dicas de como escrever um projeto.

📌Não perca as 14 horas.

📌Segue o link para acompanhar https://www.youtube.com/c/canalfapergs


Webinar Lei de Acesso ao Patrimônio Genético: Impactos para a P&D no Brasil

Webinar FORTEC HOPE HOUR sobre Lei de Acesso ao Patrimônio Genético: Impactos para a P&D no Brasil. A Presidente do FORTEC, Shirley Coutinho e a Diretora do FORTEC, Noélia Falcão, convidam Diana Jungmann, especialista em bioeconomia, biodiversidade e propriedade intelectual.

A webinar irá ocorrer dia 18 de junho às 18h, para saber um pouco mais sobre impactos da Lei de Acesso ao Patrimônio Genético para a P&D no Brasil”, reduzindo a insegurança na sua aplicação.

📌As inscrições podem ser feitas no seguinte link: https://bit.ly/WebinarFORTECHopeHour


Programa Centelha Paraná será lançado na segunda-feira, dia 15/6, com R$ 1.655 milhão em recursos

Na segunda-feira, 15/06, acontece o lançamento do Programa Centelha Paraná. A iniciativa é uma organização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, das Superintendências de Inovação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Sebrae e do Senai.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Nesta mesma solenidade também será lançado o edital Design Inovador. Esse programa faz parte da construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPI), que está sendo aplicada pela Fundação Araucária, objetivando aproximar a comunidade científica das Instituições do Ensino Superior ao setor comercial e industrial da sociedade, fomentando a produção de soluções, por meio de serviços e produtos inovadores que possam ser disponibilizados à sociedade, por meio de modelos de negócio viabilizando refletir e oferecer produtos dentro da qualidade de usabilidade.

🗓️ O evento online vai acontecer a partir das 14h30 e a solenidade também será transmitida por meio do YouTube. O link será publicado 15 minutos antes do evento começar, no site da Araucária: http://www.fappr.pr.gov.br/

📌Para ler a notícia na íntegra acesse: www.fappr.pr.gov.br


Invenções Implementadas Através de Programas de Computador e Novas Tecnologias

Evento online

Embora diversas empresas de base tecnológica, desde Startups até Fortune 100, venham utilizando de forma correta o sistema de patentes para a proteção de soluções técnicas implementadas através de programas de computador como parte de suas estratégias de crescimento, ainda são frequentes as dúvidas e incertezas quando tratamos a proteção de invenções de Tecnologia da Informação.

O tema, que é de extrema relevância e exige discussões profundas considerando os avanços e potencial de desenvolvimentos que tratam internet das coisas, inteligência artificial e outras tecnologias que despontam com força, será tratado por especialistas da área sob aspectos técnicos e de efetividade dessa modalidade de patente, assim como a sua relevância estratégica em um ambiente concorrencial cada vez mais disputado.

🗓️ 17 de junho de 2020, 17h-18h30

Programa:
17h: Abertura

Mediadora: Maria Isabel de Toledo Andrade Cunha

17h10 - Peculiaridades no processo e exame no INPI

Palestrante: Daniel Barros Junior 

17h30 - Aspectos práticos envolvendo invenções implementadas através de programas de computador e novas tecnologias.

Palestrante: Milton Lucídio Leão Barcellos 

17h50 – Perguntas

18h15 – Encerramento

📌Para se inscrever acesse: https://www.sympla.com.br/invencoes-implementadas-atraves-de-programas-de-computador-e-novas-tecnologias__878462


I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia

I CoBICET, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos, se propõe a mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar. Este evento objetiva: atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre desenvolvimento tecnológico-científico e inovações do mercado profissional; divulgar trabalhos científicos; e estimular a participação de jovens pesquisadores.

🗓️ O evento on-line acontecerá entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro de 2020, e trará como tema:

“Um mundo em constante transformação”

📌Para mais informações acesse: https://www.even3.com.br/icobicet2020/


Teias da Inovação – Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros

O Teias da Inovação concentra seus esforços para o debate sobre "Os Possíveis Cenários de Inovação para os Ecossistemas Brasileiros". Inscreva-se e participe!

Evento On-line (Nacional)

🗓️ Data: 04/06 - 16h às 17h30

📌Para se inscrever acesse: https://www.tiwebmeeting.com.br/

Convidados:

PAULO ALVIM

Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação - MCTIC

DARIO THOBER

Presidente Von Braun Labs

DELAIR BOLIS

Presidente da Merck MSD Animal Health

CLÁUDIO NASCIMENTO

Conselheiro do Porto Digital

MARCELO KNOBEL

Reitor da Unicamp


“DESMISTIFICANDO A REDAÇÃO DE PATENTES”

Uma parceria da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia com Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trataremos dos principais tópicos sobre o tema, tais como: tipos de patentes, seus requisitos e estrutura dos documentos exigidos para depósito de um pedido de patente. 
O objetivo do evento é orientar os usuários, de maneira que estes possam, efetivamente, depositar sua patente de maneira adequada em conformidade com à LPI vigente e às Diretrizes de Exame do INPI. Posteriormente, serão realizadas as tratativas para dar inicio ao Programa Piloto de mentorias do INPI e da CINTTEC para solicitação do depósito de patente junto a CINTTEC/UFS.

🗓️ Dia 05 de junho, às 14 horas, evento online e gratuito. Participem!

📌Inscrições: https://forms.gle/txsjMjq27E5EnYs87


EDITAL Nº 339/GR/UFFS/2020 Resultado final da classificação e seleção de projeto conforme edital Nº 306/GR/UFFS/2020

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, por intermédio Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS), torna público o presente edital de resultado final da classificação e seleção de projeto de pesquisa ou de extensão de acordo com o EDITAL Nº 306/GR/UFFS/2020.

2.2 O projeto selecionado: A entidade parceira selecionou o projeto a ser apoiado com base na lista de propostas classificadas, o projeto selecionado foi:
Título da Proposta para P, d&I
Preponente
Classificado
Produção de extratos nanoencapsulados com propriedades antitumorais
Margarete Dulce Bagatini
Sim

 

Confira o edital na integra em: https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/edital/gr/2020-0339


UFFS seleciona projeto de pesquisa ou extensão para fomento em acordo de parceria em P,D&I

Propostas devem ser encaminhadas por e-mail até o dia 15 de maio

A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou o Edital nº 306/GR/UFFS/2020, para seleção de um projeto de pesquisa ou extensão conforme o estabelecido no Edital nº 57/GR/UFFS/2020, de fomento e acordos de parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

O envio das propostas pode ser feito até o dia 15 de maio por meio do endereço coord.nits@uffs.edu.br. Os critérios de classificação serão os seguintes: estar caracterizado como projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I); ter coerência e clareza; o resumo, minimamente, deve conter a experiência do proponente, os resultados esperados e o objetivo; o anexo com a proposta deve ter até três páginas. As propostas devem ser elaboradas conforme o Anexo 1 do Edital nº 306/GR/UFFS/2020.


Campanha Gaúcha ganha indicação geográfica para vinhos e espumantes

O INPI publicou na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2574, a concessão da indicação geográfica (IG) “Campanha Gaúcha”, na espécie indicação de procedência, para vinhos finos brancos, rosados, tintos e espumantes. Esta é a sétima IG do estado do Rio Grande do Sul para o segmento de vinhos.

A partir de agora, todos os produtores de vinhos que estiverem dentro da região demarcada (44.365 km²) e seguirem as normas contidas no regulamento de uso – denominado Caderno de Especificações Técnicas – poderão utilizar a indicação geográfica em seus produtos. A IG foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Fonte: inpi.gov.br


Webinários da ABC Ed. 05 | CIÊNCIA, INOVAÇÃO E COVID-19: DECIFRA-ME OU TE DEVORO | 05/05

No enfrentamento da covid-19, os cientistas brasileiros, as universidades e as instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação têm dado respostas rápidas e eficientes. Por outro lado, o momento demanda um parque industrial capaz de produzir fármacos e equipamentos de forma rápida e adequada. E o país precisa mobilizar as ciências humanas e sociais, especialmente, para formatar políticas públicas que interajam com os milhões de brasileiros que vivem à margem da sociedade de consumo. Quais as perspectivas?

📌Participe e faça sua inscrição através www.sympla.com.br


Dia da Propriedade Intelectual

Dia 26 de Abril é o dia mundial da Propriedade Intelectual, a campanha de Propriedade Intelectual Mundial de 2020 coloca a inovação e os direitos de propriedade intelectual que a sustentam no centro dos esforços para criar um futuro verde. Por quê? Porque as escolhas que fazemos hoje moldarão nosso amanhã.

Assim temos 2 eventos que são relacionados ao tema de Propriedade Intelectual que irão ocorrer na próxima segunda dia 27 de Abril.

Pela parte da manhã teremos:

Webinar INVENÇÃO DO SÉCULO - O valor da parceria em meio a corrida por soluções 

Webinar promovido em Comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Organização: Intelligence for Innovation Consulting

Apoio: OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual

📌Participe e faça a inscrição através  https://www.sympla.com.br/webinar-invencao-do-seculo---o-valor-da-parceria-em-meio-a-corrida-por-solucoes__838457

Pela parte da tarde teremos:

Webinar Inovar para um Futuro Verde

Realizado pelo INPI

Parceria com a OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual e a ABPI - Associação Brasileira de Propriedade Intelectual

(Inscrições encerradas) Participe e faça a inscrição através http://www.eventosabpi.org.br/evento27042020/


INPI vai acelerar exame de patentes relativas ao combate a Covid-19

Com foco no estímulo à produção e licenciamento de novas tecnologias, o INPI irá priorizar o exame de pedidos de patentes relativos a inovações que possam ser usadas no combate à pandemia do novo coronavírus. A medida foi oficializada por meio da Portaria n° 149/2020, publicada no dia 7 de abril, na Revista da Propriedade Industrial (RPI). A priorização tem validade até 30/06/2021, conforme determina a Portaria nº 149/2020.

A concessão de uma patente pelo INPI atesta que seu objeto é novo e garante ao detentor a exclusividade para utilização e licenciamento no Brasil (a patente tem validade nacional). Portanto, com uma patente concedida, os inventores ganham mais segurança para iniciar a produção ou licenciar para um parceiro que possa produzi-la.

Entre as modalidades de trâmite prioritário de patentes, uma delas é voltada para tecnologias de saúde, especialmente as estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, as tecnologias relativas ao combate do novo coronavírus passam a fazer parte deste exame acelerado. 

Acesse aqui para mais informações sobre os procedimentos relativos ao trâmite prioritário de patentes e suas modalidades, que também incluem micro e pequenas empresas e instituições de ciência e tecnologia, entre outras.


Observatório de tecnologias relacionadas ao Covid-19

INPI cria página sobre o Covid-19 que tem como objetivo divulgar as tecnologias que possam ser de utilidade para ações globais e locais e serem capazes de contribuir para solução deste problema, de forma que os atores do Sistema de Inovação brasileiro tenham ferramentas para desempenharem com excelência o seu papel.

Na página é atualizada diariamente e trás informações sobre: 

  • Destaques;
  • Medicamentos;
  • Vacinas;
  • Testes para diagnóstico de COVID-19;
  • Ciência nacional;
  • Equipamentos (ventiladores mecânicos e máscaras de proteção);
  • Normas técnicas/Regulação
  • Financiamentos e incentivos para pesquisa e desenvolvimento, entre outros assuntos.

Para conhecer a página acesse: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/tecnologias-para-covid-19/COVID19

🗓️ Na terça feira dia 31/03 foi feita uma live pelo Instagram no perfil do INPI nordeste com informações sobre o Observatório Covid-19 https://www.instagram.com/inpi.nordeste/?igshid=1uvsq7tl03s0l


Biblioteca temática sobre o covid-19

As bibliotecas da Fiocruz estão oferecendo serviço sobre a COVID-19 para pesquisadores. São quase 3 mil publicações de fontes de informação científica nacionais e internacionais, incluindo bases como Dynamed, UpToDate, MEDLINE,
Portal CAPES, Lancet e ARCA, entre outras.

Acesse já o serviço (ou pelo link: http://bit.ly/eds-fiocruz), crie um alerta e receba em seu email novas publicações indexadas na base sobre o tema.


Ciclo de palestras - InovaAvi: Chocando Ideias

Ocorreu, no dia 09 de Março, na Unochapecó, o Ciclo de palestras - InovaAvi: Chocando Ideias de organização da Embrapa Suínos e Aves. O InovaAvi é o primeiro desafio de ideias na avicultura. A proposta é fomentar a inovação de impacto na avicultura e atrair pessoas inovadoras com ideias em qualquer estágio de maturidade, colaborando para que se tornem negócios e soluções para a cadeia produtiva de aves. Podem participar acadêmicos ou profissionais independentes de diversas áreas de conhecimento, organizados em equipes e startups.

Como participante do evento, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social – NITS, Ilson dos Santos, destaca “O case apresentado nessa noite, na solução de desafios inovadores, foi a trajetória de empreendedorismo de Luciane Piovezan Fornari, diretora da Fornari Indústria, destaque em tecnologias de ponta para limpeza e sanitização dos setores da pecuária e avicultura”.
🗓️ Cronograma:
Etapa 1 - Inscrição das equipes e ideias e homologação (online): 19/02 a 19/03/2020 às 12h

Etapa 2 - Classificação: 21/03 a 03/04/2020

Etapa 3 - Grande final (presencial): 05 a 08/05/2020

As inscrições podem ser feitas a partir http://www.inovaavi.com.br/


Reunião NITs UFFS e Unochapecó 

Na tarde do dia 05 de março, reuniram-se no espaço do NITT da Unochapecó os coordenadores Ilson, do NITS da UFFS, e Cristiani, do NITT da Unochapecó, e equipe para conversar sobre o evento Seminário de Propriedade Intelectual e Inovação em prol de um Futuro Verde, que acontecerá no dia 15 de abril, no Campus Chapecó da UFFS, com início às 14 horas.

A reunião teve como propósito discutir as ideias e propostas para o evento e integrar os NITs da UFFS e Unochapecó. Esse será um evento em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, dia 26 de abril, que é festejado no mundo todo por meio de eventos nos meses de abril e maio. O Dia Mundial da Propriedade Intelectual é uma grande oportunidade para colocar em discussão as questões relacionadas à propriedade intelectual (PI) e seu papel no processo de inovação visando o desenvolvimento econômico.

Reunião dos NITs no espaço do NITT da Unochapecó


Aberta Consulta Pública sobre Manual de Indicações Geográficas

O INPI iniciou, no dia 27/02, a consulta pública sobre a minuta do Manual de Indicações Geográficas. A implementação do documento tem como objetivo dar transparência aos procedimentos de análise e de exame do Instituto, além de possibilitar a participação de todos os usuários.

Os interessados devem enviar as sugestões para o e-mail consultapublicaig@inpi.gov.br até o dia 27 de maio de 2020, conforme definido na Portaria INPI/DIRMA nº 01/2020, publicada na RPI nº 2564.

Ressalta-se que o “Guia do Peticionamento Eletrônico – Sistema e-Indicação Geográfica” referenciado na minuta não compõe o escopo da presente consulta. O guia será anexado ao texto definitivo da primeira edição do Manual de Indicações Geográficas e substituirá o “Guia do Usuário Módulo de Indicações Geográficas do Peticionamento Eletrônico do INPI”, disponível no portal do INPI.

Para mais informações acesse: inpi.gov.br


NITS participa do 4º encontro da rede NITSC

Representando a Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social da UFFS (NITS), o assessor de Assuntos Internacionais da UFFS, Ernesto Quast, representou o NITS no dia 19/02 no 4º encontro da rede NITSC, que aconteceu em Florianópolis – SC. No encontro estavam presentes representantes de NIT de todo o Estado.

Uma das pautas do encontro foi o cenário geral dos projetos aprovados na chamada pública FAPESC nº 14/2019, que trata do programa de apoio à consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica de instituições de pesquisa científica e tecnológica no estado de Santa Catarina. Foram 14 NITs contemplados pelo edital, que trata de fortalecimento, manutenção, consolidação e implementação, entre outros objetivos gerais do programa.

Também, o encontro teve como visão de futuro a construção de uma rede estruturada, articulada e integrada ao ecossistema catarinense de inovação, compartilhando conhecimentos e competências para a realização de transferência de tecnologia e geração de inovação em sintonia com as demandas do setor produtivo e da sociedade.


Inventores brasileiros ganham concurso de patentes da América Latina

O Prosul – Fórum de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional e de Propriedade Industrial – divulgou, nesta segunda-feira (dia 17/02), o resultado do II Concurso de Invenções Patenteadas da América Latina.

O primeiro lugar foi para um sistema de reciclagem de embalagens plásticas contaminadas, desenvolvido pelos inventores brasileiros Gustavo Eugenio de Oliveira Cardoso, Evandro Bondesan Didone, Fabian Adolfo Cattaneo e Felipe André de Aquino Cardoso. A concessão da patente pelo INPI ocorreu em cerca de três anos por meio do programa “Patentes Verdes”, um tipo de exame prioritário que visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente.

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Nádia Rodrigues Mallet ficou em segundo lugar pela invenção de um dispositivo para alimentação alternativa de bebês de risco – recém-nascidos prematuros em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Acesse a notícia na íntegra.


Workshop "Como colocar sua ideia no papel"

Aconteceu, no dia 11 de fevereiro, na Unochapecó, o workshop "Como colocar sua ideia no papel" do Programa de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras – Nascer, ministrado por Luiz Salomão Ribas Gomez, um dos responsáveis pela implantação do Cocreation em todo o Estado de Santa Catarina. O evento foi realizado pela FAPESC, SEBRAE e o Governo do Estado de Santa Catarina, com a colaboração do Chapecó@, Rede Catarinense de Centros de Inovação e Cocreation. O palestrante Salomão trouxe para discussão ideias que os próprios participantes levantaram no workshop com a intenção de que fossem colocadas no papel e que fosse desenvolvido um plano de ação de fomento a essas ideias inovadoras.

O objetivo do Nascer é estimular a inovação e o empreendedorismo criativo por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores por meio de ferramentas, consultoria técnica e mercadológica, mentoria, assessorias e todo o apoio institucional para a geração de empresas com base tecnológica.

As inscrições do NASCER foram prorrogadas até o dia 15/02/2020 e podem ser feitas através do http://nascer.fapesc.sc.gov.br/

Workshop realizado na Unochapecó.


Workshop Inovação & Competitividade

Ocorreu no dia 5 de fevereiro, na ACIC Chapecó, um workshop com o tema Inovação & Competitividade. No momento estavam presentes representantes da FIESC, empresas da região de Chapecó, universidades, sistema SENAI e SENAC e público em geral. O novo presidente do IEL, José Eduardo Azevedo Fiates, falou sobre o ecossistema de inovação e o papel do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL, uma entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC. A gerente executiva do IEL, Eliza Coral, falou sobre os indicadores da indústria catarinense disponíveis no Observatório da Indústria Catarinense da FIESC. Destacou também as novas oportunidades de intercâmbio com instituições internacionais e estaduais, envolvendo a indústria do estado e as universidades, por meio do programa ESTÁGIO 4.i.

O coordenador do NITS – UFFS, Ilson dos Santos, esteve presente no evento e comenta: “Sem dúvida um workshop muito producente, uma vez que a diversidade, a cooperação e a confiança entre as instituições alimenta cada vez mais o ecossistema de inovação. O NITS da UFFS vem trabalhando intensamente para aproximar os vários atores do empreendedorismo e da inovação, com destaque para captação recursos e acordos de parceria com fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I”.

Presidente do IEL José Eduardo Azevedo Fiates

Gerente Executiva Eliza Coral


 

DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - 26 de abril de 2020

Inove para um futuro verde

Criar um caminho para um futuro verde é um imperativo dos dias modernos. Todos compartilhamos desse desafio e cada um tem um papel na construção de um futuro verde. É um empreendimento complexo e multifacetado, mas, como observou o conhecido naturalista David Attenborough, "como espécie, somos especialistas na resolução de problemas". Temos a sabedoria coletiva, engenhosidade e criatividade para criar maneiras novas e mais eficazes de moldar um futuro de baixo carbono.

A campanha de PI - Propriedade Intelectual Mundial de 2020 coloca a inovação no centro dos esforços para criar um futuro verde. Por quê? Porque as escolhas que fazemos hoje moldarão o nosso amanhã. A terra é a nossa casa. Precisamos cuidar disso.

A campanha também celebra os muitos inventores e criadores inspiradores de todo o mundo que estão apostando em um futuro verde - mulheres, homens e jovens que estão trabalhando em alternativas mais limpas às tecnologias antigas baseadas em combustíveis fósseis e alimentos e recursos naturais melhores e mais sustentáveis, sistemas de gerenciamento de recursos e que estão usando o sistema de PI para apoiar seu trabalho, sua aceitação e uso na sociedade.

Exploramos como um sistema de PI equilibrado e robusto pode apoiar o surgimento de uma economia verde que trabalha com e não contra os sistemas de suporte de vida da Terra.

Acesse a notícia na íntegra em: https://www.wipo.int/ip-outreach/en/ipday/


 

IA - Inteligência Artificial - Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo

 
Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial - IA provocará grandes impactos também sobre o ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, seja como objeto de estudo e desenvolvimento, seja como facilitadora de novas descobertas científicas. Tal potencialidade decorre da capacidade de sistemas de IA de tratar grandes volumes de dados, o que permite identificar padrões, explorar hipóteses e realizar inferências não passíveis de execução por seres humanos. Assim, a Inteligência Artificial tem sido caracterizada, no campo da ciência e da tecnologia, como um “game-changer”, com potencial para revolucionar o processo científico. Ao mesmo tempo, emergem preocupações quanto à explicabilidade da IA e suas implicações para a ciência.
 
Segunda a Organização Mundial para a Propriedade Intelectual (WIPO Technology Trends 2019. Artificial Intelligence, 2019), quase 340 mil famílias de patentes e mais de 1,6 milhões de artigos científicos relacionados à IA foram publicados entre 1960 e meados de 2018. O número de patentes anualmente no campo de IA cresceu em uma proporção de 6,5 vezes entre 2011 e 2017, voltando-se de maneira expressiva para aplicações industriais. Segundo o mesmo estudo, a maior parte das entidades que depositam patentes são empresas (vinte e seis entre os trinta maiores depositantes – apenas quatro entidades dentre estes são universidades ou organizações públicas de pesquisa). Com base na análise de dados referentes a patentes e publicações científicas, pode-se afirmar que China e EUA são hoje líderes mundiais em pesquisa em IA, tanto em pesquisa básica como também em pesquisa aplicada.
 
No Brasil, segundo dados da Plataforma Lattes do CNPq (outubro/2019), os profissionais atuantes na área de IA trabalham, em sua maioria, em universidades, institutos federais e centros de pesquisa, com baixa presença em empresas de tecnologia. Este fato faz com que a IA, como área de estudo, esteja distribuída por quase todo o país. Apenas quatro Estados não possuem grupos de pesquisa registados no CNPq. Na área acadêmica, isso resulta em que o Brasil ocupe, respectivamente, o 15º e o 18º em produção científica, publicada internacionalmente de forma individual ou em cooperação com outros países.
Foi prorrogado até o dia 02 de março o período da consulta pública Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, acesse pelo participa.br.
 

Referência:

www.wipo.int

www.participa.br

Imagem: www.google.com

 

O que é a Indicação Geográfica (IG)?

A Indicação Geográfica (IG) é um ativo de propriedade industrial usado para identificar a origem de um determinado produto ou serviço, quando o local tenha se tornado conhecido, ou quando certa característica ou qualidade desse produto ou serviço se deva à sua origem geográfica.

 

 


NITS é contemplado com recurso da FAPESC

Recurso será para desenvolvimento de ações voltadas a estruturação e consolidação do NITS

O Núcleo de Inovação Tecnológica e Social da UFFS (NITS) foi contemplado com um recurso de uma chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O projeto aprovado foi submetido pelo coordenador do NITS, Ilson dos Santos. O recurso será destinado a ações voltadas a estruturação e consolidação do NITs para atuação em propriedade intelectual e transferência tecnológica, projetos de P&D e interação com demandas de onde a UFFS está inserida, inserção em incubadoras/parques tecnológicos e iniciativas empreendedoras. Para o diretor de pesquisa da UFFS, Eduardo Pavan Korf, a importância do recurso é a possibilidade de efetivar essas ações e contar com dois bolsistas para uma maior estruturação da equipe e auxílio no atendimento de novas demandas que estão surgindo e que cada vez mais surgirão. Ainda segundo o diretor, os recursos vão contribuir na atuação na comunidade acadêmica, em atividades de ensino, pesquisa, extensão e macro ações que levem à realização, aprimoramento, desenvolvimento e difusão de boas práticas do NITS da UFFS. “Uma estrutura ampliada consegue orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas ao processo de consolidação da cultura da inovação por meio da prospecção tecnológica, proteção intelectual, propriedade intelectual (PI), empreendedorismo, transferência de tecnologia e gestão dos ativos tecnológicos e do capital intelectual junto a ICT para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e pesquisa aplicada”, explicou Korf. 


UFFS compõem a equipe do parque tecnológico CHAPECÓ@ e participa de desafio nacional de inovação na área leiteira

 

Um grupo composto por um professor e seis estudantes de Chapecó foi convidado para participar do Vacathon, uma maratona para desenvolver soluções digitais voltadas à produção de leite. O evento ocorreu em Juiz de Fora, Minas Gerais, entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro e reuniu 22 grupos de estudantes de instituições de ensino de todo país. A promoção foi da Embrapa Gado de Leite. Durante os cinco dias, os participantes puderam desenvolver suas ideias, com mentorias dos pesquisadores da Embrapa e dos representantes das empresas parceiras. Também, foram realizadas visitas no campo experimental da Embrapa Gado de Leite e no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. O NITS - Núcleo de Inovação Tecnológica e Social da UFFS, deu os encaminhamentos junto a direção do campus Chapecó, articulando com a coordenação do curso da Ciência da Computação da UFFS (Prof. Fernando Bevilacqua), a ida do aluno Raphael Borges para compor a equipe multidisciplinar e multi-ICT que compõem o Parque Tecnológico Chapecó@. A equipe de Chapecó foi criada através do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, e composta por talentos da Unochapecó, UFFS, Senai e Uceff. Participaram estudantes de Agronomia, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação e Tecnologia em Alimentos.

Legado do Queijo

 

Como resultado final, todas as equipes tiveram que apresentar a solução tecnológica desenvolvida, no último dia do evento. O ideia criada pela equipe de Chapecó consistiu num portal de vendas de queijos artesanais de todo Brasil e para todo Brasil. "Surgiu a partir do problema detectado, de que o produtor de queijo artesanal não tem o seu trabalho valorizado e tem um potencial de produção muito maior do que ele produz hoje. Ele entende muito bem sobre como produzir um queijo com muito sabor, mas não entende de comércio. Então, trazemos a solução do comércio com o portal, chamado Legado do Queijo", conta Gean. Por ser o primeiro ano que uma equipe de Chapecó participa do Vacathon, a posição final do time foi muito satisfatória. "Nós competimos com diversas universidades federais e de renome do país todo, e entre 22 equipes, nós ficamos entre os 10 melhores. Por ser o primeiro ano de participação, foi um sucesso total, nos destacamos com as nossas ideias e propostas", completa.

Confira mais sobre na matéria da equipe de comunicação da UFFS:

Estudante de Ciência da Computação da UFFS participa de programa nacional organizado pela Embrapa


NITS realiza atividades no campus Cerro Largo da UFFS

A coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS) da UFFS e a Diretoria de Pesquisa (DPE) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) realizou a reunião de trabalho no campus Cerro Largo, no dia 21/10/2019. O objetivo é aproximar os setores e entes envolvidos nas demandas da inovação, pesquisa e transferência de tecnologia. Conforme vem ocorrendo com os demais campi da UFFS, nas reuniões, as principais pautas levantadas são as pesquisas desenvolvidas nos campi, a temática da inovação tecnológica, empreendedorismo, parques tecnológicos na região e o fomento à inovação via editais internos e parcerias com empresas da região. O coordenador do NITS, Ilson dos Santos, destacou a necessidade de se dar visibilidade às ações do núcleo ao tema da inovação em todos os espaços da Universidade, dando condições para que se promovam ações de parceria e divulgação de informações sobre acordo de cooperação técnica, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

Nessa oportunidade, no campus Cerro Largo da UFFS, o diretor, Bruno Munchen Wenzel, ressaltou a importância de se firmar parcerias locais na área da inovação, considerando a realidade regional. 


UFFS contribui para criação do Programa Municipal de Apoio à Inovação e Tecnologia de Realeza

“A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi uma das entidades parceiras na criação do Programa Municipal de Apoio à Inovação e Tecnologia de Realeza (PMAIT). A lei de criação do programa (Lei nº 1.836/2019), sancionada pelo prefeito Milton Andreolli, estabelece medidas para estimular a instalação de novas empresas, o desenvolvimento das existes, bem como apoiar e incentivar ideias que propiciem o fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica e inovadora no município.“

Acesse a notícia na íntegra

 


NITS realiza atividades nos campi da UFFS

A coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS) da UFFS e a Diretoria de Pesquisa (DPE) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) estão realizando uma rodada de reuniões em todos os campi da UFFS. O objetivo é aproximar os setores e entes envolvidos nas demandas da inovação, pesquisa e transferência de tecnologia.
Nas reuniões, as principais pautas levantadas são as pesquisas desenvolvidas nos campi, a temática da inovação tecnológica, empreendedorismo, parques tecnológicos na região e o fomento à inovação via editais internos e parcerias com empresas da região.
O coordenador do NITS, Ilson dos Santos, destacou a necessidade de se dar visibilidade às ações do núcleo ao tema da inovação em todos os espaços da Universidade, dando condições para que se promovam ações de parceria e divulgação de informações sobre acordo de cooperação técnica, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Duas reuniões já foram realizadas: em Laranjeiras do Sul e Chapecó. Tanto na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul quanto na UFFS - Campus Chapecó, os diretores, Martinho Machado Junior e Roberto Mauro Dallagnol, respectivamente, ressaltaram a importância de se firmar parcerias locais na área da inovação, considerando a realidade regional.


Próximas reuniões


No mês de outubro, o NITS se reúne nos campi Cerro Largo, Passo Fundo e Erechim, no Rio Grande do Sul, e em dezembro será a vez do Campus Realeza, no Paraná. 


NITS/UFFS: Conexão Desbravalley - Israel traz palestrante Yotam Tzuker para Chapecó nos dias 24 e 25 de junho de 2019

O coordenador e a representante do Comitê Gestor do NITS/UFFS, Ilson dos Santos e Graziela Simone Tonin, e o diretor de Pesquisa da PROPEPG, Paulo Roger Alves, participaram da abertura do Conexão Desbravalley - Israel, nas dependências da ACIC-Chapecó, no dia 24 de junho.

Ao todo foram dois dias de troca de experiências, conhecimentos e para fazer negócios. O objetivo do evento foi aproximar a comunidade de tecnologia de Israel ao ecossistema de inovação da região Oeste, além de conectar as soluções de empresas e startups catarinenses à iniciativa internacional.

O evento promovido pela Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), com correalização do Sebrae/SC e parceria das universidades regionais, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Desbravalley e Prefeitura de Chapecó.

O empreendedor de Israel Yotam Tzuker falou sobre “Desafios e soluções para o ecossistema de inovação: caso Israel”, no auditório do Sicoob MaxiCrédito.

Tzuker é especialista em desenvolvimento de ecossistemas, palestrante internacional e fundador da Tech7, organização que conecta os membros do ecossistema tecnológico do Sul de Israel. Por meio dela, teve como iniciativa o planejamento da SilicoNegev, uma competição de alta tecnologia, além de mais de cem eventos relacionados à tecnologia e empreendedorismo que ajudaram a promover o ecossistema em Beersheva. “Tzuker é um empreendedor motivado que acredita e compreende a importância de conectar a inovação israelense e a comunidade internacional. Ele trabalha com parceiros globais e poderá contribuir com as empresas e o ecossistema de inovação da nossa região”, comenta o presidente da FCTER, Nelson Akimoto.


Um evento aberto para empresários, universidades e demais interessados no desenvolvimento do ecossistema de inovação do Oeste.

Empreendedor de Israel, Yotam Tzuker

Empreendedor de Israel, Yotam Tzuker.

UFFS - Campus Chapecó.

 


A Inovação nas Novas Políticas de Avaliação da Pós-graduação

O programa de formação em pesquisa e pós-graduação da PROPEPG oportunizou, no dia 18 de junho, o módulo XXXVI com o tema: A Inovação nas novas Políticas de Avaliação da Pós-graduação. Presencial em Chapecó e na live "UFFS - Campus Chapecó" https://www.facebook.com/uffschapeco/.

A palestrante convidado foi o professor Dr. Jorge Audy, titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. O título da palestra foi "Inovação e o futuro da educação: Desafios e oportunidades". Audy falou sobre inovação digital, transformação estratégica e digital nas Instituições de Ensino Superior.

Ao final da palestra, respondeu aos participantes sobre: o novo modelo avaliativo dos programas de pós-graduação e mapeamento de egressos; relação entre o impacto da produção docente, política de inovação e o qualis profissional; autoavaliação dos programas de pós-graduação e o PDI da instituição; dimensão da pesquisa geradora ou não de inovação; entre outras.

 

 

 


NITS da UFFS, presente no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação-CMCTI de Chapecó-SC

Reuniram-se no dia 13 de junho, na sala de reuniões, anexa ao gabinete, no prédio da Prefeitura de Chapecó-SC, os conselheiros nomeados para reunião ordinária do CMCTI de Chapecó, do qual o NITS da UFFS também faz parte.

Entre os itens de pauta do dia, a análise de novos pedidos de incentivo fiscal de empresa chapecoenses no ramo de  tecnologia e inovação. Além da fala do secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Márcio Sander, a respeito do andamento das obras e previsão de entrega do Parque Tecnológico, CHAPECO@, ainda no segundo semestre de 2019. Uma vez que o recurso para construção do Parque é do estado de Santa Catarina, sob a gestão municipal.

Cada vez mais se evidencia a importância da UFFS como parte desses espaços de decisão, tendo em vista as ações definidas pelo grupo, os objetivos da organização em estabelecer medidas para incentivar as atividades tecnológicas, científicas e de inovação, realizadas pelas organizações, visando promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e a melhoria dos serviços públicos municipais.

As principais medidas que o CMCTI pode desenvolver para contribuir com os avanças da Ciência Tecnologia e Inovação, são através de estímulos, como: incentivos fiscais, estímulos materiais, implantação de parques e condomínios tecnológicos, entre outras ações definidas pelo grupo.

 

 


Programa de Formação em Pesquisa e Pós-graduação

"A Inovação nas novas Políticas de Avaliação da Pós-graduação".

Data:18/06/2019

Presencial em Chapecó e a live "UFFS - Campus Chapecó" https://www.facebook.com/uffschapeco/

 

Inscrições no link: https://www.uffs.edu.br/formularios/propepg/inscricoes-xxv-modulo-do-programa-de-formacao-em-pesquisa-e-pos-graduacao


Rede NIT's SC, Propriedade Intelectual e a Política de Inovação da UFFS

Estiveram em reunião de trabalho na manhã do dia 27 de maio, na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEPG, na unidade Biblioteca da UFFS - Campus Chapecó: o professor Araken de Lima (INPI/RJ), o coordenador do NITS/UFFS, Ilson dos Santos, o pró-reitor professor Joviles Trevisol (PROPEPG), o diretor de Pesquisa, professor Paulo Roger, e os representantes da Incubadora de Tecnologia Social da UFFS, Eliane Massaroli, do Comitê Gestor do NITS/UFFS do Campus Chapecó, professor Diego Hoff, e a coordenadora acadêmica da UFFS - Campus Chapecó, professora Rosane Binotto. 

Na pauta do dia foi abordado o tema da Propriedade Intelectual(PI) no âmbito da Rede Estadual de NIT's e a Política de Inovação da UFFS. Com ênfase, o professor Araken destacou a importância dos cursos on-line e gratuitos disponibilizados pelo INPI, tais como  o curso geral de Propriedade Intelectual à Distância - DL 101P BR (ementa)  - em parceria com a OMPI. Falou ainda das parcerias através da Lei do Bem e o apoio econômico envolvendo empresas e propriedade intelectual nos ecossistemas de inovação.

Tendo em vista a importância da Política de Inovação na Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), o representante do INPI destacou a relevância quanto a realização de seminários na UFFS com a presença do professor Ricardo do INPI, o professor Luiz Carlson do IFSC e outras ICT's do estado. Inclusive para tratar de outros temas, tais como: Portal da CAPES e a busca de anterioridade; busca à base de dados do INPI; questão social da PI; inovação frugal; etc.

 

 


V-ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual - 16 a 18 de maio de 2019

 Representando a UFFS, o coordenador do NITS da UFFS, Ilson dos Santos, participou do V ENPI - ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, de 16 a 18 de maio de 2019, em Florianópolis.

O maior evento na área, integrando em um só momento a Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual – API e as Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT, num evento itinerante de grande importância, o V Encontro Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), possibilitou mostrar à sociedade a inserção das ICT’s, da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, a academia e a indústria no desenvolvimento do Brasil.

O público-alvo foi toda a comunidade científica e tecnológica, envolvendo instituições públicas e privadas do Estado de Santa Catarina e de outros Estados da Federação, além do setor empresarial.

O evento contou com palestrantes e conferencistas do país, relacionados com a academia, com o setor empresarial e governamental, com experiência na área de inovação e transferência de tecnologia. Tais como: FAPESC; FIESC; INPI; WEG-EMBRACO; CNPq; CAPES; SISGEN.

 Foram apresentados alguns desafios à Lei da Inovação e Propriedade Intelectual, quanto as oportunidades de parceria Universidade-Empresa:

  • Estágio incipiente dos resultados da pesquisa acadêmica: empresas buscam produtos mais próximos do acabado.
  • Financiamento do risco tecnológico: desestímulo ao investimento privado, devido ao alto risco envolvido.
  • Inexistência de fundos de financiamento para protótipos e provas de conceito.
  • Necessidade de modernizar as estruturas administrativas das ICTs: em geral, não estão preparadas para a gestão da inovação.
  • Constituição de NIT com personalidade jurídica própria, como entidade privada, sem fins lucrativos e delegação de representação pelo dirigente da ICT pública, no âmbito de sua política de inovação, poderão minimizar o gargalo.
  • Profissionalização dos recursos humanos para a inovação.
  • Nem tudo depende exclusivamente do NIT : o volume e a qualidade do resultado de pesquisa impacta diretamente no êxito da transferência de tecnologia exitosa.
  • Levar ideias ao mercado requer empresas dispostas a apropriá-las e transformá-las em produto: apenas 7,5% das empresas brasileiras revelam ter implantado produtos novos para o mercado nacional e 1,2% para o mercado internacional no período 2009-2011 (IBGE, 2013).
  • Na prática, o conhecimento desenvolvido nas ICTs é relativamente muito pouco aproveitado pelas empresas brasileiras.
  • Empresas spin-off geradas a partir de PI: ainda pouco exploradas. Podem ser um importante meio de desenvolver a economia da região (empregos criados, impostos recolhidos, etc.)
  • Para estimular o desenvolvimento regional, é necessário adotar a convergência de foco, de modo a articular com maior fluidez todos os atores envolvidos nos processos de inovação: otimizar recursos para obter resultados práticos nos projetos de P&D, colocando produtos inovadores à disposição da sociedade.

 http://www.api.org.br/conferences/index.php/ENPI2019/ENPI2019

 

 

 ENPI 2019

 

 

 


NITS/UFFS representa UFFS em encontro de NITs em Lages-SC

No dia 25/03/2019 aconteceu na cidade de Lages o 2º Encontro Estadual de NITs de Santa Catarina.

O coordenador Ilson dos Santos esteve presente no evento que teve como objetivo discutir a criação e desenvolver um modelo de gestão da Rede Catarinense de NITs, para atuar de forma integrada com os ecossistemas de inovação regionais e estadual.

Também participaram do encontro representantes das seguintes instituições: UFSC, IFSC, UDESC, UNIPLAC, UNIVILLE, UNIVALI, UNISUL, FURB, UNOESC, UNOCHAPECÓ, INPI, EMBRAPA, FAPESC, IEL, FIESC, UNIPLAC, SDS, SED, entre outros. 


III Seminário Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS)

O Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS/UFFS), representado pelo técnico-administrativo Ilson dos Santos, participou do 3° Seminário Catarinense de NITs, que ocorreu de 5 a 7 de junho, no Órion Parque Tecnológico, em Lages, Santa Catarina.

Sobre o evento

O evento teve por objetivo impulsionar o fortalecimento dos NITS por meio da socialização de dados e metas, além de promover o debate entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), governo, empresas e sociedade civil para o planejamento de ações conjuntas e a formação de uma Rede de NITS que apoie ações dos demais atores em todo o estado.

A programação promoveu o encontro dos atores do ecossistema de inovação e o debate sobre a importância dos NITS atuarem sinergicamente aos demais habitats de inovação de Santa Catarina, planejando e executando políticas e instrumentos como um único habitat de inovação, integrando os diferentes stakeholders e traçando ações específicas influenciadas e "influenciando as políticas industrial, científica, tecnológica e de inovação vocacionadas ao desenvolvimento local, regional e nacional" (GIUGLIANI, SELIG e SANTOS, 2012, p. 57).

Muitas autoridades da área estavam presentes no seminário. O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, e o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, participaram da abertura do evento. O responsável pela unidade do INPI em Santa Catarina, Araken Alves, participou de uma mesa redonda sobre a implantação do arranjo catarinense de NITs e o servidor Armando Mendes, do INPI na Paraíba, foi o instrutor de um curso sobre erros e acertos na redação de patentes.

Durante o evento no Órion Parque Tecnológico, primeiro dos 13 Centros de Inovação a serem criados em Santa Catarina, também foi lançado o Gênesis – Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual – que integrará diversos aspectos relativos ao processo de Inovação no Estado. Os NITS exercem papel fundamental ao estimular a interação entre estes atores. Por isso se justifica a necessidade de atuação em rede desses núcleos, alinhados à política estadual de desenvolvimento industrial.

Saiba mais informações sobre o evento.


As palestras e mesas-redondas, assim como as demais atividades que já ocorreram, podem ser acompanhadas via
 Facebook. 


V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento

Ocorrerá, em Passo Fundo-RS, nos dias 8 e 9 de maio, no Campus da IMED, o V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento. O evento contará com uma ampla programação e com palestrantes renomados no cenário nacional e internacional, tendo como temática "A Propriedade Intelectual no Século XXI – Entre Invenção e Inovação ".


Mais informações e programação disponível em <
https://www.imed.edu.br/Comunicacao/Noticias/divulgada-a-programacao-do-v-congresso-internacional-de-propriedade-intelectual--gestao-da-inovacao-e-desenvolvimento>


 

 

TOMA POSSE O CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – PREFEITURA DE CHAPECÓ

Tomaram posse na última semana, os novos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Os integrantes exercerão suas funções por dois anos. Na mesma reunião foi eleita a Diretoria Executiva, que atuará junto ao CMCTI.

Compõem o Conselho representantes do Governo Municipal  – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Governo, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação –, Agência de Desenvolvimento Regional, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade Federal Fronteira Sul (Uffs), Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Associação Comercial de Chapecó (Acic), Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Dentre os objetivos da organização está estabelecer medidas para incentivar as atividades tecnológicas, científicas e de inovação, realizadas pelas organizações, visando promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e a melhoria dos serviços públicos municipais. As principais medidas que o CMCTI pode desenvolver para contribuir com os avanças da Ciência Tecnologia e Inovação, são através de estímulos, como incentivos fiscais, estímulos materiais, implantação de parques e condomínios tecnológicos, entre outros ações definidas pelo grupo.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Chapecó

Acesse notícia produzida pela Diretoria de Comunicação da UFFS.


 

Implantação do  Núcleo de Inovação Tecnológica e Social

Com a publicação da Portaria 0693/GR/UFFS/2015, a UFFS constituiu o Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS/UFFS), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

 

O NITS/UFFS, constituído por docentes dos seis campi da UFFS e por um técnico-administrativo, tem a função de articular as demandas oriundas da comunidade acadêmica e demais instituições que objetivam a promoção a Inovação Tecnológica e Social.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, a legislação nacional sobre o tema da inovação estabeleceu atribuições para as ICTs (instituições de ciência e tecnologia), especialmente para as universidades. “As instituições foram incumbidas da tarefa de elaborarem uma política institucional para o tema. Tendo isso presente, a Pró-reitoria constituiu uma comissão responsável pela elaboração da minuta da Política de Inovação da UFFS. A política foi aprovada, no final de 2014, pelo Conselho Universitário (CONSUNI) e agora demos mais um passo, instituindo o núcleo”.

Segundo o professor Carlos França, coordenador do NITS/UFFS, “o Núcleo é responsável pela mediação de registros de marcas, patentes e transferências tecnológicas dos Pesquisadores da UFFS, bem como da comunidade externa caso seja solicitado. Cabe ao NITS apoiar os pesquisadores em suas descobertas, ajudar na articulação de parcerias com as iniciativas públicas nas três esferas (Municipal, Federal e Estadual), bem como viabilizar as transferências tecnológicas demandas pela sociedade e requisitadas à UFFS”.

A primeira ação efetiva do NITS/UFFS aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, e foi uma capacitação para busca de patentes e transferência tecnológica utilizando a Plataforma ORBIT/Questel. A Empresa responsável pelo treinamento foi AXONAL – São Paulo/SP, que é a única representante QUESTEL no Brasil.

França aponta que a ORBIT é uma ferramenta que congrega as principais bases de patentes depositadas no mundo e de qualquer área imaginável. “Essa ferramenta ORBIT, da Empresa Francesa chamada QUESTEL, é de fundamental importância para os pesquisadores do mundo inteiro por permitir a busca de patentes das invenções realizadas no mundo inteiro, uma vez que não se pode patentear aquilo que já foi descoberto por outros pesquisadores. Além de ser uma ferramenta imprescindível para quem deseja adquirir o direito intelectual/proprietário de uma descoberta, essa ferramenta possibilita a localização dos maiores pesquisadores e instituições detentoras de patentes e desta forma aproxima os pesquisadores dos seus pares”.

Além dos representantes dos campi Chapecó, Passo Fundo, Laranjeiras e Realeza, o curso foi franqueado aos Engenheiros Ambientais egressos da UFFS/Campus Chapecó. “Esses Engenheiros (cinco no total) estão participando de um processo seletivo do NITS/UFFS/CNPq, que visa fomentar uma grande pesquisa na área de Energias Renováveis, mas precisamente em biodigestores, que contará com uma bolsa na modalidade DTI/B com 20 meses de duração. Esta iniciativa será em parceria com a comunidade externa e valorizará o papel social do NITS, tendo a Professora Rosilea França como Coordenadora”, comenta o coordenador.

A UFFS assinou a ferramenta ORBIT por 24 meses e quem desejar utilizar essa ferramenta deverá requisitar o acompanhamento do representante do NIT no seu Campus. O direito de acesso é exclusivo dos representantes, mas a ferramenta está franqueada à comunidade interna da UFFS. Assim como o uso da plataforma, todas as demandas referentes ao NITS devem ser dirigidas aos respectivos representantes do Núcleo nos campi, e estes, por sua vez, reportarão à equipe executora do NITS, sediada no Campus Chapecó.