Aberto seletivo para concessão de auxílio a estudantes para produção de TCCs
São disponibilizadas 100 cotas, distribuídas entre os 6 campi da UFFS. Prazo para inscrição vai até 3 de setembro

Publicado em: 30 de agosto de 2024 08h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2024 08h08min

Estudantes dos cursos de graduação da UFFS que estejam na fase de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderão receber um auxílio que dará apoio às atividades de pesquisa. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou na terça-feira, dia 27 de agosto, o Edital 31/PROGRAD/UFFS/2024, do processo seletivo de concessão do benefício para o segundo semestre de 2024.

Para poder participar do Programa de Auxílio Financeiro para Produção de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (PAFEP-TCC), o estudante deverá estar matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II (ou equivalente); ter um orientador responsável pela atividade; ter a atividade de pesquisa de campo, visita técnica, viagem de estudos ou uso de material específico prevista no projeto de pesquisa de seu TCC; e não ter débito com as pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura e de Assuntos Estudantis.

O auxílio será pago em parcela única de R$ 500,00 e deverá ser destinado a subsidiar despesas com atividades que exijam deslocamento do estudante (com exceção daquelas realizadas no município sede do campus onde está matriculado), tais como transporte, hospedagem e alimentação, assim como a aquisição de material indispensável à atividade. Está prevista a concessão de 100 cotas de auxílios, distribuídas entre todos os campi da UFFS, conforme informado no item 4.3 do Edital 31/PROGRAD/UFFS/2024.

A submissão de solicitações deverá ser feita pelo estudante, junto com seu orientador, por meio do formulário disponível no Anexo I do edital. O documento assinado precisará ser encaminhado ao e-mail da coordenação acadêmica do respectivo curso. O prazo para envio estará aberto até 3 de setembro. No dia 12 de setembro deve ser divulgado o resultado provisório e no dia 18 de setembro o resultado final.

Segundo o diretor de Políticas de Graduação, Bernardo Berenchtein, “o edital PFAP-TCC é uma novidade na UFFS, atende a Resolução 45/CONSUNI CGAE/UFFS/2023 e tem a intenção de qualificar nossos Trabalhos de Conclusão de Curso. Bem como valorizar as atividades dos discentes, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos graduandos, garantindo condições para que o discente aprofunde e amplie os conhecimentos relacionados à sua área de formação e pesquisa”.

Para o estudante Guilherme José Schons, “a publicação do primeiro edital do Programa de Auxílio Financeiro a Estudantes para a Produção de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação na UFFS é uma conquista fundamental para reafirmarmos o protagonismo discente tanto na elaboração de pesquisas de excelência como na participação atuante e comprometida em órgãos colegiados”.

Guilherme lembra que quando foi membro do Conselho Universitário (Consuni), fez a proposição da resolução que estabelece o PAFEP-TCC, “por compreender a necessidade de aproximarmos o orçamento da universidade daquilo que justifica a sua existência: o anseio pela produção de conhecimento a partir do processo de formação qualificada em nível superior. Tenho certeza de que os recursos oriundos da iniciativa fortalecerão esse objetivo e aproximarão a UFFS do seu projeto popular, garantindo melhores condições para as conclusões das graduações dos seus educandos, bem como a continuidade das investigações em nível de pós-graduação”, destaca.

Link para o Edital 31/PROGRAD/UFFS/2024.