Publicado em: 30 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 30 de março de 2017 00h03min
A II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da UFFS teve sua cerimônia de abertura oficial na noite de quarta-feira (29), durante a realização do III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul (SIFEDOC), em Erechim. O evento foi transmitido por videoconferência para todos os campi da UFFS.
A COEPE e o processo de sua construção até agora foi apresentado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Émerson Neves da Silva. Na sequência foi composta a mesa de abertura com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, e Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), responsável pela palestra de abertura “Os desafios do Ensino, da Pesquisa e Extensão no contexto da universidade pública, democrática e popular".
No início de sua fala, o reitor falou do significado simbólico em realizar a abertura da II COEPE no dia 29 de março, data importante para a história da Instituição. “Vivemos um momento diferente do de 2010. As razões das esperanças de 2017 não são as mesmas de quando iniciamos as atividades acadêmicas, mas temos de ter a coragem de resistir aos ventos contrários”, mencionou Giolo. O dirigente falou em seguida das diretrizes definidas durante a primeira edição da primeira Conferência e que “devem ser aprofundadas e acrescidas nesta segunda edição”. Entre os principais fundamentos que a comunidade acadêmica da UFFS deve continuar defendendo, segundo o reitor, “é a continuidade do acesso preponderante de estudantes oriundos da escola pública”.
II COEPE
A COEPE foi realizada pela primeira vez entre junho e setembro de 2010, alguns meses após o início das atividades letivas da UFFS. Com o tema “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, a Conferência objetivou aprofundar a interlocução entre a comunidade acadêmica e regional sobre as políticas estruturantes da Universidade. Agora, em 2017, a II COEPE pretende se fortalecer como um espaço de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o planejamento institucional da UFFS para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
A Conferência organiza os debates em torno de eixos que sistematizam os grandes temas a partir dos quais a UFFS e a comunidade regional elegerão suas ações prioritárias, que, nesta segunda edição, segundo o regimento, são:
1. Agricultura familiar e Agroecologia; 2. Consolidação e expansão; 3. Direitos Humanos e Cidadania; 4. Educação Básica; 5. Educação Popular e democrática; 6. Inclusão e Ações Afirmativas; 7. Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade; 8. Meio Ambiente e sustentabilidade; 9. Mobilidade acadêmica e internacionalização; 10. Saúde pública; 11. Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.
A Conferência acontece em quatro momentos: pré-COEPE, que foram audiências públicas realizadas nos campi da UFFS, nas quais foram organizados debates em torno dos eixos mencionados e que englobaram a fase de preparação, em torno da análise do Documento-Referência e da proposta de Regimento da Conferência; abertura/instalação da II COEPE; novas sessões de discussões nos campi; e a plenária final, que, com um simbolismo especial, é prevista para o aniversário da UFFS, em 15 de setembro de 2017.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos