Livro destaca a importância do desenvolvimento de estratégias sintéticas sustentáveis
Obra lançada pela Editora UFFS originou-se de dissertação do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis do Campus Cerro Largo

Publicado em: 12 de dezembro de 2024 16h12min / Atualizado em: 12 de dezembro de 2024 16h12min

Os experimentos realizados no desenvolvimento de uma metodologia alternativa para a preparação de indóis funcionalizados com um agrupamento organocalcogênio, como parte de uma pesquisa de dissertação do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, do Campus Cerro Largo, foram a inspiração para a obra “Avanços recentes na síntese de indóis via reações de ciclização intramolecular mediadas por reagentes de iodo”, lançada pela Editora UFFS. O livro destaca a importância do desenvolvimento de estratégias sintéticas limpas, menos nocivas ao ambiente e que corroborem com os princípios da química sustentável.

A obra, escrita por Benhur de Godoi e Cleidi Mara Hartmann, é composta por três capítulos: 1 - Síntese de indóis via reações de ciclização mediadas por reagentes de iodo; 2 – Síntese de organocalcogenil-indóis via reações de ciclização mediadas por reagente de iodo; 3 – Ensaio experimental. Conforme os autores, o objetivo do livro é “apresentar e discutir as principais metodologias sintéticas relatadas na metodologia científica para a obtenção de derivados de indóis através de ciclização promovidas por reagentes de iodo, destacando as particularidades de cada protocolo, bem como os aspectos mecanísticos envolvidos nas reações”. Além de apresentar os resultados dos experimentos que inspiraram a escrita da obra.

O livro está disponível para download gratuito na página da Editora UFFS.