Publicado em: 30 de setembro de 2014 00h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2014 01h09min
Com a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de oito novas bolsas para os programas de mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), os cursos passam a contar, agora, com 47 bolsas.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Vitório Trevisol, fala sobre a importância das bolsas. “A bolsa é importante porque permite ao estudante dedicar-se integralmente ao curso, e a pós-graduação exige dedicação plena. É um nível de formação centrada na qualidade. A bolsa ajuda a reduzir a evasão, que nos cursos de mestrados da UFFS é próxima a zero”, avalia.
Trevisol lembra que, com as novas bolsas, cerca de 40% dos alunos contam com esse auxílio. Ele comenta que além do valor que é enviado ao aluno, o mestrado também é beneficiado. “Para cada bolsa concedida ao curso, a Capes define um percentual para investimento no curso, que é chamado de Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP). Quanto mais bolsas da Capes, por exemplo, mais recursos o Programa recebe para a realização de bancas, seminários, participação em eventos, tradução, taxa de publicação etc.".
O total de bolsas mencionadas dizem respeito a auxílios concedidos pela Capes, agências de fomento e às bolsas obtidas diretamente pelos docentes.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo