Nova Reitoria da UFFS completa um ano de gestão
Reitor e vice-reitora, assim como pró-reitorias e secretarias especiais, destacam as principais ações deste primeiro ano

Publicado em: 18 de outubro de 2024 17h10min / Atualizado em: 18 de outubro de 2024 17h10min

Em setembro de 2023 iniciou uma nova gestão na Reitoria da UFFS, tendo a frente o reitor João Alfredo Braida e a vice-reitora Sandra Pierozan. Pouco mais de um ano se passou desde a posse, então, convidamos Braida e Sandra para fazer uma análise e avaliação do trabalho realizado neste período.

Para o reitor Braida, “é preciso reconhecer que foi desafiador! As dificuldades criadas pelo período de imobilismo da gestão passada, greve e restrição orçamentária, ao mesmo tempo que nos apropriávamos, enquanto equipe, dos detalhes do funcionamento da Universidade, são elementos que tornaram esse período um pouco mais agitado e desafiador. Mas avaliamos que superamos os desafios e conseguimos avançar na reconstrução da Universidade”.

“Recuperamos o respeito ao funcionamento dos órgãos colegiados, em especial o CONSUNI; avançamos na relação com as categorias acadêmicas e na relação com a comunidade regional; conseguimos reposicionar a UFFS no PAC da educação superior, incluindo uma obra por campus; fortalecemos a política de assistência estudantil e construímos um processo democrático para a elaboração do novo PDI. Estas conquistas nos animam para seguir trabalhando em busca de soluções para os principais problemas da Universidade, que estão relacionados à ocupação de vagas e evasão na graduação, à restrição orçamentária e à carência de servidores”, pontua Braida.

Sandra destaca que “a gestão esteve neste ano, e assim continuará, com seus gabinetes abertos para dialogar, para ouvir. Praticamente todas as pessoas que solicitam agenda ou que chegam aos gabinetes são atendidas pelo reitor ou pela vice-reitora, ou até mesmo por ambos, e este exercício mostra a importância que damos às pessoas e as suas pautas, o que nem sempre é simples de ser resolvido, visto as demandas que são colocadas, mas que demonstra que estamos fazendo uma gestão de diálogo, com abertura para a escuta”.

Confira a seguir quais foram as atividades e ações destacadas pelas pró-reitorias e secretarias especiais neste primeiro ano da nova gestão.

PROAD

Para a Pró-Reitoria de Administração, do pró-reitor Edivandro Luiz Tecchio, as principais ações do primeiro ano de gestão foram:

- Finalização da Implantação da Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) nos Processos de Compras;

- Reavaliação dos bens móveis e criação de sistema permanente para as reavaliações anuais;

- Licitação e consequente implantação de vigilância eletrônica nos campi do Paraná.

PROGESP

Para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, da pró-reitora Gabriela Gonçalves de Oliveira, o primeiro ano de gestão teve como destaques:

- Diagnóstico da PROGESP e construção de etapa do PDI envolvendo comissão de todas assessorias de gestão de pessoas e SIASS dos campi para construção de uma política de gestão de pessoas;

- Participação do concurso Edital 789/GR/UFFS/2023 – docente;

- Participação do concurso Edital 514/GR/UFFS/2024 – docente;

- Participação da criação da Resolução 62/CAPGP/2024 - Mobilidade de servidores;

- Participação do fórum nacional de pró-reitores e construção coletiva junto aos sindicatos de: proposta alteração do PCCTAE e RSC; acordo de greve; e outras pautas relevantes para os servidores das IES.

PROGRAD

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, do pró-reitor Élsio José Corá, os destaques foram:

- Coordenação do GT de Educação a Distância e do GT para discutir o Currículo no âmbito do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul. O GT de Educação a Distância visa a elaboração da minuta para a Política Institucional para Educação a Distância da UFFS e a organização do Programa de Formação em Educação Digital (visando atender a Resolução 42/CONSUNI GGAE/UFFS/2023). O GT para discutir o Currículo no âmbito do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) foi recentemente instituído e iniciará as atividades no mês de setembro de 2024;

- Reajuste no valor do Auxílio de Viagens de Estudo e Publicação do Edital PFAP-TCC. O valor do auxílio de viagem de estudo foi reajustado em aproximadamente 67% no ano de 2024. O edital PFAP-TCC previu a concessão de 100 cotas de bolsas para auxílio a estudantes dos cursos de graduação UFFS, para apoio aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), em 2024/2 (Edital nº 31/PROGRAD/UFFS/2024 em andamento);

- Coordenação do Projeto Faceopar. Com a publicação da Portaria Conjunta SERES/SESU nº 01, de 30 de novembro de 2023, a UFFS foi designada responsável pela guarda, manutenção e gestão do acervo acadêmico da Faculdade Centro Oeste do Paraná (Faceopar). A Faceopar foi descredenciada pelo MEC por meio da Portaria no 780, de 31 de outubro de 2018;

- Coordenação do Programa de Formação Escola em Tempo Integral da Região Sul - UFFS/MEC. Formação continuada de mais de dois mil secretários e técnicos das secretarias de Educação da região sul. Desdobramentos: instalação da Cátedra Unesco Cidades que Educam e Transformam; designação da UFFS como co-organizadora do III Seminário Nacional de Educação Integral; aprovação de projeto para formação continuada no ano de 2025 (TED em cadastramento); elaboração de projeto para o eixo Entrelaçar do Programa Escola em Tempo Integral;

- Captação de recursos para Programas de Formação. Apoio na elaboração de projetos e na celebração de TEDs: SECADI - Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos - SC; SECADI - Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos - PR; SECADI - Ação Saberes Indígenas (LS); MCTI - Programa Mais Ciência na Escola (Comunidades de Prática).

PROPEPG

Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do pró-reitor Joviles Vitório Trevisol, no primeiro ano de gestão os destaques foram:

- Implementação do cartão pesquisador para a gestão financeira dos projetos de pesquisa e pós-graduação;

- Reorganização e ampliação do PROAP/INSTITUCIONAL, com aumento de valores superior a 1.000%;

- Envio para a CAPES de mais 6 projetos de programas de pós-graduação: Gestão Pública (já aprovado e implementado) - Rede Profiap; Mestrado Profissional em Computação Aplicada - Mestrado profissional; Mestrado em Direitos Humanos - Mestrado Profissional; Mestrado em Arquitetura - Acadêmico; Doutorado em Educação - Profissional; Doutorado em Ciências Humanas – Acadêmico;

- Implantação de três novos Doutorados na UFFS, aprovados pela CAPES: Doutorado em História; Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental; Doutorado em Políticas Públicas e Desenvolvimento;

- Ampliação significativa de recursos financeiros captados junto às agências de fomento, cujo montante deverá ser de cerca de R$ 40 milhões até o final do ano (CNPq, CAPES, FINEP, Fundação Araucária, FAPESC, FAPERGS).

PROEC

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do pró-reitor Wilian Simões, indica como principais ações:

- Fortalecimento da Gestão Democrática: reconstrução de espaços de diálogo com o Comitê Assessor de Extensão e Cultura e empoderamento das Coordenações Adjuntas nos campi;

- Retomada da publicação de editais de bolsas acadêmicas de extensão e cultura de 12 meses para estudantes da graduação, em parceria com a comunidade regional;

- Elaboração e implementação do Programa Piloto de Fomento à inserção curricular da extensão e da cultura nos currículos dos Cursos de Graduação;

- Fortalecimento do Festival Cultura de Fronteira: realização de oficinas preparatórias, pagamento de auxílio viagem aos participantes e a realização de cerca de 170 atividades artísticas e culturais em 2024;

- Fomento a estudantes e servidores para participação em eventos de extensão e cultura para apresentação de trabalhos.

PROAE

Para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, do pró-reitor Clóvis Alencar Butzge, no primeiro ano de gestão os destaques foram:

- Isenção do acesso Restaurante Universitário para estudantes indígenas, quilombolas e com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) I e 50% do valor do tíquete para estudantes com IVS II. Bem como, isenção do RU para estudantes ingressantes por cotas até terem seu IVS calculado (Resolução 172/Consuni/UFFS/2024);
- Assistência aos atingidos pela crise climático-ambiental no Rio Grande do Sul: mapeamento de estudantes atingidos, mobilização de equipes de apoio psicológico e pagamento de auxílio aos estudantes atingidos pela elevação do nível das águas no Estado do Rio Grande do Sul;
- Ampliação de ações de atenção aos estudantes indígenas e quilombolas, como isenção do RU, aumento do valor do auxílio transporte, gestão junto ao MEC para a ampliação de bolsas do Programa Bolsa Permanência (PBP/MEC/FNDE), e articulação com outros órgãos governamentais, como Funai e Ministério dos Povos Indígenas, a fim de dar uma atenção mais ampliada em especial ao público indígena;
- Parceria com outras pró-reitorias para a atenção pedagógica, social e psicológica dos estudantes, como o projeto “Orientação psicossocial para docentes: diálogo sobre a relação professor-estudante”, projetos de “Atenção materno-infantil", e atenção a estudantes em mobilidade acadêmica;

- Organização dos Jogos Universitários da UFFS - 6° JUFFS, de forma Institucional, envolvendo Reitoria, Campus Erechim, Estudantes e com apoio dos demais campi.

PROPLAN

Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento, do pró-reitor Ilton Benoni da Silva, os destaques foram:

- Planejamento Institucional Anual (PA UFFS 2024). A partir de uma metodologia participativa, com visitas e reuniões de trabalho em todas as unidades de gestão, inovou-se a validação dos planos de ação, consubstanciado em um processo denominado “concertação solidária”, para produzir o Planejamento Institucional Anual 2024, composto da Proposta de Execução Orçamentária e pelo conjunto de ações não-orçamentárias a desenvolvidas pelos setores administrativos, órgãos acadêmicos e colegiados da UFFS, simétrico aos recursos estabelecidos no âmbito do PLOA 2024, por meio de um ajuste não linear das demandas, hierarquizadas estrategicamente;

- Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2032: A UFFS do futuro construímos agora. Em conferência realizada no dia 21 de março, foi feito o lançamento oficial. A primeira fase consistiu na definição das equipes, cujos membros foram nomeados por meio de portarias. A fase dois consiste no diagnóstico e avaliação da UFFS e do contexto em que está inserida, assim como uma avaliação do atual PDI. No mês de setembro será realizada a 2ª Conferência do PDI: Consolidação do diagnóstico e proposição da identidade, finalidades e eixos estratégicos, onde se dará o encerramento da fase diagnóstica e início da terceira fase. Nesta fase normativa do PDI, pretende-se realizar a sistematização, reflexão e elaboração do novo Plano. A quarta fase será a deliberação, validação e aprovação pelo Conselho Universitário, e a quinta e última fase a execução do PDI.;

- Relato Integrado 2023 - Relatório de Gestão da UFFS. Foi feita a entrega de um documento capaz de demonstrar à sociedade o que a universidade realizou no ano de 2023, prestando contas do investimento público aqui realizado, permitindo que a comunidade conheça um pouco mais sobre a nossa UFFS, sobre o que ela faz e, também, sobre as condições objetivas que permitem prospectar o que ela pode via a fazer;

- Elaboração de notas explicativas pela DCONT, para fornecer aos diversos usuários, informações complementares às apresentadas nas demonstrações contábeis. Principais resultados: disponibilização das demonstrações contábeis e notas explicativas no relato integrado;

- Elaboração de manual interno de liquidação e pagamento, pela DFIN, no final do ano de 2023, com o objetivo de compartilhamento das informações e padronização dos lançamentos;

- Formações para servidores promovidas pela DORC (PLOPLAN): formação a respeito da execução orçamentária; e curso sobre os Termos de Execução Descentralizadas (TED). Os objetivos foram capacitar os gestores de unidades a melhorarem a execução do orçamento, tanto os recursos discricionários da IES quando os recursos descentralizados via TED. 18 das 21 unidades gestoras participaram das formações;

- O ano de 2023 foi encerrado com 98% da execução orçamentárias;

- Realizada a captação de diversos TEDs na Instituição.

SETI

A Secretaria Especial de Tecnologia e Informação, do secretário especial Cassiano Zanuzzo, indica que as principais ações do primeiro ano de gestão foram:

- Na Infraestrutura de TI, destaque para o novo contrato de outsourcing de impressão e a implementação de um novo sistema de telefonia que utiliza protocolo IP, que reduz os custos de ligação. Também foram realizadas atualizações em equipamentos de rede e a disponibilização de projetores e computadores/notebooks, além da implantação dos serviços Google Workspace, como o e-mail institucional e a migração dos arquivos do antigo repositório para o Google Drive;

- Automação de processos: utilizando técnicas de Robotic Process Automation (RPA), foi automatizada a integração do resultado das licitações nos sistemas de governo com o SIPAC e a realização da homologação do resultado no SIPAC e geração das ATAs de Registros de Preços. Na parte financeira, o UFFSAdds (aplicação WEB) controla via solicitação de empenho a orquestração das soluções de RPA para lançar os empenhos de forma automatizada no SIAFI e no Contratos 4.0, bem como a captura das operações (inclusão, anulação, reforço e cancelamento) nos sistemas de governo e o lançamento automatizado no SIPAC, instruindo todos os processos envolvidos e os deixando prontos para a Divisão de Empenhos assinar os documentos e tramitar para os setores envolvidos. Também foi desenvolvido ferramenta de cálculo das reavaliações de bens e o lançamento das reavaliações de forma automatizada no SIPAC. Em todos estes processos automatizados, a redução da dedicação dos servidores nos processos ultrapassou em 80%, bem como a redução dos erros para praticamente zero;

- Sistemas: foi implantado o módulo de Pós-Graduação Lato Sensu em conjunto com a PROPEPG, serviço que viabiliza a integração da Instituição à rede da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a oferta de cursos de Pós-Graduação em nível de especialização. Iniciamos, também, o estudo de viabilidade para a implementação do módulo de Pós-Graduação Stricto Sensu no sistema SIGAA. Além disso, foram realizadas alterações no sistema EstimuGAME, que agora permite a execução de projetos de extensão voltados para auxiliar estudantes com dislexia no processo de ensino e aprendizagem, disponibilizando-o à comunidade externa. Também foi modificado o sistema SCI, atendendo às novas regras de acesso ao Restaurante Universitário (RU);

- Contratos e aquisições de equipamentos de TI: foi realizado o levantamento das necessidades de TI e o cadastramento dessas demandas nos sistemas de governo. Além disso, estão sendo feitos estudos e planejamentos para a renovação do parque de equipamentos de TI, levando em consideração o ciclo de vida de cada tipo de equipamento. Também foram realizadas as atividades de condução dos processos de compras e renovação de contratos de TI;

- Gestão documental: em parceria com a Diretoria de Registro Acadêmico, foram iniciados treinamentos e orientações para a digitalização do acervo acadêmico. O primeiro passo foi o treinamento dos servidores das secretarias acadêmicas dos seis campi e a divulgação do Manual de Digitalização. A SETI providenciou também os certificados digitais necessários para essa atividade. A previsão é que, nas próximas matrículas, todos os documentos sejam digitalizados e devolvidos aos alunos, eliminando a necessidade de formar novas pastas físicas. As pastas físicas existentes em nosso acervo estão sendo digitalizadas conforme a Portaria do Ministério da Educação Nº 360, de 18 de maio de 2022, e serão mantidas no arquivo institucional pelo tempo determinado na Tabela de Temporalidade Documental da UFFS. O acervo acadêmico digitalizado está sendo inserido no Dossiê Eletrônico do Aluno, no SIGAA.

SEO

A Secretaria Especial de Obras, da secretária especial Daiane Regina Valentini, enumera as ações realizadas neste primeiro ano de gestão.

- Foram 23 ações na gestão de contratos, fiscalização técnica e administrativa de obras e 25 na gestão de contratos de manutenção (predial, elevadores, sistemas preventivos, elétrica, ar-condicionado, limpeza de reservatórios, dedetização, etc.);

- Ao todo, 10 processos licitatórios de obras e manutenção foram concluídos e há outros 9 em andamento;

- Foram realizados 7 aditivos de contratos formalizados na área de manutenção e 21 na de obras;

- Foram abertos/encaminhados 5 processos sancionadores;

- A SEO também atuou no desenvolvimento de projetos arquitetônicos, projetos complementares de engenharia (civil, mecânica, elétrica, telecomunicações, hidrossanitária; orçamentação de obras públicas; avaliação de imóveis institucionais; fiscalização de obras institucionais; vistorias e laudos técnicos; pareceres e estudos de viabilidade técnica; assessoria técnica em projetos setoriais e resolução de problemas técnicos em obras institucionais; e auditoria interna de contratos de manutenção: ações de planejamento e reorganização de ações da manutenção predial;

- Entre as ações da SEO estiveram ainda as participações em comissões e comitês diversos, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2032 e Comitê de Governança, Riscos e Controles.