Projeto de pesquisa da UFFS auxilia na formação de novos talentos da Matemática
Atividades integram o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP)

Publicado em: 30 de outubro de 2024 14h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2024 14h10min

Há pelo menos cinco anos, um projeto de pesquisa da UFFS auxilia na formação de jovens talentos da Matemática, por meio do Programa de Formação Científica Jr. (PIC), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP). Alunos do curso de Matemática do Campus Chapecó atuam como professores dos estudantes de escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, que foram premiados na OBMEP.

O PIC oferece aos premiados na Olimpíada a oportunidade de ampliar o seu conhecimento científico e preparar-se para o futuro desempenho profissional e acadêmico, por meio de aulas presenciais ou a distância, além de proporcionar bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os acadêmicos da UFFS, que ministram aulas, recebem bolsas da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Neste ano, as acadêmicas Alessandra Carla Soaves e Jaqueline da Silva são bolsistas do programa.

O professora Lucia Menoncini é coordenadora do projeto da UFFS e também do PIC na região oeste, além disso, atua como coordenadora estadual da OBMEP em Santa Catarina. Desta forma, além de participar das atividades do PIC com os estudantes premiados, os acadêmicos de Matemática são envolvidos também nas demais ações relacionadas a OBMEP, como a solenidade de premiação, que foi realizada na tarde do último sábado, dia 26 de outubro, no teatro do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

Premiação

A região SC 02, da qual a professora Lucia é responsável, envolve cerca de 130 municípios do meio ao extremo oeste de Santa Catarina. Na 18ª OBMEP, realizada em 2023, foram premiados 142 alunos do ensino fundamental e médio nesta região. As premiações foram entregues no último sábado, quando houve também homenagem aos participantes das turmas presenciais do PIC como convidados (pois não receberam medalhas), nas cidades de Canoinhas, Chapecó, Mafra e Seara, além de homenagens a escolas, professores e secretarias de Educação.

De acordo com a professora Lucia, até 2020 havia um único coordenador da OBMEP em Santa Catarina e este realizava apenas uma cerimônia de premiação, em Florianópolis. Em 2020, quando passou a integrar a coordenação da Olimpíada no estado, ela começou a realizar uma solenidade de premiação específica para a região oeste.

Lucia comenta que o oeste se destaca entre as regiões participantes da OBMEP. “Iomerê e Seara são as únicas duas secretarias de Educação premiadas no estado nos últimos 3 anos consecutivos”, ressalta. A dobradinha de secretarias do oeste se repetiu também na edição de 2019 com Anchieta e Seara, em 2018 com Iomerê e Luzerna e em 2017 com Guaraciaba e Ipira.

Desde a edição de 2011 há pelo menos uma Secretaria de Educação da região oeste premiada na OBMEP. Em 2011 foi Capinzal, em 2012 e 2013 Seara, em 2014 Ipira e em 2015 Mondaí. Os dados mostram a relevância da participação dos municípios da região na Olimpíada e reforçam a importância da atuação do projeto de pesquisa da UFFS na formação de estudantes premiados, assim como dos acadêmicos envolvidos.

A lista completa de premiados está disponível no site da OBMEP: http://www.obmep.org.br/premiados.htm

 

Galeria de Imagens: