ATA Nº 12/CONSCLS/UFFS/2022
Aos onze dias do mês de novembro de dois mil e vinte e dois, às nove horas, reuniram-se no CVT, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a décima Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2022, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Martinho Machado Junior. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Alexandre Monkolski, Anderson Luiz de Oliveira, Augusto Cesar Prado Pomari Fernandes, Carlos José Raupp Ramos, Ceyça Lia Palerosi Borges, Edemar Baranek, Eloir Faria de Paula, Fábio Luiz Zeneratti, Joaquim Gonçalves da Costa, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Luiz Carlos de Freitas, Marcos Weingartner, Paulo Alexandre Nunes, Ronaldo José Seramim, Silvia Carla Conceição Massagli, Siomara Aparecida Marques, Vivian Machado de Menezes, Vitor de Moraes e o assistente em administração da Secretaria Geral de Cursos designado para redigir a Ata desta sessão, Willian Nathanael Cartelli de Paula. Justificaram ausências: a professora Leda Battestin Quast que informou que tem aula neste mesmo horário; o professor Regis Clemente da Costa que está participando de um evento na Escuela de Primavera no Uruguai; a professora Ana Cristina Hammel e prof. Fábio Pontarolo que estão em atividades do curso Interdisciplinar em Educação do Campo; o professor Ricardo Key Yamazaki que está avaliando uma regência do estágio de uma aluna do curso de Educação do Campo: Ciências da Natureza; a professora Josimeire Leandrini e o professor Julian que estão em reunião previamente agendada com participante externo à universidade. Às 9 horas e onze minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes e dá início a sessão com os informes. 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: a) Direção: a) Solicitação de superposte à prefeitura: a iluminação foi solicitada. b) O Diretor do Campus informa que o Conselho Comunitário homologou a indicação de seus representantes Solange Pilati Ribeiro (titular) e José Antônio Brugnara (suplente), e informa que em razão desta indicação, solicita inclusão do ponto de pauta: 2.3 Homologação da indicação dos representantes do Conselho Comunitário e aprovação da Resolução nº 31/2022; e ainda solicitou a inserção na pauta, de forma urgente, a Instrução Normativa nº 9796, que trata do Ponto facultativo dia 14, ao qual o professor Josuel solicitou que se incluísse a discussão a respeito dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa, sendo que este passou a figurar como ponto 2.1Ponto Facultativo no dia 14/11/2022 e em horários de jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa. c) foi recebida TED para pagamento da cobertura do trajeto entre os laboratórios; d) foram recebidos recurso deputado Aliel Machado; e) foram encaminhados 32 ofícios para senadores e deputados federais do Paraná para solicitar recursos para o Campus; f) o contrato para cobertura entre os blocos está assinado. b) Coordenação Acadêmica: A professora Vivian informou que a) foi aprovada a criação do curso de Administração, 25 vagas, bacharelado, noturno. O PPC do curso já foi encaminhado para a DOP. b)Sobre o JUFFS, que ocorre de 16 a 18/11 ficou acordado que os professores podem optar em dar aulas ou não, em caso de alunos que vão participar dos jogos estes tem direito a reposição posteriormente. c) Coordenação Administrativa: O Coordenador Administrativo, Ronaldo José Seramin, informou que a) a 1ª etapa do Programa de Gestão – Teletrabalho dos TAES – se encerra em 30/11, e que após avaliação conjunta decidiu-se que será estendido até 30/06/2023. b) Agendamento de veículos: conforme e-mail da assessoria de gestão sobre o recesso de final de ano, não haverá agendamento de veículos nesse período. c) Serviço de telefonia: foi recebido pelos servidores um e-mail sobre a possibilidade de instalar um ramal virtual no celular; d) foi enviado a todos os servidores um e-mail da Assessoria de Gestão a respeito de vasos que estão obstruindo caminho, especialmente o piso tátil e devem ser removidos; e) brigada de incêndio houve uma capacitação na segunda e terça-feira com execução do plano de abandono; f) sobre a internet no Campus: foram feitas melhorias, haverá expansão do link em 2023 pela ARMP; g) sábado e segunda haverá perfuração de paredes para inserção de TVS em 17 salas de aula; h) ocorreu, por meio de formulário eletrônico pesquisa de satisfação sobre o RU até ontem; i) Será afixado um aviso sobre os puffs do bloco A, para que o mobiliário não seja movimentado; j) Em janeiro haverá horário especial de verão para os TAES, sendo que o atendimento será limitado a 6 horas por dia, das 8 às 14 horas e que as 2 horas não trabalhadas podem ser repostas com cursos de capacitação ou trabalho; k) está sendo feito dimensionamento do trabalho dos TAES nos setores SEGEC e ASSGP; l) Transporte coletivo no JUFFS – horários serão alterados e a coordenação acadêmica enviará e-mail com informações sobre isso, assim como sobre o funcionamento da cantina e do RU; m) foi aberta licitação para serviço de manutenção do Campus tendo em vista que em 23/11, contrato está sendo encerrado. Após os informes foram solicitados esclarecimentos a respeito da avaliação do teletrabalho e o coordenador administrativo informou que a avaliação foi feita via google formulários e as respostas foram na maior parte positivas. Os docentes informaram que não receberam o formulário para realizara tal avaliação e o encaminhamento é de que será criado um formulário para ser enviado aos docentes e discentes e em seguida será pautado o resultado da avaliação em reunião. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 Ponto Facultativo no dia14/11/2022 e em horários de jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa: O diretor comentou que o calendário acadêmico já está prejudicado em virtude ainda da pandemia, mas que as prefeituras da região farão ponto facultativo no dia 14 de novembro e não fornecerão transporte, assim como o RU e a cantina não funcionarão. Após as discussões o encaminhamento foi que será publicado documento com o seguinte teor: Suspender as atividades acadêmicas presenciais do dia 14/11/2022, sendo que os docentes poderão realizar atividades orientadas não presenciais e as atividades essenciais do Campus serão mantidas. Para os dias de jogos da copa pode-se adotar o mesmo encaminhamento. 2.2 Ação de Revitalização do galpão para espaço cultural e de jogos: o diretor informou que o DCE solicitou a disponibilização do galpão e que os estudantes pretendem utilizar para espaço de jogos e convivência e para isso é necessário que haja uma reforma e revitalização, e como não há recurso financeiro destinado a esse fim, isso seria realizado de forma conjunta com o DCE, Centros Acadêmicos e comunidade regional. Após as discussões, tendo em vista que atualmente o local serve como depósito, o encaminhamento foi de aprovar a solicitação a partir da criação de uma comissão no Conselho de Campus, além de membros indicados pelo DCE, e pela assessoria de planejamento, com vistas a realizar um estudo e um planejamento estratégico para revitalização. O encaminhamento foi aprovado, e o conselho de Campus indicou os seguintes componentes: Professor Josuel Alfredo Vilela Pinto, Professora Silvia Carla da Conceição Massagli, Assistente em Administração Eloir Faria de Paula, além de servidor lotado na Assessoria de Infraestrutura e membro indicado pelo DCE. Após realizado o estudo um relatório deverá ser apresentado ao conselho para pautar a decisão sobre a possibilidade de ceder o espaço ao DCE. 2.3 . Homologação da indicação dos representantes do Conselho Comunitário e aprovação da Resolução nº 31/2022: O diretor Martinho informou que o Conselho Comunitário homologou a indicação de seus representantes junto ao Conselho de Campus, sendo Solange Pilati Ribeiro (titular) e José Antônio Brugnara (suplente) e solicitou a homologação da indicação. O Conselho de Campus homologou a indicação e essa será publicada por meio da Resolução nº 31/2022, que também restou aprovada.3. ENCERRAMENTO: Não havendo mais assuntos a tratar às doze horas, o presidente encerrou a sessão e eu, Willian Nathanael Cartelli de Paula, secretário da sessão, lotado na Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 11 de novembro de 2022.
Data de publicação: 27 de dezembro de 2022.
Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul