ATA Nº 5/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2021
Aos quinze dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte e um, às treze horas e trinta minutos, por aplicativo de reuniões on-line, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do ano de dois mil e vinte e um da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (CPPGEC) do Conselho Universitário (CONSUNI), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Patricia Romagnolli. Fizeram-se presentes à sessão, por videoconferência, os seguintes conselheiros: representantes docentes: Ivann Carlos Lago e Renan Costa Beber Vieira (Campus Cerro Largo); Daniella Reche (Campus Erechim); Vanessa Neumann Silva (Campus Chapecó); Luciano Tormen e Luiz Carlos de Freitas (Campus Laranjeiras do Sul); Gustavo Olszanski Acrani (Campus Passo Fundo); Marcos Leandro Ohse (Campus Realeza); representante discente: Felipe Krein; representante técnico-administrativa em educação: Adenise Clerici (Campus Cerro Largo); representante da comunidade regional do Estado do Rio Grande do Sul: Jose Valerio Cavalli. Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Sergio Luiz Alves Junior (docentes - Campus Chapecó); Reginaldo Cristiano Griseli (representante técnico-administrativo em educação). Faltou à sessão por motivo justificado: Clevison Luiz Giacobbo (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação). Ainda, registrou-se a presença do professor Leandro Henrique Manfredi (Diretor de Pós-Graduação). A representação discente do Campus Realeza encontra-se em vacância. Após realizada a abertura da sessão e conferência de quórum regimental, a presidente passou ao Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 4ª Sessão Ordinária da CPPGEC, realizada em 19 de maio de 2021, aprovada por unanimidade. 1.2 A presidente comunicou que a conselheira designada para relatar o Processo nº 23205.007907/2021-31 - Minuta do Regulamento do Teste de Proficiência em Leitura em Línguas Adicionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (TP-UFFS), Ana Cecília Teixeira Gonçalves, registrou o pedido de prorrogação de prazo para entrega do parecer. O pedido de prorrogação foi concedido e a nova data para entrega do parecer ficou definida para dia 6 de julho de 2021 para ser apreciado na 6ª Sessão Ordinária em 9 de julho. Sem mais comunicados, a presidente passou à Ordem do dia, apresentando a pauta: 2.1 Processo n° 23205.002599/2016-91: Prestação de contas do projeto de extensão intitulado Letras e Lutas. Contrato nº 24/2016, cuja execução recebeu apoio para gestão administrativa e financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) (para designação de relatoria); 2.2 Processo nº 23205.003260/2016-10: Prestação de contas do Projeto de Extensão Promoção da autonomia e saúde das mulheres rurais e a prática agro ecológica. Contrato 47/2016, cuja execução recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) (para apreciação do parecer do conselheiro Ulisses Pereira de Mello). A presidente comunicou que o conselheiro designado para relatar a matéria solicitou a prorrogação de entrega do parecer no dia 13 deste mês, mas a matéria já estava inserida na pauta. A justificativa do pedido de prorrogação está disponível para consulta no moodle, e por se tratar do único pedido de prorrogação para o referido processo, a presidente solicitou se há consenso na retirada do item de pauta, pois não há parecer a analisado. O conselheiro Ulisses Pereira de Mello fez a defesa da sua justificativa de pedido de prorrogação e a retirada do item da pauta foi aprovada por unanimidade. A nova data para a entrega do parecer ficou para o dia 6 de julho de 2021 para ser apreciado na 6ª sessão ordinária em 9 de julho. O conselheiro Ivann Carlos Lago sugeriu que em situações como esta, em que a pauta aprovada contará com uma única matéria, e esta é apenas para designação de relatoria, a sessão poderia ser cancelada e a designação de relatoria feita por ofício pela presidência da CPPGEC. A secretaria justificou o não cancelamento da sessão por entender que mesmo havendo a retirada do item 2.2 da pauta, o encaminhamento deveria ser aprovado pelos conselheiros, e também por entender que a designação de relatoria do item 2.1 justificava a realização da sessão, principalmente por ser on-line, ou seja, não despender tempo para o deslocamento. Relatou ainda que a presidente havia sugerido o cancelamento, porém, por sua interferência argumentando acerca dos procedimentos para o cancelamento de uma sessão já convocada, decidiu-se pela manutenção. Depois dos esclarecimentos feitos, a pauta foi aprovada apenas com o item 2.1 Processo n° 23205.002599/2016-91: Prestação de contas do projeto de extensão intitulado Letras e Lutas. Contrato nº 24/2016, cuja execução recebeu apoio para gestão administrativa e financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). A presidente apresentou a matéria e consultou os conselheiros acerca do interesse em relatá-la. Não havendo manifestação de interesse, os conselheiros solicitaram que a designação fosse feita pela presidente, considerando a quantidade de relatoria de cada chapa, sendo designado ao conselheiro/chapa com menos relatorias realizadas. Não havendo nada mais a tratar, a presidente agradeceu a presença dos conselheiros e encerrou a sessão às treze horas e cinquenta minutos, da qual eu, Eliane de Fátima Massaroli Metzler Gomes, Secretária da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, lavrei a pesente Ata que, aprovada, será assinada por mim e pela presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 15 de junho de 2021.
Data de publicação: 18 de agosto de 2021.
Patricia Romagnolli
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura