ATA Nº 2/CONSCOMRE/UFFS/2024

ATA DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2024 DO CONSELHO COMUNITÁRIO

Aos cinco dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte e quatro, às nove horas e trinta  minutos, no auditório do Bloco dos Servidores do Campus Realeza, de forma presencial com conselheiros participando remotamente por meio do sistema de videoconferência Webex, realizou-se a 2ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho Comunitário do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo conselheiro Inácio José Werle. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Marcos Antônio Beal (Diretor do Campus), Everton Artuso (Coordenador Acadêmico em exercício do Campus), Edson Antonio Santolin (Coordenador Administrativo do Campus), Cristiane Katzer (Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR), Aloisio João Scandolara (APP – Sindicato), Antonio Teles dos Santos  (Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES), Glauber Sartori  (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Dois Vizinhos), Saudi Mensor  (Representante da Deputada Estadual Luciana Rafagnin), João Luciano Bandeira [titular] (Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Barracão), Marcelo Zanetti (representante docente), Roberto Raota Jonikaites (representante técnico-administrativo em educação). Participou da sessão a seguinte conselheira suplente, no exercício da titularidade: Fernanda Maria Felipp (Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste – ACESIO). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Adavilson dos Santos [titular] (representante do Deputado Estadual Professor Lemos), Claudemir de Chaves [titular] (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Realeza),  Claudir Sirota [titular] (Central Cresol Baser) e José Carlos Vandresen [suplente] (Central Cresol Baser). Faltaram à sessão sem justificar ausência: Cesar Roberto Silva Paz [titular] (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR Paraná), Norma Kiota [suplente] (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR Paraná), João Carlos Ramella [titular] (Rotary Clube de Realeza), Cleberson Dors [suplente] (Rotary Clube de Realeza), Neusa Rosane Lenz Viana (Associação do Centro de Educação Sindical – ACESI), José Ricardo da Rocha Campos [titular] (Universidade Tecnológica Federa do Paraná – UTFPR – Campus Pato Branco),  Elizandro Paulo Krajczyk [titular] (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná – Fetraf-PR), Diego Sigmar Kohwald [titular] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Marmeleiro), Jocelaine Bernardi Cozer [suplente] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Marmeleiro), Alex Hugopilger [suplente] (Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Capanema), Neveraldo Oliboni [titular] (Associação do Centro de Educação Sindical – ACESI), Cristina Vial Pettenon [titular] (Associação Casa Familiar Rural de Capanema e Planalto), Renato Kochhan [suplente] (Associação Casa Familiar Rural de Capanema e Planalto), Charles Nathiel Mezomo da Luz [titular] (representante discente), Sthefany Teixeira [suplente] (representante discente), Marcio Gazolla [suplente] (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Pato Branco), Hernan Vielmo [titular] (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Francisco Beltrão), André Zuber [suplente] (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Francisco Beltrão), Ricardo Carvalho Leme [titular] (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus Francisco Beltrão), Franciele Ani Caovilla Follador [suplente] (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus Francisco Beltrão), Pedro Paulo Hagemann [suplente] (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Realeza), Michele dos Santos [titular] (Prefeitura de Realeza), Kelly Regina Sarinhos Myskiw [suplente] (Prefeitura de Realeza), Daniel Pedroso [titular] (Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB), Juliano Marcos Candido [suplente] (Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB), Daniela Celuppi [suplente] (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná – Fetraf-PR), Leslié Defante [titular] (Prefeitura de Santa Izabel do Oeste), Talita Casagrande [titular] (Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera), Lucas Canzi [titular] (Associação Empresarial de Realeza – ACIAR), Tatiana Fátima Palinski [suplente] (Associação Empresarial de Realeza – ACIAR),  Berlindo Leviski [titular] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Planalto), José Ademar Frey [suplente] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Planalto), Valdir de Assunpção [titular] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nova Prata do Iguaçu), Laura Maria Chiele [suplente] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nova Prata do Iguaçu), Paulo Roberto Czekalski [titular] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pérola D’Oeste), Mario Krajczyk [suplente] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pérola D’Oeste), Gabriel José Schmitz [titular] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Capanema), Soeli de Mello [suplente] (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Capanema), Clodomir Zanini Fiorentin [titular] (representante do Deputado Estadual Zeca Dirceu), Sandra Ribeiro [suplente] (representante do Deputado Estadual Zeca Dirceu), Edineia de Souza dos Santos [suplente] (representante do Deputado Estadual Professor Lemos), Lucas Leviski [titular] (Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Capanema), Claudemir de Freitas [titular] (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP), Paulo Sergio Bueno [titular] (Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná), Adriano Radaelli [suplente] (Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná), Juarez Siedlecki Andrade [titular](Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste – Cacispar), Edson da Rosa [suplente] Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste – Cacispar), Jaci Poli [titular] (Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Capanema), Marcos Fernando Schmitt [suplente] (Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Capanema), Edenilson Robson de Souza [titular] (Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar de Salto do Lontra), André Tonietto [suplente] (Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar de Salto do Lontra), Elizandro Ferreira [suplente] (SEBRAE/PR – Regional Sul), Francisco Wildes Alves Rezende [titular] (SEBRAE/PR – Regional Sul), José Kresteniuk [suplente] (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP). Iniciada a sessão, passou-se para o expediente do dia. Informes. O presidente informou que foi protocolado junto à Secretaria dois requerimentos de descompatibilização junto ao Conselho Comunitário, dos membros Adavilson dos Santos e Claudemir de Chaves, como pré-candidatos a vereador no município de Realeza para o pleito eleitoral de 2024. Após, o presidente informou sobre o retorno às atividades dos servidores técnicos administrativos e docentes que estavam em greve no Campus, desejou bom retorno e considerou que a greve é uma luta legítima e resultou em conquistas importantes para as categorias. O Conselheiro Glauber Sartori informou que o Diretor da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR – Campus Dois Vizinhos, professor Everton Rosan, foi eleito Reitor da UTFPR. O Conselheiro Marcos Beal, em nome do Campus Realeza, parabenizou o professor Everton e o Campus da UTFPR Dois Vizinhos. Acrescentou que para além de representar o Campus dois vizinhos na Retoria, o professor Everton Rosan vai representar as IFES do sudoeste do estado. Na sequência, o servidor Giuliano Kluch, em nome do SINDTAE, solicitou a palavra. O Pleno aprovou a solicitação. O servidor Giuliano informou que os técnico-administrativos da UFFS representados pelo comando local de greve, e pelo sindicato, entregaram uma minuta de acordo com o final da greve para a Reitoria da instituição, que teve pouquíssimas correções. Considerou que essa semana é uma semana histórica para a instituição e para os servidores técnico-administrativos da UFFS. Destacou que ainda é uma proposta muito aquém da defasagem salarial da categoria,  mas considerou que a categoria saiu da greve com uma proposta aceitável. Após, o Diretor do Campus, conselheiro Marcos Beal, informou que a Direção juntamente com a Reitoria, no dia de 24 de junho, enviou um ofício com agendamento de nova data, de 15 de julho, para a realização da audiência pública para debater o Projeto de Lei 4505 de 2021, na Câmara de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Destacou que por ter sido um movimento unilateral do proponente, foi articulado junto com alguns mandatos de deputados federais, em especial o deputado Tadeu Veneri, que integra a CASP, a realização de uma audiência pública para que, pelo menos nos autos do processo, exista um registro em relação ao posicionamento da Universidade sobre o Projeto de Lei. Na sequência, informou que na próxima sexta-feira terá uma Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Chapecó, em homenagem aos 15 anos da Universidade Federal da Fronteira Sul, que juntamente com o presidente deste conselho irão representando o Campus Realeza. Disse que estão articulando junto à deputada Luciana Rafagnin para também realizar no Campus Realeza uma Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Paraná em comemoração aos 15 anos da UFFS. Informou que, no dia 17 de junho de 2024, a UFFS recebeu um ofício da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, que trata sobre a indicação de obras do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, o Campus Realeza tinha feito duas indicações, da Moradia Estudantil e do Centro de Controle de Qualidade de Alimentos da Educação Familiar, que são as duas grandes prioridades para construção no Campus nos próximos anos. E o Campus foi contemplado com a inclusão no PAC para a Educação Superior da obra do Centro de Referência e Controle de Qualidade de Alimentos da Agricultura Familiar. Foi inscrito no PAC como a obra de maior valor que a Universidade receberá. Serão 9 milhões de reais para a edificação do Centro de Controle de Qualidade de Alimentos da Agricultura Familiar. Após, o Presidente do Conselho informou sobre a 19ª Festa das Sementes que acontece no dia 11 de julho, na cidade de Nova Esperança do Sudoeste, convidou a todos para participar. Informou também, que na tarde do dia de hoje, às 15h, no município de Capanema, acontecerá o evento de assinatura do convênio entre a ITAIPU e o Consórcio CIFRA. Após, o Presidente prosseguiu com a leitura da ordem do dia: 2.1 Apresentação dos resultados das audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2025-2032) do Campus Realeza. A pauta foi aprovada sem alteração.  Passou-se então o ponto de pauta. 2.1 Apresentação dos resultados das audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2025-2032) do Campus Realeza. O Presidente falou que o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, foi discutido em audiências públicas junto à comunidade acadêmica, como também, junto com a comunidade regional, as entidades, movimentos cooperativista, clubes de serviços, associações comerciais, enfim, foi um grande debate. Na sequência, passou a palavra o Diretor do Campus, Marcos Beal, para fazer a apresentação do documento do PDI. O conselheiro Marcos Beal destacou que o documento contempla o resultado de nove audiências públicas realizadas, sendo que hoje, junto à sessão do Conselho Comunitário, é a décima audiência que está sendo realizada no decorrer dos meses de maio e junho para debater acerca do Plano de Desenvolvimento Institucional, fechando o ciclo das audiências e a elaboração do relatório do PDI, que é um documento em construção que será encaminhado ao Conselho do Campus para aprovação. Destacou que o relatório diz respeito a definição e aprovação das prioridades do Campus em relação aos dez eixos de desenvolvimento institucional previstos no PDI. Após, apresentou a metodologia utilizada para a elaboração do documento. Informou que no somatório das audiências 391 pessoas foram ouvidas, organizado em duas modalidades, presencialmente nas audiências e através de respostas ao questionário que foi disponibilizado virtualmente para respostas individuais. Com a audiência de hoje esse número vai aumentar. Informou que o relatório final será analisado e aprovado por uma sessão conjunta entre o Conselho do Campus e o Conselho Comunitário. Destacou que os dados que serão apresentados agregam as respostas obtidas junto às audiências com as respostas do conjunto de questões separadas nos 10 eixos. O conselheiro passou à apresentação do conjunto de respostas por eixo do PDI, fazendo uma breve apresentação dos principais pontos debatidos, conforme segue: eixo 01) Desenvolvimento da Graduação: esse primeiro eixo foi abordado em todas as audiências. Destacou nesse eixo foram abordadas questões acerca dos cursos atualmente ofertados pelo Campus, propostas formativa e do currículo institucional e expansão dos cursos. Disse que para esse eixo a equipe responsável por colaborar na construção do diagnóstico, elaborou um gráfico que expressa o índice de ocupação e permanência dos oito cursos de graduação do Campus. E com base nesse gráfico, foram realizados os questionamentos. Destacou que é apenas um indicador sobre os cursos. Após, apresentou os resultados obtidos do entendimento majoritário de como devem ser direcionados os esforços para ampliar e/ou manter os cursos no Campus. Em seguida, apresentou um gráfico que expressa o número de ingressantes em cursos de graduação no Brasil pelo formato de curso, e perguntava sobre as ofertas de cursos no formato EAD. Detalhou que nas três próximas perguntas do eixo 1, foram enfocadas as questões acerca do currículo institucional. Destacou que o entendimento majoritário foi a ênfase multidisciplinar seguida do interdisciplinar e a um menor entendimento em torno de uma formação especializada. Disse que na sequência foi avaliada a estrutura curricular específica da universidade, que está organizada em torno do âmbito do domínio comum, conexo e específico e apresentou o grau de concordância que foi obtido nas audiências com relação à adequação dessa estrutura curricular. Também foi debatido sobre a possível revisão temática do domínio comum, ou seja, algum outro tema que deveria sair ou contemplado no domínio comum. E por último, nesse eixo foi abordado a viabilidade de novos cursos, perguntado qual deve ser o critério guia para organizar a abertura de curso e apresentou as respostas das audiências para esse questionamento. Em seguida passou à apresentação do eixo 02) Pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação: essa temática foi abordada em todas as audiências. Nesse eixo foram compilados dados acerca da execução de projetos de pesquisa. Com base nesses dados debateu-se sobre a indicação de ações estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na instituição. Também buscou-se a definição de prioridades e metas para essas áreas nos próximos anos, apresentando o resultado obtido.  Na sequência apresentou o eixo 3) Desenvolvimento da pós-graduação e internacionalização: disse que essa temática foi abordada em todas as audiências. Nesse o tema, perguntou-se sobre critérios para a abertura de novos programas de pós-graduação. Destacou que a indicação prioritária de novos programas deve estar vinculada ao fortalecimento dos cursos de graduação já existentes no Campus. Outra pergunta do eixo trata acerca de áreas do conhecimento prioritárias para a abertura de novos programas de pós-graduação. Falou que o entendimento foi de que o Campus deve investir em programas interdisciplinares, seguidos e empatados por programas na área da ciência, da saúde e das ciências humanas, seguida pela área da ciência, sociais aplicadas, agrárias, exatas, da terra, linguísticas, leituras e artes. Disse que questionou-se também a sobre a internacionalização, destacando o que é estratégico para o tema. Após, passou à apresentação do eixo 4) Desenvolvimento da extensão e cultura: essa temática foi abordada em todas as audiências. Sobre esse eixo apresentou um gráfico para diagnóstico com a média de projetos por professor, destacou que o Campus possui média de projetos superior aos outros campi. Disse que, a partir desses dados perguntou-se qual o impacto das atividades de extensão no atendimento das demandas da comunidade regional. Perguntou-se também sobre temas prioritários para o desenvolvimento de ações de extensão para os próximos anos. Os principais temas indicados foram Agricultura familiar, gestão pública e desenvolvimento regional, formação de professores da educação básica, Ciências, tecnologia e inovação. Passou a apresentação do eixo 5) Políticas de Gestão de Pessoas e Saúde do Trabalhador: as questões dessa temática foram abordadas com o segmento dos servidores e parcialmente com outros segmentos. A principal questão abordada versa sobre temas prioritários para a política de gestão de pessoas. Entre os docentes, o tema mais mencionado foi o dimensionamento da força de trabalho, seguido da melhoria das condições de trabalho e saúde dos servidores. Já entre os técnico-administrativos, as questões mais mencionadas foram a melhoria das condições de trabalho, saúde dos servidores e o Programa de Gestão e Desempenho com o aperfeiçoamento da ferramenta do teletrabalho. Apresentou um resultado agregado, somando técnicos e professores. Destacou que perguntou-se, também, sobre a questão da possibilidade da adoção do sistema de turnos contínuos, com jornada de 30 horas para os servidores técnicos. O atendimento majoritário entre os servidores é de que não há opinião formada a respeito. Destacou que também foi questionando sobre o Programa de Gestão, a avaliação do programa, os principais ganhos e o aprimoramento do programa, apresentando os resultados. Passou ao eixo 6) Permanência de Assistência Estudantil: essa temática foi abordada somente na audiência com os estudantes. Foi apresentado um gráfico da evolução do valor per capita anual dos recursos da assistência estudantil entre 2011 e 2024. A partir dos dados apresentados foi abordado acerca das prioridades estratégicas para as ações de assistência estudantil. As principais prioridades foram no investimento de moradia estudantil, transporte e promoção de ações de saúde. Outra questão abordada foi sobre modelos de moradia estudantil. Perguntou-se, também, sobre o grau de aprovação por parte dos estudantes acerca de práticas estratégicas para o aperfeiçoamento da política de alimentação da universidade e ações estratégicas para avançar na resolução do problema do transporte. Passou-se ao Eixo 7)  Gestão e estruturação organizacional: essa temática foi abordada com o segmento dos servidores e parcialmente com outros segmentos. Disse que foi questionado os níveis de concordância sobre o equilíbrio no desenvolvimento dos campi da UFFS, questionando se apresentam um bom equilíbrio no desenvolvimento de seus campi. Majoritariamente, das nove audiências, oito discordaram plenamente da ideia de que a Universidade apresenta um bom equilíbrio no desenvolvimento de seus campi. Perguntou-se também se a universidade deveria priorizar a criação de novos campi ou a consolidação dos campi existentes. E, neste caso, o entendimento unânime pela necessidade de consolidar os campi já existentes. Outro questionamento nesse tema é a criação de novas estruturas administrativas na universidade, a resposta majoritária de que a criação de novas estruturas administrativas na universidade são desnecessárias. Após, apresentou o eixo 8) Comunicação institucional: essa temática foi abordada exclusivamente com a comunidade regional. Nesse sentido, disse que foi perguntado sobre a avaliação da imagem da universidade junto à comunidade regional. Destacou que, conforme respostas, a universidade é considerada pela comunidade como relevante para o desenvolvimento regional de medianamente a muito. Que também é vista como acessível e inclusiva pela população. A UFFS é reconhecida como um bem público importante pela comunidade. No entanto, a avaliação dos aspectos da identidade visual e sonora que precisam ser mais bem trabalhados pela comunicação, de forma a ter mais abrangência na região. Na sequencia, foi apresentado o eixo 9) Manutenção, adequação de infraestrutura, expansão e sustentabilidade financeira: esse tema foi abordado em todas as audiências. Foi solicitado a indicação de obras prioritárias no Campus. E a obra mais indicada por oito das nove audiências foi a moradia estudantil. Também foi solicitado a indicação de obras prioritárias dentro de cenários específicos de valores, citou,  por exemplo, até um milhão de reais, foi indicado a reforma das estruturas existentes com problemas constatados. Seguida do centro de vivência tecnológica e até cinco milhões de reais, a principal indicação foi edifício multiuso integrado.  Com valores acima de 5 milhões  a obra mais indicada foi o edifício multiuso, seguido a moradia estudantil de grande parte, seguido do bloco B de salas de aula. Perguntou-se, também sobre adesão à fundação de apoio, sobre a ideia do entendimento majoritário, foi de uma concordância parcial, seis e três audiências com uma concordância total. Outra questão levantada foi sobre o incremento de receitas via cobrança de mensalidades na pós-graduação. E foi respondido que a instituição não deve aprovar, em nenhuma hipótese, cursos com cobrança de mensalidades. E por fim, o último eixo 10) Gestão para a sustentabilidade ambiental: essa temática foi abordada pelos segmento dos servidores. Neste item foi questionando qual o principal desafio na gestão ambiental é a gestão adequada de resíduos sólidos e compostagem, seguida da ideia de ampliação  das áreas verdes do campo. Após apresentação, o Presidente abriu espaço para debates e proposições,  desatacou ser importante comentar o que de fato é relevante para constar no PDI. Lembrou que esse é um debate para que se possa olhar a universidade para os próximos oito anos. Na sequência, a conselheira Cristiane Katzer parabenizou a Direção do Campus Realeza pelo processo de escuta e de diálogo com os setores e disse que a universidade pública de qualidade  só é possível com a participação de todos e todas. E destacou que observando os dados apresentados tiveram várias questões que foram respondidas em concordância entre os diferentes segmentos. O Conselheiro Marcelo Zanetti parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou  que, no sentido de melhorar o relatório, considerando que alguns temas são mais polêmicos e que tiveram respostas muito semelhantes e como foram diversos segmentos ouvidos, e alguns segmentos houve uma adesão de participação menor, em outros segmentos uma adesão maior, talvez seja  importante colocar junto o quantitativo de respostas por cada área e não deixar só a decisão da audiência. Para que depois se tenha mais subsídios para decisões futuras. Então seria interessante ter um gráfico mostrando o total de opções com o total de pessoas que participaram. Após, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clóvis Butzge, presente na Sessão, disse que o Campus Realeza foi entre os seis campi da UFFS o que mais compreendeu a dinâmica do PDI, com um caráter estratégico que vai inserir no debate do PDI, um relatório que irá orientar o planejamento e o desenvolvimento institucional nos próximos oito anos. E parabenizou pelo esforço de dialogar com a comunidade. Destacou que essa etapa encerra a fase diagnóstica do PDI. E que esse diagnóstico foi construído com a participação de todos os segmentos do Campus  Realeza. Detalhou que deve acontecer no  mês de setembro uma audiência pública com todos os campi, para pensar a partir do diagnóstico os eixos que de fato vão constituir normativamente o PDI para os próximos 8 anos. O Presidente agradeceu a presença do Pró-Reitor. Após, parabenizou a Direção do Campus pelo trabalho desenvolvido para a elaboração do relatório do PDI. Na sequência, o servidor da UFFS, Adair Falcão, disse que com relação ao ensino EAD nas instituições públicas, tem-se um resultado de 77% discordando plenamente dessa modalidade. Considerou que é uma questão que deve ao menos ser discutido visto que se pensa num planejamento para os próximos 8 anos dentro da instituição. Disse que é uma questão que precisa ser melhor analisada.  Destacou que se observa que a educação pública está ficando atrás da educação privada nesse sentido e considerou que deve-se levar a educação pública com  qualidade também nessa modalidade que está  em crescimento. O presidente considerou pertinente o debate sobre o ensino EAD, no sentido de buscar  uma metodologia de como  introduzir nos cursos presenciais a  modalidade do  EAD e como vai se avaliar esse ensino. Após, considerações e esclarecimentos a cerca do relatório, o Conselheiro Marcos Beal, disse que o documento será finalizado e e enviado para o Conselho do Campus, que em sessão conjunto com o Conselho Comunitário, analisará e aprovará o documento final. Sendo onze horas e quarenta e cinco minutos, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Cristina Zulmira Almeida de Campos, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Realeza-PR, 05 de julho de 2024.
Data de publicação: 12 de dezembro de 2024.

Inácio José Werle
Presidente do Conselho Comunitário do Campus Realeza

Documento Histórico

ATA Nº 2/CONSCOMRE/UFFS/2024