ATA Nº 1/CONSC RE/UFFS/2024

ATA DA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2024 DO CONSELHO DO CAMPUS.

 

Aos vigésimo sétimo dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e trinta e cinco minutos, no Auditório do Bloco dos Servidores do Campus Realeza da UFFS, em Realeza-PR, foi realizada a 1ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Diretor do Campus, Marcos Antônio Beal. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Ademir Roberto Freddo (Coordenador Acadêmico), Dennis Fernandes Alves Bessada (Coordenador do Curso de Graduação em Física), Cristiane de Quadros (Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia), Edson Antônio Santolin (Coordenador Administrativa), Flávia Pascoal Ramos (Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição), Vanessa dos Santos Moura (Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública), Marcos Roberto Silva (Coordenador do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol); representantes docentes: Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Andréia Cristina de Souza, Berta Lúcia Pereira Villagra, e Jackson Luís Martins Cacciamani; representante técnico-administrativo: Catiane Maria Dalcortivo, Vagner Garcia de Vargas, Samuel Aires Lourenço e Hudison Loch Haskel; representante discente: Marcelo Karol Galvão de Meira, Nadiane Carla Schlosser e Rafael Faller Deola. representante da comunidade regional: Saudi Mensor. Participou da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Felipe Beijamini (Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Biológicas), Clóvis Piovezan (Coordenador Adjunto do Curso de Química), Dalila Moter Benvegnu (Coordenadora Adjunta do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Eloá Angélica Koehnlein (suplente docente), Márcia Adriana Kraemer ( suplente docente). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Everton Artuso (titular docente), Vanessa Silva Retuci (suplente docente), Marcelo Zanetti (titular docente), Aloísio João Scandolara (titular comunidade regional). Não compareceram à sessão sem apresentar justificativa: Denise Maria Souza de Mello (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Adalgiza Pinto Neto (Coordenadora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), João Luciano Bandeira (suplente comunidade regional). Após conferência de quórum, o presidente passou ao Expediente. 1.1 Posse dos conselheiros para o biênio 2024/2026. O presidente agradeceu a todos aqueles que se colocaram à disposição do Campus Realeza para integrar o Conselho do Campus para este mandato do biênio 2024/2026. Agradeceu especialmente à comunidade regional expresso pela presença dos conselheiros Saudí Mensor e Inácio José Werle, aos estudantes também que repartem a sua jornada de estudos com a participação e o aprendizado que o Conselho do Campus propicia. Agradeceu também a todos e a todas que se lançaram a concorrer na eleição, e aqueles que de outra forma são membros natos do conselho em razão de suas funções que exercem. O presidente sugeriu que o secretário realizasse a chamada nominal dos novos conselheiros para se apresentarem e assinarem o termo de posse e o registro fotográfico deste ato. Desta forma foi realizada a chamada nominal de cada um dos novos conselheiros presentes para a assinatura dos termos de posse. Em seguida, o presidente abriu a sessão de informes. 1.2 Informes. O Coordenador Acadêmico Ademir Roberto Freddo informou que ocorreu o período de matrículas da segunda chamada do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que terminou no último domingo. Agora está na segunda chamada do processo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que termina nesta quarta-feira. Atualmente o curso de Medicina Veterinária teve 18 vagas preenchidas das 50 vagas ofertadas. No curso de Nutrição, das 40 vagas ofertadas, 10 vagas foram preenchidas. No curso de Pedagogia, das 20 vagas ofertadas, foram preenchidas 16 vagas. No curso de biologia, das 40 vagas ofertadas, foram preenchidas 30 vagas. No curso de Letras, das 30 vagas ofertadas, temos 14 alunos inscritos. No curso de Física, das 30 vagas ofertadas temos 8 alunos inscritos e no curso de Química, das 30 vagas, temos 5 vagas preenchidas. Então esse foi o resultado até o momento, com as 240 vagas ofertadas no Campus, foram preenchidas com 101 inscrições, que dá um percentual de 42%. Ontem esse percentual estava em 34%. A Universidade em sua totalidade, na sexta-feira, tinha preenchido 24% das vagas ofertadas, e a perspectiva é de que os matriculados no curso de Química pelo SISU e PSS não vão alcançar os 32%, em toda a Universidade. Nós temos na Universidade 15 cursos que tem número menor de 5 alunos matriculados, temos cursos que tem um, dois, e temos cursos que não tem nenhuma inscrição. O Coordenador Administrativo Edson Antonio Santolin apenas desejou as boas vindas aos novos representantes do Conselho do Campus. O presidente informou que nesta semana estará ocorrendo a semana de planejamento docente para o ano de 2024. Também informou que está ocorrendo o lançamento de um projeto de capacitação docente pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), com 12 pessoas do Campus Realeza participando deste curso. Não havendo mais informes, o Presidente passou para a leitura da ordem do dia. 2.1 Composição das comissões permanentes do Conselho do Campus; 2.2 Processo nº 23205.041682/2023-12: Celebração de Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a UFFS e UNICENTRO, credenciamento do professor Letiére Cabreira Soares no Programa de Pós-graduação em Bioenergia (PPGP) na Universidade Estadual do Centro do Paraná (UNICENTRO); 2.3 Processo 23205.003570/2024-36: Normas de Funcionamento e Utilização dos Laboratórios Multiusuário; 2.4 Definição do calendário de sessões do Conselho do Campus para 2024; 2.5 Processo 23205.003136-2024-56: Homologação de indicação de membro titular e suplente na Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD); 2.6 Processo nº 23205.03974/2023-73: Proposta de criação do Grupo de Trabalho (GT) para Pós-graduação stricto sensu em Ciências; 2.7 Processo nº 23205.002715/2024-81: Submissão de Plano Individual Docente - PIDs para Homologação. Passou-se para o primeiro ponto de pauta. 2.1 Composição das comissões permanentes do Conselho do Campus; O Presidente falou sobre as comissões do Conselho do Campus, sendo estas a Comissão de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPPOG), a Comissão de Ensino Pesquisa e Extensão (CPEPE) e a Comissão Permanente de Legislação e Normas (CPLN). Munido do regimento interno do Conselho do Campus, o Presidente relatou a formação para a composição de cada comissão, sendo elas composta pelos titulares e seus respectivos suplentes no rol de representações nominados pelos membros natos, representantes docentes, representantes Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), representantes discentes e pelos representantes da comunidade externa. A CPPOG é composta pelo Coordenador Administrativo e, no mínimo, por um Coordenador de Curso. Da mesma forma, a CPEPE é composta pelo Coordenador Acadêmico e, no mínimo, por um Coordenador de Curso. A CPLN não possui regramento mínimo. Sendo esta comissão a primeira a ser preenchida pelos interessados, e assim, sucessivamente às outras duas comissões, de forma que todos possam participar de pelo menos uma comissão. Tomou-se o registro dos interessados para cada comissão e posteriormente será feita a publicação da resolução da composição destas comissões permanentes do Conselho do Campus. Definido a composição das comissões, passou-se para o ponto de pauta seguinte. 2.2 Processo nº 23205.041682/2023-12: Celebração de Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a UFFS e UNICENTRO, credenciamento do professor Letiére Cabreira Soares no Programa de Pós-graduação em Bioenergia (PPGB) na Universidade Estadual do Centro do Paraná (UNICENTRO): O Presidente solicitou ao pleno a autorização para que o professor Letiére Cabreira Soares possa fazer o uso da palavra nesta sessão. Não houve objeções, sendo então autorizado a fala para o professor. O professor Letiére Cabreira Soares falou que teve a oportunidade de participar do PPGB da UNICENTRO, sendo aprovado no final do ano passado. O professor explicou que existe uma certa urgência no trâmite deste processo para que possa assumir a carga horária disponível em associações, pois as aulas no programa começam na terceira semana de março. Na sequência, o Presidente consultou o plenário sobre o acolhimento ou não do regime de urgência para a matéria. Em regime de votação, o Presidente solicitou que os favoráveis pelo acolhimento permanecessem como estão, e os contrários se manifestassem levantando o braço. Então, por unanimidade, ficou aprovado o regime de urgência, e passou para a discussão da matéria. Em regime de votação, o Presidente solicitou a manifestação dos favoráveis à aprovação para a celebração do acordo de cooperação técnica, com vistas ao credenciamento do professor Letieri, junto ao PPGB da UNICENTRO. Por unanimidade foi aprovada a celebração de acordo de cooperação técnica. Passou-se para o próximo ponto de pauta. 2.3 Processo 23205.003570/2024-36: Normas de Funcionamento e Utilização dos Laboratórios Multiusuário: O Presidente, em continuidade e pelo teor do tema, passou a palavra ao professor Letieri Cabreira Soares para explanar sobre a Norma de Funcionamento e Utilização dos Laboratórios Multiusuário. O professor Letiére Cabreira Soares falou que tem um grupo de professores que está organizado junto com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEPG) para participar de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com o intuito de conseguir algum recurso para alguns equipamentos para compor a nossa central de análise. Um dos pontos deste edital é a necessidade de um documento sobre regras de compartilhamento desses equipamentos com outras instituições da comunidade externa. Então, houve uma produção desse documento compartilhado com os docentes envolvidos, e colocado para apreciação neste conselho, para decidir se aprova ou não essa documentação. O Presidente sugeriu o encaminhamento desta matéria em regime de urgência, para a aprovação da minuta que está posta como regulamento do laboratório multiusuário do Campus. Em votação, não houve manifestação contrária, sendo aprovado a tramitação desta matéria em regime de urgência. Prosseguiu-se para a deliberação da matéria. O conselheiro Felipe Beijamini sugeriu a mudança no nome para “Normas e Regras Gerais de Funcionamento e Utilização dos Laboratórios Multiusuários” e a distinção das várias salas citadas na minuta, para especificar as salas multi-usuárias. O conselheiro Edson Antonio Santolin falou que várias salas são de uso multiusuário pois várias atividades de áreas diversas são realizadas nessas salas, e que ficaria a critério da Coordenação Adjunta dos Laboratórios o controle para o uso das salas multiusuário. O conselheiro Felipe Beijamini sugeriu também a precessão de serviços e cobranças constantes na minuta. Desta forma, o Presidente, para dar maior celeridade, expôs para votação a mudança de nome como sugerida pelo conselheiro Felipe Beijamini, a manutenção da numeração das salas multiusuários que constam na minuta conforme indicação do conselheiro Edson Antonio Santolin, e o encaminhamento desta minuta, se aprovado, para a CPLN para uma análise mais apurada e a ser apresentada em uma próxima sessão deste conselho. Não houve objeções, sendo assim aprovada a minuta da norma para o uso dos laboratórios multiusuário. Passou-se para o próximo ponto de pauta. 2.4 Definição do calendário de sessões do Conselho do Campus para 2024: O Presidente falou que tradicionalmente a minuta do calendário era previamente apresentada aqui para fazermos a discussão. Com a mudança de composição do conselho, optou-se em apresentar a este conselho a decisão de continuar as sessões às terças-feiras ou adotar uma outra dinâmica de realização de reuniões, como já foi no passado. Temos um conjunto de decisões para serem tomadas aqui. Lembrando que as sessões do Conselho Universitário (CONSUNI), elas acontecem entre a terceira e última semana de cada mês. Optamos aqui por manter pelo menos uma semana antes da sessão do CONSUNI para que, se houver a necessidade de remetimento, de encaminhamento de alguma pauta, antes da realização da sessão do CONSUNI. Se houver a necessidade de remetimento de alguma pauta por parte do Conselho, para que se tenha tempo para encaminhamento junto ao Conselho Superior. Em votação, os favoráveis à manutenção de um dia fixo para a realização das reuniões do Conselho do Campus, por favor, manifestem-se. 16 conselheiros votaram a favor do dia fixo. Para a existência de um dia variado para a realização das sessões, obteve-se um voto, e uma abstenção. As sessões estavam sendo realizadas nas terças-feiras. Em votação, sem objeções, foi mantida a terça-feira. A próxima votação foi referente a qual semana do mês para a realização das sessões, sendo as sessões anteriores definidas na segunda semana de cada mês. Em votação, sem objeções, foi mantida a segunda semana de cada mês. Passou-se para a definição das datas de cada mês conforme os critérios aprovados para as terças-feiras, na segunda semana de cada mês. Seguindo o calendário do ano, as datas seriam 12 de março, 9 de abril, 14 de maio, 12 de junho, 9 de julho, 13 de agosto, 10 de setembro, 8 de outubro, 5 de novembro e 10 de dezembro. Em votação pela definição destas datas, não houve objeções, sendo assim aprovado o calendário de sessões ordinárias do Conselho do Campus para 2024. Passamos para o próximo ponto de pauta. 2.5 Processo 23205.003136-2024-56: Homologação de indicação de membro titular e suplente na Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD). O presidente falou que foi realizada uma consulta para verificar quem tinha interesse em participar nesta CAD. A professora Jucieli Weber demonstrou interesse em participar na condição de suplente. A titularidade passaria para a professora Bertha Lucia Pereira Villagra que assume a ausência da professora Isabel Aparecida Soares que saiu do Campus para realizar uma capacitação. Em regime de votação, não houve objeções para a indicação das professoras Bertha Lucia Pereira Villagra na titularidade e Jucieli Weber na suplência para serem os novos membros fixos da CAD. A conselheira Bertha Lucia Pereira Villagra absteve-se por tratar-se de sua indicação. Passou-se para o próximo ponto de pauta. 2.6 Processo nº 23205.03974/2023-73: Proposta de criação do Grupo de Trabalho (GT) para Pós-graduação stricto sensu em Ciências. O conselheiro Ademir Roberto Freddo realizou a leitura do parecer emitida pela CPEPE, que considerou o artigo 3º da Resolução nº 3, 2014, do CONSUNI, a Resolução nº 15 do Conselho do Campus de 2018, e a necessidade de se aproveitar o quadro docente e o potencial existente do campus. Finalizou com o parecer que recomenda a manifestação deste Conselho de forma favorável à criação do GT para a elaboração do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Campus Realeza. O Presidente observou que o Conselho do Campus emite uma recomendação de criação, que faz parte do fluxo de criação a recomendação por parte da coordenação acadêmica que traz para o Conselho do Campus, e que no campus há uma proposta de criação do GT, mas que o ato de criação do GT é da PROPEPG. O Presidente parabenizou os professores pela submissão da proposta e sugeriu fazer uma nova pesquisa com os docentes que têm interesse em fazer parte do GT, que os propositores devem ser consultados. Em votação, primeiro pela aprovação ou não da recomendação de criação deste GT para Pós-graduação stricto sensu em Ciências, o pleno aprovou por unanimidade a criação deste GT. Em votação, segundo pela aprovação dessa recomendação, de fazer uma nova pesquisa com os docentes que têm interesse em fazer parte do GT. Um voto contrário, e todos os outros conselheiros aprovaram a recomendação. Passou-se para o último ponto de pauta. 2.7 Processo nº 23205.002715/2024-81: Submissão de Plano Individual Docente - PIDs para Homologação. O conselheiro Ademir Roberto Freddo iniciou a explanação das submissões dos PIDs, seguindo uma instrução normativa da PROGESP de 3 de novembro de 2024 que estabelece o preenchimento do PID e do RID de 2023, e que foi encaminhada para todos os docentes. Os PIDs e os RIDs terão que ser homologados pelo Conselho do Campus, por uma instância colegiada superior, conforme está na instrução, tendo que ser homologado agora nesse mês de fevereiro e no máximo no início de março. Tem-se a resolução do Campus que foi feita o ano passado, uma resolução própria que também trabalhava com os PIAS e as EAS, e que é a resolução nº 156 do Conselho do Campus, onde estabelece a aprovação dos planos de atividades e relatórios no âmbito do Campus e que foi revisada no final do ano passado. Porém, com esses encaminhamentos do RID, ocorreu uma mudança, tanto que a resolução do Campus acabou não sendo tão compatível para conseguir avaliar os PIDs de hoje, e os RIDs também. A dúvida seria sobre o que homologar com preenchimento, e o que foi estabelecido. O conselheiro Ademir Roberto Freddo apresentou um breve relatório em que os dados foram coletados manualmente sobre o quanto que se tem de orientações, de aulas, e de atividades de ensino. O registrou do docente no PID é em percentual de carga horária, enquanto que a resolução nº 156 do Campus está em pontos, a resolução nº 49 em pontos, e o PID está em percentual. Como exemplo se o professor tinha 10 horas dedicado a uma portaria que estava lá em 10 horas, tinha que colocar em percentual para tentar aproximar as horas. Dos docentes que fizeram o lançamento em 2023, a coordenação acadêmica conseguiu compilar essas informações. Isso é apenas sobre o planejamento que o professor colocou, sem citar para provar onde está essa portaria e como foi regulamentada, e porque o docente não incluiu o documento como fazia no nosso R.A. Tem a seguinte situação: dos PIDs, 60 professores que entregaram, 15 não entregaram. Dois que não se tem o acesso. Foi solicitado o acesso, mas sem sucesso, pois é do Diretor e do professor Gentil Ferreira Gonçalves. Até hoje não resolveram, e não se sabe se estes professores entregaram, ou não entregaram. A Secretaria de Sistemas não sabe onde eles estão armazenados. Foi realizado um remapeamento nas informações cadastradas, e separadas em horas aulas. A única coisa que os docentes têm que inserir são as horas aulas, os processos administrativos e algumas atividades de ensino. Então, do Campus Realeza, os professores cadastraram 611 horas de cada aula. Mas também tem as orientações a alunos que os professores colocaram 140 horas em orientações. Não se tem uma instrução normativa que diz que a cada três orientações é um crédito. Tem professores que colocaram a mais, uns a menos. O professor poderia ir lá e colocar as horas de atividades de ensino também. Deu 342 horas em atividades de ensino. Os professores colocaram que se dedicam a 278 horas de extensão. Os professores que dedicam mais horas na pesquisa do que na extensão do campus informaram 101 horas de formação e 527 horas para atividades administrativas. O professor tinha que inserir 40 horas. Foi confrontado o número de horas dos coordenadores, e de coordenação de extensão. Então, tem-se, dos professores que registraram no PIB, 28 horas coordenam extensão. Colocaram 111 horas, e 47 horas não coordenam. Então, tem 167 horas de extensão cadastradas com professores que não coordenam extensão. Coordenação de pesquisa, a mesma coisa. Foi verificado que existe 116 horas de professores que não coordenam. A preocupação é até que ponto esse relatório é confiável e serve para nós, que somos gestores, para fazer a homologação sem comprovação. Mas o que preocupa é que das informações que foram cadastradas, tem alguns docentes que relataram que colocaram a informação lá para fechar as 40 horas, porque o sistema exigia que se preenchesse 40 horas. Enquanto tem-se os dados individuais de cada docente pela Coordenação Acadêmica, é possível fazer uma pesquisa do que foi cadastrado com as horas de extensão. Tecemos algumas considerações: O sistema não importa os dados. Apenas importa a carga horária das aulas administradas. A carga horária de orientações e das demais atividades são preenchidas pelo docente. O sistema não importa dados de diferentes atividades e pesquisas que são administrativas de informação, ficando a critério do docente. Considerando a atribuição de créditos para os docentes nas orientações do estágio de TCCs, identificamos que pode haver uma duplicidade. Tínhamos uma recomendação da PROGRAD que os professores que orientavam TCCs e estágios, poderiam colocar a carga horária dentro da disciplina, e que o sistema SIGRH permitia fazer isso. Identificamos que tem alguns docentes estão duplicados. Computaram na carga horária, mas também computaram aqui. O PID pelo docente não possui nenhum vínculo com o RID, quer dizer, não temos nenhum RID ainda, muito menos o memorial descritivo, que seria a grande promessa que a substituição do OPA pelo PID e o HID seria a geração de um memorial descritivo automático. Aqui eles deveriam fazer o contrário, criar um memorial descritivo informatizado para gerar o PID e o RID. A PROGESP apenas exigiu preenchimento do PID. Também não orientou como proceder com os docentes que não cadastraram. Considerando a metodologia do sistema PID, percebe-se que os docentes terão que cadastrar por meio de dois PIDs e dois RIDs, e nós teríamos que fazer outras quatro homologações no conselho. Fazíamos uma do OPA e uma do RR. Se a gente continuar com essa metodologia, nós vamos fazer quatro vezes para discutir. Considerando que o sistema aceita apenas o preenchimento que completa 40 horas, pode ocorrer o preenchimento de cargas horárias que não correspondem à realidade, por isso confrontou-se a pesquisa com a extensão. O ideal para a gestão do Campus é o preenchimento do PID com execução e comprovação no RID, segundo o critério de pontuação da resolução nº 49. Neste momento o PID não serve como instrumento de gestão para coordenações acadêmicas e direções do Campus, muito menos para o docente como um preenchimento do seu planejamento e execução do memorial. A resolução nº 156 Conselho do Campus trabalha com pontuações. O PID considera horas. A única possibilidade é considerar a resolução do campus em análise detalhada pelo campo de observações. Mesmo assim, o preenchimento dos docentes não segue um padrão e todas as informações deveriam ser comprovadas. Coloco aqui para iniciar uma discussão, para depois, a partir dessa discussão, fazermos os encaminhamentos que a gente achar necessário. O presidente falou para os conselheiros e conselheiras que enquanto estiverem se encorajando a opinar sobre o assunto, informou que amanhã terá a reunião administrativa e que esse assunto irá para pauta. Citou que regredimos institucionalmente muito com as imposições que sofremos com a troca desse sistema. Talvez, assim, muitos estão retornando para o conselho, ou tem uma participação longa aqui, mas lembro que assim, a duras penas eu diria, a gente conseguiu desenvolver uma cultura de que a mensuração das atividades, ela ajuda a gente a entender a distribuição dos encargos docentes. E num Campus em que somos poucos docentes, entender de forma bem qualificada a distribuição desses encargos ajuda a gente a organizar melhor a nossa vida aqui. Os docentes do campus e a mesa têm uma sobrecarga de trabalho em relação a outros Campis. Tem números que comprovam que mostram isso. A substituição do antigo sistema de avaliação de controle dessas atividades, com a modificação da resolução que aconteceu, o Coordenador Acadêmico Ademir Roberto Freddo fez um bom apanhado disso, e que foi, assim, alimentada com a troca do sistema, e nos jogou de novo praticamente na estaca zero de amadurecimento de forma a ligar para esses dados. São decisões e questões que extrapolam aos encaminhamentos que a coordenação acadêmica oferece, mas que são adotados pela própria instituição. Na Coordenação Acadêmica quando começamos esse processo de fazer esse tipo de demonstração, perdi semanas, meses, desenvolvendo planilhas e tabelas de controle e acompanhamento dessas atividades. Quando o Ademir Roberto Freddo assumiu a Coordenação Acadêmica, substituiu todos aqueles controles e formas que a gente tinha de acompanhamento das atividades, mas preservou o entendimento do espírito daquele acompanhamento e fez instrumentos novos, com um acompanhamento para poder visualizar a falta de engajamento e a sobra de engajamento. Precisamos estimular que os professores se envolvam mais com esse tipo de atividade. Na pesquisa, por exemplo, a atividade administrativa sempre foi um gargalo. A gente conseguiu corrigir e distribuir melhor as funções. Da forma como o SIGRG nos coloca, nos impõe a essa nova dinâmica, as pessoas precisam colocar 40 horas lá. Se efetivamente cumprem 20 horas de pesquisa que colocaram lá no sistema, é uma incógnita. Não temos muito o que fazer a não ser homologar uma dinâmica ruim, mas não sem apontar para as limitações. Colocarei o encaminhamento que nós tomarmos, de ponderar isso nas reuniões administrativas. Seria importante expressar formalmente que perdemos qualidade no processo de acompanhamento da distribuição de encargos dos docentes com a migração do sistema. Cada professor, dos 84 professores afirmando que entregou ou que não entregou, o Conselho terá que homologar. Pode-se homologar e colocar na observação do docente a entrega ou não para resolver o problema. O outro encaminhamento é homologar ou não a entrega aqui desses relatórios, trazendo as informações para a próxima sessão. Uma coisa é homologar da forma como está. Outra coisa é o que nós faremos com uma dinâmica ruim, que está se instalando para deliberar um assunto tão importante. O Presidente colocou em regime de votação para apreciar os PIDs nos termos apresentados pela coordenação acadêmica, e aprovar homologando de quem entregou, e não homologar de quem não entregou. Por unanimidade foi aprovado este encaminhamento. Para o segundo encaminhamento, o Presidente colocou em regime de votação a sugestão de inclusão de observação no ato de homologação com a seguinte redação: “Devido a deficiência do sistema, as atividades de pesquisa, extensão, administração e formação do docente, no caso porque é um ato individual de homologação, não puderam ser aferidas por ocasião da apreciação do PID por parte do conselho do campus.” Todos aprovaram este segundo encaminhamento. O último encaminhamento foi referido à sinalização de apontar no encaminhamento, junto à rede administrativa, pela reversão dessa dinâmica, para que o Conselho de respaldo ao Coordenador Acadêmico na fala durante a reunião administrativa, e de que o Conselho do Campus debruçou-se sobre a matéria, que não teve elementos para deliberar e que está reivindicando que a dinâmica seja alterada. Por unanimidade, o pleno aprovou esta reivindicação do Conselho do Campus. Sendo 15 horas e 48 minutos, não tendo mais nada a tratar, o presidente encerrou a sessão, da qual eu, Flavio Riuzo So, Secretário da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.

 

 

MARCOS ANTÔNIO BEAL

Presidente do Conselho do Campus

FLAVIO RIUZO SO

Secretário da Direção e Órgãos Colegiados

 

Data do ato: Realeza-PR, 27 de fevereiro de 2024.
Data de publicação: 01 de outubro de 2024.

Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza

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