ATA Nº 1/CAP/UFFS/2018
ATA DA 1ª REUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2018
Aos quatorze dias do mês de março do ano de dois mil e dezoito, às treze horas e trinta minutos, na Sala de Videoconferência, subsolo do Bloco da Biblioteca, campus Chapecó, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi realizada por videoconferência com os demais campi a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa – CAP/UFFS, instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEPG. A reunião foi presidida pela Diretora de Pesquisa e presidente do CAP, professora Rosiléa Garcia França. Estavam presente o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação professor Joviles Vitório Trevisol, também, os servidores técnico-administrativos em educação da DPE/PROPEPG, Ilson dos Santos, Elenice Gomes e Marcus Georg; do campus Cerro Largo os professores: Débora Leitzke Betemps, Marlei Veiga dos Santos, Tiago Vecchi Ricci, Suzymeire Baroni, Juliana Marques Schontag, Jorge Luis Palacios Felix, Judite Scherer Wenzel, Rosangela Inês Matos Uhmann, Deniz Alcione Nicolay, Caroline Mallmann Schneiders, e o técnico-administrativo: Rafael Rodrigo Wolfart Treib; do campus Chapecó os professores: Paulo Roger Lopes Alves, Guilherme Dal Bianco, Margarete Dulce Bagatini, Jane Kelly Oliveira Friestino, Aline Massaroli, Vanessa Neumann Silva, Larissa de Lima Trindade, Ederson do Nascimento, Valdete Boni, Aline Peixoto Gravina; do campus Erechim os professores: Eduardo Pavan Korf, Pedro Germano Dos Santos Murara, Gean Delise Leal Pasquali Vargas, Helen Treichel, Paola Mendes Milanesi, Leandro Galon, e a técnico-administrativo: Cleusa Fernanda Carraro Hilguera; do campus Laranjeiras do Sul os professores: Roberto Antônio Finatto, Lisandro Tomas da Silva Bonome, Catia Tavares dos Passos Francisco, e o técnico-administrativo: Everton Donizetti Kielt; do campus Passo Fundo os professores: Gustavo Iszanski Acrani, Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Lissandra Glusczak, Ivana Loraine Lindemann; do campus Realeza os professores: André Gallina, Adelita Maria Linzmeier, Elis Carolina de Souza Fatel, Dalila Moter Benvegnú, Maiara Garcia Blagitz Azevedo; Justificaram ausência os servidores do campus Chapecó: Raquel Aparecida Pegoraro, Patrícia Graff; do campus Laranjeiras do Sul: Líria Angela Andrioli; do campus Erechim: Adriana Salete Loss, Marília Teresinha Hartmann. A Diretora de Pesquisa, professora Rosiléa, iniciou a reunião saudando os presentes. Professor Joviles falou sobre o trabalho realizado nestes oito primeiros anos da UFFS, e que passado este momento de estruturação da Instituição, pode-se dar maior enfoque à pesquisa e produção do conhecimento. Comentou sobre o avanço na tratativa de distribuição de Funções Gratificadas (FGs) para as Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação. Elogiou todos os envolvidos na construção do sistema PRISMA. Nos itens da Pauta: 1 EDITAIS DE FOMENTO À PESQUISA: Professora Rosiléa informou sobre a necessidade de inclusão dos projetos “guarda-chuva” no sistema Prisma para que os docentes possam concorrer as bolsas de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação. Informou que foram encaminhados os projetos institucionais para solicitação de cotas de bolsas para a FAPERGS e CNPq e também sobre elaboração da minuta de edital em conjunto, entre a pesquisa e pós-graduação. O professor André Gallina informou sobre a lei 13.123 (treze mil cento e vinte e três) de vinte de maio dois mil e quinze que trata do acesso ao patrimônio genético da biodiversidade. Lembrou que a Universidade deve adequar-se a mesma e que é preciso buscar e debater sobre o assunto. Professora Adelita esclareceu que é necessário regularizar o cadastro até cinco de novembro de dois mil e dezoito. A professora Rosiléa destacou que o assunto será discutido verificando os procedimentos necessários. 2 SISTEMA PRISMA: Professora Rosiléa esclareceu sobre os ajustes e levantamentos dos requisitos para o sistema, e que trata-se de um sistema novo e necessita de ajustes e adequações as realidades. A professora solicitou que as sugestões e dúvidas sobre o sistema devem ser encaminhadas a diretoria de pesquisa via e-mail. 3 GRUPOS DE PESQUISA: A professora Helen leu o parecer final como aprovado. A professora Rosiléa se ausentou da reunião e passou ao servidor Ilson a mediação da reunião. O professor Roberto questionou sobre o nível de detalhamento da metodologia quanto a submissão de projetos aos Comitês de Ética em Pesquisa. Referente aos Comitês ficou entendido que deve-se cumprir o que consta no Regulamento da Pesquisa. O servidor Ilson agradeceu a participação de todos e encerrou a reunião às dezesseis horas e vinte minutos e eu, Marcus Georg, SIAPE 1877359, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente da sessão.
Data do ato: Chapecó-SC, 14 de março de 2018.
Data de publicação: 25 de julho de 2018.
Rosilea Garcia França
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa