ATA Nº 2/CAP/UFFS/2018

ATA DA 2ª REUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2018

ATA DAREUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2018

Aos nove dias do mês de maio do ano de dois mil e dezoito, às treze horas e trinta e nove minutos, na Sala de Videoconferência, sub-solo, Bloco da Biblioteca, campus Chapecó, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi realizada por videoconferência com os demais campi a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa – CAP/UFFS, instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEPG. A reunião foi presidida pela Diretora de Pesquisa e presidente do CAP, professora Rosiléa Garcia França. Estavam presente os servidores técnico-administrativos em educação da DPE/PROPEPG, Ana Paula dos Santos, Elenice Gomes, Ilson dos Santos e Marcus Georg; do campus Cerro Largo os professores: Débora Leitzke Betemps, Marlei Veiga dos Santos, Tiago Vecchi Ricci, Suzymeire Baroni, Juliana Marques Schontag, Jorge Luis Palacios Felix, Judite Scherer Wenzel, Rosangela Inês Matos Uhmann, Deniz Alcione Nicolay, Caroline Mallmann Schneiders, Sidinei Zwick Radons, Monize Samara Visentini, e o técnico-administrativo: Rafael Rodrigo Wolfart Treib; do campus Chapecó os professores: Paulo Roger Lopes Alves, Raquel Aparecida Pegoraro, Margarete Dulce Bagatini, Gabriela Gonçalves de Oliveira, Aline Massaroli, Larissa de Lima Trindade, Patricia Gräff, Aline Peixoto Gravina; do campus Erechim os professores: Eduardo Pavan Korf, Pedro Germano Dos Santos Murara, Marília Teresinha Hartmann, Geandelise Leal Pasquali Vargas, Helen Treichel, Paola Mendes Milanesi, Leandro Galon, Luis Eduardo Azevedo Modler, Adriana Salete Loss, e a técnico-administrativo: Cleusa Fernanda Carraro Hilguera; do campus Laranjeiras do Sul os professores: Roberto Antônio Finatto, Vânia Zanella Pinto, Lisandro Tomas da Silva Bonome, Cátia Tavares dos Passos Francisco, Maria Eloá Gehlen, e o técnico-administrativo: Everton Donizetti Kielt; do campus Passo Fundo os professores: Gustavo Iszanski Acrani, Lissandra Glusczak, Ivana Loraine Lindemann, e a técnico-administrativo: Ivânia dos Santos Lago; do campus Realeza os professores: André Gallina, Adelita Maria Linzmeier, Elis Carolina de Souza Fatel, Dalila Moter Benvegnú, Maiara Garcia Blagitz Azevedo, Márcia Adriana Dias Kraemer, e a técnico-administrativo: Dafne de Moraes Deparis; Justificaram ausência os servidores do campus Chapecó: Jane Kelly Oliveira Friestino, Leandro Henrique Manfredi, Marlon Brandt, Paulo Hahn; do campus Erechim: Angela Favarettodo; campus Passo Fundo: Amauri Braga Simonetti, Lucimar Maria Fossatti de Carvalho. A Diretora de Pesquisa, professora Rosiléa, iniciou a reunião saudando a todos os presentes, e passou para os itens da Pauta: 1 INFORMES: 1.1EDITAIS: a professora Rosiléa informou que estão abertos os editais do CNPq, e também da Fundação Araucária que envolve os campi Realeza e Laranjeiras do Sul, para este ano foi possível atuar em parceria com a FUNTEF da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR que vai viabilizar o recebimento dos recursos da Fundação Araucária, a contração da FUNTEF ainda está em processo de ajustes, pois até momento não é sabido o quantitativo de cotas que será disponibilizado para UFFS pela Fundação Araucária. Para o CNPq foi solicitado a renovação das bolsas, não foi divulgado quantidade de bolsas que serão ofertadas no edital, porque o resultado da solicitação das cotas do CNPq tem previsão para o mês de julho do corrente ano. A FAPERGS que abrange os campi do Rio Grande do Sul, divulgou o resultado do enquadramento onde a documentação da UFFS foi aprovada, já a quantidade de cotas que serão liberadas para UFFS tem previsão o mês junho. 1.2 BOLSAS DA UFFS: está sendo negociado uma parceria de fomento à pesquisa com as Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs onde estas provavelmente irão contribuir com setecentos e cinquenta mil reais para serem gastos em despesas de custeio e investimento, em contrapartida a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS já sinalizou a disponibilidade do mesmo valor para ser distribuído em bolsas. Contudo, está sendo analisada a forma que será construído o edital para distribuição destes recursos, mas é provável que seja um edital voltado ao fortalecimento da Pós-Graduação. O Professor André colocou que em reunião realizada no campus Realeza surgiu a questão dos Técnicos Administrativos em Educação – TAES beneficiados com o programa PLEDUCA, não poderem gozar das oito horas para participar das atividades de pesquisa, conforme regulamento da pesquisa. A professora Rosiléa informou que a questão será analisada, e debatida com os Coordenadores Adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação. Finalizou mencionando que será elaborado um edital em conjunto com os Coordenadores Adjuntos e a Diretoria de Pós-Graduação assim que as Fundações de Amparo à Pesquisa confirmarem o apoio à UFFS. 2 GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e EnfermagemEDUFES – Chapecó (relatora: Professora Ivana Loraine Lindemann Processo: 23205.000785/2018-57) a relatora leu o parecer onde foi favorável à criação do grupo, os demais membros concordaram com a relatora e a criação do referido grupo foi aprovada. 3 POLÍTICA DE PESQUISA: foi sugerido formação de um Grupo de Trabalho para revisar a politica da pesquisa. O assunto já havia sido analisado no ano de dois e mil dezessete pelos Coordenadores Adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, onde foi planejada a construção da política para este ano de dois mil e dezoito. A presidente do CAP solicitou aos campi que indicassem os servidores para compor o GT. Do campus Erechim os indicados foram os docentes: Helen Treichel e Leandro Galon; Do campus Cerro Largo os indicados foram os docentes: Tiago Vecchi Ricci e Débora Leitzke Betemps; Do campus Chapecó os indicados foram as docentes: Margarete Dulce Bagatini e Larissa de Lima Trindade; os campi de Laranjeiras do Sul, Passo Fundo e Realeza pediram para informar os nomes posteriormente. Os Coordenadores Roberto e Gustavo informaram que irão compor o grupo de trabalho, além consultar mais docentes em seus campi que queiram integrar o GT. 4 FORMAÇÃO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: a diretora de pesquisa mencionou a necessidade de se elaborar propostas para formação de iniciação científica voltada para os alunos. Citou que Diretoria de Pesquisa pretende fazer uma reunião/encontro, com os alunos que já integram e os que ingressarão na iniciação científica, no início do próximo semestre envolvendo as CAPPGs e orientadores. Solicitou que os Coordenadores discutam o assunto nas reuniões do CAP nos seus campi e tragam ideias de proposições para estas capacitações e formações voltadas para divulgação da iniciação científica e tecnológica na próxima reunião dos coordenadores. 5 APROVAÇÃO DAS ATAS ANTERIORES: A aprovação das atas ficou para a próxima reunião, tendo em vista que não se teve tempo para todos analisarem, pois foram disponibilizadas na data da reunião. O Professor Paulo falou sobre o PRISMA: sugeriu que apareçam somente os projetos do campus o qual os membros CAP façam parte. Também mencionou a necessidade de o sistema enviar um e-mail informativo ao proponente com relação as atualizações na tramitação do projeto, no caso de reconsiderações e/ou revisão. A Professora Rosiléa comentou sobre as atualizações e melhorias no sistema PRISMA, e que a SETI tem acolhido as demandas de ajustes e implementações, pediu que as demandas relacionadas ao sistema sejam encaminhadas via e-mail à DPE. A presidente da sessão agradeceu a participação de todos e encerrou a reunião às quinze horas e trinta e seis minutos e eu, Marcus Georg, SIAPE 1877359, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente da sessão.

Data do ato: Chapecó-SC, 09 de maio de 2018.
Data de publicação: 25 de julho de 2018.

Rosilea Garcia França
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa

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