ATA Nº 1/CAP/UFFS/2019
ATA Nº 1/cap/UFFS/2019
ATA DA 1ª REUNIÃO DO Comitê assessor de pesquisA
Aos treze dias do mês de março do ano de dois mil e dezenove, às treze horas e quarenta minutos, na Sala de Videoconferência no subsolo do Bloco da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó-SC, foi realizada por videoconferência com os demais campi a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa – CAP/UFFS, instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). A reunião foi presidida pelo Diretor de Pesquisa em exercício, professor Paulo Roger Lopes Alves. Estavam presentes os servidores técnico-administrativos em educação da DPE/PROPEPG, Elenice Gomes, Ilson Santos e Marcus Georg; do Campus Cerro Largo os professores: Débora Leitzke Betemps, Tiago Vecchi Ricci, Suzymeire Baroni, Márcio Antônio Vendruscolo, Sidinei Zwick Radons, Monize Samara Visentini, Edemar Rotta, Judite Scherer Wenzel, Rosemar Ayres dos Santos, Ana Cecília Teixeira Gonçalves; e o técnico-administrativo: Rafael Rodrigo Wolfart Treib; do Campus Chapecó os professores: Andréia Machado Cardoso, João Paulo Bender, Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel, Jane Kelly Oliveira Friestino, Aline Massaroli, Fabrício Simplício Maia, Marlon Brandt, Cláudio Claudino da Silva Filho; e o técnico-administrativo: Luciano Adilio Alves, representando a coordenadora; do Campus Erechim os professores: Eduardo Pavan Korf, Pedro Germano Dos Santos Murara, Gean Delise Leal Pasquali Vargas, Cristiane Funghetto Fuzinatto, Paola Mendes Milanesi, Leandro Galon, Angela Favaretto, Adriana Salete Loss; e a técnico-administrativa: Cleusa Fernanda Carraro Hilguera; do Campus Laranjeiras do Sul os professores: Roberto Antônio Finatto, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Maude Regina de Borba, Gilmar Franzener, Catia Tavares dos Passos Francisco, Maria Eloá Gehlen; e o técnico-administrativo: Everton Donizetti Kielt; do Campus Passo Fundo as professoras: Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Ivana Loraine Lindemann; e a técnico-administrativa: Ivânia dos Santos Lago; do Campus Realeza os professores: Rozane Márcia Triches, Tobias Heimfarth, Adelita Maria Linzmeier, Elis Carolina de Souza Fatel, Dalila Moter Benvegnú, Karina Ramirez Starikoff, Jonatas Cattelam, Adalgiza Pinto Neto; e a técnico-administrativa: Dafne de Moraes Deparis; Justificaram ausência os docentes do Campus Chapecó: Daniela Savi Geremia, Valdete Boni, Leandro Manfredi, Jeane Barros de Souza Silva; do Campus Erechim: Denise Cargnelutti, Marília Teresinha Hartmann; do Campus Laranjeiras do Sul: Cláudia Simone Madruga Lima; do Campus Passo Fundo: Gustavo Olszanski Acrani, Lissandra Glusczak, Vanderléia Laodete Pulga; do Campus Realeza: Ademir Roberto Freddo, Fabiana Elias. O professor Paulo iniciou a reunião saudando a todos os presentes, informou os itens de pauta e solicitou a inclusão do ponto de pauta: análise de processos com sigilo. O presidente de sessão passou para o primeiro item de pauta. 1 INFORMES: 1.1 Resultado dos editais de fomento: Informou que foram divulgados os resultados dos editais UFFS, FAPESC e o resultado preliminar da chamada FINEP-Temático. Na chamada FINEP, infelizmente nossos subprojetos não foram contemplados. No edital 1010(hum mil e dez)/UFFS houve setenta e sete submissões, onde todas as propostas foram contempladas. No edital FAPESC dez propostas foram contempladas com cotas de bolsas e fomento de cinco mil reais. Ressaltou ainda que os contemplados com fomento nestes editais, deverão atentar para as informações constantes nas notas fiscais, como CPF do pesquisador e número do projeto no sistema Prisma; 1.2 Bolsas Fundação Araucária: comentou sobre a normalização no pagamento das bolsas disponibilizadas aos campi do estado do Paraná. 1.3 Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica: mencionou que a JIC, este ano realizada no Campus Realeza, recebeu uma avaliação positiva por parte dos pesquisadores do CNPq, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos na organização do evento, o que foi determinante para o sucesso do evento. 1.4 Calendário de Renuiões 2019: informou as datas das reuniões do CAP para o ano de dois mil e dezenove, sendo sempre nas segundas quarta-feira do mês, no turno da tarde. A DPE irá encaminhar o calendário das reuniões por e-mail a todos os membros. 1.5 Edital de novos membros para o CAP: disse que em função de haver vagas disponíveis teve-se a necessidade de abrir a seleção para novos membros, pediu a todos que convidem os colegas para participarem da seleção em seus campi, para que as vagas sejam preenchidas. 2 APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR: o professor Paulo, informou que a ata referente a reunião do dia doze de setembro do corrente ano foi enviada por e-mail junto da convocação da presente reunião, comentou que as solicitações de correções ortográficas recebidas por correio eletrônico foram acatadas, solicitou a manifestação dos presentes para aprovação, ficando a ata aprovada. 3 PROCESSOS COM SIGILO: o presidente da sessão trouxe como sugestão a utilização de um termo de confidencialidade para os envolvidos na avaliação de processos com sigilo. Os presentes entenderam que deve ser criado um fluxo para este procedimento, a DPE ficou responsável em disponibilizar o termo e fluxo para o procedimento às CAPPGs.
. 3 CRIAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA: 3.1 Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria (GEPE-CPDH) – Chapecó (relatora: Dalila Moter Benvegnu– Processo: 223205.001496/2018-75) o grupo havia sido aprovado na reunião anterior, porém, ficou condicionado as adequações sugeridas pela relatora, a proponente atendeu às adequações segundo manifestação da relatoria, os presentes homologaram a aprovação; 3.2 CRIAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA: 5.1 Grupo de Matemática e Ensino – Realeza (relatora: Professora Raquel Aparecida Pegoraro – Processo: 23205.001534/2018-90) o professor Jorge Luis Palacios Felix havia solicitado vista a proposta, o professor Jorge manifestou não favorável a aprovação da proposta, visto o não atendimento aos requisitos da resolução da pesquisa, os presentes concordaram com o professor Jorge, ficando a proposta de criação não aprovada; 3.3 SOCIEDUDES - Grupo de Pesquisas e Intervenções Sociedade, Educação e Desigualdades – Erechim (relatora: Professora Rosemar Ayres dos Santos – Processo: 23205.003487/2018-19) a relatora não pode estar presente na reunião, o presidente da sessão realizou a leitura resumida do parecer, onde a professora Rosemar manifestou-se favorável a criação do grupo, e sugeriu algumas adequações, os presentes concordaram com a relatora, ficando aprovada a proposta, condicionada as adequações sugeridas. Sendo quinze horas e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcus Georg, SIAPE 1877359, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente da sessão.
Data do ato: Chapecó-SC, 13 de março de 2019.
Data de publicação: 15 de agosto de 2019.
Paulo Roger Lopes Alves
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa