ATA Nº 3/CCCBLS/UFFS/2023

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2023 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

Aos cinco dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte e três, às treze horas e trinta minutos, na sala 209 do Bloco A, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, reuniram-se para a terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, conjunta com a terceira reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante - NDE, presidida pelo Coordenador do curso, Ricardo Key Yamazaki. Fizeram-se presentes: Aline Pomari Fernandes, Claudia Giongo, Diogo José Siqueira, Gian Machado de Castro, Josimeire Aparecida Leandrini, Roberson Dibax e Silvia Romão. Justificaram ausência os docentes Alexandre Monkolski, Carlos José Raupp Ramos e Nadia Terezinha da Mota Franco, bem como as discentes Isabelle Pilar Turco e Tainara da Silva Costa. Iniciada a reunião, passou-se, de imediato, à Ordem do Dia. 1 Ordem do dia: 1.1 Reformulação do PPC - aprovação da matriz curricular: o coordenador comentou que, a princípio, está mantido o prazo de 19 de julho para envio do PPC reformulado. Dessa forma, o curso possui poucos dias para finalizar o documento. Com isso, foi sugerido realizar reunião de emergência para avaliação e aprovação da nova matriz curricular. Ricardo apontou que a proposta da nova matriz foi encaminhada previamente ao e-mail dos integrantes do NDE e Colegiado, para que fosse realizada a análise e sugestões de modificações e, com isso, nesta reunião, procederem com a aprovação, considerando que o GT precisa dar continuidade ao preenchimento do modelo base do PPC das licenciaturas. O coordenador comentou que o rol de optativas ainda poderá sofrer alterações, pois vários CCRs do rol fazem parte da matriz de outros cursos, que também estão realizando a reformulação. O coordenador apresentou a proposta da matriz e relatou as principais alterações em relação à matriz atual: redução de carga horária de algumas disciplinas, sendo que determinados componentes obrigatórios da matriz atual passarão para optativas na nova matriz, considerando a proposta de alterar o curso de turno integral para noturno, além da inclusão da carga horária da extensão. Na sequência, o coordenador abriu o ponto de pauta para discussão e considerações dos participantes da reunião sobre a grade curricular proposta pelo GT para reformulação do PPC. O técnico Diogo comentou sobre a estrutura da primeira fase, que pode aumentar o interesse dos ingressantes por ser composta por componentes específicos. O professor Gian questionou sobre a Aba Horários, constante no documento encaminhado. O coordenador explicou que para propor a mudança para noturno foi realizada a verificação se matriz encaixa-se no horário, através de testes para averiguar se a quantidade de horários disponíveis é suficiente para encaixar as horas necessárias para a oferta das fases, principalmente considerando os componentes práticos, que normalmente possuem divisão de turmas. A professora Josimeire sugeriu inserir Biologia celular como pré-requisito do CCR Algas e fungos. Em apreciação, os membros do NDE e Colegiado aprovaram a sugestão. Continuando as discussões, a professora Aline lembrou que na proposta de matriz encaminhada houve equívoco na carga horária de Atividades Curriculares Complementares (ACCs ou Atividades Autônomas no novo sistema acadêmico). Dessa forma, enfatizou que a carga horária total vai alterar um pouco, considerando essa correção de carga horária, que precisa ser de no mínimo 200 horas. A docente salientou que essa atualização não impactará na composição, cargas horárias e distribuição dos componentes nas fases. O professor Gian questionou como será realizada a oferta de optativas. A professora Aline respondeu que algumas fases possuem lacunas de horários para encaixar os componentes optativos, bem como poderão ser ofertadas tais disciplinas aos sábados, no período da manhã. Também, comentou que o rol de optativas é grande e os estudantes poderão cursar componentes fora da oferta o curso, no período integral, se houver disponibilidade. Ainda, a docente enfatizou que algumas disciplinas de domínio comum passarão para o rol de optativas e relatou que a ideia é que o grupo de optativas do domínio comum fique em um único eixo em que os estudantes precisem cumprir carga horária mínima. Assim, para contemplar a exigência, os discentes terão a flexibilidade de escolher cursar qualquer componente do eixo. Os componentes de domínio comum passarão a ser ofertadas pelo campus e não mais pelos cursos. Foi comentado sobre a inserção da extensão no currículo. Os componentes de Práticas como componente curricular, da matriz vigente, passarão a ser componentes de Ensino e extensão, comportando toda a carga horária de extensão exigida. Na sequência, o coordenador do curso comentou sobre a necessidade de aprovação do documento final do PPC reformulado. Considerando o final do semestre e que muitos estarão em período de férias, Ricardo salientou que não será possível agendar reunião para aprovação do documento e solicitou aos membros autorização para realizar a aprovação ad referendum. Ele contextualizou que a maioria do documento consiste em adequações na parte textual com a nova matriz, inserção da extensão, conferências de legislações e, também, comentou que o documento final poderá ser encaminhado por e-mail aos membros para verificação, após finalização do preenchimento pelos membros do GT. A professora Aline comentou que o que será realizado é a atualização do que já tem, considerando a redução da matriz e a inserção da extensão, bem como adaptações do PPC atual para as exigências do novo. A professora Claudia comentou que está em contato com os coordenadores de outros cursos para receber os materiais atualizados com as propostas de reformulação para melhorar a lista de optativas, rever o que já foi feito e disponibilizar um documento com a lista final dos componentes, em relação aos nomes e códigos. Ela enfatizou que a inserção das optativas já foi aprovada, mas é necessário atualizar os dados. Sendo assim, sugeriu enviar o documento atualizado aos membros, via e-mail, para questionamentos e contribuições, antes de enviar a versão final do rol de optativas. O coordenador comentou que alguns componentes que foram sugeridos criar foram inseridos no rol, e também os professores de física sugeriram novos componentes, o que ampliará a quantidade de optativas. Após os debates e considerações, os membros do NDE e do Colegiado aprovaram a nova matriz curricular do curso de Ciências Biológicas, sem objeções e por unanimidade. Ficou definido que o rol de optativas será atualizado e encaminhado por e-mail aos membros para confirmação. O documento discutido e aprovado está anexo a esta Ata. Finalizada a discussão do ponto de pauta, o coordenador informou que os demais pontos são referentes a demandas de aprovação do colegiado e, sendo assim, dispensou os participantes do NDE. Considerando isso, a professora Josimeire, que é suplente da professora Claudia no colegiado, deixou a reunião. 1.2 Aprovação das Atas 01/2023 e 02/2023: a) em apreciação, a Ata da 1ª Reunião Ordinária de 2023 foi aprovada pelos membros do colegiado; b) em apreciação, a Ata da 2ª Reunião Ordinária de 2023 foi aprovada pelos membros do colegiado. A professora Claudia comentou sobre o item 2.4 que trata da inserção de optativas no PPC. Ela reforçou que foi o estudo sobre a inserção de optativas no rol do PPC precisará ser atualizado, considerando a reformulação dos PPCs dos cursos de graduação. Dessa forma, o trabalho será revisto e atualizado para posteriormente ser realizada nova apreciação. 1.3 Aprovações ad referendum – a) Cancelamentos de CCRs: foram deferidos ad referendum pela coordenação do curso os seguintes cancelamentos de CCR: discente Bruna Lange Martins para o CCR Psicologia da educação e teorias da aprendizagem; Giovana de Deus Carriel para os CCRs Computação básica e Agrotoxicologia; Juliana Chruscinski para o CCR Epistemologia das Ciências Sociais; Benilda Josefi para o CCR Educação inclusiva; Evency Richard para o CCR Trabalho de conclusão de curso II; Nilton de Oliveira dos Santos para o CCR Estágio curricular II. Em análise, o colegiado aprovou os cancelamentos de CCR. b) Edital de Transferências e Retornos 2023/2: o coordenador comentou que foi aprovado ad referendum o quantitativo de vagas ofertadas do curso para o Edital nº 397/GR/UFFS/2023, que trata do Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado para ingresso em 2023.2. A coordenação aprovou a quantidade sugerida pelo DRA, conforme segue: total de 40 vagas, sendo 12 vagas para Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, 14 vagas para Transferência Externa e 14 vagas para Retorno de Graduado. Em apreciação, os membros do colegiado aprovaram a decisão ad referendum. c) Aprovação do Plano de ensino: CCR Psicologia da educação e teorias da aprendizagem: o coordenador lembrou que havia ficado pendente a aprovação do plano de ensino do componente Psicologia da educação e teorias da aprendizagem. Ele informou que o professor substituto Rafael de Farias Saas assumiu a disciplina. O plano de ensino foi aprovado ad referendum pela coordenação. O colegiado aprovou a decisão e o plano de ensino. d) Editais de Monitoria: o coordenador informou que foi encaminhado e-mail de consulta aos docentes sobre o Edital nº 29/PROGRAD/UFFS/2023, que trata da seleção de projetos de monitoria de ensino 2023. Retornaram as seguintes solicitações: O espetacular mundo dos invertebrados (ENS-2023-0054) da professora Aline Pomari Fernandes e Química da vida e das coisas: Química Geral e Orgânica (ENS-2023-0062) da professora Gisele Louro Peres. Os dois projetos foram submetidos e estão presentes no Edital 34/ACADLS/UFFS/2023, que está com inscrições abertas até 09 de julho para seleção de monitores. A aprovação das solicitações foi realizada ad referendum. O colegiado, em apreciação, aprovou a decisão da coordenação. 1.4 Processo seletivo especial pró-imigrante 2024: o coordenador informou que a DPGRAD/PROGRAD está organizando o processo seletivo especial PRÓ-IMIGRANTE para 2024. A coordenação do curso foi consultada a respeito das vagas a serem ofertadas. Neste ano foram ofertadas 4 vagas. Porém, considerando que possivelmente no próximo ano o curso ofertará o PPC novo, que terá alteração do turno para noturno, ainda não sabem como vai ser a entrada de alunos. Por isso, foi sugerido reduzir para 2 vagas. Após discussões, o colegiado aprovou que sejam ofertadas 2 vagas do curso no processo seletivo especial PRÓ-IMIGRANTE para 2024. 1.5 Validação do CCR de estágio com RP: o coordenador comentou que alguns prováveis formandos necessitam validar horas do Programa Residência Pedagógica como Estágio curricular III para integralizar o curso. Conforme a Instrução Normativa nº 5/PROGRAD/UFFS/2020, é possível haver essa validação, porém ainda não foi discutido em colegiado a maneira que isso vai ocorrer. Ele comentou que uma das vantagens do programa que foi colocada é a possibilidade dos alunos validarem horas como estágio. Num primeiro momento, os professores supervisores ministravam aulas em turmas do ensino médio, dessa forma os alunos poderiam solicitar validação do Estágio curricular III. Ricardo comentou que este ano houve alteração, pois teve supervisora que passou a ministrar aulas no ensino fundamental. Com isso, a sugestão era de que os alunos validassem essas horas como Estágio curricular II. Porém, isso ainda não foi aprovado em colegiado. O coordenador comentou que consultou outros cursos que participam do programa e verificou que os coordenadores do RP emitem declaração para que os alunos possam solicitar a validação. Também, comentou que é necessário discutir e aprovar a forma de validação e documentos a serem exigidos dos alunos. Foi sugerido que para validação de CCR sejam utilizados os seguintes documentos: Declaração do coordenador do Programa de Residência Pedagógica; documentos anexados: relatórios mensais do RP para comprovar a carga horária desenvolvida; ficha de avaliação do supervisor (preceptor) e do coordenador do RP; relatório no modelo do RP (final); exigência de regência (plano de aula; ficha de avaliação). Aberto para discussão, a professora Claudia comentou que esses documentos são suficientes para fazer a validação, porém sugeriu fazer reunião com os professores do curso que atuam nos componentes de estágio e RP, para alinhar os objetivos. A professora Aline comentou que se as horas do RP validarão o estágio é necessário que haja uniformidade, por isso é preciso alinhar os instrumentos avaliativos. A professora Claudia disse que considera importante deixar somente um estágio possível de validar como RP, para que eles tenham a experiência de atuar sozinhos. Foi acordado que será realizada, no início do próximo semestre, reunião com docentes que atuam nos estágios e RP para tratar do tema e formular um documento com orientações, a ser apreciado e aprovado em colegiado, posteriormente. No entanto, o coordenador salientou que existem alunos formandos do semestre 2023.1 que precisam validar Estágio curricular III. Após debate, ficou definido que, para esse semestre, serão exigidos os seguintes documentos para validação: Declaração do coordenador do RP; documentos anexados: relatórios mensais do RP para comprovar a carga horária desenvolvida; ficha de avaliação do supervisor (preceptor) e do coordenador do RP; relatório no modelo do RP (final); exigência de regência (plano de aula; ficha de avaliação). Ainda, o coordenador comentou sobre a situação do aluno Michel, que não realizou a regência durante o período do RP. A possibilidade para resolver essa situação é considerar como regência as oficinas que o acadêmico ministrou no projeto da professora Aline. A professora Aline solicitou que a Professora Silvia confirme se o estudante ministrou oficina para turma do ensino médio, para que ela possa emitir declaração. A professora Silvia disse que consegue confirmar essa informação e frisou que, independente disso, considera que os estudantes que fazem RP precisam ter a experiência de sala de aula. Por fim, foi definido que essa validação poderá acontecer caso confirmado que o estudante ministrou oficina para o ensino médio, em caráter excepcional, visto que os professores de estágio ainda estão trabalhando na consolidação de documentos e diretrizes dos processos de validação de RP como estágio. Assim, a partir do momento em que forem estabelecidos fluxos e formulado documento de orientação não serão mais aceitas exceções para essa validação. 1.6 Pontos de Pautas para as próximas reuniões: foram definidos como pontos de pautas que precisam ser discutidos em colegiado na próxima reunião: Agenda de reuniões do semestre 2023.2; Planejamento estratégico; Orçamento: Auxílio Financeiro aos Estudantes para participação em viagens de Estudo R$ 2.166,67; Alteração do regimento do colegiado: composição do colegiado; Eleições e alteração da composição. O coordenador fará verificação dos horários do próximo semestre para averiguar qual melhor dia e horário para agendamento da próxima reunião, na semana do dia 21 de agosto, após retorno das aulas. Assuntos gerais: a) o coordenador comunicou que conseguiu novos nomes para atualização das cadeiras de alunos no colegiado, considerando que alguns formaram semestre passado. A indicação do Centro Acadêmico será encaminhada para alteração da portaria; b) o coordenador lembrou que a avaliação do reconhecimento do curso foi agendada para 16 a 18 de agosto. Ele informou que vão receber orientações dias antes da agenda. O técnico Diogo ficou de passar informações aos técnicos que cuidam dos laboratórios que o curso utiliza, para que organizem os ambientes e fiquem cientes que nessa data ocorrerá a visita virtual in loco dos avaliadores do MEC. Não havendo mais nada a tratar, às quinze horas e cinquenta e quatro minutos, foi encerrada a reunião, e eu, Diana Baldin, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei essa Ata que, após aprovada, será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pelo Coordenador de Curso, Ricardo Key Yamazaki, na condição de presidente.

Diana Baldin

Ricardo Key Yamazaki

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 05 de julho de 2023.
Data de publicação: 02 de outubro de 2023.

Ricardo Key Yamazaki
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 3/CCCBLS/UFFS/2023