ATA Nº 4/CCCBLS/UFFS/2024

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2024 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

Aos sete dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte e quatro, às quinze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco Docente/administrativo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, reuniram-se os integrantes do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura para a segunda reunião ordinária, presidida pela coordenadora do curso, Silvia Romão. Fizeram-se presentes os docentes Gian Machado de Castro, Ricardo Key Yamazaki, Vivian Machado de Menezes e Yasmine Miguel Serafini Micheletto, bem como a discente Alcione Cordeiro de Andrade. Iniciada a reunião, passou-se, de imediato, aos informes. 1 Informes: 1.1 Ações para fortalecimento do curso: a coordenadora frisou que têm sido feitas várias ações individuais para fortalecer o curso, sendo que no último mês foram realizadas as seguintes: a) Estágio em Biologia na Engie: a empresa Engie ofertou vagas de estágio para biologia e a aluna Maria Eduarda Almeida Liandro foi selecionada para estagiar na área de Educação Ambiental. A coordenadora salientou que é muito importante para o curso essa ligação com a empresa, que possui diversos projetos importantes; b) Edital Itaipu: finalizou na terça-feira, 04 de junho, o prazo para inscrição de projetos para o Edital Itaipu. O curso apresentou dois projetos para concorrer a quatro bolsas de extensão; c) Edital Semana Ciência e Tecnologia: a coordenadora informou que em 2023 o curso teve projeto aprovado e conseguiram recurso de 150 mil reais. Em 2022 também tiveram projeto aprovado e receberam recursos. Agora, o edital está aberto para inscrições. Com isso, irão se inscrever novamente para concorrer aos recursos. A docente apontou que o curso conseguiu comprar bastante materiais e realizar o evento UFFS de Portas Abertas duas vezes ao ano. Assim, é importante o apoio e demonstração do histórico de tudo que foi realizado com os recursos, considerando que será o terceiro ano que irão inscrever. Os participantes da reunião comentaram sobre o tema. 1.2 Greve UFFS: a coordenadora informou sobre o indicativo e orientações da greve, que foi aprovada em assembleia dos docentes, para início a partir do dia 10 de junho. Considerando que o semestre está quase finalizando, alguns professores indicaram que não irão entrar em greve neste momento, outros irão. A Reitoria e a Direção do Campus estão negociando com os sindicatos para que não haja ocupação. Porém, foi dado direito ao uso do som. Então, a princípio o Bloco A vai estar liberado para aula, mas também liberado para os grevistas. A coordenadora comentou que será necessário aguardar como vai o andamento das coisas a partir do dia 10. Foi realizado debate sobre o tema. Foi informado que a Reitoria e, depois, a Direção, a partir da negociação com o sindicato, irão publicar notas sobre o tema. Assim, a coordenadora pediu tranquilidade e calma aos docentes e alunos. Também, comentou que, de acordo com o Comando de Greve, as atividades pré-agendadas, como oficinas com escolas, poderão ser mantidas, mesmo para os que aderirem à greve, a critério de cada um. Ainda, apontou que, se o docente tiver dúvida sobre realizar atividade ou não, poderá consultar o sindicato. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação ATA Nº 02/CCCBL-LS/UFFS/2024 e ATA Nº 03/CCCBL-LS/UFFS/2024: em apreciação, a Ata nº 02/CCCBL-LS/UFFS/2024, da 1ª Reunião Ordinária de 2024 e a Ata nº 03/CCCBL-LS/UFFS/2024, Ata de Ocorrência,  foram aprovadas pelos membros do colegiado, sem objeções e por unanimidade. 2.2 Aprovações Ad referendum: 2.2.1 Vagas para Transferências e Retornos 2024.2: a coordenadora informou que o Departamento de Ingresso na Graduação (DIG) solicitou aos cursos a distribuição de vagas para o edital do processo seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Retorno de Aluno-abandono e Retorno de Graduado para ingresso no semestre 2024.2. O setor realizou o levantamento do quantitativo de vagas ociosas e a distribuição conforme os critérios. Depois, seria necessário homologar a proposta enviada ou alterar os dados. A Coordenação do Curso, considerando o prazo para envio, analisou e homologou ad referendum  a proposta de oferta encaminhada, conforme segue: 12 vagas Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, 14 vagas para Transferência Externa e 14 vagas para Retorno de Graduado, totalizando 40 vagas. Em análise, o colegiado aprovou a decisão ad referendum e a distribuição de vagas ofertadas no edital. 2.2.2 Plano de Ensino 2024.1: a coordenadora, com auxílio da professora Yasmine, avaliou todos os planos de curso dos componentes ofertados no primeiro semestre de 2024. Conforme definido na 1ª Reunião Ordinária, de 22 de março de 2024, a coordenadora aprovou, ad referendum, todos os Planos de Curso, depois das análises e correções. Em apreciação, o colegiado aprovou a decisão ad referendum da coordenação do curso de aprovar os Planos de Curso dos componentes ofertados no semestre 2024.1. 2.3 Tabela de Equivalência do Curso: a coordenadora informou que foi realizado levantamento de componentes cursados em outros cursos que os alunos precisam validar, através da análise dos históricos dos estudantes prováveis formandos do ano. Com base nisso, foi elaborada tabela de equivalência de componentes para inclusão no PPC 2019, uma vez que os discentes que cursam componentes em outros cursos não conseguem solicitar validação via sistema SIGAA. Portanto, será necessário incluir tais disciplinas no PPC. A coordenadora apresentou a minuta da Resolução para inclusão de equivalências. A tabela foi analisada e aprovada pelo NDE. Os membros do colegiado discutiram sobre o assunto. Na sequência, aprovaram, sem objeções e por unanimidade, a minuta de resolução para inclusão de componentes no PPC 2019. O documento será encaminhado à Diretoria de Organização Pedagógica (DOP) para análise e inclusão no PPC. A minuta aprovada está anexa a esta Ata. 2.4 Trancamento de matrícula por ofício: o aluno Pedro Victor Lemes requereu a suspensão do programa (antigo trancamento de matrícula) fora do prazo do calendário acadêmico. A coordenadora apresentou o requerimento do estudante e a justificativa relatada. Considerando que pode perder a vaga por abandono de curso, foi protocolada solicitação, visto que pretende continuar cursando futuramente. Após discussões sobre o pedido, o colegiado aprovou, sem objeções, a suspensão do programa para o estudante. 2.5 Alteração da tabela orçamentária do curso: Na 1ª Reunião Ordinária do ano o colegiado definiu alterações de valores do orçamento do curso para priorizar o uso de recursos para as ações de CLS 01 - Viagens de Estudo e CLS 02 - Eventos Acadêmicos, sendo a Semana Acadêmica o principal evento do curso, que demandava disponibilização de valores. Agora, a coordenadora comentou que o colegiado pode rediscutir a distribuição do orçamento. Ela salientou que restou recurso destinado à Eventos Acadêmicos, considerando que a Semana Acadêmica do curso utilizou cerca de 2 mil reais do valor total disponibilizado. A coordenadora apresentou a planilha com a distribuição dos valores disponíveis para o curso no ano de 2024. O documento está anexo a esta Ata. Silvia comentou que está programada para ser realizada viagem de estudo do curso para a cidade de Guarapuava - Paraná, bem como existe demanda de viagem para Foz do Iguaçu - Paraná, para o semestre 2024.2. Além disso, a docente apresentou duas solicitações de alunos para apoio para participação em eventos científicos. A professora Vivian solicitou a disponibilização de recurso para participação em evento. Os membros do colegiado realizaram amplo debate sobre as solicitações e o cálculo de valores que cada estudante e docente apresentou como previsão de custo com diárias e passagens para participação nos eventos. Ao final, foi definido que o saldo restante da ação CLS 02 - Eventos Acadêmicos será transferido para as ações CLS 07 - Apoio aos Docentes para Participação em Eventos Científicos e CLS 08 - Apoio aos Discentes para Participação em Eventos Científicos. A coordenadora irá confirmar com a Assessoria de Planejamento os valores possíveis para disponibilização aos solicitantes e, depois, poderão discutir novamente a realocação de recursos, se necessário. 2.6 Solicitação de auxílio para evento: o tema foi tratado no ponto 2.5 Alteração tabela orçamentária do curso. 2.7 Oferta de turmas e horários 2024.2: a coordenadora comentou que os horários do semestre 2024.2 foram encaminhados aos docentes para conferência e, também, que poucos componentes foram ofertados fora de fase. Ela apresentou a oferta de turmas para o semestre 2024.2, conforme segue: 2ª fase: GEX204 Química geral, GCB232 Bioquímica, GCS239 Direitos e cidadania, GCH1210 Fundamentos da educação, GCB420 Invertebrados II, GLA104 Produção textual acadêmica e GEX047 Química orgânica I; 4ª fase: GEX944 Biofísica, GEX210 Estatística básica, GCB423 Histologia e embriologia, GCH1013 História e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais na escola, GLA210 Língua brasileira de sinais (Libras), GCH1269 Práticas como componente curricular II e GCB449 Sistemática vegetal; 6ª fase: GCB424 Biologia molecular, GCH797 Educação inclusiva, GCH1214 Estágio curricular I, GEX946 Estatística experimental, GCB431 Fisiologia animal comparada, GCB430 Fisiologia vegetal, GCB429 Genética de populações, GCB428 Imunologia e GCH1271 Práticas como componente curricular IV; 8ª fase: GCH1278 Educação ambiental; GCB434 Epidemiologia, GCH1276 Estágio curricular III, GEX947 Geologia, GCB435 Paleontologia, GCH1277 Práticas como componente curricular VI e GCH1275 Trabalho de conclusão de curso II. Em apreciação, o colegiado aprovou a oferta de turmas para o semestre 2024.2. 2.8 Projetos de Monitoria do Curso: a coordenadora informou que foi aprovado ad referendum a submissão dos projetos de monitoria para o curso, conforme segue: 1) Monitoria em Histologia, Embriologia e Genética Geral - Coordenação: Professora Silvia Romão; 2) O Espetacular Mundo dos Invertebrados - Coordenação: Professor Alexandre Manoel dos Santos. Após análise, os membros do colegiado aprovaram a decisão ad referendum e as monitorias. 2.9 Prováveis formandos: a coordenadora comentou que no semestre 2024.1 o curso possui três estudantes prováveis formandos. Também, comentou que para elaboração dos horários do semestre 2024.2 foram avaliadas as necessidades de estudantes com possibilidade de se formar. 2.10 Edital PIBID: a coordenadora informou que o edital do  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) prevê início em setembro, com 24 vagas por curso para participação dos alunos. Silvia comentou que estão verificando se conseguirão incluir o curso no programa. O ponto será retomado na próxima reunião. 2.11 Enade 2024: a coordenadora informou que existe a possibilidade do curso precisar participar do ENADE em 2024, porém ainda não receberam nenhuma comunicação a respeito. Os participantes comentaram sobre o tema. Não havendo mais nada a tratar, às dezessete horas e dezesseis minutos, foi encerrada a reunião, e eu, Diana Baldin, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei essa Ata que, após aprovada, será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pela Coordenadora de Curso, Silvia Romão, na condição de presidente.

Diana Baldin

Silvia Romão

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 07 de junho de 2024.
Data de publicação: 05 de agosto de 2024.

Silvia Romão
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 4/CCCBLS/UFFS/2024