ATA Nº 2/CCCNLS/UFFS/2021
Aos trinta dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e um, às quatorze horas, no aplicativo de web conferência Cisco Webex, foi realizada a segunda reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, concomitante com a segunda reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pela Coordenadora dos Cursos, Professora Fernanda Marcon. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Felipe Mattos Monteiro, Joaquim Gonçalves da Costa, Josimeire Aparecida Leandrini, Priscila Ribeiro Ferreira, Ricardo Key Yamazaki, Vivian Machado de Menezes, Tiago da Costa e Benedito Kayo Lemos de Brito. Justificaram a ausência os seguintes membros: Lucimara Limiechek e Everton Donizetti Kielt. A Coordenadora iniciou a reunião com os informes. 1. Informes: 1.1 Houve definição do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul quanto a realização dos estágios das licenciaturas, após um período de incertezas, demora nas definições e algumas reuniões, Charlles Barth Andrade que faz parte da Equipe de educação básica/disciplinar Educação Do Campo, Filosofia, Sociologia, História do Núcleo de Educação e Lucimara Limiechek Pedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFFS, encaminharam as informações necessárias para o início dos estágios. Definiu-se que: Todos os estágios devem ser de forma remota e todos os estagiários devem ter acesso ao @escola; Os professores responsáveis pelas coordenações de estágio das IES reúnam em conjunto com seus respectivos licenciandos, a documentação solicitada nos anexos constantes em e-mails enviados anteriormente; O professor orientador de estágio da IES deve encaminhar ao SAA/ NRE Laranjeiras do Sul uma pasta digital com um arquivo em formato PDF com os documentos solicitados ( no caso dos documentos pessoais cópia digitalizada, legível); Nessa pasta digital deve haver um arquivo de documentos para cada estagiário; A documentação deve estar regularizada para que a SEED/CAA autorize o ingresso do estagiário às instituições de ensino. Foi encaminhado a lista de documentos e fluxos, para que os professores orientadores repassem aos estudantes para providências e retornem ao orientador que dará sequência no fluxo. 1.2 A Coordenadora informou ser necessário a realização da divulgação do curso para o processo do SISU, mencionou a maneira como vem acontecendo nos cursos de Ciências Sociais coordenados pelo professor Felipe de Mattos Monteiro e sugeriu utilizar a mesma ideia, fazendo uma divulgação própria, através da elaboração de uma arte para o curso e promover a divulgação juntamente com os alunos nas redes sociais utilizadas. 2. Pauta: 2.1 Aprovação das Atas Nº7/CCCN -LS/UFFS/2020, Nº1/CCCN -LS/UFFS/2021 : As atas foram encaminhadas com a convocação para apreciação prévia e os participantes APROVARAM a ATA Nº7/CCCN -LS/UFFS/2020 com alterações, sendo solicitado a inclusão da justificativa de ausência do professor Joaquim Gonçalves da Costa. Os participantes APROVARAM a Ata Nº1/CCCN -LS/UFFS/2021 mediante a correção no nome Benedito Kaio Lemos de Brito para Benedito Kayo Lemos de Brito. 2.2 Ratificação da aprovação ad referendum dos planos de ensino 2020/2: A Coordenadora analisou e aprovou ad referendum os Planos de ensino, informou que após a análise enviou as pendências aos docentes responsáveis que, providenciaram as correções conforme os apontamentos da análise e que todas as informações necessárias sobre aulas síncronas e assíncronas foram contempladas nos planos e em alguns essas informações não estão no cronograma, mas constam no documento conforme previsto. O Colegiado APROVOU a decisão ad referendum da coordenação. 2.3 Definição de vagas entre as modalidades de ingresso para o edital de transferências e retornos para ingresso em 2021/1: A Coordenadora mencionou o ATO DELIBERATIVO Nº 04/2019 – CCCN – LS, que delibera sobre critérios para Transferência Interna, Transferência Externa, Retorno de Aluno-abandono e Retorno de Graduado, informou que o número de vagas ociosas é de quarenta e nove e que o Regulamento de Graduação prevê no máximo quarenta por cento das vagas para a modalidade Transferências internas. A Coordenadora sugeriu destinar vinte vagas para Transferência Interna, quinze vagas para Transferências Externas e quatorze vagas para Retorno de Aluno-abandono e Retorno de Graduado. O Colegiado APROVOU a distribuição conforme sugerido pela Coordenadora. 2.4 Oferta de componentes para o semestre de 2021/1 matriz 2531: 2.4.1 A Coordenadora informou que o curso irá ofertar para o próximo semestre os componentes da primeira fase, terceira fase e quinta fase. Apresentou a planilha da primeira fase, na qual consta o componente GCHA1090 História e filosofia das ciências da natureza com o docente responsável Miguel Mundstock Xavier de Carvalho; O Componente GCH290 Iniciação à prática científica com a docente responsável Liria Angela Andriolli. Para esse componente, será verificado no Fórum de Coordenadores a possibilidade de fusão de turma; O componente GCH1091 Educação do campo e educação popular com a docente responsável Liria Angela Andriolli; O componente GEX212 Matemática B com o docente responsável Vitor de Moraes e após sugestões dos participantes, a Coordenadora irá consultar no Fórum de Coordenadores a possibilidade de dividir o componente para mais de um docente; O componente GCB336 Fundamentos da ecologia com a docente responsável Claudia Giongo; O componente GCH1215 Organização do trabalho pedagógico docente responsável Ana Cristina Hammel. 2.4.2 Apresentou a planilha da terceira fase, na qual consta o componente GLA104 Produção textual acadêmica que terá como responsável o substituto da docente Cladir Terezinha Zanotelli. Tendo em vista que a contratação do substituto ainda não ocorreu, a Coordenadora consultará no Fórum de Coordenadores a possibilidade de fusão de turma; O componente GCB357 Biologia II com o docente responsável Ricardo Key Yamazaki; O componente GEX210 Estatística básica com o docente responsável Diego dos Santos. A Coordenadora consultará no Fórum de Coordenadores a possibilidade de criar turma mista/fusão com outro curso; O componente GCH210 Fundamentos da educação com a docente responsável Ana Cristina Hammel. 2.4.3 Apresentou a planilha da quinta fase, na qual consta o componente GEX806 Química III com a docente responsável Yasmine Miguel Serafini Micheletto; O componente GCH1182 Fundamentos teórico-metodológico do ensino das ciências da natureza com os docentes responsáveis Ricardo Key Yamazaki, Vivian Machado de Menezes e o docente substituto a ser contratado da área de química. Os participantes da reunião fizeram algumas considerações sobre a oferta deste componente, mencionaram que o componente foi criado para ajudar os discentes a entender como a ciência vira disciplina e a importância disto, ajudar o estudante a entender o papel dele e as ciências da natureza e sua importância, que o componente é uma tentativa de síntese dos debates durante a construção da matriz. Após sugestões, a coordenação fará contato com os docentes de licenciaturas que já trabalharam com estágios, encaminhará a ementa para verificar a disponibilidade de estarem assumindo o componente, tendo em vista que o professor Ricardo Key Yamazaki não pretende ministrar e a professora Vivian Machado de Menezes bacharel, sugeriu que licenciados sejam vinculados ao componente conforme discussões ocorridas quando da criação do mesmo. A professora Priscila Ribeiro Ferreira se dispôs a ajudar com materiais didáticos para a elaboração dos conteúdos e expor as discussões que foram feitas sobre o componente durante sua criação; O componente GCB359 Biologia IV com o docente responsável Alexandre Monkolski e a verificação da docente Aline Pomari estar ministrando também; O componente GEX807 Física II com o docente responsável Wanderson Gonçalves Wanzeller; O componente GCH1216 Estágio curricular II com a docente responsável Ana Cristina Hammel e Maria Eloá Gehlen sob consulta. A Coordenadora de Estágios do curso Marciane Maria Mendes sugeriu por e-mail a verificação das possibilidades de não ofertar os estágios I e II tendo em vista a natureza destes estágios e a dificuldade no período remoto. A coordenação consultará os docentes para a definição de quem ministrará os componentes e caso não haja docente para assumir, a oferta não ocorrerá. Professor Felipe de Mattos Monteiro sugeriu fazer turma mista para IPC, acredita que não seja um problema havendo a concordância do outro docente. Professor Ricardo Key Yamazaki sugeriu que para o componente GCH1182 Fundamentos Teóricos-metodológicos do ensino das ciências da natureza, seja realizada uma consulta de pretensão de matrícula junto aos discentes, visando verificar a possibilidade de se ter uma turma maior e caso sejam poucos com intenção de cursar não ofertar neste momento. Referente a este mesmo componente, professor Joaquim Gonçalves da Costa sugeriu que a oferta seja formalizada após a verificação dos docentes, tendo em vista que é a primeira vez que vai ser ofertado e não havendo até o momento docentes para assumir a turma. Sendo dezesseis horas e trinta minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, Assistente em Administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação e, aprovada, será assinada por mim e pela Coordenadora do curso que preside o Colegiado.
Marcia Regina Maximowski ___________________________________________
Fernanda Marcon____________________________________________________
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 30 de março de 2021.
Data de publicação: 29 de novembro de 2022.
Fernanda Marcon
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Campus Laranjeiras do Sul