ATA Nº 1/CCLECLS/UFFS/2020

ATA Nº 1/CCLEC -LS/UFFS/2020 DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO– 27/02/2020

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, as dez horas, na sala cento e quatro do bloco três, Laboratório de Ciências Humanas do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS, foi realizada a primeira Reunião Ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, concomitante com a primeira Reunião Ordinária do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pela Coordenadora dos Cursos, Professora Fernanda Marcon. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Joaquim Gonçalves da Costa, Wanderson Gonçalves Wanzeller, Josimeire Aparecida Leandrini, Ana Cristina Hammel, Felipe Mattos Monteiro. Ticiana Carla Southier Mesquita, Silvana Gaiba. Justificaram a ausência os seguintes membros: Marciane Maria Mendes e Tiago Prestes. Faltaram a sessão e não justificaram ausência os seguintes membros: Ricardo key Yamazaki, Priscila Ribeiro Ferreira, Everton Donizetti Kielt, Lucimara Lemiechek e Beatriz Geovana Braiti. A Coordenadora Fernanda iniciou a reunião com a aprovação da Ata da reunião anterior, informou que o documento foi encaminhado junto com a convocação para apreciação prévia, os presentes aprovaram a Ata 11/CCLEC-LS/UFFS/2019 sem alterações. A Coordenadora informou a pauta que foi aprovada pelos presentes e foi solicitado pelo docente Wanderson a inserção do ponto “Definição de professor para a área de agrárias no CCR Estágio V” e pela docente Ana Cristina “Viagem de estudo para o Quilombola e a participação no Seminário Internacional de Educação do Campo - SIFEDOC, o Colegiado aprovou a inserção dos pontos. Passou-se aos informes 1. Informes: 1.1 Justificaram a ausência na reunião a docente Marciane Maria Mendes e o discente Tiago Prestes. 1.2 A Coordenação solicitará a Coordenação de Estágios, para que reforce as informações sobre os fluxos dos documentos necessários para os estágios, bem como da necessidade do Plano de Atividades chegar previamente para a emissão do termo, sendo o Termo de Compromisso o documento que determina o início do estágio. Reiterou que houve mudanças para estes procedimentos, estas informações encontram-se registrados na Ata nove de dois mil e dezenove de ambos os cursos e que oportunamente os docentes responsáveis pelos CCRs de Estágio Curricular Supervisionado do semestre passado foram informados das alterações pela Coordenadora Marciane. 1.3 O Coordenador Adjunto professor Joaquim que estava em exercício na Coordenação, informou que até o momento foram atingidos quarenta e três por cento do total de matrículas esperadas para o campus, existem cursos que estão com percentual maior mas no geral é este o total. 1.4 A entrega do Plano Anual de Atividades deve ser até o dia trinta e um de março para a Coordenação Acadêmica, apreciação previa de primeiro a doze de abril e a aprovação em tese, acontecerá no próximo Conselho de Campus. 1.5 A Biblioteca será reorganizada durante o mês de março, tendo em vista que não foi possível fazê-lo no período de férias, devido aos trabalhos que estavam sendo realizados por empresa terceirizada. 1.6 O agendamento de salas poderá ser realizado diretamente pelo solicitante, não havendo necessidade de retorno, a Coordenação Acadêmica informara a todos os passos para este procedimento. 1.7 Será designado um servidor com dedicação integral, para a Coordenação da Comissão Permanente de Avaliação no âmbito institucional, tendo em vista a alta demanda de trabalho. Esta demanda envolve o Plano de Ação para a avaliação da instituição no período de dois mil e vinte a dois mil e vinte e três, a organização dos processos de avaliação do campus e dos cursos entre outras ações visando o recredenciamento da UFFS que ocorrerá em breve, ser base para o planejamento da universidade em outras dimensões e avaliar pontos positivos e negativos. Encerrado os informes, passou-se a pauta. 2. Pauta: 2.1 Apreciação de deferimento ad referendum de quebras de pré-requisitos e avaliação de quebra de pré-requisito: 2.1.1 A discente KEORLY CABRAL KEGLER solicitou quebra de pré-requisito para o CCR GCH181 Trabalho de conclusão de curso I, o Colegiado DEFERIU e orienta a discente a não cursar o CCR Trabalho de conclusão de curso II no segundo semestre de dois mil e vinte, tendo em vista as dificuldades que encontrará para cursar os pré-requisitos concomitantes. 2.1.2 A discente ANA VANDERLIZE FERREIRA DE LIMA solicitou a quebra de pré-requisito para os CCRs GEX129 Instrumentação para o ensino de química e física e GCH127 Física na educação básica III, tendo em vista o período de matrículas e não havendo a possibilidade de reunir-se o Colegiado, a Coordenação após consultar a docente responsável pelos componentes, deferiu ad referendum. Após manifestação dos presentes o Colegiado APROVOU a decisão da Coordenação. 2.1.3 O discente CLAUDIO CLAUDERSON XAVIER solicitou a quebra de pré-requisito para o CCR GCH181 Trabalho de conclusão de curso I, tendo em vista o período de matrículas e não havendo a possibilidade de reunir-se o Colegiado, a Coordenação deferiu ad referendum. Após manifestação dos presentes o Colegiado APROVOU a decisão da Coordenação. 2.1.4 A discente SILVANA BUENO DA SILVA MARCELITS solicitou a quebra de pré-requisito para o CCR GCH133 Química na educação básica III, tendo em vista o período de matrículas e não havendo a possibilidade de reunir-se o Colegiado, a Coordenação deferiu ad referendum. Após manifestação dos presentes o Colegiado APROVOU a decisão da Coordenação. 2.2 Apreciação da aprovação ad referendum de Sub Projetos e indicação da Coordenação do PIBID e Residência Pedagógica conforme editais da CAPES: A Coordenação informou que no período de férias saiu o edital para apresentação de Sub Projetos para o PIBID e Residência Pedagógica e a chamada para reunião de quem tivesse interesse de ser Coordenador de Área para estes programas. Tendo em vista o prazo para a indicação ser até treze de fevereiro, a manifestação da docente Ana Cristina Hammel para assumir a Coordenação da Residência Pedagógica e a docente Marciane Maria Mendes para assumir a Coordenação do PIBID, a aprovação dos subprojetos apresentados por ambas as docentes e não havendo a possibilidade de reunir-se o Colegiado para esta indicação conforme previa o edital, a Coordenação indicou os nomes ad referendum através da emissão de declaração, sendo necessário neste momento a apreciação do Colegiado para que a decisão seja encaminhada até o dia dois de março para Chapecó através da Ata aprovada ou Ato Deliberativo. O Colegiado APROVOU a indicação das docentes e definiu a emissão de Ato Deliberativo. Para registro: A docente Josimeire Aparecida Leandini é voluntária para atuar junto a docente Marciane Maria Mendes que estará na Coordenação do PIBID. 2.3 Aprovação do calendário de Reuniões Ordinárias para 2020: Após deliberação dos presentes, foi definido as datas de vinte e sete de março sexta-feira, vinte e seis de maio terça-feira e vinte e quatro de junho quarta-feira para as próximas reuniões do semestre, sempre no horário das nove horas da manhã, em local a ser definido. 2.4 Situação incompleta (INC) discente Sebastiana Buava: A Coordenadora informou que a discente SEBASTIANA BUAVA encontra-se com situação incompleta para o componente Trabalho de conclusão de curso II sob a orientação do professor Martinho Machado Junior, a mesma pretendia colar grau em março junto com os demais formandos, mas não conseguiu apresentar o seu TCC até o dia trinta e um de janeiro conforme estipulado e por e-mail manifestou a intenção de concluir ainda este semestre, finalizando desta forma o curso. O Colegiado sugere ao professor-orientador Martinho Machado Junior, a data de quinze de maio para que ela possa apresentar a banca, haja vista que a discente é formanda e falta apenas este componente para cumprir, que a mesma trabalha e possui pouco tempo para escrever, desta forma terá mais tranquilidade para desenvolver a sua pesquisa e finalizar com êxito. Esta sugestão permite que todos os procedimentos e prazos sejam cumpridos conforme determina o Regulamento de Graduação da instituição e o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso anexo ao Projeto Pedagógico do Curso vigente. 2.5 Definição de professor para a área de agrárias no CCR Estágio V: O Colegiado analisou as possibilidades e primeiramente será consultada a docente Thais Aparecida Mendes. 2.6 Viagem de estudo para o Quilombola e a participação no SIFEDOC: O Colegiado aprova a participação dos alunos do curso no Seminário Internacional de Educação do Campo - SIFEDOC, que acontecerá na cidade de Foz do Iguaçu e aprova a viagem de estudo para o Quilombola. Sendo onze horas e quarenta minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, Assistente em Administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação e, aprovada, será assinada por mim e pela Coordenadora do curso que preside o Colegiado.

Marcia Regina Maximowski ___________________________________________

Fernanda Marcon____________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 27 de fevereiro de 2020.
Data de publicação: 11 de janeiro de 2023.

Vitor de Moraes
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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