ATA Nº 6/CCLECLS/UFFS/2022

ATA Nº 6/CCLEC -LS/UFFS/2022 DA 6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO – 13/07/2022

Ao décimo terceiro dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e dois, às nove horas e doze minutos, no auditório do Bloco Docente, nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul, foi realizada a sexta reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, concomitante com a sexta reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador dos Cursos, Professor Vitor de Moraes. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Além do presidente, os docentes Fernanda Marcon, Joaquim Gonçalves da Costa, Ana Cristina Hammel, Vivian Machado de Menezes, Marciane Maria Mendes Coordenadora Adjunta, Yasmine Miguel Serafini Micheletto, a Técnica Administrativa Suelen Spindola Bilhar e o discente Benedito Kayo Lemos de Brito. O Coordenador iniciou a reunião informando a pauta e solicitou a inclusão dos pontos de pauta “Oferta de componentes 2022” e “Avaliação das Accs”, aprovada a pauta passou-se aos informes. 1. Informes: 1.1 Substituto do Martinho - Professor contratado de Matemática Alcione Rafael Pavan: O Coordenador informou que tendo em vista a rescisão do contrato do docente Ronaldo Rodrigues de Menezes que ministrava os componentes de matemática e cálculo, foi contratado após processo seletivo o docente substituto Alcione Rafael Pavan, para atuar na área de matemática. Ressaltou que o docente contratado já atuou no campus em outras contratações o que facilita o trâmite e articulação para o plano de trabalho visando continuar e concluir os componentes com os acadêmicos. 1.2 Semana Acadêmica (15/16/17 de agosto de 2022): O Coordenador informou que a comissão formada pelos cursos de licenciatura em educação do campo, está organizando a Semana Acadêmica das licenciaturas em educação do campo, está programada para os dias quinze, dezesseis e dezessete do mês de agosto, até a próxima semana provável que haja um esboço do cronograma para enviar para os docentes. Benedito Kayo Lemos de Brito membro da comissão, complementou que a programação está praticamente pronta, faltando algumas definições de nomes e mencionou a questão da necessidade de voluntários para ajudar nas atividades programadas. 1.3 Participação no evento “UFFS de Portas Abertas”: O Coordenador informou que aconteceu no dia primeiro de julho o “UFFS de Portas Abertas”, evento que trouxe estudantes das escolas locais até o campus, no evento o curso participou tendo uma sala para a divulgação do curso e interação com os estudantes. Informou que a ideia agora é levar para o Fórum de Coordenadores, para que o evento seja do campus e não somente de um curso, dando oportunidade para que todos os cursos possam pautar demandas específicas e participar da organização, visando a melhor distribuição de estudantes/visitantes em todos espaços do campus. 1.4 Diálogo com Coordenação Acadêmica/Direção/Prograd em relação ao curso: O Coordenador informou que haverá um diálogo com a Coordenação Acadêmica, Direção e Prograd sobre o curso e que conversas informais estão sendo feitas com os membros do Colegiado, sugeriu que seja realizada uma reunião para tratar desta questão visando contribuições para este diálogo, mencionou que o NDE reunirá no dia vinte e poderia aproveitar para verificar esta demanda. O Coordenador relatou a problemática do curso referente ao quantitativo de acadêmicos e número de entradas, a questão da reformulação do PPC, o reconhecimento do curso e que já está marcada uma reunião com a Prograd para dia vinte e um, para ver o que a Pró-reitoria pensa sobre a realidade do curso, salientando a necessidade de discussão a nível de NDE e Colegiado, visando pautar as questões específicas a serem tratadas. 2. Expediente: O Coordenador solicitou ao Colegiado a definição quanto a continuidade ou não da confecção de uma ata para cada curso, sugerindo a partir de conversa com a Coordenação Acadêmica que seja redigida apenas uma ata com a inclusão de texto que explique que a ata é referente aos dois cursos. O Colegiado APROVOU a sugestão, sendo definido que a partir desta reunião, haverá apenas uma ata a ser utilizada para os dois cursos. 2.1 Aprovação das atas nº 2/CCCN -LS/UFFS/2022, 3/CCCN -LS/UFFS/2022 e 5/CCCN -LS/UFFS/2022: As atas foram encaminhadas com a convocação e o Colegiado APROVOU as atas nº 2/CCCN -LS/UFFS/2022, 3/CCCN -LS/UFFS/2022 e 5/CCCN -LS/UFFS/2022 sem alterações. 2.2 Expediente: Aprovação das atas nº 2/CCLEC -LS/UFFS/2022, 3/CCLEC -LS/UFFS/2022 e 5/CCLEC -LS/UFFS/2022: As atas foram encaminhadas com a convocação e o Colegiado APROVOU as atas nº 2/CCLEC -LS/UFFS/2022, 3/CCLEC -LS/UFFS/2022 e 5/CCLEC -LS/UFFS/2022 sem alterações. 3. Pauta: 3.1 Processo de reconhecimento de curso: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza: O Coordenador informou que a Procuradoria realizou orientações via Webex, referentes a primeira etapa do reconhecimento do curso, que foi encaminhado um formulário com as informações a serem preenchidas e este deve ser devolvido para que possam inserir as informações no E-Mec. Informou que não foi estipulado prazo para esta primeira etapa, mas que o ideal é que o formulário seja encaminhado até meados de agosto. Outra informação que a Procuradoria passou é que haviam solicitado que os cursos pudessem inserir estas informações diretamente no sistema, mas foi não foi possível pela limitação do próprio sistema, sendo necessário o curso informar via este formulário. O Coordenador ressaltou a participação do Colegiado neste processo, mencionou o formulário que foi encaminhado com a convocação e que a coordenação vê com tranquilidade o preenchimento que é de ordem técnica mas o Colegiado poderá contribuir enviando sugestões posteriores ou manifestar neste momento, visando assim contemplar todos os pontos cruciais do curso. O Coordenador informou que nesta primeira etapa é mais tranquilo, mas que na segunda etapa o Colegiado se reunirá para dividir os trabalhos. 3.2 Avaliação diagnóstica da oferta de componentes curriculares do Domínio Comum e proposições de mudança: 3.2.1 O Coordenador informou que foi encaminhado no Fórum de Coordenadores a avaliação diagnóstica do Domínio Comum a ser realizada por cada curso, que diálogos foram feitos entre a Coordenação Acadêmica e a Prograd, reiterou que o Domínio Comum é institucional, mas que a Reitoria quer ouvir os cursos e os campi para definições gerais quanto a este domínio. O Coordenador apresentou a proposição encaminhada pelo campus e encaminhada na convocação para análise e contribuições do Colegiado. O instrumento de avaliação tem por objetivo levantar as principais considerações dos Colegiados de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) acerca dos componentes curriculares ofertados sob o escopo do Domínio Comum, bem como recolher eventuais sugestões dos Colegiados de Curso e NDEs acerca de ajustes que possam ser realizados neste Domínio. Questão 1: 1) Na opinião do Colegiado/NDE que você coordena, quais são as principais contribuições dos componentes curriculares do Domínio Comum para a formação dos estudantes de seu respectivo Curso? Procure abarcar em sua resposta os dois eixos (Contextualização Acadêmica e Formação Crítico-social) em que se organizam os componentes curriculares do Domínio Comum. Questão 2: Na opinião do Colegiado/NDE que você coordena, há aspectos que precisem ser melhorados em relação ao Domínio Comum? Comente. Questão 3: De acordo com o Colegiado/NDE que você coordena, os componentes curriculares do Domínio Comum ocupam um espaço adequado na matriz curricular de seu respectivo Curso? a) Sim, ocupam um espaço adequado. b) Não, é necessário se fazer uma revisão do espaço ocupado por esses componentes na matriz curricular. Caso tenha respondido (b), justifique sua resposta, preferencialmente fazendo relação com os dois eixos (Contextualização Acadêmica e Formação Crítico-social) em que se organizam os componentes curriculares do Domínio Comum. Questão 4: Que componentes curriculares do Domínio Comum o Colegiado/NDE que você coordena considera essenciais para seu respectivo Curso e, por isso, devem se mantidos na matriz curricular? (Não é necessário que a soma de horas dos componentes curriculares atinja 420h.) Questão 5: Para o Colegiado que você coordena, o rol de componentes curriculares do Domínio Comum e suas ementas são adequados em relação à matriz curricular do Curso? Há alguma sugestão em termos de inclusão de CCR(s) e/ou reformulação de ementa(s)? Comente. Questão 6: O Colegiado que você coordena acredita que a curricularização da extensão deva estar presente também nos componentes curriculares do Domínio Comum? Caso a resposta seja afirmativa, como a extensão poderia ser contemplada nesses componentes? 3.2.2 Encaminhamento: Os presentes fizeram considerações sobre as questões do diagnóstico e o Colegiado entendendo a importância do Domínio Comum para a matriz curricular do curso, que este domínio visa a formação de um ser humano mais completo/integral, com capacidade de pensar com consciência critica e política, propôs pela redução do número de créditos por componente, juntamente com a possibilidade de inclusão de parte da carga horária em extensão e cultura, a manutenção com debates permanentes no Colegiado e NDE e a permanência dos componentes GLA104 Produção Textual Acadêmica, 4 créditos (sugestão de reduzir para 2 créditos), GEX210 Estatística Básica 4 créditos (sugestão de reduzir para 2 créditos), GEX212 Matemática B, 4 créditos, GCH Iniciação à Prática Científica, 4 créditos (sugestão de reduzir para 2 créditos) e mediante revisão de ementa que venha a contribuir com a formação do professor, GCH291 Introdução ao Pensamento Social, 4 créditos (sugestão de reduzir para 2 créditos), GCH292 História da Fronteira Sul, 4 créditos (sugestão de reduzir para 2 créditos), GCS239 Direitos e Cidadania, 4 créditos (sugestão de reduzir para 2 créditos). 3.3 Avaliação diagnóstica da oferta de componentes curriculares do Domínio Conexo e proposições de mudança: O Coordenador informou que foi encaminhado no Fórum de Coordenadores a avaliação diagnóstica do Domínio Conexo a ser realizada por cada curso. O Coordenador apresentou a proposição encaminhada pelo campus e encaminhada na convocação para análise e contribuições do Colegiado, esta avaliação tem por objetivo levantar as principais considerações dos Colegiados de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) acerca dos componentes curriculares ofertados sob o escopo do Domínio Conexo, bem como recolher eventuais sugestões dos Colegiados de Curso e NDEs acerca de ajustes que possam ser realizados neste Domínio. Questão 1: Na opinião do Colegiado/NDE que você coordena, quais são as principais contribuições dos componentes curriculares do Domínio Conexo para a formação dos estudantes de seu respectivo Curso? Questão 2: Na opinião do Colegiado/NDE que você coordena, há aspectos que precisem ser melhorados em relação ao Domínio Conexo? Comente. Questão 3: De acordo com o Colegiado/NDE que você coordena, os componentes curriculares do Domínio Conexo ocupam um espaço adequado na matriz curricular de seu respectivo Curso?a) Sim, ocupam um espaço adequado. b) Não, é necessário se fazer uma revisão do espaço ocupado por esses componentes na matriz curricular. justifique sua resposta: Questão 4: Que componentes curriculares do Domínio Conexo o Colegiado/NDE que você coordena considera essenciais para seu respectivo Curso e, por isso, devem se mantidos na matriz curricular? (Não é necessário que a soma de horas dos componentes curriculares atinja 420h.) Questão 5: Para o Colegiado que você coordena, o rol de componentes curriculares do Domínio Conexo e suas ementas são adequados em relação à matriz curricular do Curso? Há alguma sugestão em termos de inclusão de CCR(s) e/ou reformulação de ementa(s)? Comente. Questão 6: O Colegiado que você coordena acredita que a curricularização da extensão deva estar presente também nos componentes curriculares do Domínio Conexo? Caso a resposta seja afirmativa, como a extensão poderia ser contemplada nesses componentes? 3.3.2 Encaminhamento: Os presentes fizeram considerações sobre as questões do diagnóstico e o Colegiado propôs a redução do número de créditos, a possibilidade de que os estágios sejam do Domínio Específico e possibilidade de inclusão de parte da carga horária em extensão e cultura. O Colegiado sugere que o Domínio Conexo das licenciaturas, seja pensado de forma articulada, juntando componentes que tenham a mesma ementa mas que constam com código e nomenclaturas diferentes e aguardará as definições no âmbito do campus e do Fórum das Licenciaturas para que o curso possa incluir na reformulação do PPC por conta da curricularização da extensão. 3.4 Oferta de componentes 2022.2: O Coordenador informou que na elaboração da oferta de turmas para o próximo semestre, houve dúvidas com relação aos estágios, em qual matriz é viável ofertar, considerando que as fases a serem ofertadas no curso Ciências da Natureza, tem estágios mas que não contemplam todas as áreas que são necessárias para os discentes da matriz antiga, os docentes de estágio estão com a carga horária muito alta, não havendo a possibilidade de ofertar nas duas matrizes. A sugestão foi de ofertar o estágio na matriz nova que é de química e incluir no plano de ensino as demais áreas. O coordenador informou a análise que realizou quanto aos componentes que faltam para que os discentes do curso antigo possam finalizar os créditos, sendo que tem componente que tem apenas um aluno para cursar. Sugeriu de ofertar Matemática III como optativa no curso novo, considerando que tem apenas uma discente para cursar Matemática na educação básica III matriz antiga. Olericultura poderá ser ofertada como tópicos especiais. Na situação do componente de Língua brasileira de sinais (Libras), não houve a contratação de docente até o momento, os alunos precisam cursar para concluir o curso, foi sugerido que seja verificado a possibilidade de que seja ministrada de forma online por docente de outro campus. Após considerações do Colegiado a oferta a ser encaminhada será: a) Matriz 2531: GCH1091 Educação do campo e educação popular,Liria Angela Andrioli; GCH290 Iniciação à prática científica,Vânia Zanella Pinto - Alimentos/Biologia; GCB350 Biologia I, Ricardo Key Yamazaki; GEX774 Cálculo I,Alcione Rafael Pavan; GCH794 Didática geral, Ana Hammel -Biologia e Ciências Sociais; GCH292 História da fronteira Sul, Miguel Mundstock Xavier de Carvalho; GCH1209 Psicologia da educação e teorias da aprendizagem, Silvia Carla Conceição Massagli - Com Biologia; GCB358 Biologia III, Josimeire Aparecida Leandrini; GCH1214 Estágio curricular I, Marciane Maria Mendes; GEX805 Física I, Gian Machado de Castro; GCH1211 Política educacional e legislação do ensino no Brasil, Joaquim Gonçalves da Costa - Com Biologia; GEX804 Química I,Yasmine Miguel Serafini Micheletto; GCB359 Biologia IV, Aline Pomari Fernandes; GEX807 Física II, Wanderson Gonçalves Wanzeller; GCH1182 Fundamentos teórico-metodológicos do ensino das ciências da natureza, Josimeire Aparecida Leandrini/Maria Eloá Gehlen; GCH803 Agroecologia e cooperação na escola, Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira; GEX809 Física III, Vivian Machado de Menezes - Com Engenharia de Alimentos; GCH1184 Instrumentação e práticas do ensino de ciências da natureza I, Gisele Louro Peres; GCH1185 Matrizes formativas e práticas na educação do campo, Marciane Maria Mendes; GEX808 Química III, Thiago Bergler Bitencourt; GCH1187 Estágio curricular supervisionado IV, Ricardo Key Yamazaki(3 Créditos)/Alcione Rafael Pavan(2 créditos); GCH1013 História e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais na escola, Ana Cristina Hammel - Com Biologia; GCH1188 Estágio curricular supervisionado V, Yasmine Miguel Serafini Micheletto (3 Créditos)/Wanderson Gonçalves Wanzeller (1 Crédito)/Rubens Fey(1Crédito); GEX812 Física Experimental 1, Vivian Machado de Menezes; GCB360 Fisiologia vegetal, sem professor definido; GEX811 Química experimental, Yasmine Miguel Serafini Micheletto; GCH1217 Seminário: direitos humanos, Cristiano Augusto Durat – Com Pedagogia; Optativa GEX818 Matemática III, Vitor de Moraes. b) Matriz 2541: GCH182 Trabalho de conclusão de curso II, Vitor de Moraes (2 créditos)/Marciane (2 créditos) Maria Mendes/Joaquim Gonçalves da Costa(1 créditos)/ Alexandre Monkolski (1 créditos)/Ana Hammel(1 créditos), ou seja conforme for a matrícula e a distribuição das orientações. 3.5 Encaminhamentos em relação ao levantamento referente às bibliografias básicas e complementares dos cursos Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e o Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias: O Coordenador informou que por conta do reconhecimento do curso Ciências da Natureza, será necessário verificar a disponibilidade da bibliografia constante no PPC, sendo que a falta destas quando da visita dos avaliadores, o curso perde pontos. Passou a palavra para Suelen Spindola Bilhar, bibliotecária do campus e membro do Colegiado como representante técnico-administrativo. Suelen apresentou o relatório das bibliografias do curso, o quantitativo dos livros faltantes, as possibilidades para aquisições, considerando que alguns existem no âmbito da UFFS e que existem alguns que não estão mais disponíveis. O Colegiado fez considerações quanto as informações apresentadas e definiu atribuir ao Colegiado a verificação junto aos Domínios Comum e Conexo das bibliografias vinculadas aos componentes e que o NDE verificará nos componentes específicos, sendo delegado para cada docente a verificação da bibliografia correspondente ao componente que está vinculado. 3.6 Avaliação das Accs: O Coordenador informou que chegaram as Accs para avaliação e que tendo em vista o grande número, trouxe para o Colegiado definir sobre a possibilidade de uma comissão para realizar esta atividade ou a manifestação de voluntários para auxiliar a coordenação. Após argumentos o Colegiado optou por não constituir comissão e a docente Fernanda Marcon se voluntariou para auxiliar a coordenação nas avaliações. 4. Encerramento: Sendo onze horas e seis minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, assistente em administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação na próxima reunião e, após aprovada, será assinada por mim e pelo coordenador do curso que preside o colegiado.

Marcia Regina Maximowski ______________________________

Vitor de Moraes ______________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 13 de julho de 2022.
Data de publicação: 20 de março de 2023.

Vitor de Moraes
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo do Campus Laranjeiras do Sul