ATA Nº 10/CCLECLS/UFFS/2022

ATA Nº 10/CCCN -LS/UFFS/2022 E ATA Nº 10/CCLEC -LS/UFFS/2022 DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DOS COLEGIADOS– 03/10/2022

Ao terceiro dia do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e dois, às quatorze horas, no auditório do Bloco Docente, nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul, foi realizada a oitava reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, concomitante com a oitava reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador dos Cursos, Professor Vitor de Moraes. Conforme registrado no expediente da ata seis de dois mil e vinte e dois, haverá apenas uma ata para os dois cursos, contemplando assim no mesmo documento as deliberações referentes às matrizes 2531, 2540 e 2541. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Além do presidente, os docentes Ana Cristina Hammel, Fernanda marcon, Joaquim Gonçalves da Costa, Vivian Machado de Menezes, Yasmine Miguel Serafini Micheletto e a Técnico Administrativa Franciele Karoline Lenschuko. O Coordenador iniciou a reunião informando a pauta e solicitou a inclusão dos pontos de pauta “Homologação da aprovação dos Planos de Ensino”, aprovada a pauta com a inclusão, passou-se aos informes. 1. INFORMES: 1.1 Informes sobre o SEPE: As inscrições para Feira de Ciências e a submissão de trabalhos foram prorrogados até dia nove de outubro, o primeiro dia do SEPE foi definido para atividades dos cursos, devendo cada curso propor uma atividade para ser desenvolvida, no segundo dia UFFS Portas Abertas, no terceiro dia será a apresentação dos resumos pelo acadêmicos, apresentação de banners e apresentação oral, a Coordenação Acadêmica disponibilizara os banners em branco para que os resumos possam ser colados, no quarto dia é a Feira de Ciências e durante a feira haverá duas oficinas, uma de sushi e outro de vídeo com o professor Martinho Machado Junior. Haverá crachás para cada inscrito. No quinto dia haverá apresentação interna de projetos pelos docentes e técnicos com coffe break pela manhã e a tarde com o valor de dez rais por pessoa e durante este tempo os discentes terão atividades de jogos. Foi informado que o curso deve pensar uma atividade a ser apresentada na segunda-feira, primeiro dia do SEPE, para o qual foi sugerido uma sessão de filme que será verificada a disponibilidade do auditório. 2. EXPEDIENTE: Aprovação da ATA Nº 6/CCCN -LS/UFFS/2022 e ATA Nº 6/CCLEC -LS/UFFS/2022, ATA Nº 7/CCCN -LS/UFFS/2022 e ATA Nº 7/CCLEC -LS/UFFS/2022, ATA Nº 8/CCCN -LS/UFFS/2022 e ATA Nº 8/CCLEC -LS/UFFS/2022: As atas foram encaminhadas com a convocação para apreciação prévia, O Colegiado APROVOU as atas com correções de ordem de digitação. 3. Pauta: ORDEM DO DIA : 3.1 Homologação das solicitações de quebras de pré-requisitos: O Coordenador informou que conforme registrado na Ata nº 3 CCLEC-LS/2022, a partir de conversas com os docentes responsáveis pelos componentes, foram deferidos ad referendum as seguintes solicitações de quebra de pré-requisito : Evania Gobbi -1422541016 FÍSICA II – Gex 807, Evania Gobbi -1422541016 Estágio Curricular IV – GCH 180, Eliane Ribeiro – 1612540019 Estágio V – GCH 1188, Eliane Ribeiro – 1612540019 Trabalho de Conclusão de Curso II - GCH 182, Hallison Ladislau – 1612540011 Estágio Curricular Supervisionado V – GCH208, Julia Licheta Souza – 1622541010 Estágio Curricular Supervisionado IV GCH180, Julia Licheta Souza – 1622541010 Trabalho de Conclusão de Curso GCH 182, Ana Paula Rosa – 1512540007 Matemática III - GEX 818. O Colegiado APROVOU as decisões ad referendum do coordenador. 3.2 Construção de um roteiro de critérios para distribuição orientada de componentes 2023/1 e de matrícula orientada: 3.2.1 O Coordenador informou que o ponto de pauta é para que o Colegiado possa ir construindo um roteiro de critérios para distribuição orientada de componentes, apresentou o total de alunos com matrícula ativa no curso, sendo trinta e um no total, dezessete na matriz 2531 Ciências da Natureza, seis na matriz 2540-integral Ciências Naturais, matemática e Ciências Agrárias e oito na matriz 2541-noturno do curso . Mencionou a previsão de conclusões e alunos que podem transferir de curso e apresentou a planilha da oferta de turmas para o segundo semestre de dois mil e vinte e dois constando o quantitativo de matriculados por componente, salientando que existem turmas sem alunos. Sugeriu que esta construção seja iniciada agora para verificar todas as possibilidades e evitar desgaste desnecessário, considerando que nem sempre o aluno está disposto a fazer os componentes que estão pendentes no momento em que estão sendo ofertados. Os presentes fizeram relatos e considerações quanto a possibilidade construção de um roteiro, sugeriu-se que o roteiro construído seja para uso da coordenação e que a matrícula seja orientada com antecedência, visando auxiliar os discentes na melhor opção para cada caso. Foi mencionada a questão das quebras que vem sendo concedidas para facilitar a conclusão dos créditos e reiterado o desgaste com todos os procedimentos e orientações. Foi relembrado que houve uma assembleia no dia vinte de novembro de dois mil e dezoito, na qual os discentes do curso foram informados sobre a mudança da nomenclatura e nova matriz, bem como a definição de que os componentes curriculares do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrarias – Licenciatura que compreende as matrizes 2541 noturno e 2540 integral, seriam ofertados até o primeiro semestre de dois mil e vinte e dois, prazo suficiente para que os discentes pudessem concluir os créditos da matriz em que encontram-se matriculados, considerando a extinção do curso após esta data. 3.2.2 Encaminhamento: O Colegiado aprovou o início da construção do roteiro para uso da coordenação na matrícula orientada e as tabelas, relatórios e as análises para a construção serão realizadas e apresentadas em reunião antes do fim do ano, posterior a definição do roteiro, o Colegiado já aprovou o agendamento de uma assembleia com todos os discentes do curso, visando informar um último prazo para que os componentes sejam ofertados e orientações para que os discentes aproveitem para cursar, considerando que, finalizado o último prazo, os discentes terão que procurar componentes equivalentes em outros cursos. A assembleia deverá ser registrada e documentada para que se cumpra o definido evitando contestações posteriores. 3.3 Homologação da aprovação dos Planos de Ensino: O Coordenador informou que é necessária a análise dos Planos de Ensino, que alguns até o momento não chegaram para aceite e aprovação, relatou as dificuldades que foram encontradas nas aprovações anteriores e solicitou auxílio aos docentes para as análises e aprovação ad referendum. O Colegiado APROVOU a análise e aprovação dos Planos de Ensino ad referendum pela coordenação. 4. Encerramento: Sendo quinze horas e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, assistente em administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação em reunião próxima e, após aprovada, será assinada por mim e pelo coordenador do curso que preside o colegiado.

Marcia Regina Maximowski ______________________________

Vitor de Moraes ________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 03 de outubro de 2022.
Data de publicação: 16 de junho de 2023.

Vitor de Moraes
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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