ATA Nº 5/CGRAD/UFFS/2011

ATA DA 4ª REUNIÃO DE 2011 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

1  Aos dezesseis dias do mês de novembro do ano de dois mil e onze, às treze

2  horas e vinte minutos, na Sala nº 7, Bloco 2, da Unidade Seminário, do

3  Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi realizada a 4ª Reunião da

4  Câmara de Graduação do Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade

5  Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pela professora Cláudia Finger-

6  Kratochvil, Pró-Reitora de Graduação e Presidente da Câmara de Graduação.

7  Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros - Edemar Rotta

8  (Diretor do Campus Cerro Largo). Representantes Docentes: Antonio Alberto

9  Brunetta (Campus Chapecó), Antonio Marcos Correa Neri (Campus Chapecó),

10  Ildemar Mayer (Campus Cerro Largo), Anderson André Genro Alves Ribeiro

11  (Campus Erechim), Joaquim Gonçalves da Costa (Campus Laranjeiras do Sul),

12  Aparecido Francisco Bertochi dos Santos (Campus Realeza). Representantes

13  dos STA's: Silvani da Silva (Campus Realeza); Representantes Discentes:

14  Bruno Souza Vendruscolo (Campus Chapecó) e Eloir Faria de Paula (Campus

15  Laranjeiras do Sul). Fizeram-se presentes à reunião: o Vice-Reitor professor

16  Antonio Inacio Andrioli, Adriana Salete Loss (Diretora de Organização

17  Pedagógica), Bráulio Adriano de Mello (Secretário Especial de Tecnologia da

18  Informação), Élsio José Corá (Diretor de Políticas de Graduação) e Angela

19  Derlise Stübe (Diretora de Registro Acadêmico). Verificado o quorum, a

20  Presidente cumprimentou a todos e declarou aberta a reunião. Em seguida,

21  passou-se à pauta. 1. Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 3ª Reunião

22  Ordinária (25/10/2011); 1.2 Comunicados. Primeiramente a professora

23  Cláudia Finger-Kratochvil justificou o envio dos relatos e da ata apenas na data

24  de hoje, devido ao volume de trabalho da PROGRAD. Passou-se ao item 1.1

25  Apreciação da Ata da 3ª Reunião Ordinária (25/10/2011): os conselheiros

26  tiveram alguns minutos para a leitura; em discussão foram feitas algumas

27  correções de ordem gramatical; em votação a ata foi aprovada por

28  unanimidade de votos. Passou-se ao item 1.2 Comunicados: professor

29  Anderson André Genro Alves Ribeiro justificou o atraso, pois estava em sala

30  de aula nesta manhã. A professora Claudia Finger-Kratochvil comunicou que

31  está aberto o edital para o Processo Seletivo 2012 (PS 2012) desde o dia 10 de

32  novembro e que no momento temos 1.380 inscritos; informou que a próxima

33  reunião ordinária da Câmara de Graduação será no dia 15/12; informou que

34  representantes da UFFS, na semana passada, estiveram na Universidade

35  Nove de Julho em São Paulo falando da organização curricular e do Processo

36  Seletivo; informou que nesta semana a PROGRAD estará no Colégio de Pró-

37  Reitores das Instituições de Ensino Superior (COGRAD) em Brasília e na

38  próxima semana a PROGRAD estará no Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de

39  Graduação da Região Sul, em Foz do Iguaçu; neste evento o professor Giolo

40  irá falar sobre "Expansão do Ensino Superior com qualidade”; a professora

41  Claudia Finger-Kratochvil reforçou a todos o convite para participarem do I

42  Seminário de Esino, Pesquisa e Extensão nos dias 17 e 18 de novembro; por

43  último a professora Claudia Finger-Kratochvil perguntou aos conselheiros se a

44  ata apresentada hoje, contemplou as solicitações feitas na última reunião. O

45  professor Joaquim Gonçalves da Costa manisfestou-se favorável, o professor

46  Anderson André Genro Alves Ribeiro esclareceu que não se manisfestaria, pois

47  não teve tempo hábil para a leitura. Ficou esclarecido que os conselheiros

48  deverão solicitar que conste em ata as manifestações específicas. O professor

49  Edemar Rotta solicitou que os itens de pauta sejam marcados em negrito.

50  Encerrados os comunicados passou-se à apreciação do item 2. Ordem do Dia.

51  Após inserção de matéria, retirada de matérias e alteração na ordem de

52  apreciação dos itens, a Ordem do Dia foi aprovada como segue: 2.1 Processo

53  nº 23205.007018/2011-56 - Bacharelado em Engenharia de Aquicultura; 2.2

54  Processo nº 23205.008223/2011-39 - Licenciatura em Pedagogia; 2.3

55  Processo nº 23205.008205/2011-57 - Minuta de Funcionamento do Núcleo

56  de Apoio Pedagógico - NAP; 2.4 Processo nº 23205.008217/2011-81 -

57  Minuta de Resolução sobre o Programa de Monitorias; 2.5 Política de

58  criação dos cursos. Em discussão o item 2.1 Processo nº

59  23205.007018/2011-56 - Bacharelado em Engenharia de Aquicultura:

60  Relator Conselheiro Edemar Rotta. Primeiramente, os conselheiros sugeriram

61  que os relatos fossem lidos na íntegra, pois não houve tempo hábil para isto,

62  devido ao feriado e o recebimento destes apenas nesta data. Passou-se à

63  leitura do relato do item 2.1 e em seguida às discussões: professor Anderson

64  André Genro Alves Ribeiro observou que a entrada é de 50 vagas, anual e não

65  semestral como consta no relato. Após a devida correção o relato (ANEXO I)

66  foi aprovado por unanimidade de votos. Passou-se ao item 2.2 Processo nº

67  23205.008223/2011-39 - Licenciatura em Pedagogia: Relator Conselheiro

68  Joaquim Gonçalves da Costa. Após a leitura do relato, atendidas as

69  observações dos conselheiros, o relato (ANEXO II) foi aprovado por

70  unanimidade de votos. Em seguida passou-se à apreciação do item 2.3

71  Processo nº 23205.008205/2011-57 - Minuta de Funcionamento do Núcleo

72  de Apoio Pedagógico - NAP: Relator Conselheiro Eloir Faria de Paula. Em

73  discussão, o professor Antonio Alberto Brunetta externou sua insatisfação em

74  relação à construção desta minuta, pois não foram identificadas as

75  contribuições de seu colegiado no documento. Além disso questionou a

76  metodologia do trabalho. Após ampla discussão, destacam-se os seguintes

77  pontos: a professora Adriana Loss relatou o processo de construção da minuta

78  e a necessidade de implantar o NAP no próximo ano; o professor Edemar Rotta

79  argumentou que a minuta já teve processualidade em sua construção, desde o

80  ano passado; professor Edemar Rotta também questionou a necessidade de

81  atribuir carga horária para o coordenador do NAP e gratificação para este

82  trabalho; professor Antonio Alberto Brunetta sugeriu que o pedagogo seja chefe

83  do ponto de vista técnico; a professora Claudia Finger-Kratochvil sugeriu que

84  fosse feita a leitura da minuta do NAP; o conselheiro Silvani da Silva expôs que

85  questões relativas ao fluxo serão percebidas no funcionamento do Núcleo.

86  Intervalo de 15 minutos. Os trabalhos foram retomados com a leitura da minuta

87  do NAP. Não havendo consenso para as alterações, a professora Claudia

88  Finger-Kratochvil pediu vistas ao processo. Os conselheiros poderão enviar

89  sugestões até dia 21/11; no dia 28/11 será reencaminhada a nova proposta aos

90  conselheiros, para ser apreciada no dia 15/12. Em seguida passou-se ao item

91  2.4 Processo nº 23205.008217/2011-81 - Minuta de Resolução sobre o

92  Programa de Monitorias: Relator Conselheiro Bruno Souza Vendruscolo.

93  Inicialmente fez-se a leitura do documento. Após amplo debate destacaram-se

94  alguns aspectos: professor Aparecido Francisco Bertochi dos Santos

95  questionou se apenas o professor com dedicação excluvisa poderá

96  acompanhar o programa de monitorias; os conselheiros sugeriram a ampliação

97  do prazo para recursos de 1 para 2 dias; foram solicitados esclarecimentos

98  sobre a metodologia de construção da minuta, pois muitos colegiados não

99  receberam esta matéria; professor Élsio José Corá relatou o processo de

100  construção e a metodologia de discussão da proposta; professor Antonio

101  Alberto Brunetta solicitou que constasse em ata que "o colegiado do Curso de

102  Pedagogia do Campus Chapecó não recebeu a minuta para apreciação”,

103  questionando os fluxos de trabalho. Não havendo consenso para as alterações

104  desta minuta, expirado o horário da reunião e não aprovada a prorrogação do

105  tempo, esta matéria e os demais itens não discutidos retornarão à pauta da

106  próxima reunião ordinária. Sendo dezessete horas e vinte minutos e não

107  havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião, da qual eu, Kelly Trapp,

108  Secretária Executiva da Câmara de Graduação, lavrei a presente Ata, que

109  aprovada, será devidamente assinada por mim e pela Presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 16 de novembro de 2011.
Data de publicação: 28 de abril de 2017.

Claudia Finger Kratochvil
Presidente da Câmara de Graduação

Documento Histórico

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