ATA Nº 10/CGRAD/UFFS/2013

ATA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2013 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos vinte e um dias de outubro de dois mil e treze, às quatorze horas, na sala

de reuniões da Reitoria, em Chapecó-SC, foi realizada por videoconferência, a

8ª Reunião Ordinária da Câmara de Graduação do Conselho Universitário -

CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo

Professor João Alfredo Braida - Presidente da Câmara. Fizeram-se presentes

à sessão os seguintes conselheiros: Juliano Paccos Caram, Diretor do

Campus Chapecó; Edemar Rotta, Diretor do Campus Cerro Largo e José Oto

Konzen, Diretor do Campus Realeza. Representantes Docentes: Clóvis

Alencar Butzge (Campus Realeza); Jackson Luis Martins Cacciamani (Suplente

10  Campus Realeza); James Luiz Berto (Suplente Campus Chapecó); Márcio do

11  Carmo Pinheiro (Campus Cerro Largo); Rosane Rossato Binotto (Campus

12  Chapecó); Thiago Ingrassia Pereira (Campus Erechim). Representante dos

13  STA's: Guilhermo Romero (Representante Técnico-Administrativo Campus

14  Erechim). Não compareceu e justificou ausência a conselheira: Maria Lúcia

15  Marroco Maraschin (Representante Docente Campus Chapecó). Não

16  compareceram e não justificaram ausência: Paulo Monteiro Nunes

17  (Representante Docente Campus Chapecó); Kalinton Prestes (Representante

18  Discente Campus Cerro Largo); Leandro Antonio da Luz (Representante

19  Discente Campus Laranjeiras do Sul) e Jucimara Meotti Araldi (Representante

20  Comunidade Externa - Estado SC). Também fizeram-se presentes à

21  reunião: Andressa Sebben (Diretora de Registro Acadêmico), Derlan

22  Trombetta (Diretor de Organização Pedagógica), Lísia Regina Ferreira Michels

23  (Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e

24  Continuada de Profissionais da Educação Básica) e Debora Cristina Costa

25  (Assistente da Pró-Reitoria de Graduação). O Presidente saudou a todos e

26  após conferido o quórum, passou à submissão da ata da 7ª Reunião Ordinária.

27  O conselheiro José Oto Konzen fez algumas considerações, solicitando

28  correção de seu nome Oto (e não Otto) e chamou a atenção no item 2, a partir

29  da linha 80, ao se referir à apresentação do relato, que constasse que dois

30  pontos do regulamento permaneceram com mais de uma alternativa de texto,

31  mencionando-os (composição de colegiado e avaliação). Com relação à

32  avaliação, como foi discutido, a partir da linha 122, segundo ele, seria

33  importante colocar os argumentos que foram sistematizados de que a

34  proposição da avaliação apresentada na versão original do documento não

35  discutiu as questões, as implicações teóricas, pedagógicas e de ordem prática

36  para implementação da proposta. O conselheiro Edemar Rotta também

37  solicitou a correção do seu nome, e concordou com o conselheiro José Oto,

38  considerando importante citar os consensos a que se chegou após o debate. O

39  Presidente destacou que isto não poderá ser deliberado neste momento, pois é

40  preciso reformular o texto. Será refeita a ata e reapresentada na próxima

41  sessão. Passou-se aos Informes, e o Presidente destacou que a UFFS recebeu

42  o relatório de avaliação do 17º curso de graduação, Filosofia - Campus

43  Erechim, que também recebeu nota 4. Nos próximos dias serão enviados

44  relatórios de mais seis cursos, sendo possível ainda neste ano mais

45  avaliações. Informou ainda que hoje, antes do fim desta sessão, estará indo a

46  Brasília, com um integrante da Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), para

47  participar de uma reunião de trabalho com o MEC referente ao SiSU. O

48  conselheiro Edemar Rotta informou que o Campus Cerro Largo teve a

49  avaliação do curso de licenciatura em Física, obtendo conceito 4, o que é uma

50  satisfação. Divulgou ainda, que esteve participando nos dias 17 e 18 de um

51  seminário promovido pela Universidade Nacional de Missiones (UNAM), alusivo

52  aos seus trinta anos, e nesta visita teve contato com professores da pesquisa e

53  pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas da UNAM, abrindo a

54  possibilidade de uma série de atividades serem realizadas em parceria com

55  esta instituição. Após, passou-se à Ordem do dia: 1. Minuta de

56  institucionalização dos Domínios Comum e Conexo - apresentação do

57  relato do conselheiro Márcio do Carmo Pinheiro (Processo

58  23205.003951/2013-16); 2. Regulamento da Graduação - discussão das

59  sugestões encaminhadas (Processo 23205.003950/2013-71); 3. Proposta

60  de alteração da Resolução que institui o Núcleo de Apoio Pedagógico

61  (NAP) - apresentação do relato da conselheira Rosane Rossato Binotto

62  (Processo 23205.003971/2013-97); 4. Projetos da Ação 20RJ 2013; 5.

63  Proposta de contratação da fundação para execução da Ação 20RJ 2013

64  (Processo 23205.003821/2013-83); 6. Proposta de convênio entre UFFS a

65  Instituto Educar para oferta do curso de Agronomia/Campus Erechim; 7.

66  Proposta de contratação de fundação para oferta do curso de Educação

67  do Campo/Campi Laranjeiras do Sul e Erechim (Processo

68  23205.003909/2013-03). O Presidente apresentou uma proposta de exclusão

69  do item 6) Proposta de convênio entre UFFS a Instituto Educar para oferta do

70  curso de Agronomia/Campus Erechim, pela razão de que o processo não

71  chegou em tempo e também, porque verificou-se que em princípio, esta

72  proposta não precisará mais passar pela Câmara. Sugeriu também uma

73  inversão na ordem dos trabalhos, adiantando os itens 4 e 5 para o início da

74  pauta, e na sequência o item 7, tramitando em regime de urgência. Também

75  solicitou a antecipação dos itens 1 e 3, deixando o item 2 para o final. Não

76  havendo manifestações, a pauta ficou assim constituída: 1. Projetos da Ação

77  20RJ 2013; 2. Proposta de contratação da fundação para execução da

78  Ação 20RJ 2013 (Processo 23205.003821/2013-83); 3. Proposta de

79  contratação de fundação para oferta do curso de Educação do

80  Campo/Campi Laranjeiras do Sul e Erechim (Processo 23205.003909/2013­

81  03); 4. Minuta de institucionalização dos Domínios Comum e Conexo -

82  apresentação do relato do conselheiro Márcio do Carmo Pinheiro

83  (Processo 23205.003951/2013-16); 5. Proposta de alteração da Resolução

84  que institui o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) - apresentação do

85  relato da conselheira Rosane Rossato Binotto (Processo

86  23205.003971/2013-97); 6. Regulamento da Graduação - discussão das

87  sugestões encaminhadas (Processo 23205.003950/2013-71). Passou à

88  pauta, analisando os itens juntos, por estarem vinculados: 1) Projetos da Ação

89  20RJ 2013; 2) Proposta de contratação da fundação para execução da

90  Ação 20RJ 2013 (Processo 23205.003821/2013-83). O Presidente abriu a

91  palavra à profa. Lísia Michels, Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de

92  Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, que

93  inicialmente analisou e aprovou os projetos da Ação 20RJ, e é também quem

94  está encaminhando todo processo de contratação da fundação. A profa. Lísia

95  explicou que o Comitê Gestor da Formação Inicial e Continuada foi instituído na

96  UFFS em julho deste ano, e neste período já haviam chegado na Diretoria de

97  Políticas de Graduação (DPGrad) cinco projetos de formação de professores.

98  Foi discutida a necessidade de contemplar todos os campi, havia urgência pela

99  questão de que esta verba vem da ação orçamentária do MEC e deve ser

100  investida em formação inicial e continuada de professores na formação básica.

101  Os dez projetos, enviados a todos os conselheiros, foram avaliados pelos

102  membros do comitê e aprovados. A profa. Lísia citou todos os subprojetos que

103  integram o Projeto da Ação 20RJ 2013, numa dotação orçamentária do MEC

104  de R$ 350 mil. Justificou a contratação da fundação: pela questão do tempo

105  para gastar o recurso, que pode ser feito somente em custeio e não em capital,

106  e também pelos valores de diárias e passagens a serem utilizadas pelos

107  docentes envolvidos. Se esta dotação orçamentária fosse utilizada pela UFFS,

108  impactaria especialmente nas diárias e passagens de toda universidade e em

109  reunião com a Pró-Reitoria de Administração, chegou-se à conclusão que a

110  maneira mais viável e eficaz de colocar estes projetos em curso neste período,

111  seria a contratação de uma fundação. A FAPEU já apresentou orçamento, que

112  atualmente está em análise na Procuradoria da UFFS e que solicita esta

113  aprovação da Câmara de Graduação. O Presidente explicou que a informação

114  obtida na última reunião administrativa, é de que o prazo final para empenhar

115  na universidade e finalizar os empenhos até o início de dezembro junto ao

116  MEC é 24 de novembro. Como todos os projetos tem relação direta com a

117  graduação, especialmente as licenciaturas, está se propondo que este

118  processo tramite pela CGRAD. Explicou, ainda, que se tratam de projetos de

119  extensão, mas ainda não foi possível dialogar com a Pró-Reitoria de Extensão e

120  Cultura, mas é possível que para o próximo ano se tenha um processo

121  diferente. Informou também que para 2014 estão previstos três milhões de

122  reais para a Ação 20RJ, para a UFFS, e uma parcela significativa está

123  vinculada aos cursos de licenciatura em Educação do Campo, dos campi

124  Erechim e Laranjeiras do Sul, mas ainda assim haverá um orçamento de R$

125  1.100.000,00 para este tipo de projeto. Questionou se havia necessidade de

126  mais informes, e não havendo manifestação, colocou em votação o regime de

127  urgência das duas matérias, sendo aprovado por unanimidade. Na sequência,

128  colocou-se em análise a homologação da aprovação para fins de execução da

129  Ação 20RJ, feita pelo Comitê Gestor e não havendo necessidade de

130  esclarecimentos, todos foram favoráveis à homologação da aprovação dos

131  projetos. Com relação ao convênio com a fundação FAPEU, esta é a única

132  autorizada pelo Conselho Universitário, e que está dentro das normas exigidas

133  pelo MEC. Colocou-se em votação a aprovação da proposta de contratação da

134  fundação FAPEU para a execução da Ação 20RJ 2013, sendo aprovado por

135  unanimidade. 3) Proposta de contratação de fundação para oferta do

136  curso de Educação do Campo/Campi Laranjeiras do Sul e Erechim

137  (Processo 23205.003909/2013-03). O Presidente explicou que é algo muito

138  semelhante ao caso anterior, a UFFS tem dois cursos aprovados, submetidos

139  ao edital PROCAMPO 2012, sendo criados os cursos de Educação do Campo,

140  nos campi Erechim e Laranjeiras do Sul. Os PPCs destes cursos já foram

141  aprovados pela CGRAD e se está em fase de inscrições para o curso em

142  Erechim, e de finalização e publicação do edital para Laranjeiras do Sul.

143  Destacou que a UFFS recebeu do MEC um conjunto de códigos de vagas

144  docentes, alguns dos quais foram concursados no último concurso, em julho e

145  agosto deste ano, e também para técnico-administrativos. Entretanto, o recurso

146  para operar estes cursos ainda não chegou na conta da universidade, sendo

147  previstos para 2013 valores na ordem de R$ 960 mil e que devem estar

148  disponibilizados no orçamento da UFFS ainda neste mês, inviabilizando o

149  empenho desse recurso até a data de 24 de novembro. A alternativa é

150  contratar uma fundação, para que possa trabalhar com o recurso ao longo de

151  2014, quando efetivamente os cursos serão instalados. Sem pedidos de

152  esclarecimento, foi colocado em votação o regime de urgência, sendo

153  aprovado por unanimidade. A profa. Lísia esclareceu que o recurso é

154  basicamente para contratação de local para estadia, alimentação e transporte

155  dos estudantes, uma vez que os cursos funcionam em regime de alternância.

156  Após, colocou-se em votação a proposta de contratação da fundação FAPEU,

157  sendo aprovada por unanimidade. Encerrado o assunto e dando sequência à

158  reunião, o Presidente destacou que a minuta de institucionalização dos

159  Domínios Comum e Conexo só chegou hoje para a Câmara, o que torna difícil

160  fazer sua análise. O conselheiro relator desta matéria, Márcio do Carmo

161  Pinheiro pediu desculpas pelo atraso no envio do relato, justificando que com a

162  visita de reconhecimento do curso de Física, sendo o coordenador do curso,

163  abandonou todas as atividades dando atenção especificamente a isto. Lembrou

164  que na próxima reunião não estará presente, e teria que analisar se o

165  documento seria apreciado hoje ou não. O Presidente destacou que a

166  secretaria da Câmara também está preocupada, pois dos PPCs que estão em

167  análise, nenhum foi concluído. Considerando que há apenas duas reuniões

168  ordinárias no ano, se está propondo a realização de uma sessão extraordinária

169  dia 14 de novembro. Sugeriu que na sessão de hoje se dê continuidade

170  apreciando o relato do NAP e na sequência o Regulamento da Graduação,

171  deixando a minuta dos Domínios para a próxima sessão. Após manifestações,

172  decidiu-se pela tramitação do NAP, na sequência o Regulamento da

173  Graduação. 5) Proposta de alteração da Resolução que institui o Núcleo

174  de Apoio Pedagógico (NAP) - Processo 23205.003971/2013-97: A relatora,

175  conselheira Rosane Binotto fez a leitura do seu relato e voto (ANEXO), abrindo-

176  se espaço para discussão. O conselheiro Edemar Rotta citou a carga-horária

177  dos membros do NAP, que no seu entendimento a sugestão é excessiva, tanto

178  da coordenação como dos demais membros. Sugere que a coordenação baixe

179  para doze horas, demais membros quatro horas e pedagogo oito horas. A

180  relatora declarou que sobre este item, discutiu com a também conselheira

181  Maria Lúcia Marocco Maraschin, que já tem mais experiência com relação ao

182  trabalho do NAP, e dependendo da quantidade de ações, a carga-horária pode

183  ser maior ou menor, e olhando o documento original, todas as propostas que

184  haviam era de carga-horária excessiva. Procuraram não fixar um limite,

185  pensando na quantidade de trabalho do coordenador e aumentando um pouco

186  as horas do pedagogo. O Presidente destacou que a proposição apresentada

187  pelo conselheiro Edemar Rotta pode ser considerada como emenda, sendo

188  analisada posteriormente. O Diretor de Organização Pedagógica, prof. Derlan

189  Trombetta se manifestou, dizendo que o relato atende as proposições feitas a

190  partir das discussões feitas com os representantes dos NAPs e com as

191  Coordenações Acadêmicas. O que mais se destacou nestas discussões, que

192  resultou nesta minuta, é que o NAP tivesse uma vinculação mais orgânica com

193  o planejamento das atividades dos campi e com a Coordenação Acadêmica.

194  Quanto à carga-horária, foi um ponto em que não houve consenso entre os

195  NAPs, uma vez que a realidade em cada campus é diferente, e Chapecó

196  destacava a necessidade de ter mais horas para dar conta de todas as

197  demandas, visto que o grupo está começando agora e tem necessidade de se

198  organizar e articular. O Presidente retomou a palavra, e não havendo inscritos,

199  procedeu-se a votação do voto do relator, sendo aprovado pela ampla maioria,

200  com uma abstenção e sem votos contrários. Na sequência, passou-se à

201  apresentação de emendas e o conselheiro José Oto Konzen disse que a

202  preocupação é que se for mantida a proposta da conselheira, sobre a carga-

203  horária, seria preciso normatizar em que instância ela ficaria definida. No seu

204  entendimento, deveria haver uma apresentação da proposta de trabalho do

205  NAP à Coordenação Acadêmica e a partir disso, fosse encaminhado ao

206  Conselho de Campus para legitimação e definição das horas. O Presidente

207  considerou que a emenda tem relação com aquela apresentada pelo

208  conselheiro Edemar Rotta, que defendeu sua proposta, observando aquilo que

209  foi sugerido pelos campi de Cerro Largo, Realeza e Erechim, na discussão da

210  minuta do próprio NAP e reforçando a necessidade de estabelecer uma carga-

211  horária equivalente com as demais atividades desempenhadas na

212  universidade. O Presidente retomou, dizendo que existem duas propostas: a do

213  conselheiro Edemar Rotta, fixando tempos de acordo com a função dentro do

214  NAP, e a proposta encaminhada pela relatoria, aprovada inicialmente, de não

215  fixar prazo e que seria acrescido um parágrafo definindo quem estabelece

216  quantas horas, que pela sugestão do conselheiro José Oto Konzen, é remetida

217  para o Conselho de Campus. O conselheiro Márcio do Carmo Pinheiro

218  defendeu a proposta do conselheiro Edemar Rotta a respeito do volume de

219  trabalho quando se está criando o núcleo, no caso de Chapecó, e por isso a

220  preocupação em aumentar as horas. No seu entendimento, isso não tem como

221  evitar, no início o trabalho é grande, mas aos poucos vai se estabilizando. O

222  conselheiro Juliano Paccos Caram tomou a palavra e questionou se haveria a

223  necessidade de, na estrutura do texto, diferenciar o pedagogo dos membros do

224  NAP. Segundo ele, o pedagogo é um membro do NAP, se não o status do

225  pedagogo fica como secretário do NAP, e na verdade ele é um integrante.

226  Finalizando, apoiou a ideia do conselheiro José Oto Konzen, de que a

227  Coordenação Acadêmica do campus, a quem está vinculado o NAP, deveria

228  definir a carga-horária, a partir do planejamento daquele núcleo. Considerou

229  ainda, que o NAP poderia fazer muito mais do que hoje está fazendo. O

230  conselheiro Edemar Rotta defendeu a importância que o pedagogo tem no

231  NAP, visto que muitas atividades administrativas são feitas por ele, não

232  acreditando que o próprio coordenador vá fazer isso. Para ele, o pedagogo tem

233  um trabalho estratégico na composição do núcleo e sua organização, e por isso

234  ele deveria ter um espaço privilegiado na composição do NAP. O conselheiro

235  Thiago Ingrassia Pereira concordou com o papel indispensável do pedagogo no

236  núcleo. No relato, há a previsão de o pedagogo possa ser inclusive o

237  coordenador do NAP, mas é preciso discutir a questão da exigência de

238  especialização em docência no ensino superior, o que seria ideal, mas poderia

239  haver dificuldades práticas, visto que muitos não teriam esta especialização. O

240  conselheiro Clóvis Butzge também concordou com a proposição de Cerro

241  Largo, e destaca que no seu entendimento, o pedagogo é técnico-

242  administrativo, que além de ser integrante membro também terá atribuições

243  administrativas. A questão da especialização também lhe chamou a atenção, o

244  que pode ser restritivo, pelo menos num curto espaço de tempo. A conselheira

245  relatora complementou que a sugestão de exigência de especialização do

246  pedagogo seria apenas para a função de coordenador do NAP, que ele deveria

247  ter pelo menos uma experiência com docência no ensino superior, tendo em

248  vista que a maioria dos cursos de Pedagogia não preparam para isso. O

249  conselheiro Juliano Paccos Caram comentou, acerca da fala do conselheiro

250  Clóvis Butzge, que na sua compreensão, como membros, não

251  necessariamente se precisaria diferenciar o técnico-administrativo pedagogo

252  dos outros, não tendo status diferente, a não ser que seja coordenador. Se

253  não, dá a ideia de que o pedagogo serve apenas como suporte técnico, mas

254  ele poderia ter uma posição diferente. O suporte técnico deve ser feito pelo

255  grupo todo, inclusive o coordenador. Após as manifestações, manteve-se o

256  posicionamento inicial, de votar a proposição do conselheiro Edemar Rotta. A

257  questão da especialização não seria tratada como uma exigência, apenas

258  como uma sugestão de formação complementar a ser organizada pelo NAP

259  aos seus pedagogos. Em regime de votação, com dois votos contrários e uma

260  abstenção, a proposta foi aprovada pela maioria. O Presidente esclareceu que

261  a sugestão da relatoria de exigir especialização em ensino superior é apenas

262  para o caso de os pedagogos assumirem a coordenação do NAP. Após

263  discussão a respeito, ficou acertado que este será um compromisso da

264  DOP/PROGRAD, junto com os NAP e Coordenações Acadêmicas, de pensar

265  um programa de formação especialmente para os pedagogos, em relação à

266  educação superior. 6) Regulamento da Graduação - discussão das

267  sugestões encaminhadas (Processo 23205.003950/2013-71): O Presidente

268  explicou que o voto do relator foi aprovado na última sessão, quando foi feito

269  um debate específico sobre duas questões que geraram maior polêmica, a

270  composição do colegiado de curso e o sistema de registro das avaliações.

271  Depois, abriu-se um prazo de dez dias para que os conselheiros pudessem

272  apresentar propostas de emendas ao substitutivo aprovado no voto do relator.

273  Chegaram um conjunto de propostas, encaminhadas à secretaria da CGRAD,

274  que foram compiladas no documento e encaminhadas novamente aos

275  conselheiros para esta sessão. Hoje, serão analisadas as emendas, uma a

276  uma, considerando que aqueles dispositivos da proposta substitutiva, para as

277  quais não foi apresentada nenhuma emenda, estão tacitamente aprovadas. O

278  conselheiro José Oto Konzen esclareceu que o trabalho de destaques que

279  constam no documento como sendo dele, são na verdade um trabalho conjunto

280  entre os conselheiros de Realeza. O Presidente declarou que os destaques

281  que vieram, inicialmente com relação à composição do colegiado e da

282  avaliação, de certo modo não traduzem o debate feito na última reunião, e

283  talvez se pudesse deixar esses dois itens para o final, dando um tempo maior

284  para inclusive formular outras proposições, além daquelas apresentadas até

285  aqui. A sugestão seria deixar a discussão do artigo 5º e do artigo 65, para o

286  final. A conselheira Rosane Binotto declarou que em Chapecó, assim como em

287  Realeza, os conselheiros não tiveram muito tempo para discutir os itens em

288  questão. Todos concordaram com a proposta e passou-se então à discussão, a

289  partir do substitutivo apresentado pelo conselheiro relator José Oto Konzen,

290  tratando os itens onde foram apresentados destaques. Foram discutidos, um a

291  um, os destaques até o artigo 5º , sendo que as aprovações foram alteradas

292  diretamente na minuta. Neste momento, o Presidente teve que se retirar da

293  sessão, por motivo de viagem a Brasília, e passou a coordenação dos

294  trabalhos à conselheira Rosane Binotto. Seguiu-se a apreciação da minuta, a

295  partir do capítulo três "Das atribuições do Coordenador de Curso”. As emendas

296  foram discutidas e as sugestões aprovadas foram alteradas diretamente na

297  minuta. O conselheiro Juliano Paccos Caram observou, no inciso XXVI do

298  artigo 7º , com a seguinte redação "colaborar com a Coordenação Acadêmica

299  acerca da distribuição dos componentes curriculares, ouvidos os professores e

300  os coordenadores dos fóruns do domínio comum e conexo”. Questionou se o

301  domínio específico não precisa colaborar também com o coordenador de curso,

302  sendo que a redação dá margem para que o coordenador responda pelos

303  professores do domínio específico e a coordenação acadêmica vai interagir

304  apenas naquilo que toca aos domínios comum e conexo. O conselheiro José

305  Oto Konzen sugeriu que o item seja mantido em suspenso, sendo retomado na

306  aprovação final do documento. Os demais conselheiros concordaram com este

307  encaminhamento. Foi ainda criado um novo artigo, estabelecendo o

308  coordenador adjunto como substituto do coordenador de curso, exercendo

309  suas funções no caso de seu impedimento. A apreciação das emendas

310  encerrou-se no capítulo quarto, ficando para ser retomada na próxima reunião

311  extraordinária, a ser realizada dia 14 de novembro. A Presidente lembrou dos

312  pedidos de ampliação do prazo para apresentação do relatos dos PPCs de

313  Agronomia e Filosofia (Campus Erechim) e Ciência da Computação (Campus

314  Chapecó), sendo aprovados pelos conselheiros. Os referidos pareceres serão

315  apresentados na próxima reunião ordinária, dia 26 de novembro, sendo que os

316  relatos devem ser enviados à Secretaria até o dia 16 de novembro. Também

317  ficou definido o prazo para envio de emendas para os artigos 5º e 65 do

318  Regulamento da Graduação, até o dia 4 de novembro. A secretaria da Câmara

319  irá receber as sugestões, compilar no documento e devolvê-lo aos

320  conselheiros. Nada mais havendo a tratar, a Presidente em exercício, Rosane

321  Binotto agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezessete

322  horas e vinte e cinco minutos, na qual eu, Debora Cristina Costa, Assistente da

323  Pró-Reitoria de Graduação, lavrei a presente Ata, que após aprovada, será

324  devidamente assinada por mim e pela Presidente. Chapecó, 21 de outubro de

325  2013.

Data do ato: Chapecó-SC, 21 de outubro de 2013.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação

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ATA Nº 10/CGRAD/UFFS/2013