ATA Nº 4/CGRAD/UFFS/2015
1 Aos vinte e oito dias de maio de dois mil e quinze, às oito horas e cinquenta e
2 três minutos, no Auditório Bom Pastor, foi realizada por videoconferência, a 1a
3 Sessão Solene da Câmara de Graduação do Conselho Universitário -
4 CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo
5 Professor João Alfredo Braida - Presidente da Câmara. Fizeram-se presentes à
6 sessão representantes do Conselho Universitário dos campi Chapecó,
7 Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul, bem como docentes e
8 servidores técnico-administrativos. O Presidente deu início à sessão solene,
9 que tinha como objetivo realizar o lançamento do ia Conferência das
10 Licenciaturas da UFFS, e convidou para tomar assento à mesa o Vice-reitor da
11 UFFS, prof. Antonio Andrioli (representando o Reitor); a coordenadora
12 institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
13 (PIBID), profa. Maria Lúcia Marocco Maraschin e a coordenadora do Comitê
14 Gestor Institucional de Formação Básica e Continuada de Profissionais de
15 Educação Básica (COMFOR), profa. Lísia Michels. Citou, ainda, a presença
16 dos professores Sandra Pierozan (Campus Erechim) e William Simões
17 (Campus Chapecó), que são os coordenadores do programa Prodocência,
18 principal responsável pela articulação desta primeira conferência. Passou a
19 palavra à profa. Sandra, que destacou que este é um momento muito
20 importante para a UFFS no sentido de discutir qual o papel e objetivo dos
21 cursos de licenciatura, com relação específica à formação de docentes.
22 Enfatizou que a intenção deste trabalho é criar a cultura, na própria
23 universidade, de discutir e rediscutir constantemente as licenciaturas e o
24 compromisso com a formação inicial e continuada de docentes. Afirmou que a
25 parceria com os demais programas fortalece este trabalho, que já vem senso
26 discutido com as coordenações acadêmicas e oficializado através do
27 documento referência, já amplamente divulgado. Destacou que a ideia é que se
28 possa instituir o Fórum das Licenciaturas, que vai partir de um trabalho
29 realizado por comissões locais e institucionais, para se chegar a um documento
30 final, referência para a formação inicial e continuada de professores da UFFS.
31 Informou que será necessário o envolvimento e engajamento de todos os
32 docentes das licenciaturas dos campi da UFFS, assim como dos discentes, dos
33 técnicos e da comunidade acadêmica e regional. O prof. William, um dos
34 coordenadores do Prodocência, informou que estão sendo organizadas as
35 comissões que conduzirão as etapas do trabalho (uma institucional e uma
36 local, em cada campus) e enfatizou que o processo de construção do
37 documento dependerá do potencial de mobilização, para que os professores
38 das licenciaturas participem. Destacou que a conferência será, ao mesmo
39 tempo, uma atividade de elaboração a partir das quatro etapas do projeto, e de
40 sistematização do debate, que no final resultará num documento de referência,
41 que será submetido à CGRAD. Explicou que a conferência será composta de
42 quatro etapas, sendo duas locais (em cada campus) e duas institucionais. As
43 etapas locais iniciam em junho, e entre julho e setembro de 2015 será realizado
44 um trabalho de avaliação dos cinco anos das licenciaturas da UFFS, onde
45 professores das licenciaturas vão se juntar a partir de eixos temáticos. Em
46 novembro deste ano, será realizada uma etapa institucional, reunindo os campi
47 e depois uma nova etapa local, entre fevereiro e agosto de 2016, com o
48 objetivo de construir um conjunto de princípios e diretrizes para os cursos de
49 licenciaturas, e até outubro de 2016, prazo para finalizar o documento base.
50 Solicitou apoio aos Diretores de Campus e Coordenadores Acadêmicos para
51 garantir maior adesão possível e que seja um espaço democrático de
52 construção de um projeto político-pedagógico. A coordenadora do COMFOR,
53 profa. Lísia, se pronunciou destacando a importância que se deve dar à
54 formação inicial e continuada de professores e especialmente, a participação
55 de todos os sujeitos envolvidos. Destacou que o grande desafio é discutir e
56 construir com a base uma política de formação de professores e articular com
57 a rede de educação básica. Enfatizou que este é um dos compromissos
58 assumidos desde a implantação da universidade, parabenizou a todos os
59 envolvidos na construção da conferência e ofereceu seu apoio para o
60 desenvolvimento das atividades. Antes de dar sequência ao ato formal, o
61 Presidente historicizou como a ideia foi criada e como foi definida a realização
62 de uma conferência das licenciaturas. Desde que assumiu a Pró-Reitoria de
63 Graduação, em 2013, junto com o Diretor de Organização Pedagógica, prof.
64 Derlan Trombetta, sentiu a necessidade de um documento que pudesse balizar
65 a avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos. Essa discussão surgiu
66 também no âmbito da CGRAD e dessa maneira foi se desenhando a ideia de
67 construir este documento, essas diretrizes institucionais. Enfatizou que o
68 objetivo é discutir a formação do professor de educação básica e a partir deste
69 projeto, discutir as especificidades de cada área de conhecimento e finalizou
70 dizendo que é um processo que exige tempo, por isso a conferência inicia
71 agora e se encerra em outubro de 2016, para fazer uma reflexão profunda e de
72 compromisso com o projeto que vai ser construído ao final desta jornada.
73 Passou a palavra ao Vice-reitor, prof. Antonio Andrioli, que reforçou o
74 compromisso da UFFS no fortalecimento da educação básica pública e
75 destacou os processos formativos que já estão sendo executados, a relação
76 com as escolas básicas das regiões onde a UFFS está inserida e a sintonia
77 com as ações propostas pelo MEC. Destacou os três grandes objetivos da 1a
78 Conferência: elevar a qualidade da educação básica pública, dinamizar os
79 cursos de licenciatura da UFFS e propiciar aos professores uma formação
80 acadêmica, técnica e científica que permita os avanços nos processos
81 formativos da UFFS. Reconheceu o pioneirismo, na ia conferência e destacou
82 que a instituição, ao final deste processo, poderá olhar para si mesma e
83 entender o quanto conseguiu produzir de sistematização das experiências e de
84 contribuição para que o espaço de formação de professores se transforme num
85 espaço de construção permanente acerca dos processos de ensino e
86 aprendizagem. Na sequência, o Vice-reitor assinou a portaria que institui a 1a
87 Conferência e nomeia as comissões organizadoras locais e institucionais,
88 responsáveis pela organização deste processo. Nada mais havendo a tratar, o
89 Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão às nove horas
90 e trinta minutos, da qual eu, Debora Cristina Costa, Assistente da Pró-Reitoria
91 de Graduação, lavrei a presente Ata, que após aprovada, será devidamente
92 assinada por mim e pelo Presidente. Chapecó, 28 de maio de 2015.
Data do ato: Chapecó-SC, 28 de maio de 2015.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.
João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação