ATA Nº 2/COLCEAQLS/UFFS/2023
Aos vinte e seis dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e três, às dez horas, através do sistema de videoconferência webex, reuniram-se para reunião ordinária do Colegiado do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura o coordenador do curso, Marcos Weingartner, bem como, os docentes: Bruno Fernandes de Oliveira, Claudia Giongo, Maude Regina de Borba e Siomara Aparecida Marques o técnico administrativo Renato Paulo Glowka, os discentes, Ellen Lima, Leila Beatriz Alves e Nicolas Antonio Teixeira, e a secretária executiva Marize Helena da Rosa Vendler que, representando a secretaria geral de cursos, foi responsável por lavrar a ata. O coordenador cumprimentou a todos(as), apresentou os pontos de pauta previamente encaminhados. 1. Informes: 1.1 Reformulação do PPC; O coordenador Marcos informou que teve uma reunião com a Diretoria de Organização Pedagógica, para orientação das alterações que precisam ser feitas no PPC, em função do novo Regulamento da Graduação. Essas alterações serão vista na reunião do NDE. 1.3 Estação de Aquicultura; O coordenador Marcos comentou sobre o andamento das obras da Estação de aquicultura. Expôs que o prazo para entrega da estação era outubro do ano passado. Mas, após reunião com os responsáveis pela obra definiu-se como prazo de entrega 13/05/23, porém acredita que este prazo não será cumprido, sendo finalizado a obra provavelmente até o meio deste ano. 1.3 Semana acadêmica Aquicultura; o coordenador Marcos confirmou a data da semana acadêmica para 05, 06 e 07 de junho, a qual já havia passado para os professores colocarem nos plano de ensino. 1.4 Projetos de Monitoria; o coordenador Marcos relatou que teve uma reunião com a Coordenação Acadêmica sobre o prazo para definição dos projetos de monitoria, os quais podem ser encaminhados para coordenação do curso até final de maio de 2023. 2. Ordem do dia: 2.1 Análise e aprovação dos planos de ensino da Engenharia de Aquicultura. O coordenador Marcos comentou que analisou todos os planos de ensino, verificando os procedimentos metodológicos e as novas oportunidades de aprendizado e avaliação. Percebeu que muitos planos não constam as oportunidades de aprendizado apenas de avaliação. Então, colocou uma observação nos planos para acrescentar as oportunidades de aprendizado. Os planos de ensino foram apresentados por fase e o coordenador Marcos apresentou os planos dos professores que não estavam presentes: 1ª fase: CCR de Introdução a Informática, ministrado pelo professor Humberto, avaliação teórica/prática, a NP I e NPII serão aplicadas de forma objetiva via questionário no Moodle e a NP III será apresentação da parte prática apresentada em aula. Apresenta oportunidades de aprendizado e avaliação. CCR de Matemática Instrumental, ministrado pelo professor Carlos Augusto Dagnone, a única coisa que não ficou claro é como será realizado as provas online (momento, local e presencial), será verificado essa informação com o professor. CCR de Química Geral, ministrado pela professora Yasmine, procedimentos metodológicos e avaliação de acordo com o regulamento, sendo necessário apenas deixar mais claro se as provas de recuperação a nota é substitutiva ou mantém a maior nota. CCR de Desenho Técnico, o professor Bruno comentou que a disciplina é prática, faz trabalhos durante o semestre e no final coloca um trabalho com peso maior para avaliar o aprendizado do semestre. A recuperação dos alunos é realizada sempre que identifica dificuldades de aprendizado. CCR de Fundamentos da Crítica Social, ministrado pela professora Raissa, verificou-se a necessidade de ajustar a questão dos encontros/cronograma de aulas, que não estão corretos conforme horário do CCR e faltou colocar oportunidades de aprendizado. O professor Ronan comentou que pode deixar o cronograma de aulas por semana. CCR de Aquicultura Geral I, a professora Maude, apresentou as formas de avaliações e novas oportunidades de aprendizado. Da primeira fase faltou apenas o plano de ensino de Produção textual, porque o professor substituto não tem acesso ainda o portal do professor e provavelmente fará a aprovação ad referendum. 3ª fase: CCR de Geometria analítica e álgebra linear, ministrado pela professora Andresa, apresenta avaliação e oportunidades de aprendizado e avaliação. CCR de Biologia Celular e embriologia, ministrado pelos professores Roberson e Silvia, verificou-se as questões de avaliação e procedimentos. CCR de Física Geral, ministrado pelo professor Gian, analisou o cronograma de aula, procedimentos metodológicos e oportunidades de aprendizado. CCR de História da Fronteira Sul, ministrado pelo professor Miguel, nas avaliações não deixa claro a quantidade de trabalhos e valor dos trabalhos, será questionado o professor sobre isso. CCR de Biologia de animal aquáticas, comentou-se que a parte da avaliação está confusa, têm as Avaliações I e III e não foi identificada a avaliação II. Definiu-se que será encaminhado o plano de ensino para a professora esclarecer as questões de avaliação e também as oportunidades de aprendizado. CCR de Zoologia aquática, ministrado pela professora Karine, verificou-se o plano e está tudo bem descriminado. CCR de Tópicos especiais em aquicultura IV, o professor Ronan comentou que é um componente prático com viagens técnicas, que são dificultadas pela necessidade de recurso para ônibus. Avaliação conforme participação dos alunos nas atividades propostas e oportunidades de avaliação por meio de revisão dos assuntos tratados e momentos para consulta de dúvidas. 5ª fase: CCR de Estágio Curricular Supervisionado I, a professora Maude comentou sobre a avaliação composta pelo relatório final 50% (média das notas dadas pelo supervisor e pelo orientador de estágio) e apresentação pública = 50% (notas banca). Relatou que será concedido ao acadêmico nova oportunidade de reelaboração do relatório final e apresentação pública caso seja necessário. CCR de Iniciação a prática científica, ministrado pelo professor Renato, o coordenador Marcos expôs que verificou o plano de ensino, o qual está conforme as especificações. CCR de Nutrição em aquicultura, a professora Maude abordou sobre a avaliação composta por 4 provas (duas de conteúdo e duas de recuperação), leitura de textos científicos e técnicos da área e seminários. CCR de Biologia e ecologia do solo, ministrado pelo professor Grillo, comentou-se sobre não ter claro os pesos dos trabalhos e quais trabalhos serão aplicados. Os membros do colegiado consideraram a necessidade de verificar com o professor as questões apresentadas (peso e definição dos trabalhos). CCR de Hidráulica, ministrado pela professora Cacea, o coordenador apresentou o plano, sendo necessário ver apenas o detalhamento de oportunidade de aprendizado. 7ª fase. CCR de Biotecnologia aplicada a aquicultura, ministrada pelo professor Roberson, precisa colocar as oportunidades de aprendizado. CCR de Instalações e construções para aquicultura, o professor Ronan relatou que os alunos desenvolverão ao longo da disciplina projetos de empreendimento aquícola, tendo oportunidades de reavaliação durante a execução do projeto. CCR de Piscicultura continental II, o professor Marcos apresentou o cronograma de aula e avaliação composta por provas teóricas (P1 e P2), seminários e trabalho sobre cálculo de indução hormonal TR e recuperação de nota após revisão de conteúdo em aula. CCR de Analise de Alimentos, a professora Maude comentou que é um componente prático com avaliação composta por relatório das atividades em laboratório e participação nas aulas práticas, tendo oportunidades de reelaboração do relatório caso seja necessário. CCR de Meio ambiente, economia e sociedade, ministrado pelo professor Renato, o coordenador Marcos apresentou o plano, sendo necessário ver apenas o detalhamento de oportunidade de aprendizado. Estatística experimental, ministrado pelo professor Humberto, o coordenador Marcos apresentou o plano, procedimentos metodológicos, avaliaçãoes e oportunidades de aprendizado e avalição. 9ª fase: Estagio Curricular II, a mesma metodologia de avaliação do CCR de Estágio I. CCR de Engenharia de sistemas aquícolas, o professor Ronan abordou que a avaliação será composta de duas avaliações teóricas, oportunidades de revisão dos assuntos e avaliação substitutiva. CCR de Teoria cooperativista, ministrado pelo professor Pedro, o coordenador Marcos comentou a descrição dos procedimentos metodológicos, avaliações e recuperações. CCR de Sistemas de recirculação e efluentes da aquicultura, o professor Parra comentou que o conteúdo é trabalhado por meio de aulas teóricas e práticas com visitas e trabalhos dirigidos em produtores aquícolas, laboratório e sistema de recirculação na área experimental do Curso. CCR de Legislação da aquicultura, ministrado pelo professor Renato, avaliação composta por duas avaliações teóricas, atividades e apresentação de seminário, apenas faltou colocar oportunidades de aprendizado. CCR de - Melhoramento genético para aquicultura, o professor Parra comentou que, divide este componente com o professor Marcos, apresentou as formas de avaliação composta por seminários, trabalho experimental e prova escrita. CCR de Introdução ao trabalho de conclusão de curso, o coordenador Marcos comentou que trabalha conteúdos sobre elaboração do projeto de TCC. A avaliação é realizada por meio da apresentação do projeto para banca composta pelo professor da disciplina, quem será orientador do TCC e professor da área, caso seja necessário o aluno poderá reapresentar o projeto. CCR de Trabalho de Conclusão de Curso, o professor Marcos relatou que é desenvolvido o trabalho prático, a escrita e apresentação do trabalho, pode reapresentar o trabalho oral, escrita ou os dois. CCR de Uso de água na aquicultura, o professor Parra comentou que os acadêmicos solicitaram a oferta de este componente, que trabalha a revisão de conteúdos sobre o uso da água e propostas por grupos de práticas. Os planos de ensino apresentados foram aprovados pelo colegiado. 2.2 Análise de quebra de pré-requisito; o coordenador Marcos comentou que, fez quebra de pré-requisitos conforme Ato deliberativo do curso. Trouxe para colegiado analisar a quebra de pré-requisito da aluna Caroline Gnoatto, que solicita a quebra de pré-requisito de Biotecnologia para cursar o CCR de Melhoramento genético para aquicultura. Porém a aluna já pediu quebra do pré-requisito de Genética para cursar Biotecnologia, então, seria a quebra da quebra. O colegiado indeferiu o referido pedido de quebra de pré-requisito. 2.3 Transferências e retornos; O coordenador Marcos relatou que foi aprovado ad referendum as vagas para transferências e retornos conforme a sugestão do OfícioCircular Nº 1/2023 – DPSCG (transf. Interna e Retorno de Aluno Abandono 15 vagas, transferência Externa 18 vagas e retorno de Graduado 17 vagas). O colegiado aprovou a distribuição de vagas de transferências e retornos. 2.4 Cancelamento do CCR de Estágio Curricular Supervisionado II; o coordenador Marcos relatou que o aluno Pedro Augusto Maximowski, solicitou o cancelamento do referido CCR, porém com o cancelamento ele não cursará nenhum CCR do semestre de 2023.1, ficando a baixo do mínimo de créditos. O colegiado indeferiu o pedido de cancelamento e o aluno será orientado sobre a possibilidade de realizar o estágio neste semestre. Não havendo nada mais a tratar, a reunião encerrou-se as 11h30 e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo coordenador do curso, Marcos Weingartner, na condição de presidente do colegiado.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 26 de abril de 2023.
Data de publicação: 16 de novembro de 2023.
Maude Regina de Borba
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul