ATA Nº 3/COLCPLS/UFFS/2020
Aos vinte e cinco dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte, às quinze horas, por meio de videoconferência (Webex), reuniram-se os integrantes para terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Estavam presentes o Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, a Coordenadora Adjunta, Priscila Ribeiro Ferreira, bem como, Alexandre Monkolski, Cristiano Augusto Durat, Christiane Maria Nunes de Souza, Dulce Mara Langhinotti Carpes, Jayne Westphal, Luiz Carlos de Freitas, Marciane Maria Mendes, Martinho Machado Junior, Roberto Antônio Finatto, a professora convidada Silvia Carla Conceição Massagli e, secretariando, a secretaria executiva Secretaria Geral de Cursos, Marize Helena da Rosa Vendler. Justifica-se as ausências dos seguintes membros: Joaquim Gonçalves da Costa e Lucimara Lemiechek, que estão em período de férias. O coordenador expôs a pauta que foi previamente aprovada pelos presentes: 1. PONTOS DE PAUTA: 1.1) Aprovação das Atas 1ª e 2ª de 2020: As atas foram aprovadas com uma sugestão de alteração do professor Roberto, na disposição do conteúdo. 1.2) Curricularização da extensão: O coordenador Gracialino comentou que a curricularização da extensão é estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, a qual foi objeto de estudo em um seminário proposto pela PROGRAD. Expôs que os membros do NDE discutiram sobre a proposta de curricularização da extensão na reunião do NDE. Relatou que, a partir do entendimento da prática como vivência dentro da escola que engloba a extensão, foi elaborado a proposta de curricularização da extensão (Quadro 3 do PPC anexo), conforme segue: 1ª fase, 45h no CCR Organização do trabalho pedagógico: extensão escolar; 2ª fase 45h no CCR Organização do Trabalho Pedagógico: Educação Infantil; 3ª fase, 30h no CCR Didática na Educação Infantil e 45h no CCR Organização do Trabalho Pedagógico: Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano; 4ª fase, 15h no CCR Currículo e Avaliação da Educação Básica, 30h no CCR Organização do Trabalho Pedagógico: Magistério para formação de professores no Ensino Médio e 30h no CCR Organização do Trabalho Pedagógico: Educação de Jovens e Adultos; 5ª fase, 15h no CCR Fundamentos teórico-metodológicos do Ensino da Matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, 15h no CCR Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino da Arte na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 15h no CCR Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 6ª fase, 15h no CCR Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino da História na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 15h no CCR Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Ciências na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 15h no CCR Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino da Educação Física na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 15h no CCR Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino da Geografia na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 7ª fase, 30h no CCR Organização do Trabalho Pedagógico: Educação não formal e profissional; 8ª fase, 15h no CCR História e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais na escola e 75h no CCR Seminários: Socialização de TCC. Estas horas totalizam 475 horas de extensão o que ultrapassa o mínimo de 10% solicitado, o qual no curso de pedagogia seria 325,5 horas de acordo com a proposta de 4 anos de duração do curso. O professor Cristiano comentou que talvez seja necessário realizar alterações na ementa e na metodologia dos componentes curriculares apresentados para atenderem a prática de extensão. O professor Luiz Carlos expôs que o curso de pedagogia consegue atender as horas de extensão porque já tem carga horária de atividades práticas nos componentes curriculares, principalmente nos CCR’s de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP’s). O professor Roberto, questionou se na curricularização da extensão já foi pensado qual as atividades que os estudantes vão realizar nas escolas. O professor Luiz abordou que os CCR’s de OTP’s foram elaborados para os estudantes contribuírem com as escolas desenvolvendo atividades práticas, que serão atividades de extensão. Exemplo, aproveitar o CCR de OTP para pensar na efetivação de projetos. A professora Priscila comentou que os CCR’s de OTP’s têm roteiros de observações, os quais direcionam os alunos no desenvolvimento das atividades nas escolas. O coordenador Gracialino comentou sobre os objetivos dos componentes curriculares que terão carga horária de extensão. O professor Martinho expôs, que montou-se uma comissão institucional para trabalhar a Minuta da Inserção da Extensão nos Currículos. Essa comissão coletará as sugestões dos colegiados de cursos para cada campus emitir um conjunto de sugestões. Relatou que encaminhou o modelo da UFSC de curricularização da extensão como modelo a ser seguido, mas a universidade está construindo um documento próprio e comentou que o encaminhamento das proposta de currricularização da extensão será para a Diretoria de Organização Pedagógica (DOP). Então, entende que a proposta de curricularização da extensão do curso de pedagogia pode ser encaminhada para a DOP. O professor Martinho também, sugeriu que poderia ser pensado como entraria a questão do trabalho remoto na curricularização da extensão. O coordenador Gracialino comentou que O artigo 9ª da Resolução CNE/CES nº 7 veta que as atividades de extensão aconteçam na modalidade a distancia. Colocou em votação a elaboração de um Ato Deliberativo com a proposta apresentada da curricularização da extensão. Os membros do colegiado votaram e aprovaram por unanimidade a proposta apresentada pelo coordenador do curso. 1.3) Balanço do desenvolvimento dos Grupos de Estudo durante a pandemia: O coordenador comentou que na turma de calouro de 56 alunos matriculados tem 26 alunos inscritos nos grupos de estudo, na segunda turma de 40 alunos tem 10 alunos inscritos nos grupos e na terceira turma de 34 alunos tem 16 inscritos nos grupos, com uma média de 48% dos alunos do curso inscritos nos 10 grupos de estudo criados até agora. Nos quatro grupos de estudo que está ofertando, tem efetiva participação de 40% dos alunos inscritos, sendo que os demais não conseguem participar por falta de equipamentos. Considerando que têm vários exemplos de alunas que moram no meio rural e por isso tem dificuldade de participar devido o acesso a internet. O professor Luiz relatou que o centro acadêmico Anita Garibaldi solicitou a criação de grupos online. Dessa forma, na última reunião do colegiado foi definido a criação dos grupos de estudos. Expôs que está trabalhando com 4 grupos, dos quais 3 atendem solicitações do centro acadêmico, e outro grupo é de formação continua de professores da rede estadual. Relatou que a cada encontro tem algum problema de acesso dos alunos, mas os estudos estão fluindo de forma positiva e ao final de cada encontro realiza um debate com os participantes sobre o andamento dos estudos do grupo. Abordou que os grupos estudam temas vinculados ao PPC, o que possibilita vincular o grupos de estudos com projetos de ensino e extensão. Relatou que até 31 de julho tem programação de grupos. A professora Priscila reforçou o tamanho da dificuldade que os alunos tem em participar dos grupos devido as condições da internet. O professor Marinho comentou sobre acesso a internet e a dificuldade de obter equipamentos. Relatou que o laboratório de multimídia do campus está a disposição dos professores. Também, expôs que foi solicitado a aquisição de ultrabooks e notebooks para emprestar aos alunos, bem como a Direção de Campus solicitou que os recursos do campus que são destinados para transporte sejam convertidos em disponibilização de acesso a internet para os estudantes. O coordenador Gracialino expôs, que cerca de 2 meses encaminhou um pedido referente a disponibilização de equipamentos aos professores. Convidou todos os professores e alunos para ofertarem grupos de estudo articulado com o PPC do curso. Relatou a situação de adoecimento e fadiga dos professores e alunos da rede estadual, devido exigência das atividades de aula na modalidade à distancia, bem como abordou que aproximadamente só 30% dos alunos da rede estadual conseguem acompanhar as atividades à distancia. 1.4 Inclusão da professora Silvia Carla Conceição Massagli no NDE: Os membros do colegiado aprovaram a inclusão a professora Silvia Carla Conceição Massagli, como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. Definiu-se que os demais pontos de pauta (1.5) Processos de validação de ACC's: 1.6) Implantação e desenvolvimento do PIBID; 1.7) Evento científico de lançamento do livro pelo grupo Questão Agrária e Juventude Rural; 1.8) Projeto de pesquisa interinstitucional da professora Silvia Carla Conceição Massagli; 1.9) Juramento de colação de grau; 2.0) Processo de redistribuição.) serão tratados na próxima reunião do colegiado. O professor Luis comentou que o processo de seleção do PIBID está aberto para os professores e estudantes. O professor Marinho pediu um parecer referente o processo de redistribuição, para verificar se aceita a redistribuição para uma das vagas do curso de pedagogia que esta previsto para concurso. O coordenador expôs que o curso de pedagogia tem 3 vagas para docente. Definiu-se que os membros do NDE analisaram o processo de redistribuição e apresentaram na próxima reunião um parecer para aprovação do colegiado. Não havendo nada mais a tratar, a reunião foi encerrada às dezesseis horas e trinta minutos e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, secretaria executiva da Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, na condição de presidente do colegiado.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 25 de junho de 2020.
Data de publicação: 16 de setembro de 2022.
Luiz Carlos de Freitas
Presidente do Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul