ATA Nº 11/COLCPLS/UFFS/2021
Ao nono dia do mês de novembro de dois mil e vinte e um, às quatorze horas, por meio de videoconferência (Webex), reuniram-se os integrantes para a décima reunião ordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia - Licenciatura do ano. Estavam presentes: a Coordenadora do Curso em exercício, Priscila Ribeiro Ferreira, bem como, Alexandre Monkolski, Cristiano Augusto Durat, Luiz Carlos de Freitas, Silvia Carla Conceição Massagli, Joaquim Gonçalves da Costa, Christiane Maria Nunes de Souza, Vitor de Moraes, Cristian Pazini, Jayne Westphal, e o assistente em administração Luiz Felipe da Paz, secretário da reunião. A Coordenadora em exercício, Priscila Ferreira, cumprimentou a todos(as) agradecendo a presença e iniciou os trabalhos seguindo para a pauta: 1. EXPEDIENTE; 1.1. Comunicados gerais: 1.1.1 Professora Priscila comentou sobre a demanda de avaliação de Atividades Curriculares Complementares (ACC's) que recebemos via ofício da secretaria acadêmica, mas, devido à situação atual do curso, com a ausência do coordenador titular e considerando que o curso de Licenciatura em pedagogia não possui prováveis formandos para o próximo semestre, será postergada para realização nos próximos meses, com o auxílio de alguns colegas a definir. Além disso, Priscila divulgou evento online (aula inaugural), organizado pelos discentes do curso a ser realizado na presente data, onde sugeriu que todos os acadêmicos do curso se fizessem presentes. Auxiliando na iniciativa, a representante dos acadêmicos no colegiado, Jayne, enviou arte com as informações sobre o evento via whatsapp para divulgação. 1.1.2 Professor Luiz Carlos de Freitas expôs situação relacionada ao corte no pagamento de bolsas do programa "PIBID". Bem como, as atividades realizadas por esse grupo de bolsistas que tiveram um grau de compreensão elevado, entendendo o momento atual de crise e dando continuidade em seus objetivos, atividades e projetos mesmo sem a devida remuneração. 1.1.3 Professor Alexandre Monkolski manifestou apoio ao esclarecimento prestado pelo colega Luiz de Freitas, quanto a suspensão na remuneração dos bolsistas do PIBID. Posto isso, sugeriu a elaboração de uma carta de repudio/indignação sobre o atraso, ou possível corte, nos recursos do programa. 1.1.4 Jayne assumiu a palavra para agradecer a divulgação já feita pela professora Priscila em seu informe. Em seguida, acrescentou novo convite, para o Vigésimo Sétimo (27º) Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia que ocorrerá no próximo final de semana. Jayne ressaltou a importância do evento em nível estadual e comentou sobre os temas que serão abordados, bem como, a programação. 1.1.5 Na sequência, foi comentado sobre a quarta jornada de pedagogia (semana acadêmica de pedagogia). Luiz de Freitas expôs sobre a suspensão da previsão atual do evento, considerando todas as excepcionalidades com as quais o curso se deparou, adiando pra o período sete a onze de março de dois mil e vinte e dois (7 a 11/03/2022). Não havendo mais informes, o grupo passou de imediato à ordem do dia, na qual professora Priscila solicitou inclusão de um ponto: 2.5 Análise e validação de ACC's; Sendo aprovada a solicitação de inclusão por unanimidade, o grupo deu continuidade à sessão. 2. ORDEM DO DIA; 2.1. Aprovação das atas das sessões anteriores; Luiz Felipe comentou sobre as atas pendentes de aprovação e sobre a metodologia proposta para que o colegiado tenha acesso as mesmas. Os documentos serão adicionados em uma pasta do Google Drive, junto a outros documentos relacionados ao curso. Junto às convocações, será enviado sempre o link de acesso a essa pasta. Tal metodologia facilita a consulta a atas antigas, em um momento futuro, caso seja necessário. E também facilita o acesso aos demais documentos relacionados ao curso, como por exemplo: Projeto Pedagógico (PPC), Regimento do Colegiado, Portarias de designação das coordenações e dos grupos de trabalho (Colegiado, NDE, etc.), além de listas atualizadas com informações gerais e de contato de todos os acadêmicos do curso com vínculo ativo com a Universidade. Como o grupo teve dificuldade em acessar tais documentos, Luiz Felipe solicitou acesso ao grupo do colegiado no whatsapp, para que possa ali explicar melhor para aqueles que tiverem dúvidas, como visualizar os documentos. Dessa forma, as atas anteriores da sétima, oitava e nona reuniões ordinárias, bem como, da primeira reunião extraordinária, serão avaliadas na próxima sessão. 2.2 Licença prof. Gracialino; Na sequência, professora Priscila apresentou atualizações acerca da situação de saúde do professor e coordenador de curso Gracialino, que permanecerá em licença por até dois meses, o que pela previsão, coincidirá com o retorno das aulas presenciais. Dessa forma, o colegiado se mostrou de acordo ao encaminhamento de que em seu retorno, Gracialino verificará com as turmas, como ocorrerá a continuidade das aulas, encerrando a "situação incompleta" registrada para os referidos CCR's. 2.3. Contratação de professores efetivos; Professora Silvia Massagli assumiu a palavra relatando como foi sua experiência participando de bancas do processo seletivo para contratação dos professores efetivos no campus, na área da pedagogia / educação infantil. Silvia lembrou que foram trinta inscritos para uma vaga, onde quatro poderiam permanecer em lista de espera. Contudo, houve apenas três aprovados. Priscila então, lembrou que existem outras vagas a serem preenchidas no campus, no quadro de docentes, considerando a saída de alguns colegas por motivos diversos. Nesse sentido, ela sugeriu que o colegiado do curso elabore um documento, destinado à gestão do campus, e se necessário, também à reitoria, solicitando a imediata contratação dos professores de concursos ainda vigentes para ocupação dessas vagas. Com a ciência de que o termo "imediato" nesse contexto, considerando todo o processo burocrático e prazos disponibilizados aos envolvidos, pode ser de semanas a meses. Outros membros do colegiado também comentaram sobre a importância de se providenciar e agilizar esse processo de contratação. Cristiano e Luiz de Freitas pontuaram que: Além das inúmeras demandas que o curso tem com o passar dos semestres e aumento no número de turmas, com o quadro de docentes defasado. A Universidade corre o risco, com esse excesso de burocratização e falta de agilidade nos processos, de perder a oportunidade de contar com esses poucos profissionais que foram aprovados no processo seletivo, considerando que os mesmos podem acabar sendo chamados em outras instituições nesse período. O que seria trágico para o andamento do curso. Posto isso, o colegiado aprovou por unanimidade o encaminhamento proposto. 2.4. Solicitações de Quebra de pré-requisitos; Em seguida, Luiz Felipe informou ao grupo sobre o fluxo e quantidade de requerimentos recebidos que solicitam quebra de pré-requisitos, tratam-se de três requerimentos de dois acadêmicos apenas, cujas informações estão disponíveis em planilha do Google Docs disponibilizada pela secretaria acadêmica. A acadêmica Gabrielle Klein Silva solicitou quebra dos requisitos para poder cursar o CCR: GCH984 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; E a acadêmica Juliana Paula Machovski solicitou a mesma operação para poder cursar os CCR's: GLA216 - Fundamentos teóricos metodológicos do ensino da língua portuguesa na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e GCH984 - Fundamentos teóricos metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Após discussão entre os membros do colegiado, foi constatado que a maioria das pendências identificadas na integralização das matrizes dos acadêmicos, é uma ocorrência comum, bem como, ocasionada por situações atípicas, que não dependiam do aproveitamento e/ou atenção dos mesmos. Dessa forma, foi proposto o seguinte encaminhamento: Solicitar ao Departamento de Controle Acadêmico (DCA), a remoção da checagem de pré requisitos para as seguintes turmas, devido às questões expostas acima, os requerimentos recebidos, bem como, o prazo que outros estudantes ainda tem para incluir essas disciplinas (com pré-requisitos quebrados) via portal do aluno, através da inclusão extraordinária, fazendo com que o número atual, extremamente baixo de matriculados nessas disciplinas melhore: Turma 33346 - GCH984 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e anos iniciais (...) - Turma A; Turma 33347 - GCH984 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e anos iniciais (...) - Turma B; Turma 33348 - GCH984 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e anos iniciais (...) - Turma A; Turma 33349 - GCH984 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e anos iniciais (...) - Turma B; Turma 33350 - GLA216 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua portuguesa na educação infantil (...) - Turma A; Turma 33351 - GLA216 - Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua portuguesa na educação infantil (...) - Turma B. 2.5 Análise e validação de ACC's; Na sequência, professora Priscila comentou sobre período complicado em que todos estão se desdobrando por conta das inúmeras demandas, considerando a falta de professores no quadro, bem como, ausência de alguns por motivos diversos, a exemplo do próprio coordenador do curso. Nesse sentido, Priscila solicitou algum voluntário para colaborar no atendimento à demanda de avaliação das solicitações de validação de ACC's. Pela qual, ela mesma foi responsável por muitos semestres, não só em pedagogia, como em outros cursos. No entanto, nesse momento, por acumular a função de coordenadora do curso, não terá como assumir essa responsabilidade. Diante do exposto, professor Vitor de Moraes informou que não poderá auxiliar devido ao fato de também estar acumulando função de coordenação em outro curso, onde existem formandos que demandam ainda mais urgência nessa mesma questão das ACC's. Pediu a palavra então o professor Luiz de Freitas, que se disponibilizou a colaborar com essa demanda. Em seguida, Priscila agradeceu a disponibilidade do professor, e o assistente administrativo Luiz Felipe informou que estará a disposição para auxiliar no sentido de explicar como funciona o processo de avaliação desses requerimentos, agora que é feito via planilhas online, e também para sanar dúvidas durante o processo. Principalmente porque, é o próprio Luiz Felipe, que fica responsável pelo registro dessas atividades, após avaliação, no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezesseis horas e, eu, Luiz Felipe da Paz, assistente em administração da Secretaria Geral de Cursos (SEGEC-LS), lavrei a presente ata que após ser apresentada aos membros e aprovada, será assinada por mim e pela coordenadora do curso em exercício, Priscila Ferreira, na condição de presidente do colegiado.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 09 de novembro de 2021.
Data de publicação: 22 de dezembro de 2021.
Gracialino da Silva Dias
Presidente do Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul