ATA Nº 12/CONSCCH/UFFS/2015

ATA DA 11ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e quinze, às treze horas e quarenta e oito minutos, no auditório do Bloco A do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS realizou-se a 11ª Sessão Ordinária do Conselho do campus, presidida pela Diretora do Campus Chapecó e presidente do Conselho, Lísia Regina Ferreira Michels. Compareceram à sessão os conselheiros: Ana Claudia Lara Prado (coordenadora administrativa); Janaína Gularte Cardoso, Jorge Luis Mattias, Fernando Grison, Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann, Renato Viana Boy, Ricardo Alberto Scherma, Ivan Paolo de Paris Fontanari, Mauricio Jose Siewerdt, Santo Gabriel Vaccaro, Maria da Conceição de Oliveira (coordenadores de cursos de graduação); Oto João Petry, Rosane Rossato Binotto (coordenadores de curso pós-graduação); Monica Hass, Solange Maria Alves, Mauro Leandro Menegotto, Fernando Perobelli Ferreira, Roberto M. Dall'Agnol e Denio Duarte (representantes docentes); Luciano Pessoa de Almeida, Diego de Souza Boeno, Tiago Boldrin (representantes TAEs); Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Francine Mendes (representante discente de graduação); Gilberto Ferreira (representante TAE); Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Alexandre Mauricio Matiello (coordenador acadêmico); Marco Aurélio Spohn, Nilce Fátima Scheffer (coordenadores de cursos de graduação); Não compareceram à sessão os conselheiros: Valéria Silvana Faganello Madureira, (coordenadora de curso de graduação); Claudia Rost Snichelotto (coordenadora de curso de pós-graduação); Josimar Perreira da Silva (representante discente de graduação); Juliane Aparecida Schneider (representante discente de pós-graduação); Fernanda Fabiana Ledra (presidente do conselho comunitário do campus); Rogério Luiz Zanini (comunidade externa). Verificada a existência de quórum, a presidente declarou aberta a sessão e passou-se ao expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 10ª Sessão Ordinária de 2015: aprovada sem ressalvas. 1.2 Comunicados: o técnico Luciano Pessoa de Almeida informou que conforme determina a Portaria n 1231/GR/UFFS/2015, a comissão elaborou o Plano de Ação para Arborização do Campus Chapecó. O plantio está previsto para o dia 19 de dezembro e será divulgado para que a comunidade universitária possa participar do plantio das mudas. As mudas foram doação do Horto Botânico da prefeitura de Chapecó. São ipês, pau-ferros, tipuanas, sibipirunas, caroba, ingá feijão, vacum, angico, tarumã, camboatá, jambolão, ipês roxos e amarelos. As árvores, que têm, em média, 1,8 metro, estão entre os blocos A e B, no caminho até o bloco de Sala dos Professores, no estacionamento principal e na rua de acesso aos laboratórios. Também contribuiu a entidade que doou as estacas e os fitilhos (para amarrio), a Escola de Coaching Express. A professora Rosane Rossato Binotto informou que estão abertas até 4 de janeiro, inscrições para interessados em cursar o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó podem se inscrever no processo seletivo 2016.1. Voltado especialmente para professores de Matemática no exercício da docência, o PROFMAT prevê a concessão de bolsas, pela CAPES, para quem estiver lotado no Ensino Básico da Rede Pública de ensino. A presidente informou que foi aprovado novo Programa de Mestrado, em História, e será ofertado no Campus Chapecó. A presidente informou que de 4 de janeiro até o fim do mês, os servidores realizarão expediente externo de seis horas: na segunda-feira, das 12h às 18h, e nos demais dias da semana, pela manhã, das 7h30min às 13h30min. Encerrados os comunicados passou-se a apresentação da ordem do dia: 2.1 – Definição do Presidente e Vice-Presidente das Comissões Permanentes; 2.2 – Processo 23205.005301/2014-96 – Ampliação da oferta de vagas no curso de Agronomia; 2.3 – Homologação do colegiado de Agronomia; 2.4 – Endossos para o Laboratório de Arqueologia; 2.5 – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de campus em 2016. A coordenação do Curso de  Ciências Sociais solicitou inclusão de ponto de pauta (i) Requerimento do Curso de Ciências Sociais – Discussão. A coordenação do Curso de Filosofia solicitou inclusão do ponto de pauta (ii) Homologação do colegiado de Filosofia. Após ajustes a pauta foi aprovada conforme segue: 2.1 Requerimento do Curso de Ciências Sociais – Discussão; 2.2 Homologação do colegiado de Filosofia; 2.3 Definição do Presidente e Vice-Presidente das Comissões Permanentes; 2.4 – Processo 23205.005301/2014-96 – Ampliação da oferta de vagas no curso de Agronomia; 2.5 – Homologação do colegiado de Agronomia; 2.6 – Endossos para o Laboratório de Arqueologia; 2.7 – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2016. Passou-se ao item 2.1 Requerimento do Curso de Ciências Sociais – Discussão. O professor Ivan Paolo de Paris Fontanari realizou a leitura do Requerimento 03/CCLCS-CH/UFFS/2015, no qual  relata fatos referentes a violência física e psicológica, descriminação e desrespeito ocorridos com alunos da graduação no Campus Chapecó. Após manifestações dos membros do conselho ficou deliberado pela elaboração de Moção de Repúdio coibindo qualquer tipo de violência e discriminação no Campus Chapecó. A Moção de Repúdio será apreciada na sessão do dia 23 de fevereiro de 2016. 2.2 – Homologação do colegiado de Filosofia; O coordenador do curso, prof. Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann, apresentou para homologação a seguinte composição, eleita no colegiado do curso de Filosofia: I – Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann, siape 2028032 – presidente - coordenador do curso; II – Newton Marques Peron, siape 2124211 – coordenador adjunto; III – Ediovani Antonio Gaboardi, siape 1715172 – coordenador de estágios; IV – Arturo Fatturi, siape 1328652 – titular; V – Evandro Bilibio, siape 1931137 – suplente; VI – Clovis Brondani, siape 1656047 – titular; VII – Rogério Vaz Trapp, siape 1929330 – suplente; VIII – Odair Neitzel, siape 1983663 – titular; IX – Ricardo Niquetti, siape 1474213 – suplente; X – Juliano Paccos Caram, siape 1804486 – representante do Domínio Comum titular; XI – representante do Domínio Comum suplente – Vacante; XII – Márcia Andréia Triches, siape 2212284 – representante do Domínio Conexo titular; XIII – Antônio Valmor de Campos, siape 1804267 – representante do Domínio Conexo suplente; XIV – Daniele de Oliveira Freitas, siape 1952619 – representante técnico-administrativo em educação titular; XV – Amanda Trindade Castro da Silva, siape 2155326 – representante técnico-administrativo em educação suplente; XVI – Tailon Lucas Testa, matrícula 1411701013 – representante discente titular; XVII – Murilo Delazeri, matrícula 1421701005 - representante discente suplente; XVIII – Maurício Francisco Schiehl, matrícula 1321701004 – representante discente titular; XIX – Luan Paulo Pereira, matrícula 1221701010 – representante discente suplente. A composição do colegiado foi aprovada conforme apresentada por consenso. A Secretaria publicará resolução. 2.3 – Definição do Presidente e Vice-Presidente das Comissões Permanentes; A presidente do conselho informou que conforme determina o Regimento Interno do Conselho de Campus, deverá ser realizada a escolha dos Presidentes e Vice-presidentes das Comissões Permanentes. Após escolha dentre os membros ficaram definidos os seguintes nomes: Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação: Presidente: Rosane Rossato Binotto e Vice-presidente: Solange Maria Alves. Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura, Presidente: Monica Hass, Vice-Presidente: Fernando Perobelli Ferreira. Comissão Permanente de Administração, Presidente: Roberto Mauro Dall'Agnol, Vice presidente: Diego de Souza Boeno. 2.4 – Processo 23205.005301/2014-96 – Ampliação da oferta de vagas no curso de Agronomia; O professor Oto João Petry relatou o parecer da comissão nomeada para fundamentar a matéria. A comissão apresentou estudo de impacto da criação de uma segunda entrada no curso sobre a carga horária docente, considerando domínio comum e conexo e estudo de impacto sobre a infraestrutura disponível no Campus para as atividades de ensino, considerando domínio comum e conexo. A ampliação da oferta de vagas no curso de Agronomia foi aprovada por maioria dos membros e será encaminhada para a Câmara de Graduação para apreciação. 2.5 – Homologação do colegiado de Agronomia; O coordenador do curso, professor Jorge Luis Mattias informou que conforme eleição realizada no colegiado de Agronomia, a composição do colegiado foi eleita conforme composição: I – Jorge Luis Mattias, siape 1914982 – presidente - coordenador do curso; II – James Luiz Berto, siape 1911628 – coordenador adjunto; III – Marco Aurélio Tramontin da Silva, siape 1862788 – coordenador de estágios; IV – Samuel Mariano Gislon da Silva, siape 1348421– titular; V – Arlindo Cristiano Felippe, siape 1643731 – suplente; VI – Clévison Luiz Giacobbo, siape 1603635 – titular; VII – Roberto Carlos Pavan, siape 2023111 – suplente; VIII – Fernando Perobelli Ferreira, siape 1453609 – titular; IX – Geraldo Ceni Coelho, siape 1771710 – suplente; X – Siumar Pedro Tironi, siape 1810571 – titular; XI – Fernanda Hentz, siape 2246400 – suplente; XII – Rosiane Berenice Nicoloso Denardin, siape 1837747– titular; XIII – Valdecir José Zonin, siape 2059120 – suplente; XIV – Representante do Domínio Comum titular – Vacante; XV – Representante do Domínio Comum suplente – Vacante; XVI – Marcos Roberto dos Reis, siape 1801341 – representante do Domínio Conexo titular; XVII – Vitor José Petry, siape 1687919 – representante do Domínio Conexo suplente; XVIII – Luciano Pessoa de Almeida, siape 2089737 – representante técnico-administrativo em educação titular; XIX – Jonas Goldoni, siape 1894028 – representante técnico-administrativo em educação suplente; XX – Diluan Luiz Palombit, matrícula 1511501008 – representante discente titular; XXI – Lucas Andrey Schwerz, matrícula 1411501002 – representante discente suplente; XXII – Karina Panizzi Sorgatto, matrícula 1321501039 - representante discente titular; XXIII – Tainá Emanuelen Zanetti, matrícula 1321501012 – representante discente suplente; XXIV – Alessandro Rudinei Fidrigeski, matrícula 1421501015 - representante discente titular; XXV – Carlos Alberto Liler, matrícula 1421501030 – representante discente suplente. A composição do colegiado foi aprovada conforme apresentada por consenso. A Secretaria publicará resolução. 2.6Endossos para o Laboratório de Arqueologia; O professor Jaisson Teixeira Lino fez uma apresentação do Regulamento para fornecimento de endossos institucionais, LUPA – Laboratório Universitário de Patrimônio e Arqueologia, conforme descrito a seguir: Apresentação: Arqueólogos que desenvolvem pesquisas acadêmicas e contratuais (licenciamento de obras) devem obrigatoriamente obter o apoio institucional de laboratórios de arqueologia vistoriados e credenciados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Deste modo, o LUPA, após vistoria do IPHAN realizada no mês de maio de 2015, pretende ofertar tais endossos institucionais, de acordo com as regras e procedimentos descritos neste documento. Objetivo geral: Fornecer endossos institucionais para pesquisas arqueológicas, de acordo com regras e procedimentos contidos neste documento. Objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de acervo arqueológico; 2. Gestão do patrimônio cultural; 3. Geração de recursos para manutenção dos acervos, fomento para pesquisas acadêmicas e compra de equipamentos; 4. Bolsas e voluntariado para pesquisa, ensino e extensão; 5. Obtenção de fontes para pesquisas nos mais diversos níveis acadêmicos; 6. Núcleo gerador de museu universitário. Contrapartida dos solicitantes: Pagamento de recursos financeiros, respeitando-se a natureza de cada tipo de trabalho arqueológico. As cobranças incidirão sobre uma porcentagem do valor total de cada projeto: a) diagnóstico 3%; b) levantamento 5%; c) monitoramento 5%; d) salvamento 10%. Contrapartida do LUPA: Realizar a gestão adequada do acervo arqueológico e manter o laboratório em condições exigidas pelo IPHAN. Formas de repasse dos recursos: 1. Depósitos em conta bancária da instituição (geral ou específica do laboratório); 2. Do tipo permuta (repasse direto de equipamentos, recursos para pesquisa como diárias, passagens, etc.). Destino dos recursos: Os recursos financeiros serão destinados à: a) gestão dos acervos; b) bolsas para alunos de graduação e pós-graduação; c) aquisição de equipamentos e mobiliário; d) projetos de pesquisa acadêmica; e) eventos científicos; f) projetos de educação patrimonial (exposições em escolas e outras instituições). Procedimento para o fornecimento de endossos: Para cada solicitação de endosso, uma comissão será encarregada de avaliar e encaminhar deferimento ou indeferimento. Esta comissão será composta pelo coordenador do LUPA, pelo coordenador do curso de História e por um membro do colegiado de História. Regras para o recebimento de material: Para cada tipo de material arqueológico a ser recebido (lítico, cerâmica, esqueletos, metais, etc.) serão estabelecidas regras para o adequado recebimento, como os tipos de caixas, embalagens, etiquetas a serem exigidos para o arqueólogo que solicitou o endosso. Após as manifestações de membros, o Conselho deliberou pelo encaminhamento da matéria para adequações a Comissão de Administração. 2.7 – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2016. A presidente expôs que para o ano de 2016, faz-se necessário a organização do calendário das sessões. Após consenso dos membros, ficou definido as seguintes datas: 1ª Sessão Ordinária 23 de fevereiro (terça-feira) 13h30, 2ª Sessão Ordinária 22 de março (terça-feira) 13h30, 3ª Sessão Ordinária 20 de abril (quarta-feira) 13h30, 4ª Sessão Ordinária 24 de maio (terça-feira) 13h30, 5ª Sessão Ordinária 22 de junho (quarta-feira) 13h30, 6ª Sessão Ordinária 27 de julho (quarta-feira) 13h30, 7ª Sessão Ordinária 24 de agosto (quarta-feira) 13h30, 8ª Sessão Ordinária 20 de setembro (terça-feira) 13h30, 9ª Sessão Ordinária 19 de outubro (quarta-feira) 13h30, 10ª Sessão Ordinária 23 de novembro (quarta-feira) 13h30 e 11ª Sessão Ordinária 07 de dezembro (quarta-feira) 13h30. A Secretaria publicará resolução. Sendo dezessete horas e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Noemia Salete Wismann, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue devidamente assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 09 de dezembro de 2015.
Data de publicação: 15 de maio de 2018.

Lísia Regina Ferreira
Presidente do Conselho de Campus Chapecó

Documento Histórico

ATA Nº 12/CONSCCH/UFFS/2015