ATA Nº 1/CONSCCH/UFFS/2016
Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezesseis, às treze horas e quarenta e nove minutos, no auditório do Bloco B do campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, realizou-se a 1ª Sessão Ordinária do Conselho do campus, presidida pela diretora da UFFS - campus Chapecó e presidente do Conselho, Lísia Regina Ferreira Micheles. Compareceram à sessão os conselheiros: Alexandre Maurício Matiello (coordenador acadêmico); Ana Claudia Lara Prado (coordenadora administrativa); Janaina Gularte Cardoso, Jorge Luis Mattias, Marco Aurélio Spohn, Fernando Grison, Renilda Vicenzi, Ricardo Alberto Scherma, Ivan Paolo de Paris Fontanari, Maurício José Siewerdt, Santo Gabriel Vaccaro, Maria Conceição de Oliveira (coordenadores de cursos de graduação); Mary Neiva Surdi da Luz (coordenadora de curso pós-graduação); Mauro Leandro Menegotto, Roberto Mauro Dall’Agnol, Denio Duarte (representantes docentes); Luciano Pessoa de Almeida, Diego de Souza Boeno, Tiago Boldrin (representantes TAE); Juliane Aparecida Schneider (representante discente de pós-graduação). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Alexander Garcia Parker (coordenador de curso de graduação); Solange Maria Alves (coordenador de curso pós-graduação); Maria Helena Baptista V. Cordeiro, Siumar Pedro Tironi (representantes docentes). Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Nilce Fátima Scheffer e Milton Kist (coordenador de curso de graduação); Rosane Rossato Binotto e Vitor José Petry (coordenador de curso de pós-graduação);Julio Henrique de Oliveira Teixeira e Gilberto Ferreira, (representantes TAE); Josimar Perreira da Silva (representante discente graduação). Não compareceram à sessão os conselheiros: Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann (coordenador de curso de graduação); Delmir José Valentini e seu suplente Antonio Marcos Myskiw (coordenador de curso de pós-graduação); Fernanda Fabiana Ledra e seu vice Marcio Fortes (presidente do Conselho Comunitário); Fernando Perobelli Ferreira e seu suplente Ederson do Nascimento (representantes docentes); Wadson Faustino Camargo Noronha e sua suplente Francine Mendes (representantes discentes de graduação); Lizeu Mazzioni e sua suplente Sinara Perosa (representante da comunidade externa). Verificada a existência de quórum, a presidente declarou aberta a sessão e passou-se ao expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2015: aprovada por unanimidade sem ressalvas. 1.2 Comunicados: a presidente solicitou que cada conselheiro acesse o moodle cooperação para que seja possível cadastrá-los para habilitar curso para o conselho. Informou que nos dias 07 a 09/03 serão recebidas as comissões de avaliação do curso de Agronomia e acompanhamento do curso de Medicina. A coordenadora administrativa fez um breve relato sobre a situação das obras; relatou que a partir de 07/03 haverá nova empresa terceirizada atuando no campus; informou que há nova empresa atuando no restaurante universitário. O coordenador acadêmico fez um breve relato dos eventos que serão realizados no campus e repassou orientações a respeito do Plano Anual de Atividades Docentes. Encerrados os comunicados passou-se a apresentação da ordem do dia: 2.1 Requerimento do curso de Ciências Sociais – apreciação de moção de repúdio; 2.2 Homologação da composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática; 2.3 Plano Anual de Atividades (PAA) – definição de data limite para apresentação do PAA e definição de data para realização de sessão extraordinária para aprovação dos mesmos. A presidente solicitou inclusão de três pontos na pauta sendo (i) Composição de comissão para criação das unidades acadêmicas; (ii) Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó – discussão referente a distribuição de valores para o exercício 2016; (iii) Homologação de composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia; o conselheiro Tiago Boldrin solicitou inclusão de ponto (iv) Valores cobrados por refeição no restaurante universitário e condições de alimentação no campus. Após apreciação a ordem do dia foi aprovada da seguinte forma: 2.1 Composição de comissão para criação das unidades acadêmicas; 2.2 Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó – discussão referente a distribuição de valores para o exercício 2016; 2.3 Homologação de composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia; 2.4 Valores cobrados por refeição no restaurante universitário e condições de alimentação no campus; 2.5 Requerimento do curso de Ciências Sociais – apreciação de moção de repúdio; 2.6 Homologação da composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática; 2.7 Plano Anual de Atividades (PAA) – definição de data limite para apresentação do PAA e definição de data para realização de sessão extraordinária para aprovação dos mesmos. Passou-se ao item 2.1 Composição de comissão para criação das unidades acadêmicas: a presidente apresentou a necessidade de criação de comissão para discussão da constituição das unidades acadêmicas de base no âmbito do campus Chapecó. Após ampla discussão foi colocada em votação proposta de criação de fórum a nível de campus, a exemplo do que foi feito com o fórum das licenciaturas, a proposta obteve 23 (vinte e três) votos favoráveis e registrou-se 1 (uma) abstenção, restando aprovada a criação do fórum. Em seguida discutiu-se a constituição do fórum sendo proposto que a coordenação permaneça sob responsabilidade de membros das comissões permanentes do conselho de campus, com a atribuição de envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica. Em regime de votação a proposta de que a coordenação do fórum seja feita por dois representantes de cada comissão permanente do conselho de campus obteve 22 (vinte e dois) votos favoráveis e registrou-se 2 (duas) abstenções. Cada comissão deverá encaminhar o nome dos dois representantes para secretaria de direção e órgãos colegiados. A comissão deverá apresentar a proposta de como serão encaminhados os trabalhos na 3ª sessão ordinária do conselho a realizar-se em 20/04/2016. Passou-se ao item 2.2 Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó – discussão referente a distribuição de valores para o exercício 2016: a presidente informou a necessidade de criação de comissão a fim de discutir a distribuição de valores disponíveis para o exercício 2016 nas rubricas: material de expediente, diárias e passagens, auxílio a eventos docentes e material de laboratório e áreas experimentais. A comissão ficou constituída por: diretora do campus – Lísia Regina Ferreira Michels, coordenador acadêmico – Alexandre Maurício Matiello, coordenadora administrativa – Ana Claudia Lara Prado, chefe da assessoria de planejamento e gestão ambiental – José Valci Perreira Rios, coordenador adjunto de laboratórios – Rodrigo Rodrigues, coordenador adjunto de áreas experimentais – Siumar Tirone, um representante da Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação, um representante da Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura e um representante da Comissão Permanente de Administração. A comissão tem como atribuições (i) estabelecer critérios para divisão do orçamento exercício 2016 no âmbito do campus Chapecó referente às rubricas supracitadas; (ii) os resultados devem ser apresentados na 3ª sessão ordinária de 2016 que será realizada em 20 de abril de 2016. Os conselheiros deliberam que os nomes dos membros representantes das comissões serão apresentados pelos respectivos presidentes até o dia 29/02 para publicação de resolução. Passou-se ao item 2.3 Homologação de composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia: a presidente realizou a leitura do memorando no 29/CCLG-CH/UFFS/2015 que apresenta a composição do colegiado sendo: I – Coordenador do Curso: Ricardo Alberto Scherma; II – Coordenador Adjunto: Marlon Brandt; III – Coordenador de Estágios: Willian Simões; IV – Representantes Docentes do Domínio Comum: Camila Caraceli Scherma (titular) e Josiane de Menezes Sternadt (suplente); V – Representantes Docentes do Domínio Conexo: vago (titular) e vago (suplente); VI – Representantes Docentes do Domínio Específico: Adriana Maria Andreis (titular) e vacante (suplente); Ederson do Nascimento (titular) e vacante (suplente); Igor de França Catalão (titular) e vacante (suplente); Lídia Lúcia Antongiovanni (titular) e vacante (suplente); Willian Zanete Bertolini (titular) e vacante (suplente); VII – Representantes Discentes: Lucas Azeredo Rodrigues (titular) e Andressa Krieser Bauermann (suplente); Daniel Santos (titular) e Lidiane Iczak (suplente); Wagner Weiand (titular) e João Henrique Zöehler Lemos (suplente); VIII – Representante Técnico Administrativo em Educação: Dariane Carlesso (titular) e Cassiane Anghinoni (suplente). Colocada em votação a composição foi aprovada por unanimidade. Atendendo ao que estabelece o Regulamento da Gradução será publicada resolução homologando a composição do colegiado. Passou-se ao item 2.4 Valores cobrados por refeição no restaurante universitário e condições de alimentação no campus: o conselheiro Tiago Boldrin questionou os valores cobrados pelo restaurante universitário, alegou que o valor é incompatível com a qualidade e variedade de alimentos servidos quando comparado a outros restaurantes no centro da cidade. Após discussão os conselheiros deliberaram pela redação de documento que será apreciado pelo conselho em sua 2ª sessão ordinária e após remetido ao CONSUNI pautando as dificuldades de alimentação enfrentadas pelos servidores no campus. Passou-se ao item 2.5 Requerimento do curso de Ciências Sociais – apreciação de moção de repúdio: apreciada a moção de repudio restou aprovada por unanimidade a redação proposta: “O Conselho do Campus Chapecó, instância deliberativa no âmbito do campus universitário vem a público manifestar veemente seu repúdio aos atos de violência e discriminação ocorridos no Campus Chapecó durante o mês de dezembro de 2015. É emblemático que em pleno século XXI, no Brasil atual que ergue a bandeira da democracia e dos direitos humanos, ocorram fatos de discriminação e violência no ambiente universitário. A violência e os atos de discriminação e preconceito violam à constituição brasileira e os direitos universais. Ao repudiar essas ações, o Conselho do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul reafirma seu compromisso com a defesa da legislação da República Federativa do Brasil, em particular de sua Constituição, e ressalta a importância da garantia dos direitos humanos que são inalienáveis e foram incluídos como cláusulas pétreas de nossa Carta Magna, conforme constam em seu Art. 5º. Diante dessa realidade, o Conselho do Campus solidariza-se com todas as vítimas de discriminação e violência e reafirma que a nossa luta pela defesa da vida e da dignidade humana. Desse modo, repudiamos qualquer tipo de discriminação, racismo xenofobia, etnocentrismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, e qualquer tipo de violência. Assim, repudiamos toda e qualquer tentativa de discriminar, expor, humilhar, ridicularizar, desqualificar, atacar a honra moral, violar os direitos humanos e de praticar violência contra qualquer ser humano. Neste sentido, a violência física ou psicológica e o desrespeito, devem ser combatidos pela comunidade acadêmica e regional da UFFS.” Os conselheiros deliberaram pelo envio da moção ao e-mail de todos os acadêmicos e servidores do campus, além de publicação na página do conselho e divulgação na página do campus. Passou-se ao item 2.6 Homologação da composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática: a presidente realizou a leitura do memorando no 1/CCM-CH/2016/2016 que apresenta a composição do colegiado sendo I – Coordenadora do Curso: Nilce Fátima Scheffer; II – Coordenador Adjunto: Milton Kist; III – Coordenadora de Estágios: Marisol Vieira Melo; IV – Representantes Docentes do Domínio Comum: Lúcia Menoncini (titular) e Jean Franco Mendes Calegari (suplente); V – Representantes Docentes do Domínio Conexo: Janice Teresinha Reichert (titular) e Marcos Roberto dos Reis (suplente); VI – Representantes Docentes do Domínio Específico: Pedro Augusto Pereira Borges (titular) e Ana Maria Basei (suplente); Rosane Rossato Binotto (titular) e vacante (suplente); Vitor José Petry (titular) e Edson Ribeiro dos Santos (suplente); VII – Representantes Discentes: Jardel Lansing (titular) e Angelica Elis Heineck (suplente); Heitor do Nascimento Golfe (titular) e Niara Caroline Tussi (suplente); VIII – Representante Técnico Administrativo em Educação: Cassiane Anghinoni (titular) e Rozilene Bellaver (suplente). Colocada em votação a composição foi aprovada por unanimidade. Atendendo ao que estabelece o Regulamento da Gradução será publicada resolução homologando a composição do colegiado. Passou-se ao item 2.7 Plano Anual de Atividades (PAA) – definição de data limite para apresentação do PAA e definição de data para realização de sessão extraordinária para aprovação dos mesmos: a presidente leu o MC 12/GR/UFFS/2015 que orienta sobre a apresentação e avaliação do Plano Anual de Atividades e do Relatório Anual de Atividades dos Docentes. Considerando que o PAA deve ser homologado pelo conselho o 50º dia letivo, ou seja 29/04/2016, conforme orientação, os conselheiros deliberaram pela realização de sessão extraordinária no dia 12 de abril (terça-feira), com início às 13h30. Sendo dezesseis horas e cinquenta minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Josiane Heinrich Garlet, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue devidamente assinada por mim e pela presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 23 de fevereiro de 2016.
Data de publicação: 15 de maio de 2018.
Lísia Regina Ferreira
Presidente do Conselho de Campus Chapecó