ATA Nº 1/CONSCCH/UFFS/2018

Ata da 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2018 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às treze horas e cinquenta minutos, no auditório do Bloco dos Professores do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, realizou-se a 1ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pela diretora do Campus Chapecó e presidente do Conselho Lísia Regina Ferreira Michels. Compareceram à sessão os conselheiros: Rosane Rossato Binotto (coordenadora acadêmica); Ana Claudia Lara Prado (coordenadora administrativa); Moacir Francisco Deimling, Samuel Mariano Gislon da Silva, Emilio Wuerges, Eleine Maestri, Diego Anderson Hoff, Nedilson Lauro Brugnera, Renilda Vicenzi, Monica Hass, Jane Teresinha Donini Rodrigues, Luciano Melo de Paula, Milton Kist (coordenadores de cursos de graduação); Angela Derlise Stübe, Janice Teresinha Reichert, (coordenadores de curso de pós-graduação); Valdete Boni, Patricia Gräff, João Guilherme Dal Belo Leite, Roberto Mauro Dall'Agnol, Joanna Darc Lyra Batista (representantes docentes); Diego de Souza Boeno, Daiane Lemes Pereira (representante dos TAE’s); João Vitor Lombardi Reginato (representante discente) Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade; William Zanete Bertolini (coordenador adjunto de graduação); Ronei Arno Mocellin (representante docente); Roseni Maria Zuconelli (representantes TAE); Katia Aparecida Rodrigues (representante discente); Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Oto João Petry e sua suplente Adriana Maria Andreis (coordenadores de curso pós-graduação), Edson da Silva e seu suplente Luciano Pessoa de Almeida, Rozilene Bellaver, (representantes TAE'S); Regiani Rolim de Moura (representante discente). Não compareceram à sessão os conselheiros: Maria Conceição de Oliveira (Coordenadora de curso de Graduação); (Rivaldo de Almeida Arruda e sua suplente Keli Aparecida Della Libera (representantes discentes). Verificada a existência de quórum, a presidente declarou aberta a sessão e passou-se ao expediente: 1.1 Aprovação da Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2017. Em aprovação, a ata foi aprovada por unanimidade, sem ressalvas. 1.2 Comunicados: A Presidente informou aos conselheiros que a partir do dia cinco de março de dois mil e dezoito iniciarão duas obras de reformas e reparos para solucionar os problemas de infiltração e goteiras dos blocos A e B, a presidente informou que foi solicitado à Coordenação Acadêmica que observe a ocupação das salas, durante os períodos matutino e vespertino, evitando ocupar as extremidades dos blocos, para que os ruídos das obras não interfiram nas aulas. A presidente informou também que há uma perspectiva de remanejamento de recursos para a conclusão do bloco C. Foi repassado aos conselheiros, pela presidente, que no mês de abril será lançado um edital para bolsas de iniciação científica, sendo que as propostas de projeto poderão ser apresentadas até o final do primeiro semestre. Com relação ao orçamento para compra de passagens aéreas, a presidente informou que foi celebrado um contrato emergencial de seis meses com a empresa que compra as passagens, o limite é de duzentas passagens aéreas, para toda a universidade, limitado ao valor de setenta mil reais. O recurso está alocado na reitoria e será repassado de acordo com os percentuais que são destinados a cada Campus. A coordenadora administrativa informou que quarenta por cento do orçamento do recurso de custeio do Campus já está disponível. A coordenadora acadêmica informou que no dia cinco de março inicia o semestre letivo, informou também que o fórum de gestão será realizado no dia oito de março. Com relação a chamada dos estudantes ingressantes, os mesmos foram orientados, no ato da matrícula, que deverão, ao menos uma vez na semana, passar na secretaria acadêmica para assinar a lista de confirmação da vaga. Sobre os planos de ensino a coordenadora acadêmica informou que o assunto será tratado no dia oito de março no fórum de gestão, ressaltou que não haverá mudanças e que será seguida a mesma sistemática do semestre anterior. A coordenadora acadêmica informou os coordenadores de curso que os professores substitutos foram orientados a procurá-los no início do semestre letivo para verificar os componentes que serão ofertados. Encerrados os comunicados, passou-se à Ordem do Dia: 2.1 – Homologação da Decisão Nº 02 do Conselho de Campus Chapecó indicação de membros titulares e suplentes para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFFS). 2.2 – Definição de membros das comissões Permanentes: a) Comissão Permanente de Administração; b) Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação; c) Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura. Conforme Resolução Nº10/2015 – Conselho do Campus Chapecó. 2.3 Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2018. A Presidente do Conselho solicitou a inclusão do ponto de pauta: Homologação de Resolução – Conselho de Campus Chapecó – para designar membros da Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó – 2018; em regime de urgência, a inclusão foi aprovada por consenso pelo plenário. Com a inclusão da matéria como primeiro item de pauta, as demais matérias sofreram alteração de ordem. A pauta foi aprovada, por consenso, pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.1 Homologação de Resolução – Conselho de Campus Chapecó – para designar membros da Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó – 2018. A presidente fez a leitura da Resolução 4/2017 – Conselho do Campus Chapecó, a qual designou os membros da Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó de 2017, a Presidente destacou que essa comissão foi composta, entre outros, por um membro de cada uma das três comissões Permanentes previstas no regimento do conselho de Campus, a saber: a) Comissão Permanente de Administração; b) Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação; c) Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura. Após consulta aos membros das comissões, os representantes foram indicados conforme segue: Comissão Permanente de Administração: Diego de Souza Boeno; Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação: Milton Kist; e a Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura indicou a conselheira Monica Hass. Após a indicação das Comissões Permanentes a nova composição da Comissão de Planejamento e Orçamento do Campus Chapecó – 2018 passou a ser a seguinte: Diretora do Campus: Lísia Regina Ferreira Michels; Coordenadora Acadêmica: Rosane Rossato Binotto; Coordenadora Administrativa: Ana Claudia Lara Prado; Chefe da Assessoria de Planejamento: José Valci Pereira Rios; Coordenador Adjunto de Laboratórios: Rodrigo Rodrigues; Coordenador Adjunto de Áreas Experimentais: Siumar Pedro Tironi; Representante da Comissão Permanente de Administração do Conselho de Campus: Diego de Souza Boeno; Representante da Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação do Conselho de Campus: Milton Kist; Representante da Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura do Conselho de Campus: Monica Hass. A comissão deverá estabelecer os critérios para divisão do orçamento, exercício 2018, no âmbito do Campus Chapecó, referente às rubricas: material de expediente, diárias e passagens, transportes, auxilio a eventos docentes e material de laboratórios. Definiu-se que o resultado dos trabalhos da comissão deverá ser apresentado até a terceira sessão ordinária de 2018. Em votação a composição da comissão foi aprovada por unanimidade. Passou-se então para o item 2.2 definição da composição das Comissões Permanentes - Os conselheiros incluíram-se nas comissões da seguinte forma: a) Comissão Permanente de Administração: Roberto Mauro Dall' Agnol, Diego de Souza Boeno, Ana Claudia Lara Prado, Ronei Arno Mocellni, Emílio Wuerges, Moacir Francisco Deimling; Os conselheiros optaram por manter o nome do Professor Fernando Perobelli Ferreira como presidente da Comissão, entretanto, como o mesmo agora é suplente no conselho de Campus, a comissão fará uma consulta para saber se ele deseja continuar na comissão ou não. A comissão não indicou vice-presidente. b) Comissão Permanente de Ensino – Graduação e Pós-graduação: Solange Maria Alves, Rosane Rossato Binotto, Jane Teresinha Donini Rodrigues, Janice Teresinha Reiichert, Oto João Petry, Julio Henrique de Oliveira Teixeira, Eleine Maestri, Milton Kist, Nedilso Lauro Brugnera, Angela Derlise Stübe. A Comissão definiu como Presidente o Professor Nedilso Lauro Brugnera e como vice-presidente a Professora Rosane Rossato Binotto, a qual reforçou a importância da participação dos conselheiros devido ao grande volume de trabalho. c) Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura: Daiane Lemes Pereira, Valdete Boni, Luciano Pessoa de Almeida, Monica Hass, João Guilherme Dal Belo Leite, Joanna Darc Lyra Batista. A presidência desta comissão permaneceu com a Professora Monica Hass e como vice-presidente o Professor João Guilherme Dal Belo Leite. Após a definição das comissões Permanentes passou-se para o item 2.3Homologação da Decisão Nº 02 do Conselho de Campus Chapecó indicação de membros titulares e suplentes para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFFS). A Presidente informou que a indicação de membros para o comitê de ética foi feita Ad Referendum, pois os prazos para indicação foram exíguos devido ao recesso de final de ano, sendo assim foi feita ad referendum. Após consulta aos docentes do Campus, manifestaram interesse os seguintes professores: Marcela Martins Furlan Leo, Alexandre Bueno da Silva, Katia Lilian Sedrez, Vanderlei Smanioto (professor substituto), Alessandra Bonassoli Prado (professora substituta), Julia Valéria de Oliveira Bitencourt, Everton Bandeira Martins, Ines Claudete Burg, os quais foram indicados para compor o referido comitê. Em votação a indicação Ad Referendum foi aprovada com 27 (vinte e sete) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção. Item 2.4 – Definição de calendário, para as sessões do Conselho de Campus em 2018. A Presidente apresentou a proposta de calendário feita pela secretaria de direção e órgão colegiados. O Conselheiro Luciano Melo de Paula sugeriu que o início das sessões fosse alterado para as quatorze horas, a proposta foi colocada em votação e teve 5 (cinco) votos favoráveis, 16 (dezesseis) votos contrários e 2 (duas) abstenções, não sendo aprovada pelo plenário. A presidente colocou em apreciação as sugestões de datas para as próximas sessões, conforme descrito a seguir: 2ª Sessão Ordinária, 22 de março (quinta-feira). 3ª Sessão Ordinária, 24 de abril (terça-feira). 4ª Sessão Ordinária, 21 de maio (segunda-feira). 5ª Sessão Ordinária, 21 de junho (quinta-feira). 6ª Sessão Ordinária, 10 de julho (terça-feira). 7ª Sessão Ordinária, 23 de agosto (quinta-feira). 8ª Sessão Ordinária, 27 de setembro (quinta-feira). 9ª Sessão Ordinária, 23 de outubro (terça-feira). 10ª Sessão Ordinária, 20 de novembro (terça-feira). 11ª Sessão Ordinária, 13 de dezembro (quinta-feira). 1ª Sessão Ordinária (2019), 28 de fevereiro de 2019 (quinta-feira). As sessões iniciarão às 13h30. Não havendo sugestões de alteração a matéria foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. Sendo quatorze horas e cinquenta e quatro minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Patricia Santana Dorta, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue devidamente assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 28 de fevereiro de 2018.
Data de publicação: 05 de abril de 2018.

Lísia Regina Ferreira
Presidente do Conselho de Campus Chapecó

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