ATA Nº 4/CONSCCH/UFFS/2023
Aos 14 dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e três, às quatorze horas e seis minutos, no auditório do bloco dos professores do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizou-se a 1ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pelo Diretor do campus Chapecó, prof. Roberto Mauro Dall`Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Diego Boeno (coordenação administrativo); Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, João Alfredo Braida, Guilherme Dal Bianco, Valdete Boni, Larissa Hermes Thomas Tombini, Marlon Luiz Neves Da Silva, Ediovani Antônio Gaboardi, Cristina Otsuchi, Solange Labonia, Katia Aparecida Seganfredo (coordenadores de cursos de graduação); Claudecir Dos Santos, Milton Kist, Ani Marchesan, Newton Marques Peron (coordenadores de curso de pós-graduação); Marco Aurélio Spohn, Jean Franco Mendes Calegari, Odair Neitzel, Claudete Gomes Soares (representantes docentes); Jonas Goldoni, Alana Zamoner Valmorbida (representantes TAE?s); Thais Campos da Silva (representante discente graduação); Vilmar Roque Pereira (representante comunidade regional); Gerson Junior Naibo (representante discente pós-graduação). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Antonio Marcos Correa Neri, Maíra Rossetto (coordenadores adjunto de graduação); Marlon Brandt, Daniela Zanini (coordenadores adjunto de pós-graduação); Andréia Prado Bueno, Mateus Velho dos Santos (representantes adjuntos TAE?s); Heric Vieira dos Santos (representante discente graduação adjunto). Não participaram mas justificaram ausência: Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora acadêmica); Bruno Antônio Picoli (coordenadores de cursos de graduação); Sarah Maciel (coordenador de curso de pós-graduação); Elise Cristina Eidt (representantes TAE?s). Não participaram e não justificaram ausência: Pedro Murara e Willian Simões (coordenadores de curso de pós-graduação); Angelo Brião Zanela e Antonio Luiz Miranda, Noeli Gemeli Reali e Cláudia Rost Snichelotto (representantes docentes); Edimar Roque Martello Júnior e Rodrigo Rodrigues (representantes TAE?s); Stefani Daniele Quadros da Silva e Maria Lúcia Ferreira Toledo (representantes discente graduação); Walter Parizotto (representante comunidade regional). A sessão teve início com o item 1.1 ? Apreciação da ata da 10ª Sessão Ordinária de 2022: em votação, a ata foi aprovada por unanimidade. 1.2 ? Comunicados: A conselheira Kelly Tosta informou que o programa empreende da UFFS está novamente organizando mais uma edição sobre o curso para mulheres imigrantes onde trabalharão com a temática de finanças, em seis encontros, em parceria com a CELUFSS e com o curso de Pedagogia. A conselheira Andréia Bueno fez comunicado em nome da Comissão de análise de pedidos de remoção/redistribuição de servidores TAE's informando que a comissão aguardará o envio da demanda sobre os editais de remoção/redistribuição de servidores TAE's para análise da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas do CONSUNI/UFFS para que haja uma política institucional sobre o tema. O conselheiro Milton Kist relatou sobre ocorrência com docente da universidade e solicitou esclarecimentos quanto a dificuldades em localizar os vigilantes para a abertura das salas. Diante disso, o conselheiro Diego esclareceu que não teve nenhuma alteração na forma de contato com os vigilantes, porém reforçarão com a empresa as sugestões de comunicação visto o relato do ocorrido e orientou que sempre que precisarem os servidores liguem diretamente no ramal 6490. O presidente do conselho informou sobre a devolutiva da PROGESP a respeito do que a conselheira Andréia havia comunicado anteriormente e que o referido documento se encontra disponível no moodle para conhecimento dos conselheiros, onde há o indicativo de que o tema seja apreciado pela Câmara de Administração do Consuni. Também, informou sobre o retorno recebido da Reitoria negando a possibilidade e apontando argumentos quanto ao pedido encaminhado pelo conselho sobre as vagas vacantes de servidores TAE's, enfatizando que as referidas vagas já se encontravam ocupadas, sendo que essa resposta também se encontra a disposição dos conselheiros no moodle. Informou que foi realizada uma consulta ao DNIT/DINFRA, uma vez que é uma preocupação do campus que tenhamos soluções quanto ao acesso ao campus, especialmente pela ausência de calçadas e ciclovias, sob a expectativa de que houvesse algum projeto sobre. Como retorno, se obteve a resposta do referido departamento de que há um projeto e que após aprovação será licitado para execução. Ainda, enfatizou que a gestão do campus buscará apoio para a efetivação do referido projeto e que o documento com a resposta do DNIT/DINFRA está disponível aos conselheiros no moodle. Informou sobre a composição da Comissão Local de Consulta Prévia e Informal a Comunidade Acadêmica, no âmbito do Campus Chapecó, apresentou as candidaturas até o momento e expôs a necessidade de preencher as demais vagas na referida comissão para posterior publicação de portaria pela direção de campus. Comentou sobre o repasse de materiais aos hospitais: Hospital Regional do Oeste e Hospital Regional São Paulo relativos aos materiais utilizados pelos acadêmicos. Sendo um repasse de setenta e dois mil reais ao Hospital Regional São Paulo oriundos de recursos destinados aos cursos de Medicina que não tem hospital próprio. Também está previsto um repasse ao Hospital Regional do Oeste que deve ultrapassar cem mil reais. A conselheira Valdete informou que o conselheiro Bruno Picoli solicitou que justificasse sua ausência na reunião devido a contratempo ocorrido no caminho para a Universidade, o que o impedirá de chegar em tempo para a reunião. O conselheiro Jonas solicitou um adendo aos comunicados sobre o dimensionamento de técnico-administrativos em educação, enfatizando que é importante que a pauta não fique esquecida nas discussões. Encerrado o período de comunicados, teve início a ordem do dia, com discussão da pauta. O presidente solicitou a retirada do item 2.5 Minuta de Resolução de Remoção e Redistribuição de Docentes, para adequação do texto da minuta de resolução, em especial ao aprimoramento da tabela de pontuação, para não deixar a relatoria prejudicada. Em regime de votação foi aprovado por unanimidade a retirada do item 2.5 de pauta. Na sequência, foi tratado o item 2.1 Homologação, ad referendum, da RESOLUÇÃO Nº 106/2022 - CONSC ? CH referente a nova composição do colegiado do curso de Agronomia (OFÍCIO Nº 61 / 2022 - CCA ? CH); em apreciação, homologado por unanimidade. 2.2 Homologação do novo colegiado do curso de Administração (OFÍCIO Nº 86/2022 - CCAD ? CH); em apreciação, homologado por unanimidade. 2.3 Calendário das sessões do Conselho de Campus para 2023; a proposta foi demonstrada e exposta pelo presidente. Após propostas de alterações de datas pelos conselheiros, a proposta foi votada, com a aprovação do documento, por unanimidade. 2.4 Definição dos membros da Comissão Permanente de Administração; Comissão Permanente de Ensino ? Graduação e Pós-graduação; e Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura; a minuta de resolução foi demonstrada e exposta pelo presidente, o qual solicitou aos conselheiros que se manifestem caso alguém deseje compor alguma das comissões. Após algumas manifestações, o Prof. Milton Kist sugeriu então que todos os membros fossem reconduzidos e, caso algum membro desejasse sair, trocar ou integrar alguma das comissões que se manifestassem posteriormente. A proposta foi acatada e votada, com a aprovação, por unanimidade. 2.6 Homologação do resultado da eleição para escolha dos membros do Núcleo Permanente de Pessoal Docente do Campus Chapecó ? NPPD (Processo 23205.042589/2022-36); o presidente apresentou o relatório da comissão eleitoral com o resultado da eleição, a proposta foi votada, com a aprovação do documento, por unanimidade. 2.7 Indicação de membro para compor CPPAD-CH (OFÍCIO Nº 1/2023 ? CPPAD); o presidente informou os servidores que se disponibilizaram a integrar a referida comissão, considerando consulta realizada a todos os docentes. Em deliberação, foi decidido pela indicação do docente Guilherme Martinez Mibielli, Siape 1936043, (primeiro a se inscrever), para a vaga. E, do docente Gelson Aguiar Da Silva Moser, Siape 1750175, (segundo a se inscrever) para suprir eventual nova necessidade docente para a CPPAD-CH, no presente mandato. A proposta foi votada, com a aprovação das indicações, por unanimidade. 2.8 Recurso da docente Seline Nicole Martins quanto ao resultado do Edital 60/ACAD-CH/UFFS/2022 (Processo 23205.041684/2022-12): O conselheiro Diego, presidente da Comissão Permanente de Administração, apresentou o parecer da referida comissão. Em apreciação, não houve inscritos. O parecer da comissão foi votado, com a aprovação do documento, por unanimidade. As quatorze horas e cinquenta nove minutos, com a conclusão da pauta, o presidente declarou a sessão encerrada e eu, Simone Knakievicz Prestes, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 06 de abril de 2023.
Data de publicação: 10 de abril de 2023.
Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó