ATA Nº 4/CONSCCL/UFFS/2021

Pauta: Definição de área do conhecimento e perfil docente para alocação de Código de Vaga oriundo de aposentadoria.

Aos catorze dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e um, às treze horas e quarenta e seis minutos, por meio do sistema de conferência on-line, Webex, foi realizada a terceira Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Márcio do Carmo Pinheiro, Adenise Clerici, Monize Sâmara Visentini, Juliane Ludwig, Alcione Aparecida de Almeida, Thiago de Cacio Luchese, Rosália Andrighetto, Caroline Mallmann Schneiders, Fernando Henrique Borba, Roque Ismael da Costa Güllich; representantes docentes: Ari Söthe, Danusa de Lara Bonotto, Ildemar Mayer, Izabel Gioveli, Nessana Dartora, Suzymeire Baroni; representante dos técnicos-administrativos: Jonas Simon Dugatto; representante da comunidade regional: Marta Schoffen; suplentes no exercício da titularidade: Carlos Alberto Ruschel Anes (membro nato), Tatiane Chassot (representante docente), Ronnie Reus Schroeder (representante dos técnicos-administrativos). Suplente presente: Marcus Alexandre Dullius (representante docente). Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Eliane Gonçalves dos Santos, Edemar Rotta (membros natos); David Augusto Reynalte Tataje, Reneo Pedro Prediger (representantes docentes); Adriano José Lentz (representante dos técnicos-administrativos); Elaine Maria Scalco München (representante discente). Participaram da sessão como convidadas as professoras Débora Leitzke Betemps e Ana Cecília Teixeira Gonçalves. Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. A seguir passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação das ata das sessões anteriores: as atas da 2ª Sessão Ordinária/2021 e da 1ª Sessão Extraordinária/2021 foram aprovadas por unanimidade. 1.2 Comunicações. O presidente informou sobre o processo seletivo de ingresso via SISU nos cursos de graduação, para ingresso no primeiro semestre de dois mil e vinte um, cujas inscrições encerram hoje, sendo ofertadas trezentas vagas para o Campus; falou sobre as limitações para a divulgação desse processo neste ano, em função das aulas remotas nas escolas da região e do trabalho remoto na Universidade. Também informou que neste ano houve a possibilidade de divulgação do processo seletivo na mídia, por meio de convênio da UFFS com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); na região do Campus Cerro Largo, apenas uma empresa atendeu aos requisitos da EBC: a rádio Novos Horizontes, de Santo Ângelo; dessa forma, foram feitas inserções nesse veículo de comunicação. Continuando, o presidente deu as boas-vindas à nova conselheira, a técnica-administrativa Adenise Clerici, que integra o Conselho como membro nato por força do cargo de Coordenadora Administrativa, em substituição ao servidor Sandro Adriano Schneider. Quanto ao monitoramento contínuo das condições sanitárias locais referentes ao novo Coronavírus, o presidente apresentou os dados da região, que apontam para a continuação do Nível de Segurança Operacional 4 no Campus Cerro Largo, não havendo necessidade de ser discutido o assunto neste momento. O coordenador acadêmico, Márcio do Carmo Pinheiro, informou que em função da prorrogação do prazo de inscrições no SISU, houve um aumento considerável de candidatos inscritos, sendo previstas as matrículas para a próxima semana. ORDEM DO DIA. A seguir foi apreciada a pauta da sessão, a qual foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros e ficou assim definida: 1. Definição de área do conhecimento e perfil docente para alocação de Código de Vaga oriundo de aposentadoria. Inicialmente o presidente apresentou o ofício enviado ao NPPD, solicitando relatório das atividades dos docentes do Campus, e às coordenações de curso e domínios comum e conexo para manifestação de interesse na alocação do código de vaga (necessidade de novos docentes, apontando perfil/requisitos necessários), no intuito de diagnosticar as necessidades e estabelecer a prioridade de alocação da vaga para o Campus. Também informou que a Direção, em resposta a essa solicitação, recebeu as manifestações do cursos de EAS e Agronomia (que não têm interesse na vaga), dos fóruns do domínio comum e conexo (que não receberam demandas dos docentes, mas sugerem deixar a vaga para novos cursos), as manifestações de interesse na vaga dos cursos de Letras e Química, e o relatório do NPPD. O coordenador acadêmico fez um relato sobre o histórico dos debates realizados no Conselho de Campus, bem como das metodologias utilizadas em relação à alocação de vagas docentes, destacando a importância dessas discussões, considerando que os currículos são dinâmicos. A seguir a professora Débora Leitzke Betemps, presidente do NPPD, que participou da sessão como convidada, apresentou o relatório com a planilha das atividades docentes (ensino, pesquisa e extensão) e respectivas cargas horárias. Na sequência, o presidente solicitou aos conselheiros a permissão para manifestação da professora Ana Cecília Teixeira Gonçalves, coordenadora do curso de Letras ao tempo da exoneração da professora Cleuza Pelá, estando presente na sessão a convite da atual coordenadora do curso de Letras, professora Caroline Mallmann Scneiders, sendo aprovada pelos conselheiros. A professora Caroline contextualizou a situação do curso de Letras, dizendo que quando a professora Cleuza Pelá se exonerou, essa vaga foi temporariamente suprida pela professora Leila Bom Camillo; ocorre que a professora Leila está encerrando o exercício provisório e retornando à UNIPAMPA, sua instituição de origem, o que acarreta uma diminuição do quadro de docentes do curso, atingindo a área de Língua Portuguesa e Linguística; também apresentou o documento com os dados específicos do curso. A professora Ana Cecília reiterou que, com a saída da professora Leila, os dados do curso sofrem alteração, com aumento da carga horária dos docentes; também lembrou que na época da exoneração da professora Cleuza, a coordenação do curso não reivindicou a vaga para o momento, mas ficou para demanda futura. Continuando a sessão, a professora Rosália Andrighetto, coordenadora do curso de Química, apresentou o documento com os dados e argumentos que remetem à necessidade de a vaga em questão ficar no curso de Química, destacando que, com a perda da vaga, não há como suprir todos os componentes curriculares ministrados pela professora aposentada, visto que não é uma simples divisão de créditos, acarretando extrapolação nas cargas horárias e impossibilidade de ofertas de componentes curriculares; dessa forma, há impacto direto na organização do curso de Química e nos outros cursos que demandam componentes curriculares ministrados por docentes do curso de Química. A seguir, os conselheiros se manifestaram no sentido de que qualquer um dos dois cursos que for contemplado com a vaga proporcionará a possibilidade de oferta de turmas especiais aos outros cursos; e também sobre o fato de que não houve tempo para o curso de Letras apresentar dados concretos sobre o impacto da saída da professora Leila Bom Camillo, considerando que a notícia foi dada no dia de hoje. Diante disso, foi encaminhada a proposta de adiar a decisão para a próxima sessão do Conselho de Campus; em regime de votação, foram registrados onze votos a favor, dez contrários e uma abstenção; sendo assim, ficou deliberado o adiamento da decisão sobre a alocação da vaga docente, para elaboração de nova versão dos dados dos cursos e eventuais ajustes que se fizerem necessários. Diante disso, foi encaminhada a proposta de adiar a decisão referente à vaga para a próxima sessão do Conselho de Campus; tendo em vista que não houve consenso, em regime de votação foram registrados onze votos a favor, dez contrários e uma abstenção; sendo assim, ficou deliberado o adiamento da decisão sobre a alocação da vaga docente, para elaboração de nova versão dos dados dos cursos e eventuais ajustes que se fizerem necessários. Sendo dezesseis horas e quarenta e seis minutos foi encerrada a sessão da qual eu, Sheila Maria de Oliveira, secretária executiva, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 14 de abril de 2021.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 07 de abril de 2021.
Data de publicação: 17 de junho de 2021.

Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus Cerro Largo

Documento Histórico

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