ATA Nº 5/CONSCCL/UFFS/2022
Aos cinco dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e dois, às treze horas e cinquenta minutos, no Auditório Prof. Diego Manenti, foi realizada a quarta Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Márcio do Carmo Pinheiro, Adenise Clerici, Douglas Rodrigo Kaiser, Alcione Aparecida de Almeida Alves, Nessana Dartora, Ney Marçal Barraz Júnior, Fabiane de Andrade Leite, Caroline Mallmann Schneiders, Edemar Rotta; representantes docentes: Anderson Spohr Nedel, Marcos Alexandre Dullius, Pablo Lemos Berned, Sidinei Zwick Radons; representantes dos técnicos-administrativos: Canisio Roque Schmidt, Jonas Simon Dugatto; representantes discentes: Letiane Lopes da Cruz; Suplentes no exercício da titularidade: Izabel Gioveli, Ildemar Mayer, Danusa de Lara Bonotto, Daniel Joner Daroit. Suplentes presentes: Manuela Gomes Cardoso, Roberta Titton. Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: David Augusto Reynalte Tataje, Iara Denise Endruweit Battisti (suplente), Roque Ismael da Costa Güllich, Rosângela Inês Matos Uhmann (suplente), Demétrio Alves Paz, Roberta Kolling Escalante (suplente), Fernando Henrique Borba, Judite Scherer Wenzel, Suzymeire Baroni, Elaine Maria Scalco München, Catiéli Lima de Souza (suplente), Marta Schoffen. Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. A seguir, passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação da ata da sessão anterior: a ata da 3ª Sessão Ordinária/2022 foi aprovada por unanimidade. 1.2 Comunicações. O Presidente deu ao boas-vindas aos presentes, referindo que é a primeira sessão presencial depois de dois anos, em função da pandemia; relatou que as formaturas também estão sendo realizadas de forma presencial; informou os números de inscritos no Processo Seletivo Suplementar em andamento; comentou que o recente recebimento de FG para a Coordenação Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPG) fortalece uma estrutura mais adequada para atender os programas de pós-graduação do Campus. O coordenador acadêmico, Márcio do Carmo Pinheiro, informou sobre as matrículas da graduação que estão sendo feitas, com os devidos ajustes nas salas de aula; comunicou que uma remessa de notebooks novos está sendo entregue aos professores; e também comentou sobre as inscrições do PSS, especificamente sobre o curso de matemática, cujo número de inscritos já somam vinte e sete. A coordenadora administrativa, Adenise Clerici, comunicou que estão sendo entregues os novos telefones celulares aos docentes e setores; a seguir informou sobre o andamento das obras do Campus, destacando que o galpão de almoxarifado e patrimônio está em fase de construção; foi conseguido um recurso extra para os outros projetos (centro de convivência/cantina, cercamento das áreas experimentais, galpão de agronomia); está sendo projetado o próximo prédio de laboratórios; sobre o Restaurante Universitário, informou que, em função do pedido de reequilíbrio financeiro da empresa e dos altos custos atuais, por meio de termo aditivo foi aumentado o valor da refeição para R$ 14,80, sendo que para os alunos o valor continua de R$ 2,50; sobre a cantina, relatou que a tramitação da licitação está em fase final. O conselheiro Edemar Rotta informou que nos próximos meses os programas de pós-graduação do Campus recepcionarão quatro estagiários de pós-doutoramento. 2 ORDEM DO DIA. A pauta da sessão foi apreciada e aprovada pelo plenário, ficando assim definida: 2.1 Redistribuição da Profa. Dionéia Dalcin por permuta com o Prof. Prof. Edio Polacinski (Processo 23081.005596/2022-09); 2.2 Criação e designação de Grupo de Trabalho para estudo de viabilidade de criação do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado; 2.3 Criação e designação de Grupo de Trabalho para estudo de viabilidade de criação do Curso de Tecnologia de Processos Químicos; 2.4 Criação e designação de Grupo de Trabalho para estudo de viabilidade de criação do Curso de Graduação em Ciências - Licenciatura; 2.5 Incorporação do Colegiado do Curso de Matemática ao Colegiado do Curso de Física. 2.6 Discussão acerca de possíveis alterações nas regras de conduta no Campus no contexto do “Plano de retorno às atividades acadêmicas suspensas no contexto do enfrentamento da pandemia de COVID-19 do Campus Cerro Largo”. 2.1 O presidente apresentou o pedido de redistribuição da Profa. Dionéia Dalcin, por permuta com o Prof. Edio Polacinski, da UFSM Campus Palmeira das Missões; após a análise dos documentos do Processo 23081.005596/2022-09, que contém carta de intenção conjunta dos interessados e parecer favorável do Colegiado do Curso de Administração do Campus Cerro Largo, e da manifestação oral da Profa. Dionéia, o plenário deferiu por consenso a referida redistribuição por permuta. 2.2 O presidente contextualizou que, após o resultado do Sisu dos cursos de licenciatura e a preocupação com a melhor ocupação de vagas disponíveis no Campus, foi realizada uma reunião com os colegiados de Ciências Biológicas, Física e Química, respectivos NDEs e membros dos GTs de proposição dos cursos de Matemática e Pedagogia, no sentido de discutir estratégias para fortalecimento dos cursos de licenciatura; a seguir foi sugerido um Grupo de Trabalho para criação do curso de graduação em Ciências Biológicas - bacharelado; os conselheiros debateram o assunto e decidiram pela criação e designação do GT para estudo de viabilidade de criação do curso de graduação em Ciências Biológicas -Bacharelado, o qual terá como presidente a professora Daniela Oliveira de Lima, e prazo para realizar o estudo, elaborar o relatório e apresentar o resultado dos trabalhos até a sessão ordinária do mês de dezembro de 2022 (RESOLUÇÃO Nº 6/CONSCCL/UFFS/2022). 2.3 O presidente apresentou a proposta de criação de um Grupo de Trabalho para estudo de viabilidade de criação do Curso de Tecnologia de Processos Químicos; após o debate da matéria, o plenário aprovou a criação e designação do GT para estudo de viabilidade de criação do Curso de Tecnologia de Processos Químicos, que terá prazo para realizar o estudo, elaborar o relatório e apresentar o resultado dos trabalhos até a sessão ordinária do mês de dezembro de 2022 ((RESOLUÇÃO Nº 7/CONSCCL/UFFS/2022). 2.4 O presidente apresentou a proposta de criação de um Grupo de Trabalho para estudo de viabilidade de criação do Curso de Graduação em Ciências - Licenciatura; após o discussão do assunto, foi aprovada a criação e designação do GT para estudo de viabilidade de criação do Curso de Graduação em Ciências - Licenciatura, que terá prazo para realizar o estudo, elaborar o relatório e apresentar o resultado dos trabalhos até a sessão ordinária do mês de dezembro de 2022 (RESOLUÇÃO Nº 8/CONSCCL/UFFS/2022). 2.5 O presidente apresentou a proposta de incorporação do Colegiado do Curso de Matemática ao Colegiado do Curso de Física. Após amplo debate da matéria, em que os conselheiros ponderaram os prós e contras, ficou estabelecida a gestão do Colegiado do Curso de Matemática - Licenciatura integrada ao Colegiado do Curso de Física - Licenciatura do Campus Cerro Largo (RESOLUÇÃO Nº 9/CONSCCL/UFFS/2022). 2.6 O presidente passou a palavra ao conselheiro Douglas Rodrigo Kaiser, que indicou as possíveis alterações nas regras de conduta no Campus no contexto do “Plano de retorno às atividades acadêmicas suspensas no contexto do enfrentamento da pandemia de COVID-19 do Campus Cerro Largo”, especialmente no que tange ao uso de máscara, no sentido de passar a ser opcional, mantendo-se a obrigatoriedade para aqueles que apresentem sinais e sintomas gripais. Depois do debate do assuto, foi decidida a alteração das regras de conduta estabelecidas no Plano de retorno às atividades acadêmicas suspensas no contexto do enfrentamento da pandemia de COVID-19 - Campus Cerro Largo (RESOLUÇÃO Nº 10/CONSCCL/UFFS/2022). A sessão foi prorrogada em trinta minutos por duas vezes. Sendo dezoito horas e cinco minutos foi encerrada a sessão da qual eu, Sheila Maria de Oliveira, secretária executiva, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 05 de maio de 2022.
Data do ato: Cerro Largo-RS, 05 de maio de 2022.
Data de publicação: 31 de agosto de 2022.
Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus Cerro Largo