ATA Nº 2/CONSCER/UFFS/2011
Aos trinta dias do mês de março de dois mil e onze, às treze horas e trinta minutos, no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, sito a Avenida Dom João Hoffmann 313, Bairro Fátima, em Erechim/RS, foi realizada a 2ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus da UFFS, Campus Erechim. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Ilton Benoni da Silva (Presidente do Conselho), Anderson André Genro Alves Ribeiro, Ari José Pertuzatti, Cleber Ori Cuti Martins, Daniella Reche, Dilermando Cattaneo da Silveira, Dirceu Benincá, Geovana Antunes (suplente), Gerson Wasen Fraga, Jacilene Teresinha Romanoski (suplente), Lauri Lourenço Radünz, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Maiquel Tesser, Márcio Freitas Eduardo, Márcio Soares, Paulo Afonso Hartmann, Paulo José Sá Bittencourt, Ricardo Menezes Batista, Thiago Ingrassia Pereira, Thiago Soares Leite, Volnei Darino Pol. Dando início à sessão, o presidente do Conselho de Campus, Prof. Ilton Benoni da Silva, apresentou a pauta da sessão aos conselheiros e acolheu as propostas de inclusão de novos pontos. Ato contínuo, passou-se à discussão dos pontos da pauta. 1) Aprovação da ata anterior. Os conselheiros dispensaram a leitura da ata, tendo em vista que os mesmos realizaram a sua leitura previamente e aprovaram, por unanimidade, o documento. Questionados pelo presidente acerca do estilo de redação das próximas atas, os conselheiros manifestaram-se favoráveis a elaboração de atas mais objetivas e esquemáticas, sem necessidade de abordar os detalhes das discussões. Também, sugeriram manter a gravação das sessões. 2) Organização e coordenação dos laboratórios. O conselheiro Anderson André Genro Alves Ribeiro apresentou ao conselho a proposta de criação de um Comitê de Laboratórios. A necessidade de criar esse comitê, segundo o conselheiro Anderson, que é o atual Coordenador Adjunto de Laboratórios, seria o de permitir a gerência participativa e distribuída dos vinte e nove laboratórios previstos para o campus, de forma ágil e eficiente. Esse comitê teria a seguinte composição: Coordenador Adjunto de Laboratórios, cinco docentes (das áreas de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Geografia e demais licenciaturas), e um representante dos Técnicos de Laboratório. Quanto ao funcionamento do comitê, ressaltou o conselheiro Anderson que os membros serão indicados pelos colegiados de curso ou órgãos de base para uma gestão de dois anos, com substituição de um terço dos membros de ano em ano (a partir do terceiro ano). Os membros serão responsáveis pelo levantamento de necessidades dos cursos e administração dos laboratórios da área. O caráter do comitê será executivo e consultivo e será presidido pelo Coordenador Adjunto de Laboratórios do campus, que fará a intermediação entre o campus e a direção central. Além disso, os primeiros membros do comitê serão responsáveis pela elaboração de seu organograma e regime de trabalho, submetendo-os à aprovação do Conselho de Campus. O conselheiro Paulo Afonso Hartmann sugeriu que, inicialmente, o comitê fosse instituído em caráter provisório. Colocada em votação, a proposta obteve dezesseis votos favoráveis e duas abstenções. Por solicitação do presidente do conselho, essa matéria deverá voltar a ser discutida assim que forem aprovados os regimentos institucionais. 3) Vagas técnico-administrativos e docentes. O presidente do conselho, Prof. Ilton Benoni da Silva, apresentou a relação com a demanda de técnico-administrativos, que foi elaborada pela direção a partir das reuniões de planejamento com os setores, realizadas no final do ano de dois mil e dez, destacando que esse levantamento foi solicitado pela Diretoria de Gestão de Pessoas. Observou-se a ausência de uma demanda já existente, de um Técnico em Tecnologia da Informação, que deverá ser adicionada à lista. Solicitaram também os conselheiros que o levantamento da demanda dos cargos técnico-administrativos deve ser levado aos colegiados de curso e que deverá ser feita a adequação da nomenclatura dos cargos consoante o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Ainda, ficou acordado que deverá ser realizada uma discussão acerca dos cargos prioritários do campus. Colocada em votação, houve a aprovação da demanda, sendo quatorze votos favoráveis e quatro abstenções. Na sequência, o conselheiro Paulo José Sá Bittencourt apresentou a lista de demanda de docentes que foi elaborada de acordo com as solicitações dos colegiados de cursos. Ficou definido que o perfil dos futuros docentes a ser definido nas demandas, deve ser discutido de forma a contemplar de forma adequada a necessidade do campus, tendo em vista o limitado número de vagas a ele destinadas. 4. Articulador(a) de Extensão e Cultura e Suplentes do Comitê de Extensão. Os conselheiros manifestaram-se desfavoráveis à recomendação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para que o articulador de extensão seja, preferencialmente, membro do Comitê de Extensão, pois não é adequado que o articulador seja responsável, também, pela avaliação dos projetos. Sugeriu-se a realização de uma plenária específica para a discussão dessa matéria, a ser convocada pela Coordenação Acadêmica do campus. Não havendo manifestações em contrário, foi aprovado esse encaminhamento. 5. Programa articulador UFFS/Municípios. O professor Clóvis Schmitt Souza apresentou aos conselheiros a proposta de constituição de um programa cujo objetivo será a articulação de projetos de ensino, pesquisa e extensão entre a universidade e os diversos agentes sociais dos municípios. Havendo a aprovação dessa iniciativa pelos conselheiros, optou-se pela criação de um grupo de trabalho para elaborar de forma mais consistente a proposta do programa e submetê-la ao Conselho de Campus. O grupo ficou constituído pelos seguintes membros: Clóvis Schmitt Souza, Juçara Spinelli, Dirceu Benincá e Everton de Moraes Kozenieski. 6. Regimento do Conselho de Campus. Na sequência, o conselheiro Dilermando Cattaneo da Silveira apresentou à plenária a proposta de estrutura do Regimento do Conselho de Campus. Tendo em vista os movimentos que estão sendo feitos para a elaboração do Regimento Geral da Universidade e, também, a necessidade de articulação entre o Regimento Geral da Universidade, o Regimento do Campus e o Regimento do Conselho de Campus, optou-se por divulgar a proposta de minuta do Regimento do Conselho de Campus elaborada até o momento para os segmentos que compõem o Conselho de Campus a fim de que, no momento em que houver a aprovação do Regimento Geral da Universidade e do Regimento do Campus, já haja uma noção mínima dos pontos a serem discutidos para a elaboração do Regimento do Conselho de Campus. Não havendo manifestações em contrário, manteve-se esse encaminhamento. 7. Regimento do Campus. O conselheiro Paulo Afonso Hartmann destacou que a proposta da comissão que ficou encarregada de deflagrar o processo de elaboração do Regimento do Campus é a de realizar uma assembleia com representantes dos segmentos universitários para a definição do método de construção do Regimento do Campus. Tendo em vista os movimentos que estão ocorrendo para a elaboração do Regimento Geral da Universidade, a comissão realizará essa assembleia de acordo com o andamento da produção do Regimento Geral da Universidade. Não havendo mais nada a tratar, eu, Daniel Bazzotti, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 30 de março de 2011.
Data do ato: Erechim-RS, 30 de março de 2011.
Data de publicação: 30 de janeiro de 2018.
Ilton Benoni da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim