ATA Nº 10/CONSCER/UFFS/2011

ATA DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2011 - 27 SET 2011 - APROVADA NA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA

Aos vinte e sete dias do mês de setembro de dois mil e onze, às treze horas e trinta minutos, no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, sito a Avenida Dom João Hoffmann 313, Bairro Fátima, em Erechim/RS, foi realizada a 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus da UFFS, Campus Erechim, presidida pelo Professor Ilton Benoni da Silva, Diretor do Campus Erechim e presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Anderson André Genro Alves Ribeiro, Charles Sachet, Cleber Ori Cuti Martins, Daniella Reche, Dilermando Cattaneo da Silveira, Dirceu Benincá, Geovana Antunes, Gerson Wasen Fraga, Lauri Lourenço Radünz, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, Márcio Soares, Paulo Afonso Hartmann, Paulo José Sá Bittencourt, Ricardo Menezes Batista, Roberto Rafael Dias da Silva, Rodrigo Manoel Dias da Silva e Thiago Ingrassia Pereira. Dando início à sessão o Professor Ilton Benoni da Silva, apresentou a pauta da sessão aos conselheiros, assim composta: 1. Aprovação da pauta da sessão; 2. Apreciação da ata da 7ª Sessão Ordinária; 3. Informes; 3.1. Direção; 3.2. Comissões; 3.3. Gerais; 4. Espaços físicos 2012.1; 5. Procedimentos para afastamento de servidores; 6. Secretaria Geral de Cursos (Comissão); 7. Processos de redistribuição; 8. Previsão de docentes e técnicos (2012); 9. Conselho Comunitário; 10. Assuntos gerais. Ato contínuo, passou-se à discussão dos pontos da pauta. 1) Aprovação da pauta da sessão. Foi colocada em votação a pauta da sessão. O conselheiro Anderson André Genro Alves Ribeiro sugeriu que o item 8. Previsão de docentes e técnicos (2012), fosse abordado logo após o item 3. Informes, devido à relevância do assunto e iminência do lançamento do edital de concursos. Havendo concordância, a pauta foi aprovada com a alteração sugerida. 2) Apreciação da Ata da 7ª Sessão Ordinária. Foi colocada em votação a aprovação da Ata da 7ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus, sendo que a mesma foi aprovada por unanimidade. 3) Informes. Na sequência, abriu-se um espaço para a realização de informes pela direção, pelas comissões e informes gerais. 4) Previsão de docentes e técnicos (2012). Em seguida, o conselheiro Paulo José Sá Bittencourt apresentou a relação das vagas de docentes necessárias aos cursos de graduação, para o ano de 2012, salientando que esse resultado foi obtido através de discussões com os colegiados dos cursos e grupos de docentes do domínio comum e específico. No total estão previstos 41 docentes, sendo 4 nomeações e 37 vagas para concurso; o conselheiro também destacou que destas 41 vagas, 30 são para 2012.1 e 11 vagas são para 2012.2. O conselheiro salientou que o campus dispõe de 3 vagas referentes aos processos de redistribuição do Prof. Fernando Zocche para a UNIPAMPA; da remoção da Prof. Núbia Saraiva Ferreira Rech para a UFFS - Campus Chapecó; e da recondução da Prof. Maria das Graças Velho do Amaral para a UFSC, das quais estão sendo analisadas as formas de preenchimento. Os conselheiros deliberaram pelo encaminhamento da relação apresentada à Reitoria, para que as necessidades do campus sejam conhecidas. Porém, devido à imprecisão no número de vagas que serão disponibilizadas à universidade, decidiu-se constituir uma comissão que deverá elaborar uma proposta de critérios para ordenamento destas vagas, consultando o fórum de coordenadores e demais grupos docentes. A comissão ficou composta pelos seguintes conselheiros: Cleber Ori Cuti Martins, Gerson Wasen Fraga e Paulo Afonso Hartmann. Até o dia 07/10/2011, a comissão deverá enviar a proposta à Secretaria do Conselho de Campus, a fim de que a mesma seja disponibilizada aos servidores do campus. Também ficou acertado que será convocada uma sessão extraordinária no dia 13/10/2011, às 10h, com o objetivo de apreciar e votar a proposta da comissão e, a partir dela, efetuar o ordenamento das vagas. Ato contínuo, o conselheiro Dirceu Benincá apresentou a relação de cargos técnico-administrativos necessários para o ano de 2012. Conforme levantamento realizado nos setores, foi identificada a necessidade de 51 novas vagas de servidores técnico-administrativos. Após a apresentação, os conselheiros ressaltaram que, na realização deste levantamento, os cursos de graduação não foram devidamente consultados e o setor de laboratórios possui uma estrutura específica que precisa ser amplamente discutida. O Prof. Ilton Benoni da Silva destacou que a análise das necessidades do campus, inclusive a de pessoal, é um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado. Enfatizou também que é necessário realizar ajustes na relação apresentada. Dessa forma, foi constituída uma comissão para elaborar uma proposta de critérios para distribuição das vagas de servidores técnico-administrativos. A comissão ficou formada pelos conselheiros Anderson André Genro Alves Ribeiro, Geovana Antunes, Lauri Lourenço Radünz e Ricardo Menezes Batista. Até o dia 07/10/2011, a comissão deverá encaminhar a proposta para a Secretaria do Conselho de Campus, a fim de que a mesma seja disponibilizada aos servidores do campus. Posteriormente, a proposta elaborada pela comissão será apreciada e votada na sessão extraordinária do Conselho de Campus do dia 13/10/2011. Também, ficou definido que o Comitê de Laboratórios e Comissão Local de Uso das Áreas Experimentais, juntamente com a Coordenação Administrativa, deverão reunir-se para reavaliar a relação das necessidades de servidores técnico-administrativos apresentada na sessão e enviá-la à Reitoria, até amanhã, 28/09/2011, ao meio-dia. 5. Espaços físicos 2012.1. Ato contínuo, o Prof. Ilton Benoni da Silva destacou que, para viabilizar as atividades acadêmicas e administrativas do primeiro semestre de 2012, será necessário readequar os espaços atuais. Dessa forma, foram apresentadas aos conselheiros as sugestões de alteração. Segundo o Coordenador Administrativo do campus e conselheiro, Dirceu Benincá, o Ateliê do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que atualmente funciona no Bloco Anexo, seria realocado no local em que funcionava no 1º semestre de 2011, possibilitando, assim, a criação de duas novas salas de aula no Bloco Anexo. O atual espaço do auditório do campus, localizado no 3º piso, seria dividido, dando origem a uma sala de professores, 2 salas de aula, 1 sala de aula para a pós-graduação e videoconferência e uma sala para terceirizados. Também, a Biblioteca seria ampliada utilizando-se o espaço do corredor do 3º piso. Ainda, destacou o conselheiro que o Salão de Festas do Seminário Nossa Senhora de Fátima seria adaptado para ser utilizado como auditório, e o saguão de entrada do 1º piso seria utilizado para o funcionamento de uma sala de reprografia. Os conselheiros consideraram adequadas as alterações apresentadas, e sugeriram verificar a viabilidade da Escola Érico Veríssimo disponibilizar algumas salas menores para abrigar turmas com menor quantidade de estudantes. 6. Procedimentos para afastamento de servidores. Na sequência, o Prof. Paulo José Sá Bittencourt destacou que não existe atualmente, no campus, um procedimento quanto à publicização dos afastamentos de docentes e questionou se o conselho é favorável à criação de um fluxo específico para isso. Segundo o conselheiro, tal procedimento permitiria que a comunidade acadêmica soubesse se o servidor encontra-se ou não na instituição. Os conselheiros acreditam que não é necessário estabelecer tal procedimento, pois nesse sentido haveria também a necessidade de estabelecer horários específicos para que os docentes estejam presentes no campus. Além disso, os conselheiros destacam que a Coordenação Acadêmica poderá informar aos interessados acerca dos afastamentos dos servidores. Dessa forma, o Prof. Paulo José Sá Bittencourt salientou que esse assunto poderá voltar a ser discutido posteriormente. 7. Processos de redistribuição. Tendo em vista a inexistência de tempo hábil para abordar os demais pontos da pauta, decidiu-se adiá-los para a próxima sessão ordinária. Entretanto, o Prof. Ilton Benoni da Silva, destacou que seria necessário avaliar os processos de redistribuição recebidos pelo campus antes de consolidar o quadro de vagas. Dessa forma, foram constituídas as comissões auxiliares. Para avaliação do Processo Nº 23205.003395/2011-16, referente ao pedido de redistribuição da Professora Cristiane de Quadros Mansanera, ficou constituída a seguinte comissão: Charles Sachet, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva e Thiago Ingrassia Pereira. Para avaliação do Processo Nº 23205.005494/2011-32, referente ao pedido de redistribuição da Servidora Técnico-Administrativa Elisabete Cristina Hammes, ficou constituída a seguinte comissão: Geovana Antunes, Ricardo Menezes Batista e Roberto Rafael Dias da Silva. Por definição dos conselheiros, as comissões deverão apresentar os pareceres na sessão extraordinária do dia 13/11/2011. Não havendo mais nada a tratar, eu, Daniel Bazzotti, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 27 de setembro de 2011.

Data do ato: Erechim-RS, 27 de setembro de 2011.
Data de publicação: 31 de janeiro de 2018.

Ilton Benoni da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

ATA Nº 10/CONSCER/UFFS/2011