ATA Nº 2/CONSCER/UFFS/2014
Aos doze dias do mês de fevereiro de dois mil e quatorze, às treze horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima, sita na Avenida Sete de Setembro, 1305, Bairro Fátima, em Erechim/RS, foi realizada a 2ª Sessão Ordinária de 2014 do Conselho de Campus da UFFS - Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Ilton Benoni da Silva, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (Coordenador Acadêmico); Laucir Gerson Breitkreitz (Coordenador Administrativo); Altemir José Mossi (Coordenador do Curso de Agronomia); Leandro Carlos Fernandes (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Gerson Wasen Fraga (Coordenador do Curso de História – ITERRA); Jerônimo Sartori (Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza); Helen Treichel (Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado, em Ciência e Tecnologia Ambiental); Débora Machado de Oliveira, Dilermando Cattaneo da Silveira, Éverton de Moraes Kozenieski e Luís Eduardo Azevedo Modler (representantes dos servidores docentes); Glauber Renan de Lima, Ricardo da Conceição e Marcelo Rebollo Gomes (representantes dos servidores técnico-administrativos) e Siliandra Müller (representante dos discentes). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes no exercício da titularidade: Paulo Ricardo Müller (Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Sociais); Gean Delise Leal Pasquali Vargas (Coordenadora Adjunta do Curso de Engenharia Ambiental); Jerzy André Brzozowski (Coordenador Adjunto do Curso de Filosofia); Robson Olivino Paim (Coordenador Adjunto do Curso de Geografia); Adriana Salete Loss (Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Cassio Cunha Soares (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Roberto Valmir da Silva (Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental), Juçara Spinelli (Coordenadora do Curso de Geografia) e Marilane Maria Wolff Paim (Coordenadora do Curso de Pedagogia). Não compareceram à sessão os conselheiros: Fábio Francisco Feltrin de Souza (Coordenador do Curso de História) e Adilso Luis Baroni (representante da comunidade externa). Dando início aos trabalhos, o Presidente do Conselho de Campus apresentou a pauta da sessão, assim composta: 1. Aprovação da pauta da sessão; 2. Apreciação da Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2013; 3. Informes; 3.1. Direção; 3.2. Comissões; 3.3. Gerais; 4. Regimento Interno do Conselho de Campus (comissão); 5. Representante para o Conselho da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai; 6. Complementação do acervo da Biblioteca; 7. Regimento do Campus Erechim (Comissão); 8. Proposta de criação de Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração de proposta de Mestrado Profissional em Educação; 9. Substituição Direção do Campus; 10. Ato de Inauguração do Campus Definitivo; 11. Homologação Articulador de Cultura; 12. Homenagem e sucessão do Coordenador Administrativo; 13. Processos de remoção e de redistribuição; 14. Calendário Conselho de Campus 2014. 1. Aprovação da pauta da sessão. Em seguida o plenário foi consultado acerca de proposições de pauta e ordem da mesma. Foram apresentadas as sugestões, previamente enviadas, do conselheiro Cassio Cunha Soares, pedindo que o ponto 12 fosse desmembrado em dois, sendo um a homenagem ao Coordenador Administrativo – Dirceu Benincá, e o outro a sucessão da Coordenação Administrativa, e também o acréscimo de ponto de pauta sobre espaço físico para representação docente. O Presidente do Conselho apresentou a solicitação do conselheiro Luíz Eduardo Azevedo Modler, para retirar o ponto 6 da pauta, a fim de que este volte a ser exposto em momento subsequente, após aprofundamento do estudo sobre a complementação do acervo da Biblioteca, com fundamentações para facilitar a decisão do Conselho. O conselheiro Éverton de Moraes Kozenieski pediu a inclusão do estudo sobre a demanda docente, com apresentação do Parecer nº 001/CONSC-ER/UFFS/2014. O conselheiro Glauber Renan de Lima requereu a inclusão de ponto de pauta sobre a suplência dos representantes técnico-administrativos no Conselho de Campus. Após a apresentação das solicitações, o Presidente do Conselho consultou o plenário acerca da aprovação das inclusões e alterações dos pontos de pauta, resultando em concordância dos conselheiros sobre as modificações da pauta citadas. Em seguida, o Presidente Ilton Benoni da Silva passou à consulta da ordem dos pontos, mencionando que o ponto 4 já estava em andamento e teria prioridade para ser apresentado até as 16 horas daquele dia. Caso não fosse possível concluir o tema, o mesmo seria postergado para próxima sessão, para não prejudicar a exposição dos processos de análise de remoção e redistribuição, conforme havia sido acordado em sessão anterior. O conselheiro Jerônimo Sartori solicitou antecipação do ponto 8, que seria apresentado por ele, em seguida ao ponto 4, em virtude de sua participação em banca de processo seletivo de professores substitutos. Por sua vez, o Presidente Ilton Benoni da Silva, sugeriu que o ponto 13 fosse abordado logo após o ponto 4. Após deliberações e votação dos conselheiros, a pauta ficou organizada da seguinte forma: 1. Aprovação da pauta da sessão; 2. Apreciação da Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2013; 3. Informes; 3.1. Direção; 3.2. Comissões; 3.3. Gerais; 4. Regimento Interno do Conselho de Campus (comissão); 5. Suplência de Técnicos no Conselho de Campus; 6. Proposta de criação de Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração de proposta de Mestrado Profissional em Educação; 7. Levantamento da demanda de novas vagas docentes (Comissão) – Parecer nº 001/CONSC-ER/UFFS/2014; 8. Processos de remoção e de redistribuição; 9. Representante para o Conselho da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai; 10. Regimento do Campus Erechim (Comissão); 11. Substituição Direção do Campus; 12. Ato de Inauguração do Campus Definitivo; 13. Homologação Articulador de Cultura; 14. Homenagem ao Coordenador Administrativo – Dirceu Benincá; 15. Sucessão à Coordenação Administrativa; 16. Calendário Conselho de Campus 2014; 17. Espaço Físico para Representação Docente. Tendo a pauta sido reformulada e acordada pelos conselheiros, passou-se à apreciação dos itens subsequentes. 2. Apreciação da Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2013. O Presidente do Conselho citou o pedido do conselheiro Cassio Cunha Soares para incluir manifestação e alteração na referida ata, contudo, como a proposta de redação a ser inserida na ata não foi enviada até o momento da sessão, o plenário foi consultado e, não havendo manifestações, a ata foi aprovada. 3. Informes. Na sequência, foram realizados informes. 3.1. Direção. O Coordenador Acadêmico, professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, informou que a CAPES abriria Dinter, ao qual a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus, bem como um grupo significativo de professores que atuam no curso, manifestaram interesse em se vincular, mantendo discussão com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), havendo a probabilidade de que uma videoconferência acontecesse nos próximos dias para abordar o assunto. Em seguida o Diretor Ilton Benoni da Silva informou as justificativas de ausência dos conselheiros. Também participou que tiveram ciência dos processos de estágio probatório os docentes Ana Maria Oliveira Pereira, Aníbal Lopes Guedes, Barbara Cristina Pasa, Cherlei Marcia Coan, Douglas Santos Alves, Helen Treichel, Isabel Rosa Gritti, João Paulo Bender, José Mario Vicensi Grzybowski, Juçara Spinelli, Katia Kellem da Rosa, Paulo Ricardo Müller, Roberto Valmir da Silva, Rodrigo Dal Bosco Fontana, Tiago Kramer de Oliveira, e os técnicos Adelar Ferreira Pes, Gleison Cássio Rosset, Milena Bartz, Renato Calegari e Ricardo da Conceição. Posteriormente, esclareceu que deverão ser tomadas as providências necessárias para substituição da Articulação de Extensão do Campus, até então assumida pela professora Marilane Maria Wolff Paim, que pediu afastamento da função devido ao assoberbamento de atividades. O professor Ilton Benoni da Silva agradeceu pelo trabalho da docente e disse que procederá consulta para indicação e homologação de sucessor à função. Outro informe disse respeito à falta de informações e ações concretas sobre os encaminhamentos relativos ao Trevo de Acesso ao Campus Definitivo e que, diante disso, a Direção do Campus já vem, desde o final do ano passado, fazendo levantamentos sobre planos de organização dos espaços físicos no caso de não ser possível contar com a mudança para o campus definitivo, em face a condição já acordada de que a mudança só ocorrerá mediante acesso seguro aos prédios, a qual ainda não pôde ser notada. Assim sendo, foram feitas consultas à instituições públicas parceiras para garantir, além da utilização do atual espaço do Seminário, a utilização da UERGS, através de oito salas no turno diurno; no turno da noite serão mantidos os espaços na Escola Érico Veríssimo e José Bonifácio, totalizando dez salas, bem como outras alternativas de escolas públicas. Mencionou também que continuam sendo feitas solicitações e cobrança de informações à EGR. Outro informe foi acerca do convite recebido pela Direção do Campus para participar de reunião na URI, em diálogo sobre criação e implementação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai, tendo a professora Helen Treichel e a servidora Vandeleia Favaron, participado da reunião. Na oportunidade fez-se a menção de que a UFFS apoia todo tipo de iniciativas no campo da ciência, tecnologia e inovações, mas se reserva ao direito de, em discussões futuras, respeitar os ritmos, meios e canais próprios da Instituição para produção de decisões e encaminhamentos sobre todos os assuntos, citando, em especial, que todas as decisões de apoio a esse tipo de empreitada deverão sempre passar pelo crivo do Conselho de Campus. Dando continuidade aos informes, o presidente do Conselho citou a avaliação do INEP ao Curso de História e a manifestação positiva dos avaliadores diante do curso, sendo aguardado relatório da comissão em que serão apresentados também os pontos a serem melhorados, especialmente no que tange aos espaços físicos e estrutura atual da Instituição. O professor Ilton Benoni da Silva mencionou as matriculas para o Curso de Educação do Campo, assunto que foi complementado pelo professor Jerônimo Sartori, Coordenador do referido curso. Ilton Benoni da Silva também lembrou que foi levada proposição de pauta para o CONSUNI, em regime de urgência, para implantação do Curso de Agronomia, pelo edital PRONERA, tendo sido acatada naquele Conselho, podendo o Campus dar sequência ao processo de implantação do referido curso. 3.2. Comissões. Não houve informe das comissões. 3.3. Gerais. O conselheiro Dilermando Cattaneo da Silveira informou que o Sindicato de Docentes – SINDUFFS está oficialmente constituído, contando com trinta a quarenta docentes já sindicalizados. Expôs que o Sindicato está à espera do CNPJ, para abertura de conta bancária, a fim de concluir a sindicalização dos demais docentes. Da mesma forma, disse que os dois colegas que representam a Direção do Sindicato, professores Cassio Cunha Soares e Douglas Santos Alves, estavam, naquele momento, em um congresso no Maranhão, como delegados do SINDUFFS. Dando prosseguimento aos informes o conselheiro Robson Olivino Paim comunicou a sucessão da Coordenação do Curso de Geografia, após consulta feita aos alunos e ao colegiado do curso, sendo que a partir do dia 1º de abril do corrente ano o professor Pedro Germano dos Santos Murara assume a Coordenação e o professor Márcio Freitas Eduardo a Coordenação Adjunta do Curso. A conselheira Helen Treichel pediu a palavra para informar que foi finalizado o processo seletivo do Mestrado de Ciência e Tecnologia Ambiental, contando com cento e quarenta e cinco inscritos, dos quais foram selecionados vinte. Também comunicou que o programa iniciará com um total de sete bolsas, sendo cinco aprovadas pela FAPERGS e duas pela CAPES. 4. Regimento Interno do Conselho de Campus (comissão). Após os informes, o Presidente do Conselho anunciou a apreciação do ponto que abordava o Regimento Interno do Conselho de Campus, o qual já havia sido iniciado em sessão anterior, ressaltando que seriam examinados destaque por destaque, realizada votação, até chegar ao final do documento ou até atingir as 16 horas. Ato contínuo, a relatora Débora Machado de Oliveira iniciou a exposição do destaque 1, sugerido pela servidora Marcionize Bavaresco, a respeito da Definição da Sigla do Conselho de Campus Erechim. A técnica- administrativa lembrou que existe uma Lista de Nomenclaturas e Siglas no âmbito da UFFS, onde foi estabelecido que o Conselho de Campus de Erechim passaria a ser representado pela forma "CONSC-ER". Diante disto, aprovou-se por acordo no plenário a alteração de todos os textos e a utilização da referida sigla como oficial. Seguiu-se a apresentação do destaque 2, sugerido pelo técnico-administrativo Glauber Renan de Lima, de substituição, no texto do Regimento, do termo “Secretaria Administrativa” por “Secretaria do Conselho de Campus Erechim”. Na votação da substituição mencionada registraram-se 06 (seis) votos favoráveis, 12 (doze) contrários e 02 (duas) abstenções, mantendo-se, portanto, o termo original. Após, foi apresentado o destaque 3, sugerido pela professora Débora Machado de Oliveira, de substituição do texto final do parágrafo único do art. 4º pelo texto do art. 27, § 2º, do Estatuto da UFFS, que declara que deverá substituir o presidente, na ausência do seu substituto imediato, "membro do conselho de campus que for mais antigo no magistério superior da universidade, e em caso de igualdade de condições, pelo mais antigo no magistério superior federal". A substituição sugerida foi aprovada por 20 (vinte) votos favoráveis. O destaque 4 foi apresentado na sequência, tendo sido também proposto pela conselheira Débora Machado de Oliveira, e constituía-se no acréscimo de dois incisos ao art. 7º do Regimento, sendo estes “IX- Disponibilizar aos conselheiros todos os documentos relativos às matérias em tramitação no plenário, especialmente quando se tratar de envio de documentos de pauta de sessão; X - Prestar apoio às comissões e relatores designados para matérias que tramitem no plenário.”. Após apresentação deste, os conselheiros discutiram sobre a possibilidade de aperfeiçoamento do destaque. Por fim, como resultado da votação, o destaque foi acolhido por dezenove (19) votos favoráveis e uma (01) abstenção. Com relação à modificação do texto, o conselho definiu que a redação seria “IX- Disponibilizar aos conselheiros todos os documentos relativos às matérias em tramitação no plenário; X - Prestar apoio às comissões e relatores designados para matérias que tramitem no plenário.”, através de dezenove (19) votos favoráveis e uma (01) abstenção. Dando prosseguimento, foi apresentado o destaque 5, proposto pelo técnico-administrativo Ricardo Menezes Batista, de acréscimo de um artigo no capítulo dois do Regimento, constituído da seguinte forma: “Art. 12 Compete aos Conselheiros: I - propor temas a serem debatidos no conselho; II - solicitar demandas pertinentes a sua categoria para que sejam apreciados/aprovados pelo conselho; III - inserir pautas no conselho; IV - participar das comissões constituídas pelo conselho; V - solicitar pedido de vistas nas matérias em debate”. Relativo a isso, a relatora Débora Machado de Oliveira apresentou também a opção de redação utilizada no art. 71 do Regimento do CONSUNI, citando os incisos “I – participar das sessões do CONSUNI, contribuindo no estudo, nos debates e na busca de soluções para os problemas em discussão; II – exercer o direito de voto nas tomadas de decisão; III – participar de comissões e assumir relatorias de processos.”. Após debate da proposta, os conselheiros aprovaram o acréscimo com o emprego da redação utilizada no Regimento do CONSUNI, por doze (12) votos favoráveis, em oposição a três (03) contrários e três (03) abstenções. Em seguida, passou-se à análise do destaque 6, que apresenta a proposta de substituição da expressão “2/3”, citada no art. 14 do Regimento do Conselho de Campus, pela expressão “maioria qualificada”. O destaque 7 foi sugerido pela relatora Débora Machado de Oliveira, e estava ligado à aprovação do destaque 6, uma vez que sugeria o acréscimo de um parágrafo explicativo de definição do conceito de maioria qualificada. Após deliberações, o plenário decidiu, por meio de acordo, aprovar o destaque 6 e não aceitar o destaque 7, definindo que os esclarecimentos quanto à expressão deverão ser prestados em cada artigo, segundo a necessidade da especificação da maioria qualificada, observando cada caso. Relativo ao destaque 8, o mesmo foi sugerido pelo conselheiro Glauber Renan de Lima, tratando-se de substituição do termo "dos assistentes não conselheiros" por "do público presente". O referido destaque foi acolhido, sem votação, mediante acordo de alteração do termo a ser utilizado, ficando definida a expressão “presentes não conselheiros”. Dando continuidade ao ponto, a relatora expôs o destaque 9, caracterizado por supressão dos termos “para aprovação” no final da frase do parágrafo único do art. 25 do Regimento do Conselho de Campus. O destaque foi acolhido sem votação, por tratar-se de redundância. Em seguida, foi apresentado o destaque 10, sugerido pelo conselheiro Glauber Renan de Lima, referindo-se a inclusão de parágrafo no art. 28, “Da ordem do dia”. O texto sugerido foi “§ 4º O presidente da sessão deverá submeter a votação do plenário a apreciação de toda e qualquer matéria, que seja encaminhada sem instrução no ato convocatório.”. O plenário não acolheu o destaque, resultando a votação em três (03) votos favoráveis à inclusão, doze (12) contrários e quatro (04) abstenções. Tendo esgotado o horário predeterminado para deliberações sobre o Regimento Interno do Conselho de Campus, a sessão teve continuidade com a discussão do ponto de pauta subsequente. 5. Suplência de Técnicos no Conselho de Campus. O Presidente do Conselho apresentou a situação, citando que o conselheiro Marcelo Rebollo Gomes representa a titularidade de uma vaga dos representantes dos servidores técnico-administrativos no Conselho, sem, contudo, a existência de um suplente para a referida vaga. O professor Ilton Benoni da Silva consultou o Conselho sobre autorização para que os técnicos procedam a processo de indicação de servidor para a vaga de suplente em questão, ressaltando que se deve seguir o estabelecido no Estatuto do Conselho. O conselheiro Glauber Renan de Lima solicitou verificação em atas anteriores, em que houve caso semelhante, no que foi apoiado pelo conselheiro Luiz Eduardo Azevedo Modler, que salientou que cada caso de substituição de conselheiros deve ser analisado individualmente para que não se crie prerrogativa de que, em qualquer caso de vacância, possa ser simplesmente substituído o conselheiro, contrariando, assim, o estabelecido no Estatuto do Conselho de Campus, no que tange a prazo de mandato. O conselheiro Paulo Ricardo Müller pediu que o Conselho discuta, em momento posterior, como será tratada a questão de vacância de titular ou suplente no Conselho de Campus, para estabelecer procedimento padrão para casos semelhantes que, porventura, possam ocorrer. Após debate, o professor Ilton Benoni da Silva organizou o encaminhamento para a votação, estabelecendo que a mesma se referiria somente a esse caso específico, sem criação de jurisprudência para situações posteriores, tendo como conclusão, por unanimidade, a aprovação dos conselheiros para a solicitação de indicação de suplente para vaga de representantes técnico-administrativos no Conselho de Campus. 6. Proposta de criação de Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração de proposta de Mestrado Profissional em Educação. Ato contínuo, as professoras Isabel Rosa Gritti e Adriana Salete Loss apresentaram a proposta de criação do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta do Mestrado Profissional em Educação, a qual foi acordada e aprovada por unanimidade pelo plenário. 7. Levantamento da demanda de novas vagas docentes (Comissão) – Parecer nº 001/CONSC-ER/UFFS/2014. Em prosseguimento à sessão, o parecer acerca da demanda de docentes do Campus Erechim foi apresentado pelo relator Éverton de Moraes Kozenieski. Após a exposição das considerações dos conselheiros, chegou-se ao questionamento sobre o envio do parecer à Pró-Reitoria de Graduação. Diante disso, o professor Anderson André Genro Alves Ribeiro manifestou-se com relação à Tabela 3 do parecer, elaborada com base nos dados enviados pelos colegiados, ressaltando a necessidade de que a tabela deveria ser subsidiada com informações que sustentassem os dados apresentados. Sugeriu também que os colegiados, considerando os respectivos PPC's, deveriam encaminhar fundamentações para elaboração do quadro que trata da carga horária em aula, relativa ao ano de 2013, de cada curso. O relator Éverton de Moraes Kozenieski salientou que havia sido pedido a todos os colegiados que elencassem quais docentes atuam no curso, em quais disciplinas, e também mencionou que existem subsídios para a Tabela 3, que são os documentos anexos ao parecer. Após isso, o professor Ilton Benoni da Silva consultou o Conselho acerca da possibilidade de prorrogar a sessão para conclusão do ponto de pauta 7 e apreciação dos processos de remoção e redistribuição que já tinham parecer elaborado para ser apresentado, diante do que os conselheiros se manifestaram a favor. Continuando as considerações sobre o parecer, o conselheiro Luís Fernando Santos Corrêa da Silva esclareceu o motivo da elaboração do referido estudo, observando que o documento será levado à Pró-Reitoria de Graduação, seguindo à Reitoria e posteriormente ao MEC, como justificativa e fundamentação para solicitação de número de vagas condizente com as reais demandas do Campus Erechim. Após novas ponderações dos conselheiros, o Presidente Ilton Benoni da Silva manifestou-se em defesa da elaboração de estudos que complementem o documento apresentado, produzindo, assim, uma padronização de justificativas dos cursos do Campus Erechim. Sugeriu, então, o encaminhamento de que uma comissão discutisse e providenciasse a complementação dos dados que subsidiarão as afirmações do parecer. Ato contínuo, realizou-se a votação sobre a anuência ao parecer, definindo-se pela aprovação por dezessete (17) votos favoráveis, opostos a um (01) voto contrário e uma (01) abstenção. Em seguida, procedeu-se a votação acerca da complementação do parecer, também aprovada por onze (11) votos favoráveis, em oposição a quatro (04) contrários e duas (02) abstenções. Diante da votação, o Presidente do Conselho estabeleceu o prazo de sessenta dias para que a atualização do documento fosse apresentada pela comissão composta pelos Coordenadores de Cursos, representantes dos domínios comum e conexo, orientados pela Coordenação Acadêmica. Foi estipulado que a apresentação do documento, ao Conselho de Campus, seja realizada na sessão de abril. 8. Processos de remoção e de redistribuição. Em continuidade à sessão, passou-se à apresentação do Parecer nº 002/CONSC-ER/UFFS/2014, pelo relator Ricardo da Conceição, sobre a remoção do docente José Martins dos Santos, do Campus Laranjeiras do Sul para o Campus Erechim. Após exposição do parecer favorável à remoção, o conselheiro Jerzy André Brzozowski, solicitou correção do que foi citado como sendo posicionamento do colegiado do Curso de Filosofia, argumentando que o colegiado foi parcialmente favorável à remoção, somente mediante a garantia de prorrogação do contrato do Professor Substituto que atua no curso ofertando a disciplina de Introdução à Filosofia. Em seguida, foi realizada votação sobre o parecer, totalizando oito (08) votos favoráveis à remoção, (03) votos contrários e cinco (05) abstenções. Como finalização da sessão, o Presidente do Conselho solicitou se o plenário estaria de acordo com que a próxima sessão do Conselho fosse realizada na última semana de março do corrente ano, diante do que houve consenso entre os conselheiros. Também, pediu autorização do conselho para que, durante o período de férias dos docentes, fosse feito contato com os conselheiros que se dispusessem a compor comissões auxiliares e a emitir os pareceres dos processos de remoção e redistribuição, que ainda não tinham comissão definida e não puderam ser distribuídos nesta sessão, em virtude do tempo da reunião estar esgotado. Nada mais havendo a constar, eu, Denise Carbonera Jansen, Secretária Executiva do Conselho de Campus ad hoc, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 12 de fevereiro de 2014.
Data do ato: Erechim-RS, 12 de fevereiro de 2014.
Data de publicação: 31 de janeiro de 2018.
Ilton Benoni da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim