ATA Nº 10/CONSCER/UFFS/2015

ATA DA 10ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2015 - 23 NOV 2015 - APROVADA NA 11ª SESSÃO ORDINÁRIA 2015 - 15-12-2015

Aos vinte e três dias do mês de novembro de dois mil e quinze, às treze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco de Professores, da Universidade Federal da Fronteira Sul, sito na ERS 135 – KM 72 – Nº 200, em Erechim/RS, foi realizada a 10ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Helen Treichel (Coordenadora Acadêmica); Guilhermo Romero (Coordenador Administrativo); Gismael Francisco Perin (Coordenador do Curso de Agronomia); Matheus Fernando Mohr (Coordenador do Curso de Agronomia – PRONERA); Edison Kiyoshi Tsutsumi (Coordenador Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Gustavo Giora (Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Sociais); Clarissa Dalla Rosa (Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental); Eloi Pedro Fabian (Coordenador do Curso de Filosofia); Márcio Freitas Eduardo (Coordenador do Curso de Geografia); Cherlei Márcia Coan (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Altemir José Mossi (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Jerzy André Brzozowski (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Paulo Afonso Hartmann, Isabel Rosa Gritti, Valéria Esteves Nascimento Barros, Eduardo Pavan Korf (Representantes dos servidores docentes); Rodrigo Padilha dos Santos, e Viviane Marmentini Ascari (Representantes dos servidores técnico-administrativos). Participaram da sessão, os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Alcione Roberto Roani e Juçara Spinelli (Representantes dos servidores docentes). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Murad Jorge Mussi Vaz (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Rodrigo Manoel Dias da Silva (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Gerson Wasen Fraga (Coordenador do Curso de História – ITERRA); Marilane Maria Wolff Paim (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Jerônimo Sartori (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Thiago Ingrassia Pereira (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Denise Knorst da Silva, Daniel Francisco de Bem (Representantes dos servidores docentes); Marcelo Rebollo Gomes (Representante dos servidores técnico-administrativos); Marcos Antônio de Lima, Chaline Elida Piccoli, Camila Carvalho de Farias (Representantes dos discentes); Douglas Cenci e Fábio André Adamczuk (Representantes da comunidade regional). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Halferd Carlos Ribeiro Junior (Coordenador do Curso de História); e, Iohaan David Severiano Pantoja (Representante dos discentes). Dando início à sessão, após conferência do quórum, passou-se ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação da Ata da 8ª Sessão Ordinária de 2015. Inicialmente, foi apresentada a Ata da 8ª Sessão Ordinária de 2015, não havendo sugestões de alterações, a mesma foi aprovada por unanimidade. 1.2. Informes. Em seguida, foram realizados informes. 1.2.1. Direção. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro informou que os seguintes servidores técnico-administrativos tomaram ciência de seus processos de estágio probatório: Daniel Josias Ferreira, Domingos Roque Pavan, Elenise Della Costa Madrid, Franciane Tusset e Glauber Renan de Lima. Em seguida, relatou os trabalhos realizados pela comissão constituída para analisar a reorganização dos setores e realizar estudo dos fluxos e processos do campus; a metodologia elaborada pela comissão será aplicada primeiramente, como piloto, em um setor e posteriormente será divulgado cronograma para aplicação do trabalho em todos os setores. O Diretor também destacou que está em discussão no CONSUNI, em conjunto com o Conselho Estratégico Social o Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS. A Direção também tratou em reuniões com o DCE sobre a realização dos jogos universitários, especialmente com relação ao espaço físico para alojamento, que será feito no Seminário Nossa Senhora da Fátima. O professor Anderson Ribeiro também comunicou que próximas formaturas serão realizadas no próprio campus, devido às atuais condições financeiras, o que demandará reorganização das cerimônias. Por fim, o Presidente destacou a disponibilização do calendário de eventos do campus no site da UFFS, destacando os principais eventos que ocorrerão nos próximos dias. Devido ao questionamento da conselheira Isabel Rosa Gritti, o Diretor informou que, mesmo com a realização dos jogos universitários no próximo final de semana, as atividades letivas ficam mantidas. Na sequência, a professora Helen Treichel noticiou que foi realizado processo seletivo para estudantes indígenas, com 82 inscritos, sendo que 52 fizeram a prova; o resultado provisório será publicado no site da UFFS, a partir do dia 07/12/2015. Nos dias 25 e 26/11/2015, será realizado a Conferência das Licenciaturas, 18 participantes do Campus Erechim. A Coordenadora Acadêmica ressaltou que, conforme comunicado por e-mail, há uma vaga para titular e uma vaga para suplente no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), solicitando que isso seja reforçado entre os docentes. Com relação à pesquisa, a professora Helen Treichel informou que em breve serão chamados os líderes de grupo para realizar iniciar trabalho de análise do andamento das atividades; também estão sendo reformuladas, pela Diretoria de Pesquisa e o CAP, as resoluções da pesquisa, especialmente o regulamento, a resolução sobre a institucionalização dos projetos de pesquisa e o apoio à participação em eventos. O Coordenador Administrativo comunicou os encaminhamentos que estão sendo feitos, em âmbito institucional, sobre a manutenção de estruturas e equipamentos. Está sendo pensada em uma metodologia descentralizada, sendo previstos contratos de manutenção todos os campi para as áreas necessárias. No campus, o setor de infraestrutura receberá as demandas e as encaminhará ao setor de compras do respectivo campus. O Diretor do Campus ainda relembrou que amanhã será realizada assembleia docente, por força de resolução, para indicar representantes ao Conselho Curador. 1.2.2. Comissões. A conselheira Viviane Marmentini Ascari informou que a Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição (CAPPRR-ER) recebeu quatro processos que serão encaminhados conforme definido pelo Conselho de Campus. O conselheiro Gismael Francisco Perin também informou que a comissão responsável pela elaboração do Regimento do Campus está aguardando retorno de alguns setores, sobre suas atividades e fluxos, para dar continuidade ao trabalho. 1.2.3. Gerais. Em seguida, o conselheiro Gismael Francisco Perin, como membro da Comissão Própria de Avaliação, comunicou que estava disponível até ontem, o questionário para avaliação dos cursos, aos estudantes e docentes. A partir de hoje, até meados de dezembro, será aberto prazo para avaliação institucional do qual poderão participar estudantes, docentes e técnico-administrativos. O conselheiro reforçou a necessidade de responder ao questionário e solicitou empenho na divulgação. Por fim, a conselheira Clarissa Dalla Rosa deu ciência ao Conselho de Campus de que foi publicada a Portaria Nº 1207/GR/UFFS/2015, que torna sem efeito a nomeação da professora Sara Ceron Hentges, que atua no Curso de Engenharia Ambiental, em virtude de outro processo judicial em andamento. As três disciplinas ministradas pela professora terão que ser assumidas por outros professores do curso para não causar prejuízos aos estudantes. A professora destacou que não há possibilidade de deliberação do plenário sobre essa decisão e agradeceu à Direção e à Coordenação Acadêmica pela apoio prestado. 2. ORDEM DO DIA. Ao ser apresentada a Ordem do Dia, a conselheira Isabel Rosa Gritti solicitou inclusão de ponto de pauta sobre prorrogação para apresentação da proposta de carta político-pedagógica sobre diversidade e o conselheiro Gismael Francisco Perin solicitou a inclusão de ponto de pauta para tratar do provimento de vaga docente para a área de Produção Animal.Com relação ao item “2.2. Criação de Comissão Permanente de Transporte Coletivo”, considerando que a conselheira proponente não encaminhou instrução para a matéria e justificou a ausência na sessão, sugeriu-se retirar a mesma da pauta. Havendo consenso quanto às alterações, passou-se à discussão do primeiro ponto. 2.1. Parecer acerca da Minuta de Regulamentação para Instituir o Regulamento para os Editais de Remanejamento Interno dos Servidores do Campus Erechim. De imediato, foi apresentada a solicitação de prorrogação para apresentação de parecer relativo à minuta, previamente encaminhada pelos conselheiros da comissão. Não havendo manifestações contrárias, a prorrogação foi aprovada por unanimidade. 2.2. Plano de Desenvolvimento do Campus. O Presidente destacou que a fim de dar continuidade ao plano de expansão da universidade, será necessário discutir critérios para a expansão externa, já em andamento no âmbito do Conselho Universitário em conjunto com o Conselho Estratégico Social; bem como, indicar a priorização dos cursos apresentados por ocasião da discussão do Plano de Desenvolvimento do Campus. Foram levantadas questões relativas ao novo cenário atual, região de atuação da universidade, definição de “fronteira” e seu uso como critério delimitador, necessidade de planejamento baseado em dados concretos. Após discussão, o plenário deliberou pela criação de uma comissão, composta pelos conselheiros Paulo Afonso Hartmann, Gustavo Giora e Anderson André Genro Alves Ribeiro, para propor metodologia para discussão da expansão interna, a ser apresentada na próxima sessão ordinária. Quanto aos critérios para expansão externa, a Direção do Campus fará os encaminhamentos necessários. 2.3. Matriz orçamentária. Na sequência, o professor Anderson Alves Ribeiro apresentou a proposta de matriz orçamentária para 2016, encaminhada pela PROPLAN. A proposta foi elaborada com base na matriz orçamentária da Universidade de Brasília (UNB), sendo que 60% do orçamento da universidade será destinado a essa distribuição. Posteriormente, os campi poderão discutir a distribuição interna. Durante a análise da matéria, houve questionamentos acerca da adequação de uso do modelo da UNB para a estrutura da UFFS (multicampi); necessidade de considerar publicações, valor de projetos de pesquisa, o retorno que é dado à comunidade, peculiaridades da região de inserção do campus; questionou-se especialmente a análise do histórico de utilização de recursos para verificar a adequação da proposta, que poderiam ser utilizados nos pesos dos critérios. A partir da discussão, ficou definido que a matéria deverá retornar para análise do Conselho de Campus, apresentando o histórico de utilização de recursos, comparados à proposição da matriz. 2.4. Prorrogação para apresentação de carta político-pedagógica sobre diversidade. Ato contínuo, a conselheira Isabel Rosa Gritti solicitou prorrogação para apresentação de carta político-pedagógica sobre diversidade, conforme definido na 9ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2015. O pedido de prorrogação foi aprovado pelo plenário. 2.5. Provimento de vaga docente para área de Produção Animal. Por fim, o conselheiro Gismael Francisco Perin destacou que, com a aprovação do pedido de redistribuição do professor Diego Azevedo Mota, docente que atua na área de Produção Animal do Curso de Agronomia, o colegiado do curso elaborou o perfil docente necessário às demandas do curso e analisou as possibilidades de provimento da vaga a ser recebida em contrapartida. Como existem pedidos de redistribuição de docentes para o Campus Erechim, o colegiado apresentou a solicitação de provimento da vaga via redistribuição, a fim de propiciar a análise dos pedidos existentes. Havendo concordância dos conselheiros, o pedido foi aprovado. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 23 de novembro de 2015.

Data do ato: Erechim-RS, 23 de novembro de 2015.
Data de publicação: 31 de janeiro de 2018.

Anderson André Genro Alves Ribeiro
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

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