ATA Nº 12/CONSCER/UFFS/2017
Aos vinte e oito dias do mês de novembro de dois mil e dezessete, às treze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco de Professores, da Universidade Federal da Fronteira Sul, sito na ERS 135 – KM 72 – Nº 200, em Erechim/RS, foi realizada a 10ª Sessão Ordinária de 2017, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pela professora Juçara Spinelli, Coordenadora Acadêmica do Campus Erechim, em virtude de justificativa de ausência do professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Gismael Francisco Perin (Coordenador do Curso de Agronomia); Andreia Saugo (Coordenadora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Gustavo Giora (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Deise Paludo (Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Marcio Soares (Coordenador do Curso de Filosofia); Éverton de Moraes Kozenieski (Coordenador do Curso de Geografia); Moisés Marques Prsybyciem (Coordenador Adjunto do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Sonize Lepke (Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia); Paulo Afonso Hartmann (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Jerônimo Sartori (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Fábio Francisco Feltrin de Souza (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Ulisses Pereira de Mello, Douglas Santos Alves e Eduardo Pavan Korf (Representantes Docentes); Fabíola Carla Andretta e Luana Angélica Alberti (Representantes Técnico-Administrativos); Amadeus Reolon e Luiz Ricardo Pasquetti (Representantes Discentes); e, Marcos Moreira Pinto (Representante da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Almir Paulo dos Santos, Bernardo Berenchtein, Moises Marques Prsybyciem e Paulo Ricardo Müller (Representantes Docentes); e, Aline Asturian Kerber (Representante Técnico-Administrativo). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Anderson André Genro Alves Ribeiro (Diretor do Campus); Guilhermo Romero (Coordenador Administrativo) e Jaqueline Berdian de Oliveira (Coordenadora Administrativa Substituta); Ana Maria Schuch Araújo (Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Caroline Rippe de Mello Klein (Coordenadora Adjunta do Curso de História); Denílson da Silva (Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Leandro Galon (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Caroline Rippe de Mello Klein, Clarissa Dalla Rosa, Isabel Rosa Gritti e Valéria Esteves Nascimento Barros (Representantes Docentes); e, Naudio Ladir Diering (Representante Técnico-Administrativo). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Mairon Escorsi Valerio (Coordenador do Curso de História); Mario Locatelli [titular] e Patrícia Fernanda Tomicki [suplente] (Representantes Discentes); Rosane Menna Barreto Peluso [titular] e Douglas Cenci [suplente] (Representantes da Comunidade Regional). Após conferência do quórum regimental, a professora Juçara Spinelli declarou aberta a sessão, passando, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. Inicialmente, foi apresentada a Ata da 9ª Sessão Ordinária de 2017. Havendo consenso, a ata foi aprovada por unanimidade. Ato contínuo, passou-se à apreciação da Ata da 1ª Sessão Extraordinária de 2017. A conselheira Aline Asturian Kerber solicitou que fosse registrado seu voto contrário ao Parecer Nº 11/CONSC-ER/UFFS/2017 (linha 50). Não havendo outras solicitações de ajustes, a ata foi aprovada e, de imediato, passou-se aos informes. 1.2. Informes. 1.2.1. Direção. Inicialmente, a professora Juçara Spinelli comunicou que o professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, Diretor do Campus e Presidente do Conselho de Campus, não estava presente na sessão por estar participando de uma reunião técnica na Câmara dos Deputados, em Brasília, promovida pela Subcomissão Especial dos Campi Fora de Sede das Universidades Federais e Institutos Federais em conjunto com a Comissão de Educação. O objetivo da agenda é o de discutir o futuro das instituições federais de ensino superior. Também destacou que o servidor Guilhermo Romero, Coordenador Administrativo, justificou sua ausência em virtude do atendimento à convocação da PROAD e sua substituta, a servidora Jaqueline Berdian de Oliveira, estar em período de férias. A professora Juçara Spinelli também comunicou que o Memorando Circular 18/PROAE/UFFS/2017, atinente ao demonstrativo de investimentos PNAES 2017 - consolidado até outubro 2017, foi disponibilizado aos conselheiros no Moodle Gestão. Por fim, informou que tomaram ciência de seus processos de estágio probatório, no mês de novembro, os seguintes servidores: Anderson Jair Goulart e Caroline Rippe de Mello Klein. 1.2.2. Comissões. A seguir, a conselheira Luana Angélica Alberti apresentou a relação de processos de remoção e redistribuição analisados pela Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição (CAPPRR-ER), conforme segue: 23205.002337/2017-15 - Angelo Terra. A conselheira enfatizou que o processo recebeu parecer desfavorável devido à inexistência de código de vaga disponível para contrapartida à instituição de origem. O conselheiro Paulo Ricardo Müller, membro da Comissão de Implementação das Unidades Acadêmicas (UNAS) no Campus Erechim, informou que a referida comissão encaminhou consulta aos presidentes dos domínios comum e conexo e aos coordenadores de curso sobre a proposta de enquadramento das áreas. O prazo para retorno é o dia 01/12/2017. 1.2.3. Gerais. Não houve informes gerais. 2. ORDEM DO DIA. Ao apresentar a ordem do dia, a professora Juçara Spinelli apresentou a solicitação de inclusão dos seguintes pontos de pauta: a) Parecer acerca do processo de redistribuição nº 23205.003849/2017-91 (Parecer Nº 04/CAPPRR-ER/UFFS/2017); e, b) Alteração da data da 11ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus. Tendo em vista que a conselheira Luana Angélica Alberti, responsável pela apresentação do parecer da CAPPRR-ER, foi convocada para outra reunião concomitante, solicitou-se a antecipação desse item para a primeira posição. O segundo item foi inserido ao final da pauta. De imediato, a pauta foi submetida à apreciação, sendo a mesma aprovada com as alterações solicitadas. Dessa forma, passou-se à discussão do primeiro item da ordem do dia. 2.1. Parecer acerca do processo de redistribuição nº 23205.003849/2017-91. A conselheira Luana Angélica Alberti apresentou o Parecer Nº 04/CAPPRR-ER/UFFS/2017, relativo ao pedido de redistribuição da servidora Lorena Vicini, docente da UFFS - Campus Erechim, para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em seu parecer, a comissão manifestou-se favoravelmente à solicitação. Em resposta ao questionamento do conselheiro Paulo Afonso Hartmann, a professora Juçara Spinelli esclareceu que o provimento do código de vaga a ser recebido da UFSM, em contrapartida da redistribuição da servidora, deverá ser analisado a partir da demanda dos cursos. O parecer foi submetido à votação, sendo registrados 21 (vinte e um) votos favoráveis e 01 (um) voto contrário. 2.2. Homologação de indicação de representantes ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Erechim. Ato contínuo, a Presidente da sessão relatou que, em consulta aos servidores do Campus, disponibilizaram-se a representar a universidade junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Erechim, as servidoras Marlei Devensi Janish (titular) e Cleudes Fátima Bresolin Hübner (suplente). As indicações foram submetidas à apreciação do plenário, sendo as mesmas homologadas por unanimidade. 2.3. Homologação da composição do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Na sequência, foi apresentado o Memorando Nº 20/CCEA-ER/UFFS/2017, relativo à composição do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que foi homologada com a seguinte composição: I. Coordenadora: Deise Paludo; II. Coordenador Adjunto: Marcelo Correa Ribeiro; III. Coordenador de estágios: Eduardo Pavan Korf; IV. Representantes Docentes: Cristiane Funghetto Fuzinatto (titular) e Helen Treichel (suplente), Gean Delise Leal Pasquali Vargas (titular) e Clarissa Dalla Rosa (suplente), Adriana Dervanoski (titular) e Roberto Valmir da Silva (suplente), Marília Teresinha Hartmann (titular) e Paulo Afonso Hartmann (suplente), Pedro Eugênio Gomes Boehl (titular) e Liérson Borges de Castro (suplente); V. Representantes do Domínio Comum: Bárbara Cristina Pasa (titular) e José Mario Vicensi Grzybowski (suplente); VI. Representantes do Domínio Conexo: Anderson André Genro Alves Ribeiro (titular) e Débora Regina Schneider Locatelli (suplente); VII. Representantes Discentes: Natalia Klanovicz (titular) e Aline Frumi Camargo (suplente), Gabriel André Tochetto (titular) e Tainá Cristini da Silva (suplente); VIII. Representantes Técnico-Administrativos em Educação: Rodrigo Burin (titular) e Ângela Camila Grando Deffaci (suplente); IX. Representantes da Comunidade Regional: Greisi Mara Bianchini (titular) e Maria Carmencita Fernandes (suplente). 2.4. Homologação da recomposição da Comissão Permanente de Apoio a Eventos. Após, foi apresentado o Requerimento Nº 6/CONSC-ER/UFFS/2017, que solicita a substituição do cerimonialista da Comissão Permanente de Apoio a Eventos, designada por meio da Resolução Nº 30/CONSC-ER/UFFS/2016, pelo servidor Jorge Valdair Psidonik. A solicitação foi submetida à apreciação, sendo a mesma aprovada por unanimidade. 2.5. Calendário de formaturas 2018.1. Em seguida, o servidor Marcelo Luis Ronsoni, Presidente da Comissão Permanente de Apoio a Eventos, apresentou a proposta de calendário de formaturas relativo ao primeiro semestre de 2018. O servidor frisou que foi considerado o número de prováveis formandos para realizar a distribuição das turmas. Após breves esclarecimentos, foram aprovadas as seguintes datas: I. 10/08/2018 (sexta-feira) – Curso de Geografia e Curso de Filosofia; II. 11/08/2018 (sábado) – Curso de Agronomia e Curso de Arquitetura e Urbanismo; III. 17/08/2018 (sexta-feira) – Curso de História; IV. 18/08/2018 (sábado) – Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; V. 24/08/2018 (sexta-feira) – Curso de Ciências Sociais, Curso de Pedagogia e Curso Interdisciplinar em Educação do Campo. 2.6. Alteração da data da 11ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus. Por fim, a professora Juçara Spinelli consultou o plenário acerca da possibilidade de alterar a data de realização da 11ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus, prevista para o dia 20/12/2017. Tal solicitação deve-se ao fato de que a data prevista é muito próxima ao início do recesso acadêmico. Dessa forma, sugeriu que a sessão seja antecipada para o dia 13/12/2017, mantendo-se o mesmo dia da semana, quarta-feira, ou para o dia 15/12/2017, sexta-feira. As propostas foram submetidas à votação, sendo registrados 11 (onze) votos favoráveis à primeira proposta (13/12/2017), 04 (quatro) votos favoráveis à segunda proposta (15/12/2017) e 04 (quatro) abstenções. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 28 de novembro de 2017.
Data do ato: Erechim-RS, 28 de novembro de 2017.
Data de publicação: 18 de dezembro de 2017.
Anderson André Genro Alves Ribeiro
Presidente do Conselho de Campus Erechim