ATA Nº 2/CONSCER/UFFS/2020

ATA DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2020

Aos vinte e oito dias do mês de abril de dois mil e vinte, às treze horas e trinta minutos, por meio do sistema de conferência on-line Webex, foi realizada a 2ª Sessão Ordinária de 2020, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Sandra Simone Hopner Pierozan (Coordenadora Acadêmica); Elizabete Maria da Silva Pedroski (Coordenadora Administrativa); Bernardo Berenchtein (Coordenador do Curso de Agronomia); Luis Eduardo Azevedo Modler (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Douglas Santos Alves (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Marcelo Correa Ribeiro (Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Alcione Roberto Roani (Coordenador do Curso de Filosofia); Reginaldo José de Souza (Coordenador do Curso de Geografia); Débora Clasen de Paula (Coordenadora do Curso de História); Lisandra Almeida Lisovski (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Maria Silvia Cristofoli (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Helen Treichel (Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Landro Carlos Ody (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Zoraia Aguiar Bittencourt (Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Pedro Germano dos Santos Murara (Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Edison Kiyoshi Tsutsumi, Natália Biscaglia Pereira, Ulisses Pereira de Mello e Valdecir Zonin (Representantes Docentes); Bruno Zucuni Prina, Domingos Roque Pavan e Ricardo da Conceição (Representantes Técnico-Administrativos); Daniel Felipe Schuba Chiella (Representante Discente); e José Valério Cavalli (Representante da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Murad Jorge Mussi Vaz e Tarita Cira Deboni (Representante Docente); Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Paulo Afonso Hartmann (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Thiago Ingrassia Pereira (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Igor de França Catalão (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Denise Cargnelutti (Representante Docente); Talia Gabrieli Fianco [titular] e Karen Manegatt [suplente] (Representantes Discentes). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Daniel Francisco de Bem (Representante Docente); Camila Carvalho de Farias (Representante Discente); e Marisa Inês Betiato (Representante da Comunidade Regional). Após conferência do quórum regimental, o Presidente do Conselho de Campus declarou aberta a sessão, passando-se, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Informes. 1.1.1. Direção. Primeiramente o Presidente do Conselho de Campus agradeceu o empenho de todos os servidores do Campus para a continuidade das atividades, em especial as administrativas, por meio de trabalho remoto. O Presidente comunicou que o Conselho Universitário aprovou que parte dos componentes curriculares possam ser ofertados de forma semipresencial, com atividades ofertadas a distância, desde que haja concordância do docente responsável pela disciplina e de todos os estudantes matriculados. Relatou que muitos docentes e técnicos-administrativos do Campus estão envolvidos em ações voltadas a colaborar com a comunidade regional nesse momento de pandemia da Covid-19. Informou, ainda, que tomou ciência de seu processo de estágio probatório, após a última sessão do Conselho de Campus, o servidor Denys Alberto da Silva Rodrigues. A Coordenadora Acadêmica informou que todos os setores ligados à Coordenação Acadêmica estão realizando atendimento à docentes e estudantes por meio de trabalho remoto. A Coordenadora Administrativa comunicou que os servidores ligados à Coordenação Administrativa também estão realizando trabalho remoto que, na medida do possível, tem sido dado encaminhamento às demandas recebidas. Informou que por falta de recursos financeiros, conforme informado pela Pró-Reitoria de Planejamento, não foi realizado o empenho para a execução da construção do poço artesiano das áreas experimentais, embora a licitação tenha sido realizada em janeiro de 2020. A Coordenação Administrativa está aguardando o encaminhamento do recurso para assinatura do contrato com a empresa vencedora. Também informou que foi realizada a licitação para o serviço de reprografia que teve como vencedora uma empresa do Estado de Minas Gerais. Segundo a coordenadora, o contrato ainda não foi assinado em virtude da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas devido à pandemia da Covid-19. Foi rescindido o contrato com a empresa anterior e tão logo sejam retomadas as atividades presenciais, a empresa vencedora da licitação já estará instalada a realizando atendimento ao público. 1.1.2. Comissões. Não foram realizados informes das comissões. 1.1.3. Gerais. O conselheiro Domingos Roque Pavan informou que o setor de Protocolo do Campus Erechim não tem ido à agência dos Correios desde que as atividades administrativas presenciais foram suspensas. Informou que o próprio interessado pode ir à agência e fazer a retirada de sua correspondência ou então solicitar à chefia da Assessoria de Administração, Gestão e Serviços para que realize a retirada. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, foi exposta a ordem do dia. O Presidente do Conselho de Campus solicitou a inclusão do item “Homologação da composição do Colegiado do Curso de Filosofia - Licenciatura” como item 2.5 e que os itens 2.1, 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5, que tratam exclusivamente de homologações, fossem aprovados em bloco. Havendo acordo, a pauta foi aprovada, passando-se imediatamente à discussão do primeiro item da ordem do dia. 2.1 Homologação de indicação ad referendum de representante ao Conselho Municipal da Cidade de Erechim. Foi homologada a indicação da professora Marcela Alvares Maciel, conforme Ofício Nº 20/2020-CER. 2.2 Homologação de indicação ad referendum de representantes à Comissão de Integração Ensino-Serviço (11ª Coordenadoria Regional de Saúde). Foi homologada a indicação da enfermeira Irene Cosmo Neta (titular) e do professor Paulo Ricardo Müller (suplente) como representantes dos servidores da UFFS – Campus Erechim e dos estudantes Maycon Mirachi (titular), Aline Martins de Figueiredo (suplente) e Roseli Silvana Souza do Nascimento (suplente) como representantes do corpo discente da UFFS – Campus Erechim, conforme Ofício Nº 18/2020-CER. 2.3 Homologação de indicação ad referendum de representante ao Núcleo de Inovação Tecnológica e Social da UFFS. Foi homologada a indicação do professor João Paulo Peres Bezerra, conforme Ofício Nº 19/2020-CER. 2.4 Homologação de indicação de representante ao Conselho Municipal do Turismo de Erechim. Foi homologada a indicação da professora Angela Favaretto para assumir a vaga titular junto ao Conselho Municipal. 2.5 Homologação da composição do Colegiado do Curso de Filosofia – Licenciatura. Em relação ao item 2.5, a pedido do conselheiro Edison Kiyoshi Tsutsumi foi realizada a leitura do Ofício nº 5/2020-CCLF-ER atinente à composição do Colegiado do Curso de Filosofia – Licenciatura. O conselheiro Alcione Roberto Roani, coordenador do curso de Filosofia – Licenciatura, informou que o pedido de homologação se deu em função da inclusão do nome do professor Vicente de Paula Almeida Júnior que estava, anteriormente, cedido à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Foi homologada a seguinte composição: I. Coordenador: Alcione Roberto Roani; II. Coordenador Adjunto: Ilton Benoni da Silva; III. Coordenador de Estágios: Celso Eidt; IV. Representantes do Domínio Específico: Eloi Pedro Fabian (titular), Joice Beatriz da Costa (titular) e Thiago Soares Leite (suplente), Marcio Soares (titular) e Vicente de Paula Almeida Junior (suplente); V. Representantes do Domínio Comum: José Martins dos Santos (titular) e Roberto Carlos Ribeiro (suplente); VI. Representantes do Domínio Conexo: Leandro Carlos Ody (titular) e Maria Silvia Cristofoli (suplente); VII. Representantes Discentes: Nathalia Rodrigues (titular) e Franciely Camargo Pinto (suplente); VIII. Representantes Técnico-Administrativos em Educação: Janecler do Prado Dobrovolski (titular) e Sonia Venturin (suplente); IX. Representantes da Comunidade Regional: Neri Pies (titular) e Douglas Cenci (suplente). 2.6. Solicitação de prorrogação do prazo para apresentação de relato pela Comissão Plano Diretor da UFFS - Campus Erechim. A seguir, o Presidente do Conselho de Campus fez a leitura do pedido de prorrogação com as devidas justificativas, que foi enviado pelo conselheiro Luis Eduardo Azevedo Modler, relator da comissão designada pela Resolução Nº 45/CONSC-ER/UFFS/2019. O conselheiro Luis Eduardo Azevedo Modler comunicou que a comissão realizou uma única reunião, durante o período de férias letivas, onde foram encaminhados alguns procedimentos. Informou, ainda, que, com a suspensão das atividades presenciais, não foi possível manter uma rotina de trabalho da comissão, o que provocou o pedido de prorrogação. Solicitou, por fim, que as atividades da comissão sejam retomadas apenas com o retorno das atividades presenciais uma vez que, em virtude da natureza dos procedimentos, há dificuldades para realizar os trabalhos da comissão de forma remota. Não havendo óbices, o pedido de prorrogação por prazo indeterminado foi aprovado e ficou acordado que o relato será apresentado na primeira sessão do Conselho de Campus que ocorrer após o retorno das atividades presenciais. 2.7 Regulamentação da participação docente em comissões e representações institucionais. Na sequência, o professor Maurício Michel Rebello, membro da comissão instituída pela Resolução Nº 44/CONSC-ER/UFFS/2019, apresentou a minuta de regulamento da participação docente em comissões e representações institucionais do Campus Erechim. O professor informou que, a partir das fragilidades identificadas pela comissão na forma atual como é realizada a escolha dos membros docentes, foi proposto uma tabela de pontuação para cada participação em comissão, com base no grau de responsabilidade da atividade e a carga horária exigida. Após algumas manifestações e esclarecimentos, o plenário decidiu pelo seguinte encaminhamento: os conselheiros poderão enviar propostas de emendas à minuta apresentada para o e-mail da Coordenação Acadêmica do Campus Erechim (coord.acad.er@uffs.edu.br) até o dia 30 de maio de 2020. A comissão compilará todas as propostas de emendas enviadas e apresentar ao Conselho de Campus. Ficou acordado, ainda, que os trabalhos da comissão bem como o debate sobre o tema no Conselho de Campus somente serão retomados após o retorno das atividades presenciais. 2.8. Avaliação do cenário institucional frente à pandemia da Covid-19. O Presidente do Conselho de Campus comunicou que, dada a permanência do cenário de pandemia da Covid-19, no dia seguinte, 29 de abril de 2020, o Conselho Universitário (CONSUNI) realizará a sua 3ª Sessão Extraordinária de 2020 para reavaliação do prazo determinado para a suspensão do Calendário Acadêmico. O Presidente destacou a importância de levar uma posição do Campus para a sessão do Consuni, com base no conjunto de atividades acadêmicas e administrativas que estão sendo realizadas, e, na sequência, passou a palavra para que os conselheiros pudessem se manifestar. A conselheira Maria Silvia Cristofoli solicitou que o Presidente do Conselho solicite, na sessão do Consuni, que a Instituição emita uma nota à imprensa dos três estados do Sul do Brasil sobre as atividades e ações que tem mantido nesse período de pandemia da Covid-19, para dar publicidade ao trabalho que tem sido realizado pelos servidores docentes e técnico-administrativos da UFFS por meio de trabalho remoto. Após algumas manifestações e relatos de atividades que estão sendo realizadas no âmbito dos cursos e das coordenações, o Presidente sugeriu que seja apresentada, na sessão do Consuni, a proposta de suspensão do Calendário Acadêmico por tempo indeterminado e que o retorno das atividades letivas e administrativas deve ser realizada mediante consulta à Comissão de Monitoramento das Implicações do Covid-19. A sugestão foi submetida à análise do plenário, sendo a mesma aprovada. 2.9. Curricularização da extensão: apresentação da metodologia de discussão. Ato contínuo, a coordenadora acadêmica, professora Sandra Simone Hopner Pierozan, informou sobre a metodologia de discussão do tema no âmbito institucional. A coordenadora comunicou que foi criada uma comissão no Campus Erechim responsável por mobilizar diferentes núcleos de consulta (Núcleos Docentes Estruturantes/NDEs, Fórum Permanente dos Servidores Técnico-administrativos, discentes, Núcleo de Apoio Pedagógico/NAP, Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura, Coordenação Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação e o Conselho Comunitário) para que colaborem com a proposição de emedas ao texto da minuta de resolução proposta e enviada pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Cultura. Segundo a coordenadora, a comissão local é responsável por compilar as contribuições recebidas e encaminhar para as Pró-Reitorias supracitadas que farão uma síntese das contribuições enviadas por todos os campi e enviarão a minuta para a apreciação do Conselho Universitário. A coordenadora destacou que a comissão também enviará, às Pró-Reitorias supracitadas, um ofício manifestando preocupação pela forma como a discussão no âmbito institucional foi encaminhada bem como pela falta de compreensão sobre a curricularização da extensão, uma vez que entende que o processo carece de mais estudos e debates. Após algumas manifestações, o Presidente do Conselho solicitou que todos os conselheiros participem, na medida do possível, do processo de discussão da minuta, embora as condições atuais não sejam as mais adequadas em função da necessidade de realizar todas as atividades a distância. Nada mais havendo a constar, eu, Kelly Cristina dos Reis, assistente em administração, lavrei a presente ata que depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 28 de abril de 2020.

Data do ato: Erechim-RS, 28 de abril de 2020.
Data de publicação: 01 de junho de 2020.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

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