ATA Nº 10/CONSCER/UFFS/2020
Aos três dias do mês de setembro de dois mil e vinte, às treze horas e trinta minutos, por meio do sistema de conferência on-line Webex, foi realizada a 6ª Sessão Ordinária de 2020, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Sandra Simone Höpner Pierozan (Coordenadora Acadêmica); Elizabete Maria da Silva Pedroski (Coordenadora Administrativa); Bernardo Berenchtein (Coordenador do Curso de Agronomia); Luis Eduardo Azevedo Modler (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Douglas Santos Alves (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Marcelo Correa Ribeiro (Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Alcione Roberto Roani (Coordenador do Curso de Filosofia); Reginaldo José de Souza (Coordenador do Curso de Geografia); Lisandra Almeida Lisovski (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Maria Silvia Cristofoli (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Leandro Galon (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Thiago Ingrassia Pereira (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Pedro Germano dos Santos Murara (Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Daniel Francisco de Bem, Edison Kiyoshi Tsutsumi, Natália Biscaglia Pereira, Pedro Germano dos Santos Murara, Ulisses Pereira de Mello, Valdecir José Zonin (Representantes Docentes); Bruno Zucuni Prina, Domingos Roque Pavan, Ricardo da Conceição (Representantes Técnico-Administrativos); Daniel Felipe Schuba Chiella (Representante Discente); e, José Valério Cavalli (Representante da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Tarita Cira Deboni (Representante Docente). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Débora Clasen de Paula (Coordenadora do Curso de História); Gerson Luís Egas Severo (Coordenador Adjunto do Curso de História); Igor de França Catalão (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Denise Cargnelutti (Representante Docente); e, Camila Carvalho de Farias (Representante Discente). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Marisa Inês Betiato (Representante da Comunidade Regional). Após conferência do quórum regimental, o Presidente do Conselho de Campus declarou aberta a sessão, passando-se, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. 1.1.1. Ata da 1ª Sessão Extraordinária de 2020. Inicialmente, foi submetida à apreciação, a Ata da 1ª Sessão Extraordinária de 2020. O Presidente destacou que a ata estava reapresentada após adequação do texto. Havendo acordo, a mesma foi aprovada. 1.1.2. Ata da 5ª Sessão Ordinária de 2020. A seguir, foi apreciada a Ata da 5ª Sessão Ordinária de 2020. Não havendo considerações, a ata foi aprovada. 1.1.3. Ata da 3ª Sessão Extraordinária de 2020. Por fim, foi submetida à apreciação, a ata da 3ª Sessão Extraordinária de 2020, sendo a mesma aprovada. 1.2. Informes. 1.2.1. Direção. O Diretor do Campus informou que o Consuni aprovou o Calendário Acadêmico relativo ao Semestre 2020.1 (Especial), em sessão realizada hoje (03/09/2020). Destacou que o Campus deverá definir a data de início de suas atividades, observando a decisão do Conselho de Campus, que deliberou pelo início das atividades após pagamento do Auxílio Inclusão Digital aos estudantes. Também comunicou que o Consuni apreciará os subplanos dos Campi em conjunto. Relatou ainda a realização de uma reunião, no dia 13 de agosto de 2020, com a Reitoria sobre investimento de capital e a execução das obras prioritárias, definidas pelo Conselho de Campus. Destacou também o movimento iniciado pelo Campus Realeza, que visa converter os recursos de custeio não utilizados devido à suspensão do calendário acadêmico, para recursos de capital. Tal proposta tem o objetivo de viabilizar a construção de uma cantina em cada um dos Campi. Nos próximos dias, será divulgada a adesão do Campus Erechim ao projeto “Compre e Doe”, promovido pela CECAFES. O referido projeto tem como objetivo possibilitar a comercialização online de produtos da agricultura familiar que serão destinados a famílias vulnerabilizadas. A Coordenadora Acadêmica registrou agradecimento a todos os servidores envolvidos nas atividades de formação docentes sobre ensino remoto. Informou que estão sendo encaminhados os pedidos de contratação de professores substitutos, bem como a solicitação de abertura de editais para processo seletivo para as áreas necessárias. Os professores que necessitarem retirar livros da Biblioteca do Campus deverão agendar horário, via e-mail, até o dia 8 de setembro de 2020. No dia 9 de setembro de 2020, serão realizados atos de colação de grau no formato presencial e também no formato remoto. Amanhã (04/09/2020), será publicado o resultado final do edital relativo ao PIACD. No dia 11 de setembro de 2020, haverá reunião com os primeiros vinte classificados para definição dos períodos de afastamento. A professora Sandra Simone Höpner Pierozan também relatou que o Campus Erechim receberá equipamentos para montagem de um estúdio de gravação. Lembrou ainda a necessidade de reforçar junto aos cursos o pedido para que os estudantes façam a inscrição referente ao edital do Auxílio Inclusão Digital, que estão abertas até o dia 10 de setembro de 2020, via Moodle Acadêmico. Também explicou que cada Campus promoverá a entrega de chip de celular aos estudantes que precisarem de acesso à internet. Destacou que a PROGAD enviou orientações sobre a operacionalização de atividades remotas, por e-mail. Ainda estão sendo produzidas orientações sobre algumas dúvidas encaminhadas à PROGRAD. Frisou, nesse sentido, a importância de encaminhar as dúvidas à Coordenação Acadêmica, para que sejam buscados esclarecimentos. A Coordenadora Administrativa comunicou que no dia 1º de setembro de 2020, a nova empresa de vigilância iniciou os trabalhos. A empresa terá 90 dias para elaborar o projeto de instalação de câmeras de vigilância. Também reforçou a necessidade de solicitar autorização para acessar o Campus à Coordenação Administrativa, à Coordenação Acadêmica ou à Direção. Quanto ao andamento das obras, relatou que está sendo finalizado o projeto do galpão das Áreas Experimentais, em breve será encaminhado para licitação. O projeto das estufas agrícolas está em fase avançada no setor de licitações, logo será publicado o pregão de licitação. Até o final do ano, será encaminhado, pela SEO, o cercamento das Áreas Experimentais. As obras da Usina Fotovoltaica estão dentro do cronograma de execução, sendo que a finalização da obra está prevista para o dia 24 de outubro de 2020. Por fim, expôs que foi encaminhada a suspensão retroativa do contrato com a cantina, sendo que a empresa terá o tempo de suspensão acrescido ao final do contrato. 1.2.2. Comissões. Ato contínuo, o conselheiro Bruno Zucuni Prina informou que os seguintes processos foram analisados pela Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição do Campus Erechim (CAPPRR-ER): 23205.001565/2020-65 - Nilce Fátima Scheffer; 23205.007932/2020-34 - Suiane Ewerling da Rosa; e, 23205.008496/2020-11 - Taira Inelves Olszewski. Os processos tiveram parecer desfavorável devido à inexistência de código de vaga disponível para contrapartida às instituições de origem. 1.2.3. Gerais. Não houve informes gerais. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, foi exposta a ordem do dia. Não havendo solicitações de alteração, a pauta foi aprovada, passando-se, de imediato, à discussão do primeiro item. 2.1. Homologação de indicação ad referendum do Conselho de Campus de Coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Erechim. Ato contínuo, o Presidente apresentou o Ofício Nº 57/2020-ACAD-ER, atinente à indicação ad referendum do Conselho de Campus, do professor Alfredo Castamann, para a função de Coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Erechim. O professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva destacou que a indicação foi realizada ad referendum do Conselho de Campus, devido ao pedido de afastamento da função, apresentado pelo professor Robson Olivino Paim, e a necessidade de compor a comissão responsável pela elaboração do subplano de retomada às atividades suspensas devido à pandemia da Covid-19, do Campus Erechim. Havendo acordo, a indicação foi homologada. 2.2. Homologação de indicações para composição de Comissão Eleitoral do Conselho de Campus. Na sequência, o Presidente do Conselho de Campus relatou que, conforme deliberação da 5ª Sessão Ordinária de 2020, foi encaminhada consulta aos atuais membros discentes no Conselho de Campus, sobre a possibilidade de comporem a Comissão Eleitoral do Conselho de Campus. Diante da manifestação favorável, foram apresentados os seguintes nomes para a composição da referida comissão: I. Anye Pedroso Theisen; II. Camila Carvalho de Farias; e, III. Daniel Felipe Schuba Chiella. Havendo acordo, os nomes indicados foram homologados. Também, considerando a excepcionalidade do momento atual em razão da pandemia da Covid-19, o plenário autorizou a comissão a realizar o processo eleitoral de forma virtual. 2.3. Parecer acerca do Relatório Anual de Execução Orçamentária 2019 do Campus Erechim. A seguir, o conselheiro Luís Eduardo Azevedo Modler, apresentou o Parecer Nº 01/CONSC-ER/UFFS/2020, relativo ao Relatório Anual de Execução Orçamentária 2019 do Campus Erechim, protocolado conforme Relatório Nº 1/2020-CER. Em seu voto, o relator recomenda a aprovação do relatório, considerando o nível de detalhamento e a objetividade do documento. Havendo acordo, o voto do relator foi aprovado. 2.4. Assuntos gerais. Por fim, tendo sido apreciada a Ordem do Dia em sua totalidade e havendo tempo regulamentar, foi concedido espaço para manifestações. Considerando a necessidade de definir a data de início das atividades acadêmicas suspensas no Campus Erechim, ficou definido que o Conselho de Campus deverá realizar sessão extraordinária, no dia 11 de setembro de 2020, às 13h30min, para tratar dessa matéria. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 03 de setembro de 2020.
Data do ato: Erechim-RS, 03 de setembro de 2020.
Data de publicação: 25 de setembro de 2020.
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim